Virtualização: Clusters Dinâmicos e Grupos de Nós

Virtualização é a capacidade do WebSphere Extended Deployment de alocar dinamicamente recursos conforme ele precisa deles. Os dois elementos principais que suportam a habilidade de visualização são clusters dinâmicos e grupos de nós. Os clusters dinâmicos podem ser configurados no console, selecionando Servidores > Clusters Dinâmicos. Os grupos de nós podem ser criados, excluídos e modificados no console, selecionando Administração do Sistema > Grupos de Nós.

Os grupos de nós são definidos pelo usuário. Esses grupos são coleções lógicas de nós que compartilham uma propriedade comum. A propriedade comum pode ser o local da máquina em uma sub-rede, acesso a determinados recursos, como habilidade da CPU ou qualquer outro agrupamento. A idéia por trás de um grupo de nós é criar um conjunto de recursos de nós com funcionalidade comum.

Clusters dinâmicos são clusters de servidores definidos pelo usuário que existem em um grupo de nós. Ao contrário de um cluster tradicional “estático”, um cluster dinâmico não tem uma topologia predefinida nem reside em um conjunto fixo de servidores. Em vez disso, um relacionamento é definido entre um cluster dinâmico e um grupo de nós que permite que um cluster dinâmico utilize qualquer nó e todos os nós dentro de um grupo de nós.

O WebSphere Extended Deployment contém dois gerenciadores autônomos. O primeiro é um Controlador de Posicionamento de Aplicativo (APC). O APC controla o tamanho dos clusters dinâmicos e decide onde colocar instâncias do aplicativo. O segundo gerenciador automático é o ARFM (Automatic Request Flow Manager). O ARFM controla o fluxo de pedidos HTTP.

Os gerenciadores autônomos controlam quantas instâncias de aplicativos cada cluster dinâmico possuirá e onde colocar essas instâncias. Além disso, o fluxo de trabalho é controlado para garantir que a quantidade máxima de trabalho possa ser concluída. Esse processo inteiro pode ocorrer com ou sem supervisão do usuário, dependendo do modo de operação.

Todos os nós em um grupo de nós precisam atender às necessidades dos negócios dos clusters dinâmicos associados ao grupo de nós. Por exemplo, os membros de um determinado grupo de nós compartilham um atributo. Esse atributo podem ser as máquinas conectadas a uma determinada sub-rede ou em execução em um sistema operacional específico. Em geral, um determinado grupo de nós hospedará vários clusters dinâmicos. Os clusters dinâmicos daquele grupo de nós competirão pelos recursos de computação disponíveis que o grupo de nós oferece. Um cluster dinâmico pode estar associado a apenas um grupo de nós.