IBM(R) Cross Platform Technologies for Windows(R) v 2.0
README de Instalação e Configuração


(c) Copyright IBM Corporation 1999, 2001. Todos os direitos reservados.

(c) Copyright Sun Microsystems, Inc.1997, 2001. 901 San Antonio Rd., Palo Alto, CA 94303 USA. Todos os direitos reservados.

Nota: A citação completa de copyright está incluída na seção Avisos deste documento.


Este arquivo README contém informações sobre a instalação e configuração do produto IBM Cross Platform Technologies for Windows v 2.0 .

Todos os pacotes IBM Cross Platform Technologies for Windows, com exceção do ICAT, são suportados nos seguintes produtos:

Além disso, todos os pacotes, exceto o pacote JAAS (Java Authentication and Authorization Services), também são suportados nos sistemas Windows 95 e Windows 98.


Conteúdo

  • Antes de instalar
  • Instalação assistida (interativa)
  • Mesclando pacotes divididos
  • Extraindo o Installer
  • Instalando pacotes com o Installer
  • Instalando os pacotes Developer Kit e Runtime Environment
  • Instalando o Plug-in Java(TM)
  • Instalando do Runtime Environment como a Máquina Virtual Java (JVM) do sistema
  • Instalando o Java Communications API
  • Instalando o ICAT
  • Instalação não-assistida
  • Instalação não-assistida em Clientes do WorkSpace On-Demand
  • Instalação não-assistida do IBM Accessibility Bridge
  • Remoção
  • Removendo o Java Communications API
  • Removendo o ICAT
  • Após a instalação
  • Documentação
  • Procurando o build IBM e o número da versão
  • Desativando o Suporte para Java Accessibility
  • Compilador JIT (just-in-time)
  • Desativando o JIT
  • Ativando o JIT
  • Determinando se o JIT está ativado
  • Executando uma aplicativo Java
  • Informações para usuários japoneses
  • Avisos
  • Marcas

  • Antes de instalar

    Antes de instalar os pacotes do IBM Cross Platform Technologies for Windows, você deve fazer o download do pacote Installer e dos pacotes do IBM Cross Platform Technologies for Windows que deseja instalar.

    Você pode optar por fazer o download de pacotes grandes por partes. Se fizer isto, também será necessário fazer o download do utilitário Merge para combinar as partes em um arquivo.

    Assegure que o download de todos os pacotes seja feito para o mesmo diretório. (Os pacotes e os nomes de seus arquivos estão listados em Instalação assistida (interativa).) Se fizer download de pacotes divididos, assegure que esteja fazendo o download de todas as partes. Não altere os nomes dos arquivos dos quais você fizer o download.

    Antes de iniciar a instalação, assegure que exista espaço suficiente no diretório TEMP para uso durante a instalação. Por padrão, este diretório é C:\WINDOWS\TEMP.

    A quantidade de espaço temporário requerida no diretório TEMP durante a instalação é mostrada na lista a seguir. (Apenas os pacotes mostrados requerem espaço temporário.)

    Apenas pacote instalável do Developer Kit 49 MB
    Apenas pacote instalável do Runtime Environment 22 MB
    Apenas pacote instalável JAAS (Java Authentication and Authorization Services) 4 MB
    Pacotes instaláveis Java Developer Kit, Runtime Environment e JAAS 67 MB

    Caso não exista espaço temporário suficiente, o programa de instalação gerará um erro e encerrará a instalação. Se você acreditar que realmente possui espaço temporário suficiente disponível, mas mesmo assim esta mensagem aparece, verifique se o download dos pacotes que está tentando instalar está completo. É possível fazer isto comparando os tamanhos dos arquivos de seus pacotes com os tamanhos dos arquivos mostrados nas páginas da Web a partir das quais foi feito download dos pacotes.


    Instalação assistida (interativa)

    Os pacotes que podem ser instalados com o Installer e seus nomes de arquivos são:

    Além disso, existem dois outros pacotes que não necessitam do Installer para serem instalados. Estes pacotes e seus nomes de arquivos são:

    Estes pacotes são fornecidos como arquivos zip. Consulte Instalando o Java Communications API e Instalando o ICAT para obter instruções de instalação.

    Outros pacotes são fornecidos na forma de arquivos .zip para redistribuição com aplicativos Java. Estes pacotes são:


    Mesclando pacotes divididos

    Se tiver feito o download de algum dos pacotes por partes, você deve usar o utilitário Merge para juntar as partes novamente. Se tiver feito o download de todos os pacotes como arquivos únicos, você pode ignorar esta seção.

    Para mesclar pacotes divididos:

    1. Assegure que tenha feito o download do pacote do utilitário Merge. (O nome do arquivo é mergeutility.exe.)
    2. Dê um clique duplo no objeto mergeutility.
    3. Como alternativa, você pode digitar o seguinte em um prompt de comandos no diretório em que foi feito download do utilitário Merge:

          mergeutility
      

      Isto extrai o utilitário Merge e seu arquivo de dados requerido.

    4. Dê um clique duplo no objeto merge.
    5. Como alternativa, você pode digitar o seguinte em um prompt de comandos no diretório em que foi feito download do utilitário Merge:

          merge
      

      Isto cria novamente qualquer pacote que esteja dividido em vários arquivos:

      Nota: Se não tiver feito o download de todas as partes de um pacote ou se os nomes de arquivos das partes foram alterados quando o download foi feito, o utilitário Merge exibirá uma mensagem de erro e o pacote não será criado novamente.

    Para criar novamente os pacotes manualmente, digite o seguinte em um prompt de comandos:

    copy /b ibm-cpt-xx20.ex1 + ibm-cpt-xx20.ex2 + ibm-cpt-xx20.ex3 ... ibm-cpt-xx20.exe

    Assegure que todos os nomes de arquivos sejam especificados; se os nomes de arquivos tiverem sido alterados quando o download foi feito, especifique os nomes dos arquivos usados quando foi feito download das partes. Assegure que o nome do arquivo combinado criado seja o nome de arquivo do pacote original, para que o Installer possa reconhecer o arquivo.


    Extraindo o Installer

    Para extrair o Installer após ter feito o download do pacote Installer, dê um clique duplo no objeto ibm-cpt-in20.

    Como alternativa, você pode digitar o seguinte em um prompt de comandos no diretório em que foi feito download dos pacotes:

        ibm-cpt-in20
    

    O Installer e seus arquivos de dados requeridos são extraídos.

    Descompacte o arquivo readme.zip no diretório em que foi feito download dos pacotes.


    Instalando pacotes com o Installer

    Para instalar os pacotes instaláveis dos quais você fez download:

    1. Após ter extraído o pacote Installer, dê um clique duplo no objeto install.
    2. Como alternativa, você pode digitar o seguinte em um prompt de comandos no diretório em que foi feito download dos pacotes:

          install
      
    3. Siga as instruções das janelas de instalação para instalar os pacotes dos quais foi feito o download.

    Instalando os pacotes instaláveis Developer Kit e Runtime Environment

    Se tiver feito o download do pacote instalável Developer Kit, as seguintes seleções serão exibidas no painel de instalação:

    Se você selecionar CPT Toolkit Program Files, o componente Runtime Environment também será instalado.

    Se você tiver feito o download do pacote instalável Runtime Environment, a seguinte seleção será exibida no painel de instalação:

    O Runtime Environment sempre é instalado, por padrão, no diretório C:\Arquivos de Programas\IBM\Java13\jre . Como o pacote Developer Kit inclui o componente Runtime Environment, se você selecionar os componentes CPT Toolkit Program Files e CPT Runtime Environment, apenas uma cópia do Runtime Environment será instalada.

    Para instalar um Runtime Environment separado do Developer Kit, inicie novamente o processo de instalação. Desta vez, selecione apenas o componente CPT Runtime Environment e especifique um diretório diferente do diretório em que o Developer Kit foi instalado.

    Instalando o Plug-in Java

    O Plug-in Java é instalado por padrão durante a instalação do pacote Runtime Environment ou quando você seleciona a opção SDK Program Files durante a instalação do pacote Developer Kit.

    Se o pacote Runtime Environment estiver sendo instalado e você não quiser instalar o Plug-in Java:

    1. No painel Selecionar Componentes, clique em CPT Runtime Environment.
    2. Clique em Alterar. O painel Selecionar Sub-componentes será exibido.
    3. Clique em Java Plug-in para desmarcá-lo.
    4. Clique em Continuar.

    Se o pacote Developer Kit estiver sendo instalado e você não quiser instalar o Plug-in Java:

    1. No painel Selecionar Componentes Durante a Instalação, clique em CPT Toolkit Program Files.
    2. Clique em Alterar.
    3. Clique em Java Plug-in para desmarcá-lo.

    Nota: Se estiver instalando um Runtime Environment separado do Developer Kit (conforme descrito em Instalando o Developer Kit e o Runtime Environment), e não desejar instalar o Plug-in Java, assegure ter desmarcado Java Plug-in para os componentes CPT Toolkit Program Files e CPT Runtime Environment.

    Instalando o pacote Runtime Environment como o JVM (Java Virtual Machine) do sistema

    Durante a instalação do Runtime Environment (como parte do pacote instalável Developer Kit ou a partir do pacote instalável do Runtime Environment), o programa pergunta se você deseja instalar o Runtime Environment como o JVM (Java Virtual Machine) do sistema. Se você instalar esse componente como o JVM do sistema, o programa de instalação copiará os arquivos java.exe e javaw.exe para o diretório do Windows (\Windows no Windows 95 e no Windows 98, \Winnt no Windows NT e no Windows 2000). Se existir atualmente uma versão do java.exe ou javaw.exe no diretório do Windows, será solicitado que você substitua a versão existente pela versão atual. A instalação destes arquivos no diretório do Windows torna o Runtime Environment o JVM padrão do sistema.


    Instalando o Java Communications API

    Antes de instalar o pacote Java Communications API, instale o Runtime Environment, como parte do pacote Developer Kit ou a partir do pacote Runtime Environment .

    Para instalar o pacote Java Communications API:

    1. Coloque o arquivo zip do pacote Java Communications API, ibm-javacomm-win32-x86.zip, no diretório em que o Runtime Environment está instalado. Se você instalou no diretório padrão, ele será o diretório C:\Arquivos de Programas\IBM\Java13 .
    2. Descompacte o arquivo. Os seguintes arquivos são extraídos conforme mostrado:

      Por exemplo, se você aceitou o diretório padrão quando o Runtime Environment foi instalado, o arquivo comm.jar se encontra no diretório C:\Arquivos de Programas\IBM\Java13\jre\lib\ext .

      Se o arquivo for descompactado em outro diretório, os arquivos serão colocados na mesma estrutura de diretório, mas C:\Arquivos de Programas\IBM\Java13 será substituído pelo diretório em que o arquivo foi descompactado.


    Instalando o ICAT

    Antes de instalar o ICAT, instale o pacote Developer Kit. O ICAT não é suportado no Windows.

    Para instalar o pacote ICAT:

    1. Coloque o arquivo zip do ICAT, ibm-icat-win32-x86.zip, no diretório em que o pacote Developer Kit está instalado. A menos que um diretório diferente tenha sido especificado durante a instalação do pacote Developer Kit, o diretório será C:\Arquivos de Programas\IBM\Java13.

    2. Descompacte o arquivo.

    Para obter mais informações sobre o ICAT, após ter descompactado o arquivo, consulte o arquivo readme.txt no subdiretório icatjava do diretório em que o pacote Developer Kit foi instalado. Para obter mais informações sobre o uso do ICAT, use o navegador da Web para exibir o arquivo icatjava.htm no subdiretório icatjava\help do diretório em que o pacote do Developer Kit foi instalado.


    Instalação não-assistida

    Para concluir uma instalação não-assistida, é necessário concluir primeiro uma instalação assistida e criar um arquivo de resposta (setup.iss) que registra as opções feitas durante a instalação. Para funcionar adequadamente, o arquivo de resposta criado precisa estar correto para os computadores nos quais você deseja utilizá-lo. Se necessário, crie vários arquivos de resposta para serem usados na instalação de pacotes em computadores que possuem configurações diferentes.

    Para criar um arquivo de resposta durante a execução da instalação, digite o seguinte em um prompt de comandos:

        install /r
    

    Dependendo da plataforma que está sendo usada, um arquivo de resposta (setup.iss) será criado em um dos seguintes diretórios:

    Plataforma Diretório
    Windows 95 C:\Windows
    Windows 98 C:\Windows
    Windows NT C:\Winnt
    Windows 2000 C:\Winnt

    em que C: é a unidade de inicialização.

    Nota: A mensagem a seguir poderá aparecer durante uma instalação interativa:

       Um outro Runtime Environment Java está atualmente
       instalado como o JVM do Sistema. Selecione Sim para
       substituir esta versão ou Não para sair desta
       instalação.
    

    Se esta mensagem for exibida, selecione Não e saia da instalação. Vá para o diretório de sistema do Windows e exclua os dois arquivos a seguir:

    Após ter excluído os arquivos, reinicie a instalação interativa através do comando mostrado no início desta seção.

    No sistema em que deseja executar a instalação não-assistida, copie o arquivo de resposta setup.iss para o diretório C:\Windows ou C:\Winnt. Após ter copiado o arquivo para o sistema e diretório corretos, digite o seguinte em um prompt de comandos:

        install /s /f1c:\Windows\setup.iss /f2c:\setup.log
    

    Notas:

    1. No comando mostrado, use o diretório C:\Windows para os sistemas Windows 95 e Windows 98, C:\Winnt para os sistemas Windows NT e Windows 2000.
    2. Não há espaços após /f1 ou /f2.
    3. O sinalizador /f1 especifica o nome e a localização do arquivo de resposta. O sinalizador /f2 especifica o nome e a localização do arquivo de log.

    Se a instalação for bem-sucedida, o arquivo de log conterá ResultCode=0.


    Instalação não-assistida em Clientes do WorkSpace On-Demand

    Para concluir uma instalação não-assistida em Clientes do Windows do WorkSpace On-Demand, siga essas etapas:

    1. Assegure que tenha feito o download do pacote Installer e do pacote do Runtime Environment. Os nomes dos arquivos são:

      Installer ibm-cpt-in20.exe
      Ambiente
      Environment
      ibm-cpt-rn20.exe

      Se você deseja instalar o Developer Kit e os pacotes do JAAS, assegure que tenha feito o download deles. Os nomes dos arquivos são:

      Developer Kit ibm-cpt-tn20.exe
      JAAS ibm-jaas-win32-x86.exe
    2. Em um computador em execução no Windows 95, Windows 98 ou Windows NT, extraia o Installer. Use as instruções em Extraindo o Installer.
    3. Gere um arquivo de resposta setup.iss para seus Clientes do WorkSpace On-Demand concluindo uma instalação em qualquer sistema Windows, seguindo as instruções em Instalação não-assistida.

      Veja a seguir um exemplo de um arquivo setup.iss que instala o Runtime Environment:

      [InstallShield Silent]
      Version=v5.00.000
      File=Response File
      [File Transfer]
      OverwriteReadOnly=NoToAll
      [DlgOrder]
      Dlg0=SdWelcome-0
      Count=6
      Dlg1=SdAskDestPath-0
      Dlg2=SdComponentDialog2-0
      Dlg3=AskYesNo-0
      Dlg4=SdStartCopy-0
      Dlg5=SdFinish-0
      [SdWelcome-0]
      Result=1
      [SdAskDestPath-0]
      szDir=C:\Arquivos de Programas\IBM\Java13
      Result=1
      [SdComponentDialog2-0]
      CPT Runtime Environment-type=string
      CPT Runtime Environment-count=2
      CPT Runtime Environment-0=CPT Runtime Environment\CPT Runtime Environment
      CPT Runtime Environment-1=CPT Runtime Environment\Java Plug-in
      Component-type=string 
      Component-count=1
      Component-0=CPT Runtime Environment
      Result=1
      [AskYesNo-0]
      Result=0
      [SdStartCopy-0]
      Result=1
      [Application]
      Name=IBM Cross Platform Technologies for Windows v 2.0
      Version=1.3
      Company=IBM
      Lang=0009
      [SdFinish-0]
      Result=1
      bOpt1=0
      bOpt2=0
      
    4. No Servidor do WorkSpace On-Demand, é necessário fazer alterações nos diretórios $IBMJVM na árvore RIPL. Os diretórios $IBMJVM estão localizados como segue:

    5. Copie os seguintes arquivos, dos quais você fez download, extração ou criação anteriormente, para os diretórios $IBMJVM na árvore RIPL do Windows em seu Servidor do WorkSpace On-Demand. Alguns arquivos precisam ser renomeados, conforme mostrado:

      Copie e renomeie o seguinte arquivo para instalar o Developer Kit:

      Copie e renomeie o seguinte arquivo para instalar o JAAS:

    6. No Servidor do WorkSpace On-Demand, exclua o arquivo setup.exe dos subdiretórios $IBMJVM na árvore RIPL.
    7. No Servidor do WorkSpace On-Demand, modifique o arquivo IBMJVM.BAT nos subdiretórios $IBMJVM. O novo arquivo IBMJVM.BAT será o seguinte:
          c:
          cd \$IBMJVM
          start /wait c:\$ibmjvm\install /s /f1c:\$ibmjvm\setup.iss /f2c:\$ibmjvm\setup.log             
          c:\$IBMJVM\dosexit
      
    8. No Servidor do WorkSpace On-Demand, use o seguinte comando para redefinir todos os clientes existentes no Windows:
          netwin riplmach [client_name] /reset
      

      em que [client_name] é o nome de um cliente existente no Windows.

    9. Reinicie o cliente ou clientes do Windows para reinstalá-los.

    Instalação não-assistida do IBM Accessibility Bridge

    O produto IBM Accessibility Bridge inclui três arquivos que são colocados nos diretórios adequados durante a instalação padrão do JDK 1.3.0. Estes arquivos e seus diretórios são:

    Arquivo Diretório
    JawBridge.jar jre\lib\ext
    JawBridge.dll jre\bin
    Accessibility.properties jre\lib

    O produto IBM Accessibility Bridge é desativado por padrão. Para ativar o produto IBM Accessibility Bridge, exclua o sinal (#) que aparece no início da linha indicada a seguir, incluída no arquivo Accessibility.properties:

    #assistive_technologies=JawBridge


    Remoção

    Para remover o IBM Cross Platform Technologies for Windows, instalado com instalação assistida ou não-assistida:

    1. Na área de trabalho do Windows, dê um clique duplo em Meu computador.
    2. Dê um clique duplo em Painel de controle.
    3. Dê um clique duplo em Adicionar ou remover programas.
    4. Clique em IBM Cross Platform Technologies for Windows v 2.0 na lista, e clique em Adicionar ou remover.
    5. Clique em Sim.
    6. Este procedimento removerá todos os pacotes do IBM Cross Platform Technologies for Windows instalados com o Installer. Este procedimento não remove os pacotes Java Communications API e ICAT.


    Removendo o pacote Java Communications API

    Para remover o pacote Java Communications API, exclua os seguintes arquivos do diretório em que o Runtime Environment foi instalado:

    Por padrão, o Runtime Environment é instalado no diretório C:\Arquivos de Programas\IBM\Java13 .


    Removendo o pacote ICAT

    Para remover o pacote ICAT, exclua os arquivos do subdiretório icatjava.


    Após a instalação

    As próximas seções fornecem informações básicas sobre a utilização do IBM Cross Platform Technologies for Windows.


    Documentação

    Arquivos README e outros documentos que descrevem o IBM Cross Platform Technologies for Windows podem ser encontrados no subdiretório docs do diretório de instalação do pacote Developer Kit, do pacote Runtime Environment, o de ambos. Se você aceitou o diretório padrão, a documentação estará no diretório C:\Arquivos de Programas\IBM\Java13\docs .


    Procurando o número de versão e de build IBM

    Para obter o número de versão e do build IBM, digite o seguinte em um prompt de comandos:

        java -version
    

    Desativando o Suporte para Java Accessibility

    Você pode desativar ou ativar o suporte para Java Accessibility utilizando a variável de ambiente JAVA_ASSISTIVE. Para evitar que a JVM carregue o suporte para Java Accessibility, defina a variável de ambiente JAVA_ASSISTIVE como OFF. É uma boa idéia desativar a variável de ambiente JAVA_ASSISTIVE, se você estiver executando a JVM por meio de um acesso de rede e não necessitar de suporte para Java Accessibility que a JVM carrega por padrão. A desativação da variável de ambiente JAVA_ASSISTIVE aumenta o desempenho do carregamento JVM dos aplicativos Java que não fornecem suporte à tecnologia Java de assistência.


    Compilador JIT (just-in-time)

    O compilador JIT gera dinamicamente um código de máquina para seqüências de códigos de bytes utilizadas freqüentemente em um aplicativo ou applet Java durante a execução. O compilador JIT é ativado por padrão.


    Desativando o JIT

    É possível desativar o JIT para ajudar no isolamento de um problema com um aplicativo Java, um applet ou o próprio compilador. Para desativar o JIT, digite o seguinte em um prompt de comandos:

        set JAVA_COMPILER=none
    

    Ativando o JIT

    Para ativar o JIT, digite o seguinte em um prompt de comandos:

        set JAVA_COMPILER=jitc
    

    Determinando se o JIT está ativado

    Para verificar se o JIT está ativado ou não, digite o seguinte em um prompt de comandos:

        java -version
    

    Se o compilador JIT estiver sendo usado, uma mensagem será exibida contendo a seguinte mensagem:

        JIT enabled: jitc
    

    Se o JIT não estiver sendo usado, uma mensagem contendo o seguinte será exibida:

        JIT disabled.
    

    Executando um aplicativo Java

    Para executar um aplicativo Java, digite o seguinte em um prompt de comandos:

        java classname
    

    em que classname é o nome do arquivo da classe Java (aplicativo Java) que deseja executar.

    Nota: Se o Runtime Environment não foi instalado como a JVM do sistema, será necessário definir o caminho no qual os diretórios apropriados devem ser incluídos primeiro. Para atualizar o caminho, digite o seguinte em um prompt de comandos:

        set path=javadir\bin;javadir\jre\bin
    

    em que javadir é o diretório onde o Runtime Environment foi instalado. Por padrão, este diretório é C:\Arquivos de Programas\IBM\Java13.

    Se estiver desenvolvendo aplicativos Java, consulte IBM Cross Platform Technologies for Windows Developer Kit README para obter informações mais detalhadas sobre a definição de PATH e CLASSPATH. O arquivo está no subdiretório docs do diretório em que o pacote do Developer Kit foi instalado. O nome do arquivo é readme.devkit.ibm.html


    Informações para usuários japoneses

    As informações a seguir podem ser úteis se você estiver utilizando a versão japonesa do produto IBM Cross Platform Technologies for Windows.


    Avisos

    (c) Copyright IBM Corporation 1999, 2001. Todos os direitos reservados.

    (c) Copyright Sun Microsystems, Inc.1997, 2001. 901 San Antonio Rd., Palo Alto, CA 94303 USA. Todos os direitos reservados.

    Nota: Direitos Restritos para Usuários do Governo dos Estados Unidos -- Uso, duplicação ou divulgação restritos pelo contrato GSA ADP Schedule com a IBM Corporation.

    Para obter informações sobre os produtos e serviços atualmente disponíveis em sua área, consulte um representante IBM de sua localidade. Qualquer referência a um produto, programa ou serviço IBM não significa que apenas produtos, programas ou serviços IBM possam ser utilizados. Qualquer produto, programa ou serviço funcionalmente equivalente, que não infrinja nenhum direito de propriedade intelectual da IBM, poderá ser utilizado em substituição a este produto, programa ou serviço. A avaliação e verificação da operação de qualquer produto, programa ou serviço é de inteira responsabilidade do usuário.

    A IBM pode ter patentes ou solicitações de patentes pendentes relativas a assuntos tratados nesta publicação. O fornecimento deste documento não lhe garante direito algum sobre tais patentes. Consultas sobre licenças devem ser enviadas, por escrito, para:

    O parágrafo a seguir não se aplica a nenhum país em que tais disposições não estejam de acordo com a legislação local:

    A INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES CORPORATION FORNECE ESTA PUBLICAÇÃO "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA", SEM GARANTIA DE NENHUM TIPO, EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO ÀS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE MERCADO OU ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO PROPÓSITO. Alguns países não permitem a exclusão de garantias explícitas ou implícitas em certas transações; portanto, esta disposição pode não se aplicar a você.

    Estas informações podem conter imprecisões técnicas ou erros tipográficos. Periodicamente, são feitas alterações nas informações aqui contidas; tais alterações serão incorporadas em futuras edições desta publicação. A IBM pode fazer aperfeiçoamentos e/ou alterações nos produtos e/ou programas descritos nesta publicação, a qualquer momento, sem aviso prévio.

    Referências nesta publicação a sites não-IBM na Web são fornecidas apenas por conveniência e não representam de forma alguma um endosso a esses sites na Web. Os materiais contidos nesses sites da Web não fazem parte dos materiais deste produto IBM e a utilização desses sites da Web é de responsabilidade do usuário.

    A IBM pode utilizar ou distribuir as informações recebidas da forma que julgar adequada, sem incorrer em obrigações para com você.

    Os proprietários de licenças deste programa que desejarem obter informações com o propósito de habilitar (i) o intercâmbio de informações entre programas criados de modo independente e outros programas (incluindo este) e (ii) a utilização mútua das informações intercambiadas, devem entrar em contato com:

    Tais informações podem estar disponíveis, sujeitas a termos e condições apropriados, incluindo, em alguns casos, o pagamento de uma taxa.

    O programa licenciado descrito neste documento e todo o material licenciado disponível são fornecidos pela IBM sob os termos do Contrato com Cliente IBM, Contrato de Licença de Programa Internacional IBM ou qualquer contrato equivalente.

    Todos os dados de desempenho aqui descritos foram determinados em um ambiente controlado. Portanto, os resultados obtidos em outros ambientes operacionais podem variar significativamente. Algumas medições podem ter sido efetuadas em sistemas em fase de desenvolvimento e não há garantia de que tais medições sejam as mesmas em sistemas disponíveis para o mercado. Além disso, algumas medições podem ter sido estimadas através de extrapolação. Os resultados reais podem variar. Os usuários deste documento devem verificar os dados que se aplicam ao seu ambiente específico.

    As informações referentes a produtos não-IBM foram obtidas junto aos fornecedores desses produtos, anúncios publicados ou outras fontes publicamente disponíveis. A IBM não testou esses produtos e não pode confirmar a precisão de desempenho, compatibilidade nem qualquer outra reivindicação relacionada a produtos não-IBM. Dúvidas sobre os recursos dos produtos não-IBM devem ser encaminhadas aos fornecedores dos respectivos produtos.

    Esta edição se aplica ao produto IBM Cross Platform Technologies for Windows v 2.0 e a todos os releases e modificações subseqüentes, até que indicado de forma diferente em futuras edições.


    Marcas

    IBM é marca da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.

    Java é marca da Sun Microsystems, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. A tecnologia Java pertence e é exclusivamente licenciada pela Sun Microsystems, Inc.

    Microsoft, Windows, Windows NT e o logotipo do Windows são marcas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.

    Outros nomes de empresas, produtos e serviços podem ser marcas ou marcas de serviço de terceiros.