WebSphere Virtual Enterprise, Version 6.1.1
             Sistemas Operacionais: AIX,, HP-UX, Linux, Solaris, Windows ,


Monitorando e Ajustando o Application Placement Controller

O controlador de disposição de aplicativos é designado para funcionar com as configurações padrão. No entanto, pode haver momentos em que um ajuste fino do controlador de posicionamento de aplicativos torna-se necessário para assegurar os melhores resultados.

Antes de Começar

Antes de poder ajustar o posicionamento de aplicativos, é necessário ter o posicionamento dinâmico de aplicativos em execução. Consulte Configurando o Posicionamento Dinâmico de Aplicativos para ativar a disposição de aplicativos.

Dependendo da função administrativa, você terá privilégios específicos ao configurar o controlador de disposição de aplicativos:

Sobre Esta Tarefa

Você pode sintonizar o controlador de disposição de aplicativos pelos seguintes motivos:

Procedimento

  1. No console administrativo, clique em Políticas Operacionais > Controladores Autônomos > Controlador de Posicionamento de Aplicativos.
  2. Determine se deseja modificar as configurações persistentes na guia Configuração, que são permanentes entre paradas e inícios do controlador de disposição de aplicativos ou teste as configurações de tempo de execução na guia Tempo de Execução, que continuam durante a vida do controlador de disposição de aplicativos. Você pode optar por modificar as configurações de tempo de execução e, em seguida, descobrir se essas configurações são de fato as que deseja utilizar como permanentes. É possível tornar as configurações do tempo de execução configurações persistentes clicando em Salvar no repositório.
  3. Modifique as configurações do controlador de posicionamento de aplicativos, conforme necessário.

    A tabela que se segue a essas etapas contém as definições gerais de configuração.

  4. Define propriedades customizadas para alterar o comportamento do posicionamento.

    É possível especificar as Propriedades Customizadas reservedMemoryFixed e reservedMemoryPercent para definir a quantidade de memória do nó que deve ser reservada para processos que não estão relacionados ao WebSphere Application Server ou ao WebSphere Virtual Enterprise.

    Para obter informações adicionais sobre as propriedades customizadas que podem ser configuradas no controlador de disposição de aplicativos, consulte Propriedades Customizadas de Posicionamento do Aplicativo .
  5. Clique em Aplicar ou em OK. Salve as alterações.
  6. Repita e modifique as configurações conforme necessário. Faça alterações até descobrir a melhor configuração possível para seu ambiente.

Resultados

Tabela 1. Definições Gerais de Configuração
Configuração Descrição
Ativar Ativa ou desativa o controlador de posicionamento de aplicativos. Se você o desativar, estará desativando efetivamente todas as operações autônomas para os clusters dinâmicos. Depois que o controlador de posicionamento é desativado, nenhuma alteração dinâmica ocorre com relação ao tamanho e ao posicionamento dos aplicativos no cluster dinâmico. Esta ação é equivalente a tornar todos os clusters dinâmicos clusters estáticos.
Tempo Limite de Aprovação Controla por quanto tempo a tarefa de tempo de execução permanecerá na fila aguardando uma ação antes de expirar automaticamente. Os valores de tempo aceitáveis estão entre 1 a 60 minutos. Esta definição é específica do modo operacional supervisionado. Quando o ambiente operacional for definido para executar no modo supervisionado, o controlador de posicionamento de aplicativos criará tarefas, mas deverá aguardar a aprovação do administrador do sistema antes de fazer alterações

O controlador de posicionamento de aplicativo trata as tarefas de tempo de execução que estão com tempo limite esgotado como tarefas rejeitadas pelo usuário.

Tempo Limite de Operação do Servidor Representa o período de tempo, em minutos, que o controlador de posicionamento de aplicativos aguarda a conclusão de uma operação de início ou parada antes da operação ser considerada como uma falha.

Configure esse valor para o tempo de pior caso previsto para iniciar ou parar um servidor.

Os valores aceitáveis são entre 1 a 60 minutos. Se um servidor falhar na inicialização antes do tempo limite, o servidor é colocado no modo de manutenção. O controlador de posicionamento de aplicativos evita novas tentativas de início desse servidor até que você corrija manualmente o problema de início e inicie manualmente o servidor. Quando o servidor inicia, o Application Placement Controller detecta que o servidor iniciou.

Servidores não são automaticamente colocados em modo de manutenção quando os servidores falham na inicialização antes do tempo limite da operação do servidor. Em vez disso, uma tarefa de tempo de execução é gerada quando o servidor falha ao ser iniciado. O controlador de disposição de aplicativos não tenta iniciar esse servidor novamente até que ele seja iniciado manualmente com êxito. Quando você inicia o servidor manualmente com êxito, o controlador de disposição de aplicativos receberá uma notificação de que o servidor foi iniciado.

Se desejar que os servidores sejam colocados em modo de manutenção, é possível configurar a propriedade customizada maintenanceModeOnOperationFail no Application Placement Controller.

Se desejar tirar servidores do modo de manutenção depois de iniciar com êxito, você pode especificar a propriedade customizada unsetMaintenanceModeAfterStart no Application Placement Controller.

Tempo Mínimo entre Alteração de Posicionamento Especifica o período de tempo que o controlador de posicionamento de aplicativos aguarda antes de iniciar um novo batch de alterações. O controlador de posicionamento de aplicativos pode aguardar um batch de alterações após concluir as alterações anteriores ou encontrar um tempo limite. Os valores aceitáveis podem variar de 1 minuto a 24 horas.

Ao configurar este valor, considere a sobrecarga associada à inicialização e parada de servidores. A inicialização ou a parada de servidores pode levar alguns minutos e pode introduzir uma carga adicional nos nós.

Se você permitir que os controladores de posicionamento reajustem o posicionamento de aplicativos com mais freqüência, a sobrecarga incluída negará os ganhos de desempenho aumentados que podem ser obtidos pelo reajuste do tamanho de clusters dinâmicos. Por exemplo, se um servidor demorar um minuto para ser iniciado, e a configuração do tempo mínimo entre as mudanças de disposição for 20 minutos, as mudanças de disposição terão um impacto no desempenho de aproximadamente 5%.

Defina esse valor pelo menos 20 a 30 vezes maior que o tempo necessário para iniciar um servidor. Um valor maior do que várias horas impedirá que ocorram alterações no posicionamento de aplicativos mais de uma vez por dia. Se você acreditar que a carga do tráfego e as demandas de aplicativos serão ajustadas várias vezes por dia, poderá permitir que as alterações de posicionamento ocorram com mais freqüência.

O controlador de posicionamento de aplicativos é ajustado para seu melhor desempenho.




Conceitos relacionados
Visão Geral do Posicionamento de Aplicativos
Tarefas relacionadas
Configurando o Posicionamento Dinâmico de Aplicativos
Referências relacionadas
Funções e Privilégios Administrativos
Script PlacementControllerProcs.jacl
Informações relacionadas
Propriedades Customizadas de Posicionamento do Aplicativo
Tópico de Tarefa    

Termos de Uso | Feedback

Última atualização: 24/09/2009 14h17min28s EDT
http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/wxdinfo/v6r1m1/index.jsp?topic=/com.ibm.websphere.ops.doc/info/odoe_task/todmonitorapc.html