Utilize essa página para modificar as configurações globais do controlador de funcionamento, que são parâmetros globais criados por padrão. O controlador de funcionamento atua em políticas de funcionamento para assegurar que determinadas condições sejam atendidas no ambiente. Uma política de funcionamento é um critério de funcionamento específico que você define para o WebSphere Virtual Enterprise. Você também pode aplicar limites à freqüência de reinícios ou proibir reinícios durante determinados períodos.
Para visualizar essa página do console administrativo, clique em
.O WebSphere Virtual Enterprise fornece um monitoramento contínuo do funcionamento e do subsistema de gerenciamento para detectar a degradação de funcionamento relacionada ao mau funcionamento do software.
Esta página é dividida em duas guias: Configuração e Tempo de Execução. Com a guia Configuração, você pode visualizar campos configurados anteriormente e, em alguns casos, editar os campos. Com a guia Tempo de Execução, você pode visualizar os campos atualmente utilizados pelo controlador de funcionamento e, em alguns casos, fazer alterações nos valores. Diferentemente da guia Configuração, ao alterar valores na guia Tempo de Execução, as alterações vão diretamente para o controlador de funcionamento para alterar os parâmetros que o controlador utiliza no momento. Por padrão, as alterações não são armazenadas no repositório, portanto, você pode fazer uma alteração temporária nos parâmetros que não é persistida.
Dependendo de sua função administrativa, privilégios específicos são permitidos quando você configura o controlador de funcionamento. Esta lista mostra as funções e os privilégios administrativos para configurar o controlador de funcionamento:
Especifica se o monitoramento de funcionamento está ativado.
Quando ativado, o controlador de funcionamento monitora de forma contínua as políticas de funcionamento no sistema. Quando desativado, as condições de funcionamento definidas nas políticas de funcionamento não são monitoradas. É possível desativar o Health Controller sem remover as políticas de funcionamento do sistema.
Especifica o tempo entre verificações consecutivas de funcionamento, para determinar se uma condição de política de funcionamento está violada. O valor é especificado em minutos e varia de 1 a 60minutos. Ciclos de controle mais longos reduzem a carga de monitoração do funcionamento.
A desvantagem é que as condições de funcionamento que ocorrem durante o período não são detectadas até o próximo ciclo de controle. Por exemplo, se você tiver uma política de funcionamento com uma condição de carga de trabalho de 10.000 pedidos associados a um servidor de aplicativos e o valor da duração do ciclo de controle for especificado como 60 minutos, o controlador verifica apenas a cada 60 minutos para determinar se o servidor de aplicativos atendeu 10.000 pedidos. Se o servidor de aplicativos tiver atendido 9.999 pedidos no momento da verificação, o controlador não verifica novamente por outros 60 minutos. Portanto, o servidor pode atender mais de 10.000 pedidos antes de reiniciar o servidor.
Especifica o número de tentativas para restabelecer um servidor de aplicativos, depois de ser tomada uma decisão de reinício.
Se esse número for excedido, será presumido que a operação falhou e os reinícios serão desativados para o servidor. O valor deve ser um número inteiro entre 1 e 5, inclusive.
Especifica quanto tempo esperar até que um servidor seja parado, antes de verificar explicitamente seu estado e tentar um outro início.
Uma reinicialização consiste na seqüência de ações de parada e inicialização do servidor. Se em seu ambiente, a ação de início ou parada de um servidor de aplicativos for raramente alta, você pode desejar configurar esse valor de acordo, para que a ação de reinício não seja expirada. O valor é sempre especificado em minutos e pode variar de 1 minuto a 60 minutos, especificado como um número inteiro.
Controla o tempo mínimo que deve decorrer entre reinícios consecutivos de uma instância do servidor de aplicativos.
Se uma condição de funcionamento para um servidor de aplicativos for interrompida durante esse tempo, a reinicialização será configurada como um estado pendente. A reinicialização ocorre quando o intervalo mínimo de reinicialização é transmitido. O valor pode variar de 15 minutos a 365 dias, inclusive. Um valor de 0 desativa o valor mínimo de reinício.
Especifica as horas e os dias da semana durante os quais um reinício de uma instância do servidor de aplicativos é proibido.
As horas de início e de encerramento são especificadas pela seleção da hora e do minuto, utilizando um formato de 24 horas e os dias da semana. É possível especificar vários blocos de horas, se necessário. Se você especificar uma hora inicial e uma hora final, você também deve especificar pelo menos um dia da semana em que esses horários são proibidos. O bloco entre a hora inicial e a hora final não pode atravessar o limite de meia-noite. Por exemplo, se você precisar especificar um bloco das 22h a 1h, especifique dois blocos, um das 22h às 23h59 e outro de 0h à 1h. Clique em Incluir para incluir restrições adicionais de hora. Para remover uma restrição existente, destaque a restrição e clique em Remover. As ações sobre as condições de funcionamento violadas não ocorrem até após o intervalo de tempo proibido ter decorrido.
Salva os valores de tempo de execução para a configuração.
Você pode fazer alterações e visualizar como o sistema reage com os valores atualizados. Para salvar os valores permanentemente, selecione esta opção em vez de retornar à guia Configuração e digitar todos os mesmos valores.