Topologia de Tempo de Execução

A topologia de tempo de execução é uma visualização interativa visual do seu ambiente de servidor de aplicativos. A partir deste painel, você pode visualizar a utilização de qualquer grupo de nós fornecido, bem como uma interrupção gráfica das informações do grupo de nós. Para visualizar esta página, clique em Operações de Tempo de Execução > Topologia de Tempo de Execução.

Os painéis de visualização são suportados por um componente do tempo de execução no gerenciador de implementação que armazena em cache dados estatísticos e topológicos sobre o ambiente de tempo de execução para exibição rápida. A opção Forçar Atualização dos Dados reinicializa os caches com os dados atuais do ambiente. Se a topologia do tempo de execução parecer estar fora de sincronização com o ambiente de tempo de execução atual, utilize esta opção para obter o estado atual.

A lista a seguir inclui os recursos interativos da topologia de tempo de execução:
Selecione uma perspectiva Esta lista contém grupos de nós, aplicativos e política operacional a partir dos quais você pode configurar o tipo de objeto raiz na árvore de topologia. A seleção de um item desta lista exibe os itens permissíveis baseados em sua seleção na próxima lista.
Selecionar um Grupo de Nós Esta lista contém os grupos de nós em seu ambiente. Após selecionar um grupo de nós, você pode visualizar seus detalhes na árvore interativa que segue esta lista. As informações a seguir contêm os detalhes visualizáveis:
Nós
Você pode expandir a visualização de nós para mostrar os nós que estão ativos para o grupo de nós, bem como os aplicativos que estão em cada uma das instâncias do servidor. À direita de cada nó, uma barra de utilização contém os dados sobre a porcentagem dos recursos de nó que está sendo consumida. Ao passar seu mouse sobre os nós, você ativa um pop-up que indica o número de instâncias de servidor em execução para o nó. Você pode expandir completamente a árvore de nós para exibir as instâncias para cada nó. Você pode passar sobre as instâncias para exibir tais dados como o peso do gerenciador de carga de trabalho dinâmico e o ID do processo.
Clusters Dinâmicos
Você pode expandir o cluster dinâmico para exibir os clusters dinâmicos que estão associados ao grupo de nós, bem como os aplicativos específicos, no formato de arquivo WAR (WebARchive), que estão instalados e em execução em cada cluster.
Em alguns casos, você pode clicar em um item da árvore para gerar um gráfico no quadro principal.
Selecionar uma política de serviço Esta lista contém as políticas de serviço em seu ambiente. Após selecionar uma política de serviço, você pode visualizar seus detalhes na árvore interativa que segue esta lista. A ajuda instantânea está disponível para a política de serviço na árvore de topologia. A seguir os detalhes visualizáveis:
Classes de Transação
Você pode expandir as classes de transação para mostrar os módulos da Web com URIs mapeados na classe de transação. A ajuda instantânea também está disponível para o módulo da Web.
Em alguns casos, você pode clicar em um item da árvore para gerar um gráfico no quadro principal.
Selecionar um aplicativo Esta opção lista os aplicativos instalados em seu ambiente. Após selecionar um aplicativo, você pode visualizar seus detalhes na árvore interativa que segue esta lista. A ajuda instantânea também está disponível para o aplicativo na árvore de política. A seguir os detalhes visualizáveis:
Módulos J2EE
Você pode expandir a visualização de módulo da plataforma J2EE (Java 2, Enterprise Edition) para mostrar os módulos J2EE neste aplicativo. A ajuda instantânea também está disponível para o módulo J2EE.
Mapeamentos de Destino
Você pode expandir a visualização de mapeamentos de destino para mostrar onde o aplicativo foi implementado.
Em alguns casos, você pode clicar em um item da árvore para gerar um gráfico no quadro principal.
Configurar taxa de atualização A taxa de atualização indica o tempo em segundos, entre as atualizações de topologia. Se seu ambiente estiver muito ativo, você poderá configurar um valor de atualização menor.
Opções de criação de gráfico Por padrão, um gráfico é criado na instalação. Conforme você constrói seu ambiente de servidor de aplicativo e inclui grupos de nós, política de serviço, clusters dinâmicos e células, as configurações gráficas são atualizadas para que você personalize a visualização preferida do seu ambiente. Passe sobre as guias de gráficos no quadro principal para visualizar os detalhes sobre cada gráfico, como as métricas envolvidas, o tipo de gráfico e o escopo. A seguir são mostradas as opções de listagem:
Escopo de Dados
Esta opção alimenta o escopo do gráfico. Por exemplo, se você selecionar a classe de transação como seu escopo de dados, as opções de nome de dados e de conjunto de dados serão alimentadas pelas propriedades associadas às classes de transação configuradas em seu ambiente. O escopo de dados determina os dados de desempenho geral que você está tentando inserir no gráfico.
Nome dos Dados
As opções de nomes de dados são determinadas pelo valor selecionado para o escopo de dados. Por exemplo, se você selecionar Grupo de Nós como o escopo de dados, a lista de nomes de dados mostrará os títulos dos grupos de nós configurados em seu ambiente.
Tipo de Conjunto de Dados
As opções de conjunto de dados são determinadas pelo valor selecionado para o escopo de dados. Este valor determina a natureza coletiva do gráfico. Por exemplo, selecionar um escopo de dados de Grupo de Nós ocupa esta lista com o conteúdo relevante da política de serviço e clusters dinâmicos.
Conjunto de Dados
As opções de conjunto de dados são determinadas pelo valor selecionado para o escopo de dados. Este valor determina a natureza coletiva do gráfico. Por exemplo, selecionar um escopo de dados de Grupo de Nós ocupa esta lista com o conteúdo relevante da política de serviço e clusters dinâmicos.
Métrica de Dados
Esta opção baseia-se em um cálculo médio e é um conjunto predeterminado de valores. As opções deste valor são:
  • Pedidos Simultâneos

    Esta métrica mede o número de pedidos simultâneos pela seleção do conjunto de dados definido dentro da seleção do nome de dados.

  • Média de Rendimento do Processamento

    A métrica da média de rendimento do processamento é calculada em segundos com base no total de pedidos do fluxo de trabalho para o roteador on demand, conforme definido pelo escopo de dados, pelo nome dos dados e pelo conjunto de dados.

  • Tempo médio de resposta (ms)

    A métrica do tempo médio de resposta é o tempo em milissegundos levado para que um pedido de trabalho seja concluído. Esta métrica inclui o pedido desde o início, até que ele retorne ao cliente e é o equivalente à métrica de tempo de serviço além do tempo de espera na métrica da fila.

  • Tempo médio de espera na fila (ms)

    Essa métrica é o tempo médio em milissegundos que um pedido de trabalho aguarda para ser atendido.

  • Tempo médio de serviço (ms)

    O tempo em milissegundos para atender um pedido para o roteador on demand. Esta métrica indica o tempo que o roteador on demand gasta obtendo trabalho para o nó em que será concluído.

  • Média do Comprimento da Fila

    Esta métrica é o tempo médio, em milissegundos, para qualquer fila de trabalho no ambiente definido pelo escopo de dados, pelo conjunto de dados e pelo nome dos dados.

  • Média da Taxa de Eliminação

    A taxa de eliminação média é calculada com base no número de pedidos de trabalho processados devido a uma fila cheia. Os pedidos de trabalho que encontram fila cheia são retornados para o solicitante com um erro.

  • Desempenho médio relativo

    O desempenho médio relativo do objetivo configurado comparado com o valor do objetivo real.

  • Percentual do Tempo de Resposta

    A porcentagem de pedidos da meta percentual da política de serviço que atende o tempo de resposta especificado.

  • Pedidos em simultaneidade

    O número de carregamentos desejado para uma determinada carga do cluster dinâmico passando por um determinado gateway.

  • Memória utilizada

    Memória utilizada por um processo.

  • Utilização da CPU

    Utilização da CPU por um processo.

  • Total de Pedidos

    Total de pedidos dos módulos da Web implementados em um processo.

  • Tempo operacional (seg)

    Tempo total em milissegundos que o processo esteve sendo executado.

  • Total de chamadas de método EJB

    Total de chamadas de método dos módulos EJB implementados em um processo.

  • Total de transações

    Total de transações de uma partição.

  • Memória livre

    Memória livre em um nó.

  • Utilização

    A porcentagem dos recursos que estão sendo utilizados e quanto do recurso está disponível. A utilização mede a velocidade do nó e a CPU do processo.

  • Tarefas solicitadas

    O número de tarefas que chegam no ambiente de execução (aplicativo do nó de extremidade) para processamento.

  • Tarefas concluídas

    O número de tarefas que são executadas para conclusão no ambiente de execução.

  • Tempo de execução

    O tempo total em milissegundos que gastos na execução das tarefas.

  • Simultaneidade máxima

    O nível máximo de simultaneidade realizado.

  • Tarefas enfileiradas

    O número de tarefas enfileiradas no planejador.

  • Tarefas despachadas

    O número de tarefas despachadas pelo planejador.

  • Tarefas que falharam

    O número de tarefas falhas no ambiente de execução.

  • Erro de tarefas

    O número de erros de dispatch ocorridos para as tarefas.

  • Tempo de fila

    O tempo gasto pelas tarefas em milissegundos na fila.

  • Tempo de dispatch

    O tempo total gasto pelas tarefas em milissegundos sendo despachado.

  • Tempo de erro de dispatch

    O tempo gasto pelas tarefas em milissegundos ao ser despachado, quando ocorreram erros de dispatch.

  • Capacidade total da CPU

    Um número de ponto flutuante de MHz do conjunto de instruções de referência especificado para cada nó.

  • Consumo da CPU por processos do WebSphere

    Consumo da CPU por processos do WebSphere em um nó.

  • Consumo da CPU por processos que não pertencem ao WebSphere

    Consumo da CPU por processos que não pertencem ao WebSphere em um nó.

  • Capacidade disponível da CPU

    Capacidade disponível da CPU em um nó. Esse é a capacidade total da CPU menos o consumo pelos processos do WebSphere e por processos que não pertencem ao WebSphere

  • Memória total

    Memória total de um processo ou nó.

  • Coeficiente de trabalho

    Um fator de trabalho caracteriza a quantia média do trabalho computacional requerido para servir um pedido de um determinado tipo

  • Demanda da CPU

    A força de processamento desejada para um determinado destino de implementação.

  • Marca d'água de alta memória

    O consumo esperado da memória de uma instância do servidor a ser iniciado.

  • Memória residente

    Memória residente de um processo.

  • Coeficiente de domínio

    O valor médio da força de computação consumida em uma determinada camada de processamento por um pedido ativo de um determinado fluxo, dividido pelo (a) tempo em que o gateway ARFM encaminhou o pedido ao servidor de destino e (b) tempo que a resposta voltou do servidor de destino.

Filtro de Dados
No campo Filtro de dados, você pode selecionar os proxies existentes (roteadores on demand) e filtrar o mapa de acordo. Esta seleção é útil para a resolução de problemas em seu ambiente.
Ajuda Instantânea A ajuda instantânea está disponível em vários recursos no painel. As áreas com a ajuda instantânea ativada são os nós e as instâncias no menu, assim como as guias gráfico no quadro principal.