WebSphere Virtual Enterprise, Version 6.1.1
             Sistemas Operacionais: AIX,, HP-UX, Linux, Solaris, Windows ,


Isolamento de Cluster Dinâmico

É possível usar o isolamento de cluster dinâmico para isolar aplicativos de outros aplicativos implementados na célula. Por exemplo, você pode criar uma configuração de isolamento de cluster dinâmico para isolar os aplicativos críticos que um cliente externo usa a partir de aplicativos internos, que podem tolerar alguma instabilidade.

Cenário

Sua empresa hospeda aplicativos da Web para clientes externos, bem como para os departamentos internos da empresa. Para fornecer um serviço seguro e mais estável para seus clientes externos, você deseja certificar-se de que seus aplicativos sejam executados em computadores separados. O ambiente de hosting deve aderir aos seguintes requisitos:
  • Todos os aplicativos clientes devem ser executados em servidores diferentes dos aplicativos de outras empresas para que se tenha uma segurança otimizada. Por exemplo, os aplicativos do cliente_1 devem ser executados em um conjunto de servidores diferente dos aplicativos do cliente_2.
  • O cliente_2 também tem um aplicativo crítico que deve ser completamente separado de seus outros aplicativos e de qualquer outro aplicativo na célula.
  • Você também deve hospedar diversos aplicativos internos que não tenham requisitos de segurança e desempenho, incluindo o diretório de funcionários da empresa.

Solução

Utilize o isolamento de cluster dinâmico para atender aos requisitos de seus clientes. Um isolamento de cluster dinâmico especifica se o cluster dinâmico é executado nos mesmos nós das outras instâncias de clusters dinâmicos ou se é o único cluster dinâmico em execução em um nó. As configurações a seguir atendem aos requisitos do cliente:

A configuração do cluster dinâmico com requisitos de isolamento específicos fornece o serviço mais seguro e estável para os clientes enquanto também hospeda aplicativos internos de sua empresa.

Prioridade de Clusters Dinâmicos Isolados

O isolamento de cluster dinâmico garante que as dynamic cluster instances de diferentes clusters dinâmicos não sejam executadas no mesmo nó, mas não há garantias sobre como o sistema evita uma violação do modo de isolamento. A configuração do isolamento estrito não dá prioridade do cluster dinâmico sobre quaisquer outros clusters dinâmicos.
Por exemplo, você poderá ter um ambiente com um nó disponível e dois clusters dinâmicos. Cada cluster dinâmico tem o número mínimo de instâncias de cluster configuradas como 1. Considere os seguintes cenários de configuração de isolamento:
  • Os dois clusters dinâmicos são configurados com isolamento estrito.
  • Um dos clusters dinâmicos é configurado com isolamento estrito e o outro cluster dinâmico não tem o isolamento estrito definido.
Nesses dois cenários, o controlador de disposição de aplicativos pode colocar uma única instância de cluster para um dos clusters dinâmicos. As dynamic cluster instances não podem ser colocadas para os dois clusters dinâmicos porque apenas um nó está disponível. Nos dois cenários, não há nenhuma garantia sobre qual cluster dinâmico iniciará uma instância. Mesmo no segundo cenário, onde um dos clusters dinâmicos tem o isolamento estrito definido, o cluster dinâmico isolado não tem prioridade sobre o outro cluster dinâmico. Esta restrição pode ser problemática para sistemas pequenos, como um único ambiente do nó ou ambientes com um grande números de restrições.



Conceitos relacionados
Clusters Dinâmicos
Tarefas relacionadas
Criando Clusters Dinâmicos
Referências relacionadas
Tarefas Administrativas de Cluster Dinâmico
Tópico de Conceito    

Termos de Uso | Feedback

Última atualização: 24/09/2009 14h16min12s EDT
http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/wxdinfo/v6r1m1/index.jsp?topic=/com.ibm.websphere.ops.doc/info/odoe_task/codrdcisolation.html