WebSphere Virtual Enterprise, Version 6.1.1
             Sistemas Operacionais: AIX,, HP-UX, Linux, Solaris, Windows


Algoritmo para Execução de uma Implementação

O algoritmo para execução de uma implementação de uma nova edição tem implicações operacionais no ambiente. A instalação e a distribuição da edição de um aplicativo estão separadas de sua ativação.

Dois padrões básicos existem para substituição sem interrupção: transferência em grupo ou transferência atômica. As etapas que ocorrem para execução de uma implementação em uma nova edição variam dependendo de quais dessas opções você escolher.

Os clusters dinâmicos são inseridos em modo manual durante a transferência. Se o carregamento se tornar pesado durante a transferência, a localização do aplicativo não ocorrerá. Planeje as transferências, para que possa evitar períodos de pico ou carregamentos pesados. Quando a implementação é concluída, o cluster dinâmico é colocado novamente em seu modo original.
Evitar Problemas: Não execute uma implementação durante períodos de tráfego intenso. gotcha

Transferência em Grupo

Ao optar por executar uma transferência em grupo, a implementação ocorrerá através dos clusters em grupos de servidores. As seguintes etapas ocorrem para cada servidor:

  1. Suspenda o trabalho no servidor.
  2. Pare o aplicativo ou o servidor.
  3. Atualize a configuração do servidor.
  4. Reinicie o aplicativo ou o servidor.
  5. O servidor está pronto com a nova edição.

Transferência Atômica

Antes de executar uma implementação atômica, determine a capacidade de carregamento do cluster do servidor de destino. A execução de uma implementação atômica ativa a nova edição na metade do cluster primeiro e, em seguida, ativa a edição na metade restante do cluster. Enquanto a primeira metade do cluster for mantida off-line e atualizada, os pedidos de aplicativos serão roteados para a segunda metade do cluster. Verifique se a metade do cluster pode tratar o carregamento inteiro durante o período de implementação.

Quando você opta por executar uma transferência atômica, as seguintes etapas ocorrem:

  1. Faça quiesce do trabalho para a metade dos servidores.
  2. Pare os aplicativos ou servidores na primeira metade dos servidores.
  3. Atualize as configurações.
  4. Inicie os aplicativos ou servidores na primeira metade dos servidores.
  5. Faça quiesce do trabalho para a segunda metade dos servidores.
  6. Inicie os pedidos de roteamento para a nova edição, que está em execução na primeira metade dos servidores.
  7. Na segunda metade dos servidores, pare os aplicativos ou servidores, atualize a configuração e inicie os aplicativos ou servidores.
  8. A transferência está concluída.

Configurações de Transferência Padrão

As opções a seguir são pré-configuradas para as ações de consolidação no console administrativo:
  • Consolidação de grupo:
    • estratégia de consolidação = grupo, tamanho do grupo = 1
    • estratégia de reconfiguração = aplicativo
    • intervalo de drenagem = 30 segundos
  • Consolidação atômica:
    • estratégia de consolidação = atômica
    • estratégia de reconfiguração = aplicativo
    • intervalo de drenagem = 30 segundos

Definindo Script de Opções de Transferência da Interface

As opções de consolidação de grupo e atômica no console administrativo oferecem uma seleção pré-configurada de opções de consolidação. É possível maior flexibilidade sobre estas opções por meio da interface de script. Leia sobre as tarefas administrativas de gerenciamento de edição de aplicativo. As seguintes opções de execução de scripts existem:
  • Estratégia de Implementação: Especifica o método rollout, os grupos de nós atualizados serialmente ou a estratégia atômica dividir-e-trocar.
    • Grupo: Especifica que o cluster de destino é dividido em grupos para transferência. A transferência em grupo é mais efetiva quando o cluster é grande. É possível especificar o tamanho do grupo com uma subopção. O tamanho do grupo fornece o número de nós a serem processados por vez. O padrão é 1.
    • Atômico: Especifica que apenas uma edição do aplicativo pode atender pedidos durante o pedido de consolidação. Isto resulta em metade do cluster de servidores de aplicativos se tornando off-line e atualizada e, em seguida, a outra metade. Os pedidos de aplicativos que chegam enquanto as duas metades do cluster que estão off-line são enfileiradas pelo On Demand Router (ODR).
  • Estratégia de Reconfiguração: Especifica se, por exemplo, será reciclado, parado e reiniciado o aplicativo ou todo o servidor de aplicativos.
    • Aplicativo: Ativa a nova edição em cada servidor de aplicativos, reciclando o aplicativo. O servidor de aplicativos continua a ser executado.
    • Servidor: Ativa a nova edição em cada servidor de aplicativos reciclando o próprio servidor. Essa opção será necessária, se você precisar atualizar conectores, bibliotecas nativas ou reconfigurar a máquina virtual Java.
  • Intervalo de Drenagem: Especifica o período de tempo a aguardar a conclusão de pedidos de processamento antes de o aplicativo ou servidor de aplicativos ser parado. O padrão é 30 segundos.



Conceitos relacionados
Application Edition Manager
Referências relacionadas
Tarefas Administrativas de Gerenciamento da Edição de Aplicativos
Tópico de Conceito    

Termos de Uso | Feedback

Última atualização: 24/09/2009 14h14min58s EDT
http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/wxdinfo/v6r1m1/index.jsp?topic=/com.ibm.websphere.ops.doc/info/appedition/cxdappedalg.html