1.0 Introdução
2.0 Alterações do Release Anterior
3.0 Limitações
3.1 Casos em que um Gabarito de Página Não Será Aplicado a uma Página da Web
4.0 Problemas Conhecidos
4.1 O JSP Validator Não Compila Automaticamente em Alterações Java Dependentes
4.2 Dica de Desempenho: Fechar Projetos Inativos
4.3 Dica de Desempenho: Desativar a Validação Automática
4.4 Ativando e Desativando o Page Designer Classic
4.5 Limitação de Personalização de Menus da Barra de Ferramentas do Page Designer
4.6 Aviso de Link Interrompido em Applets
4.7 Inserindo Applets nos Arquivos HTML e JSP Utilizando o Page Designer
4.8 Visualizar um Arquivo HTML que Inclua Shockwave Pode Fazer com que o WebSphere Studio Seja Encerrado Bruscamente
4.9 Problema ao Exibir Alguns Caracteres GB18030 no Windows 2000/XP
4.10 Problema de BiDi para WebArt Designer, Animated GIF Designer e PageDesigner classic
4.11 Considerações sobre Lançamento de Tipo para Código Criado com o Assistente Database Web Pages
4.12 Os JSPs Devem Utilizar Instruções Import Explícitas.
4.13 Suporte a Idiomas Bi-direcionais para Page Designer Classic
4.14 Migrando Dados Relacionais em Projetos 4.0.3 da Web
4.15 JSPs e Servlets Java que São Projetados em um Ambiente DBCS para um Nível J2EE 1.3 no Servidor WebSphere 5 Exigem um Snippet de Código Extra
4.16 Arrastando e Soltando Itens na Exibição Quick Edit
4.17 Utilizando os Itens da Exibição Snippet com Ações Simples na Exibição Quick Edit
4.18 Suporte a Linguagens de Portáteis para o Page Designer
4.19 Suporte a Gabaritos de Páginas para o Page Designer
4.20 Notas para Utilização de Peças de Site com o Web Site Designer
4.21 Alterando Definições do Sistema de Cores e Fontes
4.22 Anotações de Pesquisa em Arquivos Não Salvos em Editores
4.23 Restrições ClearCase Utilizando os Gabaritos Web Site Designer ou Page
4.24 Problema de Submissão do Formulário Javascript no JSP Gerado pelo Assistente Database Web Pages
O ambiente de desenvolvimento da Web no WebSphere Studio fornece as ferramentas necessárias para desenvolver os aplicativos da Web. Os aplicativos da Web incluem páginas estáticas da Web, JSPs (JavaServer Pages), Java Servlets, um descritor de implementação XML (web.xml) e outros recursos da Web. O arquivo readme descreve os problemas conhecidos, limitações e as soluções alternativas que estão associadas às ferramentas utilizadas no ambiente de desenvolvimento da Web.
Os nomes das pastas de Web Content e Java Source em um projeto Web agora são configuráveis. Os nomes padrão são WebContent e JavaSource; contudo, os nomes padrão para novos projetos Web podem ser alterados na página Preferences Web Tools->New Project. As pastas para projetos existentes podem ser renomeadas utilizando o Navigator.
NOTA: Os nomes de pastas diferentes dos padrões não são compatíveis com o WebSphere Studio Versão 5.0.0. Não altere os nomes padrões se precisar manter a compatibilidade do espaço de trabalho com a versão 5.0.0.Duas novas exibições foram adicionadas à perspectiva Web para ajudar na edição da página HTML/JSP. A exibição Palette contém um conjunto de itens que pode ser arrastado e solto em uma página da Web no Page Designer. A exibição Quick Edit permite que os usuários adicionem/editem scripts e marquem scripts de eventos no Page Designer. Para detalhes adicionais, consulte o sistema de Ajuda.
Há várias circunstâncias que podem fazer com que um gabarito de página não seja aplicado a uma página da Web ao utilizar qualquer dos assistentes de gabarito de página:
- O gabarito de página não é aplicado a uma página da Web que tenha uma codificação diferente daquela do gabarito da página selecionada.
- O gabarito de página não é aplicado quando o gabarito da página selecionada ou da página da Web for descrito por JSP de estilo XML.
- O gabarito de página não é aplicado a uma página da Web que já tenha um gabarito de página associado a ela.
O JSP validator não revalidará automaticamente um arquivo JSP quando uma classe Java a qual ele faz referência é alterada. O JSP validator pode ser executado novamente no arquivo selecionando-o no Project Navigator e selecionando Run Validation no menu context.
É recomendável fechar quaisquer projetos com os quais não esteja trabalhando para melhorar o desempenho. Somente projetos abertos são recompilados quando Rebuild All é executado.
Por padrão, os validadores são automaticamente executados quando você salva recursos em um projeto Web. Se não desejar que os validadores executem automaticamente quando você salvar esses recursos, abra o diálogo Properties do projeto Web a partir do menu de contexto na exibição J2EE Navigator. Em seguida, ative a opção Override validation preferences e desative a opção Run validation automatically when you save changes to resources na página Validation. Você também pode desativar a validação automática (e construções) para todos os projetos, selecionando Window > Preferences e desativando Perform build automatically on resource modification na página Workbench. Se você desativar as construções automáticas, poderá executar manualmente uma construção (e validação), selecionando Project > Rebuild Project.
A versão WebSphere Studio V4 do Page Designer (agora conhecido como Page Designer Classic) foi reprojetada para a Versão 5. O novo Page Designer (referido como Page Designer na interface com o usuário e na documentação do produto) é a versão recomendada. É também a versão padrão. O Page Designer Classic não está disponível como um recurso instalável, mas ele pode ser ativado utilizando-se as instruções abaixo.
O Page Designer fornece funcionalidade e recursos aperfeiçoados, como edição de atributos com base na exibição e suporte simplificado à biblioteca de marcações.
Alguns recursos não são transportados do Page Designer Classic. Eles incluem:
- Suporte a BiDi (Bidirectional)
- Elementos Dinâmicos (incluindo tabelas dinâmicas)
- Verificador de acessibilidade
A menos que você precise de suporte específico para os recursos incluídos no Page Designer Classic, utilize o Page Designer padrão. Se você desejar ativar o Page Designer Classic, proceda da seguinte forma:
Instalando o Page Designer Classic:
- Saia do WebSphere Studio antes de começar a instalação.
- No Windows Explorer, abra o diretório WSAD INSTALL DIR/bin e dê um clique duplo em pdclassic.exe.
- Quando você iniciar novamente o WebSphere Studio, o diálogo Atualizações será exibido. Clique no botão Yes.
Nota: Se esta for a primeira vez que você utiliza o workbench, esta etapas e aquelas que se seguem não ocorrerão.- No diálogo Configuration Changes, Selecione a caixa de opções na área Detected changes. Em seguida, clique no botão de comando Concluir.
- No diálogo Install/Update, clique no botão de comando Yes. O workbench será iniciado novamente para efetivação das alterações.
Mapeando o Page Designer Classic como o editor padrão da Web:
Após a instalação do Page Designer Classic, por padrão, as associações de arquivos entre este editor e vários tipos de arquivos HTML e JSP (incluindo *.htm, *.html, *.jsp, *.jhtml, *.shtml, *.shtm e *.html-ss) são mapeadas, para que você possa utilizar Open With > Page Designer Classic no menu de contexto da exibição J2EE Navigator para abrir um arquivo selecionado no Page Designer Classic. No entanto, se você desejar tornar o Page Designer Classic o editor padrão para os tipos de arquivos HTML e JSP, proceda da seguinte forma:
- Selecione Window > Preferences.
- Expanda as definições de Workbench e abra a página Associações de Arquivos.
- Selecione os tipos de arquivos aplicáveis (um por vez) no quadro de listagem Tipos de arquivos.
- Selecione Page Designer Classic no diálogo Seleção de Editor e clique no botão de comando Padrão.
- Repita as etapas 3 e 4 para cada tipo de arquivo aplicável.
Nota: Se, posteriormente, você desativar e, em seguida, reativar o Page Designer Classic, as associações de arquivos também serão restabelecidas. No entanto, o editor padrão para o tipo de arquivo mapeado reverterá para o novo Page Designer.
Opcionalmente, você pode fazer atualizações nas preferências de edição do Page Designer Classic. Selecione Window > Preferences e, em seguida, expanda as definições de Web Tools. Expanda Page Design (Classic) para fazer as atualizações desejadas.
Desativando o Page Designer Classic
Para desativar este recurso (incluindo a ajuda) e retomar a utilização do Page Designer padrão, execute estas etapas:
- Selecione Help > Software Updates > Updates Manager.
- Na exibição Install Configuration, expanda Current Configuration para localizar o Page Designer Classic 5.1.0 e selecione-o.
- Clique no botão de comando Desativar no canto inferior direito da área de janela Visualizar.
- No diálogo Feature Install, clique no botão de comando Finish.
- No diálogo Instalar/Atualizar, clique no botão de comando Sim. O workbench será iniciado novamente para efetivação das alterações.
Ativando o Page Designer Classic (depois que ele tiver sido desativado)
Para reativar o Page Designer Classic, não reexecute o pdclassic.exe. Em vez disso, execute estas etapas:
- Selecione Help > Software Updates > Updates Manager.
- Na exibição Install Configuration, clique no botão da barra de ferramentas denominado Show Disabled Features.
- Expanda Current Configuration para localizar Page Designer Classic 5.1.0 e selecione-o.
- Clique no botão de comando Enable no canto inferior direito da área de janela Preview.
- No diálogo Feature Install, clique no botão de comando Finish.
- No diálogo Instalar/Atualizar, clique no botão de comando Sim. O workbench será iniciado novamente para efetivação das alterações.
Depois de personalizar a barra de ferramentas utilizando o diálogo Customize Perspective (acessado selecionando Window > Customize Perspective), o menu Page Designer Toolbar não poderá ser utilizado para personalizar outra barra de ferramentas. Nesse caso, você deve utilizar o diálogo Customize Perspective para personalizar quais itens da barra de ferramentas devem ser exibidos.
LinksBuilder pode sinalizar incorretamente o valor do atributo de código de um applet como um link inválido se um nome de classe Java completo for utilizado:
<applet code="aaa.bbb.AnApplet" codebase="MyApplets">Esse aviso pode ser seguramente ignorado e não afeta o comportamento do applet quando ele é executado no servidor.Esse aviso pode ser evitado utilizando um separador de caminho ('/'), em vez do separador ('.') e assegurando que a extensão .class seja explicitamente especificada. Exemplo:
<applet code="aaa/bbb/AnApplet.class" codebase="MyApplets">
A pasta de fonte Java (por padrão JavaSource) de um projeto Web é para classes do lado do servidor, portanto, o código fonte para applets não pode ser colocado nessa pasta. Portanto, recomenda-se o seguinte ao desenvolver applets:
- Crie um projeto Java para applets e crie as classes de applet no projeto.
- Copie os arquivos de classe de applet para a pasta de conteúdo de Web (por padrão, WebContent) de um projeto Web. Não os copie para a pasta WEB-INF, porque essa pasta destina-se apenas a classes do lado do servidor. (Para ver os arquivos de classe, você precisará alterar os filtros da exibição do Project Navigator, selecionando Filters na lista drop down do botão Menu da exibição.
- Insira um applet em uma página da Web, selecionando Insert > Others > Java Applet no Page Designer. Nesse ponto, você deve definir os atributos code e codebase apropriados.
Por exemplo, se a sua classe de applet for aaa.bbb.AnApplet e a estrutura de arquivos for a seguinte:
WebContent/index.htmlcode is "aaa.bbb.AnApplet"
WebContent/MyApplets/aaa/bbb/AnApplet.classa marcação de applet no index.html deverá conter:
codebase is "MyApplets"
Não há uma solução alternativa para esse problema.
GB18030 é um conjunto de caracteres padrão para a República da China que especifica uma página de códigos estendida e uma tabela para mapear para Unicode. O WebArt Designer e Animated GIF Designer não podem exibir corretamente caracteres GB18030 no intervalo 0xA840 - 0xA9A0 se o locale do sistema for chinês simplificado e o Microsoft GB18030 Support Package estiver instalado.
Para o WebArt Designer, este problema ocorre nos campos de texto na exibição WebArt Gallery, nos campos de texto no Assistente Logo, no diálogo (Specify Text 1/4), nos campos de texto no diálogo Edit Bookmarks e nos itens de menu no menu Bookmark.
Para o Animated GIF Designer, este problema ocorre no campo Comment no diálogo Frame Properties (Comment Frame), no quadro Comment na exibição Frame Thumbnail e nos campos de texto no diálogo Create Animated Banner
Por exemplo, se você inserir o caractere GB18030 '0xA877' (em Unicode, U+2573 Box Drawings Light Diagonal Cross), ele será exibido como GB18030 '0xA876' (em Unicode, U+2572 Box Drawings Light Diagonal Upper Left To Lower Right).
Às vezes, o WebArt Designer e o Page Designer Classic falham ao criar a imagem Logo do idioma bidirecional no Windows XP. Se você especificar espaçamento de caracteres quando criar uma imagem Logo dos caracteres da direita para a esquerda, os caracteres no Logo não serão reordenados. Você deve especificar zero como espaçamento de caracteres para ter uma imagem Logo correta de caracteres bidirecionais no Windows XP.
O banner animado do AnimatedGif Designer tem a mesma restrição.
No assistente para Database Web Pages, utilizando o IBM Data Access Beans - Master Details Pattern, alguns bancos de dados têm problemas ao executar o lançamento interno de Cadeias para o Tipo de Dados apropriado. Por exemplo, Oracle 8.17i não lançará números a partir de cadeias.
Para corrigir isso no arquivo $Prefix$ViewBean.java gerado para cada consulta DataAccess, será necessário fazer uma alteração no método prepareStatement().
Para o código semelhante a este:
//Add parameters descriptions to meta
data.DBParameterMetaData metaData = getDBSelect().getParameterMetaData();
metaData.setParameter(1, PARAM1_NAME, DatabaseMetaData.procedureColumnIn,
java.sql.Types.DECIMAL,
java.lang.String.class);
// Set parameters.
getDBSelect().setParameter(PARAM1_NAME, inSAL);
Você precisará alterá-lo para:
//Add parameters descriptions to meta data.
Você precisa indicar aos Metadados do Parâmetro qual tipo de objeto Java é esperado pelo banco de dados. Em seguida, utilize o método setParmeterFromString em vez do método setParameter na instância DBSelect. Isso indicará ao objeto DBSelect para executar a conversão de tipo em vez de seu Banco de Dados.
DBParameterMetaData metaData = getDBSelect().getParameterMetaData();
metaData.setParameter(1, PARAM1_NAME, DatabaseMetaData.procedureColumnIn,
java.sql.Types.DECIMAL,
java.math.BigDecimal.class);
// Set parameters.
getDBSelect().setParameterFromString(PARAM1_NAME, inSAL);
Os arquivos JSp devem utilizar o atributo 'import' da diretriz page para descrever os tipos que estão disponíveis para o ambiente de script naquela página. Alguns tipos podem ter sido importados implicitamente em arquivos JSP contidos em projetos do J2EE1.2, mas mostrarão erros se utilizados em um projeto do J2EE1.3. Para evitar esse problema, os tipos devem ser sempre importados explicitamente na página JSP (a menos que o tipo esteja incluído na lista de importação padrão: java.lang.*, javax.servlet.*, javax.servlet.jsp.* e javax.servlet.http.*).
É possível ativar o suporte bidirecional para o Page Designer Classic definindo o locale padrão do sistema e o locale padrão do usuário como Árabe ou Hebraico no Windows.
Para migrar dados relacionais de projetos do WebSphere Studio 4.0.3, você precisará fazer o seguinte.
- A partir de um espaço de trabalho do 4.0.3, gere arquivos DDL para cada banco de dados disponível.
- Remova o banco de dados da pasta source/databases do Projeto Web (através da exibição Data Definition)
- Abra o espaço de trabalho do 4.0.3 com o WebSphere Studio Versão 5.
- Migre os projetos Web para os quais você deseja restaurar dados relacionais.
- Clique em File> Import > File System, e especifique o arquivo ou arquivos DDL de seu espaço de trabalho do 4.0.3.
- Na exibição Data Definition da Perspectiva Data, selecione Run against Local, e especifique o projeto Web de destino.
Os artefatos de dados relacionais serão restaurados.
Esta entrada aplica-se a Servlets JSPs e Java que são projetados em um ambiente DBCS para um nível J2EE 1.3 no servidor WebSphere 5. O snippet de código a seguir deve ser incluído na origem antes de qualquer parâmetro ou atributo de pedido ser acessado:
if(request.getCharacterEncoding() == null){
request.setCharacterEncoding(<encoding>); // typically this would be the encoding of the JSP or servlet
}
//...normal jsp/servlet code which access request objects like
// <%=request.getParameter("message")%>
Se o procedimento acima não for realizado e o pedido não incluir informações de codificação, todos os parâmetros de pedidos devem ser analisados em ISO-8859-1, portanto, se qualquer parâmetro de entrada incluir caracteres DBCS, eles serão exibidos incorretamente.
Antes de arrastar e soltar itens ou texto da exibição Snippets ou Palette para a exibição Quick Edit, certifique-se primeiro de que a exibição Quick Edit esteja limpa da instrução "Insert an action/code snippet".
Para cada item da exibição Snippet JavaScript, existe uma ação simples correspondente disponível na exibição Quick Edit. Na exibição Quick Edit, não se recomenda combinar o uso de ações simples com itens da exibição Snippets no mesmo script de evento. Se os itens precisarem ser combinados, tome cuidado com o posicionamento do item de Snippet. Arrastar e soltar itens da exibição Snippets para a exibição Quick Edit quando o editor já contiver ações simples pode fazer com que o item de Snippet seja inserido em lugar errado. Se isso ocorrer, exclua e insira novamente a ação simples.
Atributos que não são suportados em linguagens de portáteis, tais como cHTML ou WML, podem ser inseridos a partir do diálogo Insert ou da exibição Attributes.
Porém, você deve verificar a validade do código utilizando Tools > Validate HTML Syntax para um documento cHTML, ou por Tools > Validate WML Syntax para um documento WML.
Gabaritos de página são suportados somente pelo Page Designer, não pelo Page Designer Classic. É possível utilizar o Page Designer para editar uma página HTML/JSP utilizando uma função de gabarito de Página.
- Algumas partes do site não são válidas para inserção em páginas com certos tipos de documentos. Depois de clicar em OK no diálogo Insert, você receberá o erro "Cannot use this site part". Isto significa que será gerada fonte inválida se o arquivo de especificação da parte do site selecionada for utilizado no tipo de documento da página de destino. Por exemplo, se o tipo de documento de uma página for cHTML ou WML, quase todas as partes do site contêm marcações que são inválidas nessas linguagens de marcação.
- A barra de navegação pode conter fonte inválida devido a seu arquivo de especificação associado. Se você obtiver muitos erros e/ou avisos na exibição Tasks, provavelmente a causa é o arquivo de especificação da barra de navegação. Edite o arquivo de especificação para corrigir os erros.
- Uma barra de navegação em uma página pode conter caracteres interrompidos. Isto ocorre se um rótulo de navegação contiver caracteres que não possam ser codificados de acordo com a regra de codificação especificada na página. Para evitar isso, limite os tipos de caracteres utilizados nos rótulos de navegação à codificação utilizada na página ou utilize uma regra de codificação mais expressiva na página.
- Todos os arquivos de especificação de amostra listados no diálogo Insert Site Map podem manipular página que estejam entre o nível 1 e o nível 5 na estrutura do site. Mesmo que você defina um nível final acima de 5 na exibição de atributos para a marcação siteedit:sitemap, os links para as páginas acima do nível 5 não serão incluídos no mapa do site.
Quando você alterar as definições do sistema para cores e fontes, precisará iniciar o WebSphere Studio novamente para que as novas definições sejam aplicadasà página Design do Page Designer e à exibição Palette.
No Editor Source e na página Source de editores de várias páginas, como o Editor XML, a função de pesquisa está funcionando a partir do recurso salvo no sistema de arquivos em vez de a partir do conteúdo do editor. As anotações de pesquisa em qualquer editor não salvo podem não ser confiáveis. Para evitar esse problema, salve o arquivo antes de fazer uma pesquisa.
Se você utilizar o Web Site Designer para trabalhar em um projeto da Web, deverá primeiro assegurar que será registrada saída dos arquivos de projeto, como por exemplo arquivos html ou jsp e arquivos relacionados, do repositório ClearCase.
Além disso, se você utilizar os gabaritos Page em seu projeto da Web, deverá primeiro registrar saída dos arquivos apropriados do ClearCase.
Em alguns JSPs gerados pelo Assistente Database Web Pages especialmente aqueles intitulados '***MasterView.jsp'
em links na página intitulada 'Back', 'Refresh' & outros podem não funcionar em todos os navegadores. Os problemas são notados em alguns navegadores, especialmente como Mozilla & Konqueror.
Para corrigir o problema para a maioria dos navegadores, altere o código Javascript para a função nomeada 'submitForm' no JSP.
Altere a variável 'document.<formName>.elements.action' no método para 'document.<formName>.action'.
Por exemplo, function submitForm(nav){ if(nav == 'SCHEMA_TABLEInputForm'){ document.myForm.elements.action = "/Web3/SCHEMA_TABLEInputForm.html"; } else if(nav == 'SCHEMA_TABLEMasterView'){ document.myForm.elements.action = "/Web3/SCHEMA_TABLEMasterView"; } else{ document.myForm.elements.action = "/Web3/SCHEMA_TABLEDetailsView"; }
torna-se
function submitForm(nav){ if(nav == 'SCHEMA_TABLEInputForm'){ document.myForm.action = "/Web3/SCHEMA_TABLEInputForm.html"; } else if(nav == 'SCHEMA_TABLEMasterView'){ document.myForm.action = "/Web3/SCHEMA_TABLEMasterView"; } else{ document.myForm.action = "/Web3/SCHEMA_TABLEDetailsView"; }
Retornar para o arquivo leia-me principal
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2003. Todos os Direitos Reservados.