Visão Geral do Gerenciamento de Funcionamento

O WebSphere Extended Deployment fornece um subsistema de monitoração e gerenciamento do funcionamento. Esse subsistema monitora de forma contínua a operação dos servidores para detectar a degradação funcional relacionada a maus funcionamentos do software. O subsistema de gerenciamento de funcionamento consiste em dois elementos principais, políticas de funcionamento e no Health Controller. As políticas de funcionamento podem ser acessadas no console, selecionando Políticas Operacionais > Políticas de Funcionamento. O controlador de funcionamento pode ser acessado no console administrativo, selecionando Políticas Operacionais > Gerenciadores Independentes > Controlador de Funcionamento.

As políticas de funcionamento são criadas e definidas pelo usuário. Uma política de funcionamento define um conjunto de condições interpretadas pelo WebSphere Extended Deployment como degradação da função do servidor. Existem quatro categorias diferentes das condições da política de funcionamento. Essas condições de políticas estão relacionadas ao consumo excessivo de memória (que pode indicar uma fuga de memória), ao tempo de resposta excessivo (que pode indicar um servidor interrompido), ao volume de trabalho executado por um servidor e à idade do servidor. Os destinos das políticas de funcionamento podem ser um único servidor, todos os servidores de um cluster ou todos os servidores de uma célula. Além disso, um servidor pode ser monitorado simultaneamente por várias políticas de funcionamento. Armado com um conjuntos de condições a procurar, o WebSphere Extended Deployment monitora clusters dinâmicos, servidores de aplicativos e clusters até um problema ser detectado e, em seguida, a ação ser tomada.

As definições do controlador de funcionamento são parâmetros globais criados por padrão. Os usuários podem alterar esses parâmetros globais conforme necessário. O Health Controller age sobre as políticas para assegurar determinadas condições. Por exemplo, é possível desativar ou ativar o gerenciamento de funcionamento utilizando o Health Controller, enquanto ainda há muitas políticas de funcionamento definidas no sistema. Você também pode aplicar limites à freqüência de reinícios ou proibir diretamente reinícios durante determinados períodos.

O subsistema do gerenciamento de funcionamento monitora continuamente o estado dos servidores e o trabalho executado pelos servidores. Esses dados são comparados às condições definidas na política de funcionamento. Quando os dados coletados atendem ou excedem a condição definida na política de funcionamento, o funcionamento do servidor é considerado comprometido.

O subsistema do gerenciamento de funcionamento funciona quando o WebSphere Extended Deployment está no modo operacional automático ou supervisionado. Ao executar em modo automático, o sistema de gerenciamento do funcionamento reiniciará um servidor quando detectar uma violação na política de funcionamento. No modo supervisionado, o sistema de gerenciamento de funcionamento criará uma tarefa do tempo de execução propondo uma reinicialização de servidor. O administrador do sistema pode aprovar ou rejeitar as ações de reinício propostas.