WebSphere Virtual Enterprise, Version 6.1.1
             Sistemas Operacionais: AIX,, HP-UX, Linux, Solaris, Windows ,


Configurando o ODR (On Demand Router) para Failover de Vários Clusters e Roteamento do Balanceamento de Carga

Para configurar o ODR (on demand router) para rotear pedidos para um cluster diferente, é possível configurar propriedades customizadas para a configuração de failover de vários clusters e políticas de roteamento de balanceamento de carga. Você pode rotear pedidos para um cluster em outra célula se o cluster principal falhar, para balancear a carga no ambiente entre vários clusters ou para direcionar o ODR para rotear pedidos para um cluster específico.

Antes de Começar

Sobre Esta Tarefa

Utilize políticas de roteamento de vários clusters para failover e balanceamento de carga. Com o failover de vários clusters, é possível especificar um cluster para assumir a carga de trabalho quando houver falha do cluster principal. Com o roteamento do balanceamento de carga, é possível balancear os carregamentos do pedido entre vários clusters.

Procedimento

  1. Crie uma propriedade customizada para a política de roteamento de vários clusters. No console administrativo, clique em Servidores > ODRs > ODR_name > Propriedades do ODR > Configurações do ODR > Propriedades Customizadas > Novo.
  2. Digite um nome para a política de roteamento para vários clusters no campo Nome. O nome deve começar com a cadeia do token MCRP@. A sintaxe é a seguinte:
    A sintaxe completa do campo do nome é a seguinte:
    MCRP@cell_name[$application_name[$web_module_name[$cluster_name]]]
    Nota: A recomendação para a configuração de failover de vários clusters e das políticas de roteamento de balanceamento de carga é por meio das tarefas wsadmin, a não ser que já tenham sido configurados por meio de uma propriedade customizada. Consulte o Regras para Tarefas Administrativas de Política de Roteamento do ODR .
    Tabela 1. Componentes da Sintaxe do Campo de Nome
    Opção Descrição
    MCRP Especifica se a propriedade customizada é uma política de roteamento de vários clusters (MCRP). Esse prefixo deve ser especificado em maiúsculas.
    @ Símbolo requerido. Esse símbolo é o separador entre o nome da política e a célula. Nesta configuração, geralmente é utilizado para separar um atributo de nome de política de um nome de célula.
    cell_name Especifica o nome da célula. Essa célula deve ser uma célula válida que execute o WebSphere Application Server. O uso de maiúsculas e minúsculas e a ortografia devem corresponder à configuração do WebSphere Application Server.
    $ Separa os objetos do WebSphere Application Server.
    application_name Especifica o nome do aplicativo sem a extensão de arquivo. Por exemplo, se o nome do aplicativo corporativo for StockTrade.ear, especifique StockTrade como o valor de application_name.
    web_module_name Especifica o nome do módulo da Web sem a extensão de arquivo .war.
    cluster_name Especifica o nome do cluster no qual o aplicativo é implementado.
    [ ] Indica variáveis que são opcionais.
  3. Digite um valor no campo Valor. A sintaxe completa do campo de valor é a seguinte:
    tipo_de_política@nome_da_célula$nome_do_cluster1[,nome_da_célula2$nome_do_cluster2,...]
    Tabela 2. Componentes da Sintaxe do Campo de Valor
    Opção Descrição
    policy_type

    O valor de policy_type não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas. Os valores de failover, wlor ou wrr podem ser especificados em maiúsculas ou minúsculas.

    Valores válidos:

    failover: Quando um pedido para o módulo da Web de aplicativo na célula que está especificada no campo Nome falhar, o pedido fará failover na célula e no cluster que estão especificados no campo de Valor depois do símbolo @. Os pedidos são roteados apenas para a célula o o cluster configurados quando a célula principal estiver inativa. O status da célula é indicado por um código de status de HTTP de 503, serviço indisponível.

    wlor: Especifica uma política de balanceamento de carga de pedido com peso menos proeminente. Esta política entra em vigor quando o ODR fica ativo e lê a configuração da propriedade customizada.Essa política de balanceamento de carga não apenas considera o peso, mas também a quantidade de pedidos de HTTP pendentes que existem em um cluster. Essa política distribuirá mais eficientemente os pedidos para os clusters que podem tratá-los. Wlor é recomendado sobre wrr.

    Novos valores de peso são obtidos a cada 15 segundos no Dynamic Workload Manager (DWLM), o que leva em conta o tempo de resposta do nível do aplicativo. Utilize a propriedade do sistema mcrp.ui para configurar o novo tempo de atualização em segundos.

    wrr: Especifica uma política de balanceamento de carga com peso round-robin. Esta política entra em vigor quando o ODR fica ativo e lê a configuração da propriedade customizada..

    Novos valores de peso são obtidos a cada 15 segundos no Dynamic Workload Manager (DWLM), o que leva em conta o tempo de resposta do nível do aplicativo. Use a propriedade de sistema mcrp.ui para configurar a nova duração da atualização em segundos.

    cell_name Especifica o nome da célula. Essa célula deve ser uma célula válida que executa o WebSphere Application Server. O uso de maiúscula e minúsculas e a ortografia devem corresponder ao nome da célula no WebSphere Application Server.
    cluster_name

    Os nomes de cluster podem ser nomes de clusters ou clusters dinâmicos na célula local, um cluster que esteja em uma célula vinculada ao serviço de ponte do grupo principal ou um cluster de servidor genérico.

    O valor do nome do cluster deve ter a mesma capitalização e grafia do nome especificado quando você criou o cluster no console administrativo.

    , A vírgula (,) é utilizada para separar um conjunto de valores na lista.

    Todos os nomes de artefatos do Java 2 Platform, Enterprise Edition (J2EE), como cell_name, application_name e cluster_name devem ser grafados do modo em que foram grafados na configuração do WebSphere Application Server.

    Os valores cell_name e cluster_name no campo Nome ou Valor podem ser um curinga (*). Se você utilizar o curinga no lugar de um nome de célula, todas as células do grupo de células serão indicadas. Um grupo de células é definido por qualquer célula vinculada à ponte do grupo principal. Se você utilizar o curinga no lugar do valor cluster_name, todos os clusters de uma determinada célula serão indicadas. A utilização de um valor de curinga só é relevante quando você estiver utilizando o roteamento do balanceamento de carga de vários clusters.

    Os exemplos de campo de valor são os seguintes:

    A política a seguir configura uma política de failover. Quando um falha ocorre, pode ser feito o fail over dos pedidos para o cluster do servidor genérico myGSC1 na célulathesaharaCell01:
    failover@myCell01$myCluster1,myCell01$myGSC1
    A política a seguir configura uma política de balanceamento de carga de pedido pendente com peso menos ponderado.
    wlor@thesaharaCell01$myCluster1,myCell2$myCluster2
    A política a seguir configura uma política de round robin com peso ponderado.
    wrr@thesaharaCell01$myNYCGSC,cell_2$cluster_2
    O valor a seguir equilibra a carga em todas as combinações de célula e cluster em que o aplicativo configurado seja implementado.
    wrr@*$*
  4. Clique em Aplicar ou em OK para confirmar as novas configurações customizadas.

Resultados

O ODR é roteado para vários clusters, conforme configurado na política de roteamento de vários clusters.



Conceitos relacionados
Visão Geral da Priorização do Fluxo de Pedidos
Tarefas relacionadas
Configurando o WebSphere Virtual Enterprise para Comunicação entre Células
Referências relacionadas
Script createodr.jacl
Informações relacionadas
Definições de servidor proxy
Tópico de Tarefa    

Termos de Uso | Feedback

Última atualização: 24/09/2009 14h16min12s EDT
http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/wxdinfo/v6r1m1/index.jsp?topic=/com.ibm.websphere.ops.doc/info/odoe_task/todrcustom.html