WebSphere Virtual Enterprise, Version 6.1.1
             Sistemas Operacionais: AIX,, HP-UX, Linux, Solaris, Windows ,


Reequilíbrio da Sessão HTTP

É possível equilibrar dinâmica e ativamente a distribuição de sessões HTTP entre servidores de aplicativos usando o reequilíbrio da sessão HTTP.

O WebSphere Application Server designa sessões HTTP com base na afinidade do servidor de aplicativos. Após uma sessão ser estabelecida em um determinado servidor de aplicativos, os pedidos subseqüentes que pertencem à mesma sessão são designados para o servidor de aplicativos que possui afinidade de sessão estabelecida.

As afinidades de sessão fazem com que o carregamento da sessão seja equilibrado para um cluster a longo prazo e, geralmente, quaisquer desequilíbrios que ocorrem têm pouca duração e são toleráveis. No entanto, é possível utilizar o reequilíbrio de sessão para ajudar alguns dos desequilíbrios de prazo menor que podem ocorrer, sem modificar os benefícios em desempenho das afinidades de sessão.

O WebSphere Virtual Enterprise usa o reequilíbrio da sessão para expedir o equilíbrio de sessões através de um cluster. Você pode utilizar o reequilíbrio de sessão se for utilizar sessões distribuídas e rastrear suas sessões com cookies. Por padrão, os servidores de aplicativos do WebSphere Virtual Enterprise são configurados com o Rastreamento de Sessão ativado usando cookies, mas sem sessões distribuídas.

As etapas usadas para configurar servidores em clusters estáticos podem ser usadas também para servidores em clusters dinâmicos. Se você estiver configurando clusters dinâmicos, deixe o cluster dinâmicos no modo manual inicialmente, para que os servidores no cluster não sejam iniciados automaticamente. Depois de alterar as configurações de ambiente distribuído de todos os servidores no cluster, comute o cluster dinâmico para o modo automático. Se você não comutar os modos, precisará parar e reiniciar os servidores que já estejam iniciados no cluster dinâmico para efetivar as alterações das configurações de ambiente distribuído.

Quando um novo servidor fica disponível em um cluster dinâmico, ele não tem nenhuma sessão HTTP designada. No entanto, os servidores existentes no cluster dinâmico têm sessões com afinidade designada.

Rebalanceador de Sessão da Versão 6.0.1 e Posterior

Ambiente de Versão Mista: Se você estiver utilizando um ambiente misto que inclua nós da Versão 6.0 (todos os releases) e da Versão 6.1, o rebalanceador de sessão continuará a executar como fazia antes da instalação da Versão 6.1.mixv

Com o WebSphere Extended Deployment Versão 6.0.1 e posterior, a meta do reequilíbrio de sessão é redesignar sessões para que o número de sessões em execução em cada servidor no cluster dinâmico seja proporcional ao peso designado dos servidores. O DWLM (Dynamic Workload Manager) desempenha a função de reequilíbrio de sessão. O DWLM decide quantas sessões mover e onde mover as sessões baseadas no conhecimento sobre o cluster dinâmico inteiro. O componente DWLM é fatorado no local da sessão e pode iniciar movimentações de sessão, além de alterar o peso em servidores específicos. Todos os eventos que o DWLM monitora podem iniciar as movimentações, como novos servidores sendo iniciados, servidores sobrecarregados, etc.

O DWLM freqüentemente seleciona uma distribuição muito desigual de pesos de roteamento. Essa abordagem é permitida porque o único objetivo do DWLM é equalizar os tempos de serviço. Com o WebSphere Extended Deployment Versão 6.0.1 e posterior, uma meta secundária é incluída no DWLM. O DWLM tenta igualar os pesos de roteamento sempre que possível, sem redução significativa do objetivo principal de equalizar os tempos de serviço.

Se você estiver utilizando o suporte de sessão HTTP baseado em ObjectGrid em vez do gerenciamento de sessão normal do WebSphere Application Server, o reequilíbrio de sessão HTTP não será suportado.

Se estiver utilizando sessões que são mantidas por regravação de URL (Localizador Uniforme de Recursos) ou IDs de SSL (Secure Sockets Layer), nenhum reequilíbrio é executado. O reequilíbrio também não é executado em pedidos HTTP POST. As sessões não serão reequilibradas se a sessão for acessada emitindo o pedido HTTP diretamente para a porta HTTP do servidor de aplicativos, ignorando o On Demand Router. O contador PMI para sessões de memória reflete as sessões em movimento. Especificamente, o contador PMI diminui em servidores existentes conforme as sessões se movem e aumenta nos novos servidores recentemente iniciados. No entanto, as novas sessões têm sua carga equilibrada através de qualquer um dos servidores no cluster. Consulte o Centro de Informações do WebSphere Application Server Network Deployment para obter informações adicionais sobre como analisar dados de PMI e as boas práticas para uso de sessões HTTP.

Rebalanceador de Sessão da Versão 6.1

No WebSphere Virtual Enterprise Versão 6.1 e posterior, o pedido do rebalanceador de sessão e os filtros de resposta estão no ODR. Esses filtros mantêm o controle de quais sessões estão sendo enviadas a quais servidores, para obter uma contagem de sessões ativas. Utilizando informações do DWLM (Dynamic Workload Manager) para cada cluster dinâmico, o ODR também rastreia o número de sessões que estão sendo enviadas a cada servidor, posicionando os servidores no cluster dinâmico. Essa posição é utilizada para determinar quantas sessões mover entre os servidores.As configurações padrão variam, dependendo do tipo de cluster dinâmico que está sendo utilizado:

O equilíbrio de sessão HTTP é suportado quando você está utilizando o suporte de sessão HTTP baseado em ObjectGrid em vez do gerenciamento de sessão normal do WebSphere Application Server.

Configuração do Rebalanceador de Sessão

É possível ativar ou desativar o rebalanceamento de sessão ajustando a propriedade customizada HttpSessionRebalanceOff no cluster dinâmico no console administrativo.

Para ativar o reequilíbrio de sessão nos outros tipos de servidores de middleware e servidores ObjectGrid, você deve configurar a propriedade customizada HttpSessionRebalanceOff como false para o cluster dinâmico. O reequilíbrio de sessão é ativado automaticamente para clusters dinâmicos que possuem servidores de aplicativos. Configure a propriedade customizada no cluster dinâmico específico.

Exemplo

O exemplo a seguir ilustra o rebalanceamento de sessão em um ambiente do WebSphere Virtual Enterprise Versão 6.1. Nesse exemplo, os clusters dinâmicos das Versões 6.0.1 e 6.1 existem na configuração. Os servidores da Versão 6.0.1 continuam a executar o reequilíbrio de sessão no servidor. O servidor da Versão 6.1 executa rebalanceamento de sessão enviando informações do DWLM para o ODR. O ODR roteia dinamicamente as sessões HTTP para o servidor apropriado.

Figura 1. Rebalanceamento de Sessão HTTP no WebSphere Virtual Enterprise Versão 6.1
Cenário de Reequilíbrio da Versão 6.1



Conceitos relacionados
Clusters Dinâmicos
Tarefas relacionadas
Criando Clusters Dinâmicos
Configurando a persistência de sessão do banco de dados
Configurando a Replicação de Memória a Memória para o Modo Ponto a Ponto (Replicação Padrão de Memória a Memória)
Referências relacionadas
Informações relacionadas
Propriedades Customizadas do Cluster Dinâmico
Tópico de Conceito    

Termos de Uso | Feedback

Última atualização: 24/09/2009 14h16min12s EDT
http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/wxdinfo/v6r1m1/index.jsp?topic=/com.ibm.websphere.ops.doc/info/odoe_task/codrsessionbalance.html