O WebSphere Virtual Enterprise usa o VMware Infrastructure SDK (VI SDK) para se comunicar através dos serviços da Web com o VMware Infrastructure 3 Platforms. Qualquer VMware Infrastructure 3 Platforms que expõe o VMware Infrastructure SDK (VI SDK) como um serviço da Web e pode funcionar com o software WebSphere Virtual Enterprise, como ESX ou vCenter.VMware, fornece virtualização no nível do sistema operacional, enquanto o WebSphere Virtual Enterprise fornece virtualização em um nível do aplicativo.
Quando você usa tecnologias de virtualização com o WebSphere Virtual Enterprise, um nó não é mais uma representação de um computador físico. Como várias máquinas virtuais podem ser criadas em um único computador físico, você pode criar vários nós do WebSphere Virtual Enterprise no mesmo computador físico.
O WebSphere Virtual Enterprise se comunica com o VMware Infrastructure 3 Platforms que expõe o VMware Infrastructure SDK (VI SDK) como um serviço da Web. Com esta integração, os ambientes de tempo de execução podem se comunicar entre si apesar dos serviços da Web. Usando o SDK, o WebSphere Virtual Enterprise pode tomar decisões sobre a disposição dos servidores com o conhecimento sobre onde os nós estão em execução na célula. Esta integração apenas será suportada se você estiver usando o VMware Infrastructure 3 Platforms.
O WebSphere Virtual Enterprise está ciente de que os nós não são necessariamente recursos independentes e distintos. Em alguns casos, um nó pode estar compartilhando memória e espaço do processador com outros nós, com parâmetros especificados que controlam e gerenciam os sistemas.
Quando você tem vários nós em execução em um computador físico com o VMware Infrastructure 3 Platforms, o WebSphere Virtual Enterprise pode se comunicar com o produto do VMware através de serviços da Web. É possível configurar essa comunicação no console do administrador criando propriedades customizadas em toda a célula. Essas propriedades customizadas definem a URL, o ID do usuário e senha para um servidor vCenter ou ESX. Você configura as propriedades customizadas com informações sobre todas as máquinas virtuais e servidores físicos em seu ambiente. Por exemplo, se você estiver executando o vCenter, poderá criar uma propriedade customizada para o servidor vCenter.
As máquinas virtuais e os nós são correlacionados pelos endereços do Media Access Control (MAC).
Configurando o WebSphere Virtual Enterprise para saber sobre os servidores vCenter ou ESX, o controlador de disposição de aplicativos pode usar as configurações do VMware para configurar adequadamente os limites máximos de utilização do processador para cada nó. O WebSphere Virtual Enterprise configura o limite de utilização do processador para uma máquina virtual determinada para ser o limite mínimo de utilização do processador que está configurado no vCenter ou ESX ou o número de processadores que estão designados para a máquina virtual divididos pelo número real de processadores na estação de trabalho física. Por exemplo, se o computador físico tiver 3 processadores, e a máquina virtual designou 1 processador, o limite de utilização do processador para a máquina virtual será 33% do total do processador na estação de trabalho física.
Embora o VMware Infrastructure 3 Platforms forneça diferenciação e gerenciamento de serviço, não é possível controlar o desempenho em um nível do aplicativo. O WebSphere Virtual Enterprise inclui o recurso para definir objetivos no nível do aplicativo. Os gerenciadores autônomos funcionam para manter os objetivos definidos.