O componente Compute Grid do WebSphere Extended Deployment fornece maneiras de gerenciar e planejar um controle de execução de atividades de segundo plano em um ambiente de computação em grade.
As várias formas de gerenciar seu ambiente do Compute Grid incluem uso do JMC (Job Management Console), análise de logs de tarefa, especificação de classes de tarefa e uso de regra de classificação.
Um log de tarefa é um arquivo que contém um registro detalhado dos detalhes da execução de uma tarefa. É composto de mensagens do sistema e do aplicativo. Os logs de tarefas são armazenados nos terminais onde a tarefa é executada e no servidor de aplicativos que hospeda o planejador de tarefa.
Os logs de tarefa são visualizáveis por meio do JMC e da linha de comandos.
Uma classe de job estabelece uma política para o consumo de recurso por um conjunto de tarefas em grade. Por meio dessa política, o tempo de execução, o número de tarefas simultâneas, o log da tarefa e o armazenamento em fila de saída da tarefa podem ser controlados. Cada tarefa é designada a uma classe de job. Uma classe de job padrão é fornecida para as tarefas que não especificam uma classe.
As regras de classificação são salvas em um arquivo de configuração denominado gridclassrules.xml no diretório de configuração do WebSphere Application Server. No WebSphere Extended Deployment V6.1, há um gridclassrules.xml por célula e as regras são ordenadas com base no elemento de prioridade.