Criando um Cluster Dinâmico

Utilize esta página para criar cluster dinâmicos.

Para visualizar esta página do console administrativo, clique em Servidores > Clusters Dinâmicos > Novo.

Você deve ter privilégios de configurador para criar clusters dinâmicos. Para obter outras informações sobre funções e privilégios administrativos, consulte a seção Referência do Centro de Informações.

Etapa 1: Digitar Informações do Cluster Dinâmico
Nome do Cluster Dinâmico
Especifica um nome para o cluster dinâmico que seja exclusivo na célula.

O campo de nome não pode conter os seguintes caracteres: # \ / , : ; " * ?< > | = + & % ' . O nome definido deve ser exclusivo entre os clusters dinâmicos e não pode começar com um ponto (.) nem um espaço. Um espaço não gera um erro, mas espaços iniciais e finais são automaticamente excluídos.

Mapeie para o grupo de nós
Especifica um grupo de nós que liga o cluster dinâmico.

Esse grupo de nós deve ter pelo menos um nó de membro na mesma versão do produto que o gerenciador de implementação.

Selecione a partir de quaisquer grupos de nós disponíveis. Será selecionado um grupo de nós padrão para seu cluster dinâmico se você não especificar um. Um grupo de nós e um cluster dinâmico têm um relacionamento fechado. O grupo de nós é uma afiliação de nós definidos pelo usuário que compartilham uma propriedade comum. Um cluster dinâmico é um cluster de servidores dentro de um grupo de nós, cujos membros, ou instâncias do servidor, residem em um nó dentro de um grupo de nós e são destinos de implementação do aplicativo.

Local de preferência ativado
Para ativar ou desativar a otimização do roteamento com escopo definido em nós, selecione a caixa de opções Local de preferência ativado. O padrão é ativado, o que indica que, se possível, os pedidos de EJB (Enterprise JavaBeans) serão roteados ao nó cliente. Se esse recurso for ativado, o desempenho será aprimorado, pois os pedidos do cliente serão enviados aos enterprise beans locais.
Criar um domínio de replicação para este cluster
Especifica que um domínio de replicação será criado para o cluster dinâmico. O nome do domínio de replicação é configurado para o nome do cluster dinâmico que utiliza esse domínio.
Etapa 2: Selecionar um Modelo de Cluster Dinâmico

Selecione um modelo de servidor de aplicativos no qual os servidores serão modelados para o novo cluster dinâmico. Você pode selecionar um modelo padrão ou mapear um servidor de aplicativos existente.

  • Selecione Modelo de Servidor de Aplicativos Padrão para modelar os servidores para o cluster dinâmico após um modelo de servidor definido. Escolha um modelo de servidor a partir da lista.
  • Selecione Servidor de Aplicativos Existente para modelar os servidores para o cluster dinâmico após um servidor de aplicativos existente. Escolha um servidor de aplicativos a partir da lista.

Os modelos exibidos correspondem à plataforma e à versão do produto de seu gerenciador de implementação.

Etapa 3: Especificar Propriedades Específicas do Cluster Dinâmico

Especifique estas propriedades para definir o comportamento do cluster dinâmico.

Número Mínimo de Instâncias do Cluster

Especifica o número mínimo de instâncias em execução para o cluster dinâmico. Se um valor mínimo for excessivo, poderá ocorrer a degradação de desempenho.

  • Selecione Parar todas as instâncias iniciadas durante períodos de inatividade para parar instâncias do cluster quando existir pouca atividade no cluster dinâmico. Digite o valor de Tempo a aguardar antes de parar as instâncias em minutos. Esta é a opção padrão.
  • Selecione Manter uma instância iniciada todo o tempo para manter uma instância do cluster iniciada durante todo o tempo.
  • Selecione Manter várias instâncias iniciadas todo o tempo para manter um determinado número de instâncias do cluster iniciadas todo o tempo. Digite o valor de Número de Instâncias que você deseja que seja iniciado.
Número Máximo de Instâncias do Cluster
Especifica o número máximo de instâncias do cluster que podem ser iniciadas.
  • Selecione Limitar o número de instâncias do cluster que podem ser iniciadas para limitar o número de instâncias do cluster. Digite o máximo de Número de Instâncias.
  • Selecione Não limitar o número de instâncias que podem ser iniciadas se você não desejar limitar o número de instâncias do cluster que podem ser iniciadas.
Empilhamento Vertical de Instâncias em um Nó
Especifica o número máximo de instâncias do cluster que podem ser iniciadas.

Utilize o empilhamento vertical para melhorar as condições de gargalo entre os aplicativos. Selecione Permitir que mais de uma instância seja iniciada no mesmo nó e digite o valor de Número de Instâncias. O número de instâncias é o número de servidores de aplicativos para um cluster necessário para utilizar toda a energia de um nó. Além disso, o número escolhido para empilhamento vertical é o número de servidores criados automaticamente.

Se você utilizar nós de destino para o empilhamento vertical que estejam em uma versão mais antiga do produto que a versão do gerenciador de implementação, a inclusão de novos membros no mesmo nó será desativada.

Preferência de Isolamento
Especifica uma preferência de isolamento para o cluster dinâmico. Uma preferência de isolamento indica se você deseja que o cluster dinâmico seja executado nos mesmos nós que outras instâncias de clusters dinâmicos ou se deseja que o cluster dinâmico seja o único em execução em um nó.
  • Selecione Nenhum Requisito de Isolamento se as instâncias desse cluster dinâmico puderem ser executadas no mesmo nó que outras instâncias de clusters dinâmicos diferentes. Esta é a opção padrão.
  • Selecione Isolamento Estrito se as instâncias desse cluster dinâmico puderem ser executadas apenas com outras instâncias do mesmo cluster dinâmico no mesmo nó.
  • Selecione Associar com um Grupo de Isolamento se a instância do cluster puder ser executada com qualquer outra instância de um cluster dinâmico que esteja no mesmo grupo compartilhado e no mesmo nó. Especifique o valor de Nome do Grupo de Isolamento. Para criar um novo grupo de isolamento para esse cluster dinâmico, digite um nome exclusivo. Para selecionar a partir de uma lista dos grupos de isolamento existentes, clique em Procurar. Uma topologia dos grupos de isolamento atuais é exibida. Clique em um nome de grupo de isolamento para selecionar o grupo.
Etapa 4: Confirmar um Novo Cluster Dinâmico

Um resumo de ações exibe as alterações para a criação do cluster dinâmico. Clique em Concluir para criar o cluster dinâmico.




Informações relacionadas
Configurações do Cluster Dinâmico
Coleta de Clusters Dinâmicos
Coleta de Membros de Cluster Dinâmico
Configurações do Membro de Cluster Dinâmico
Propriedades Customizadas do Cluster Dinâmico

dc_detail_main_new