Criando Scanners Customizados para Análise do Log

É possível criar scanners customizados para análise do log. Depois de configurar o scanner, os resultados são gerados nos relatórios quando você executa a ferramenta xsLogAnalyzer. O scanner customizado varre os logs para os registros de eventos com base nas expressões regulares que você especificou.

Procedimento

  1. Crie um arquivo de propriedades de especificações do scanner que especifica a expressão geral para executar o scanner customizado.
    1. Crie e salve um arquivo de propriedades. O arquivo deve estar no diretório loganalyzer_root/config/custom. É possível nomear o arquivo como: you like. O arquivo é usado pelo novo scanner, portanto, nomear o scanner no arquivo de propriedades é útil, por exemplo: my_new_server_scanner_spec.properties.
    2. Inclua as propriedades a seguir no arquivo my_new_server_scanner_spec.properties:
      include.regular_expression = REGULAR_EXPRESSION_TO_SCAN
      A variável REGULAR_EXPRESSION_TO_SCAN é uma expressão regular na qual filtrar os arquivos de log.
      Exemplo: Para varrer em busca de instâncias de linhas que contêm as sequências "xception" e "rror" independentemente da ordem, configure a propriedade include.regular_expression com o valor a seguir:
      include.regular_expression = (xception.+rror)|(rror.+xception)
      Esta expressão regular faz com que os eventos sejam registrados se a sequência "rror" vier antes ou após a sequência "xception".

      Exemplo:

      Para varrer através de cada linha nos logs em busca de instâncias de linhas que contêm as sequências de frase "xception" ou a frase "rror" independetemente da ordem, configure a propriedade include.regular_expression com o valor a seguir:
      include.regular_expression = (xception)|(rror)
      Essa expressão regular faz com que os eventos sejam registrados se a sequência "rror" ou "xception" existir.
  2. Crie um arquivo de configuração que a ferramenta xsLogAnalyer usa para criar o scanner.
    1. Crie e salve um arquivo de configuração. O arquivo deve estar no diretório loganalyzer_root/config/custom. É possível nomear o arquivo como scanner_nameScanner.config, em que scanner_name é um nome exclusivo para o novo scanner. Por exemplo, você pode nomear o arquivo serverScanner.config
    2. Inclua as propriedades a seguir no arquivo scanner_nameScanner.config:
      scannerSpecificationFiles = LOCATION_OF_SCANNER_SPECIFICATION_FILE
      A variável LOCATION_OF_SCANNER_SPECIFICATION_FILE é o caminho e o local do arquivo de especificação que você criou na etapa anterior. Por exemplo: loganalyzer_root/config/custom/my_new_scanner_spec.properties. Também é possível especificar diversos arquivos de especificação de scanner usando uma lista separada por ponto e vírgula:
      scannerSpecificationFiles = LOCATION_OF_SCANNER_SPECIFICATION_FILE1;LOCATION_OF_SCANNER_SPECIFICATION_FILE2
  3. Execute a ferramenta xsLogAnalyzer. Para obter informações adicionais, consulte Executando Análise de Log.

Resultados

Depois de executar a ferramenta xsLogAnalyzer, o relatório contém novas guias no relatório para os scanners customizados que você configurou. Cada guia contém as visualizações a seguir:
Gráficos
Um gráfico plotado que ilustra os eventos registrados. Os eventos são exibidos na ordem na qual os eventos foram localizados.
Tabelas
Uma representação tabular dos eventos registrados.
Relatórios Resumo