O suporte à configuração automática do proxy fornece um formulário de transparência, no qual os clientes não têm que configurar um navegador para apontar para um servidor proxy ou SOCKS específico, mas para um arquivo PAC (configuração automática do proxy). Isso permite que o administrador do sistema modifique a configuração com pouco impacto para os clientes, que atualizam seus arquivos de configuração automática e são direcionados automaticamente para a nova configuração. Os administradores do servidor podem utilizar isso para rotear novamente os pedidos quando os servidores estiverem desativados, para equilibrar a carga de trabalho, para enviar pedidos de URLs específicas para proxies específicos, ou por outros motivos específicos de sua instalação. Observe que novos arquivos PAC são recarregados apenas quando um navegador é reiniciado.
A configuração automática do proxy é uma função do navegador que permite seleção mais dinâmica do servidor. O arquivo PAC é um arquivo JavaScript que consiste em funções que são chamadas pelo navegador do cliente antes de cada recuperação de URL. As funções retornam valores que indicam se um servidor proxy, servidor SOCKS ou uma conexão direta é utilizada para atender o pedido. O arquivo também poderá redirecionar o pedido se a conexão inicial a ser utilizada estiver desativada. Quando o navegador de um cliente for definido como proxy automático, ele chamará o arquivo PAC JavaScript sempre que uma URL for solicitada pelo usuário.
A página de configuração do Proxy Auto-Configuration permite que você crie um arquivo PAC que contém algumas funções básicas.