Configurando a Capacidade Máxima de uma Grade de Dados

Você pode definir uma capacidade máxima para cada grade de dados em uma coleção. A configuração da capacidade máxima limita a quantidade de armazenamento de dados que uma grade de dados específica pode usar. O limite de capacidade garante que a capacidade de armazenamento disponível para a coleção seja usada de uma maneira previsível.

Antes de Iniciar

Sobre Esta Tarefa

Depois de configurar os limites de capacidade máxima em cada grade de dados na coleção, o limite de capacidade é impingido comparando o tamanho total de todos os dados primários na grade de dados com o limite de capacidade configurado para a grade de dados. A capacidade usada por cópias de dados de réplica não é considerada quando a grade de dados é medida no limite de capacidade configurado.

O limite de capacidade máximo é uma quantidade de dados máxima que pode ser inserida na grade de dados. O limite não é garantia de uma quantidade de espaço alocada para a grade de dados. Assim, uma grade de dados pode não atingir seu limite de capacidade configurado se a coleção não tiver capacidade para armazenar os dados. A razão para capacidade insuficiente na coleção pode ser um limite de capacidade alto na grade de dados ou a capacidade consumida por outras grades de dados na coleção.

Quando o limite de capacidade para uma determinada grade de dados é violado, a grade manipula as operações de inserção de uma das maneiras a seguir:
  • Por padrão, as operações de inserção que violam a capacidade de limite de grade são rejeitadas. Os processos do cliente recebem uma exceção em resposta às solicitações de inserção. Operações de leitura, atualização e exclusão serão bem sucedidas se a grade de dados estiver excedendo seu limite de capacidade. Com essas operações limitadas, a grade de dados poderá executar em um nível mínimo de função, mas o crescimento adicional da grade de dados será preservado.
  • Disponível apenas em uma grade de dados simples, é possível substituir esse comportamento padrão selecionando a opção Usar despejo de menos utilizado recentemente (LRU) para esta grade de dados. A seleção dessa opção acomoda novas inserções em uma grade de dados simples e mantém o limite de capacidade removendo a entrada de dados menos utilizada recentemente. A configuração da capacidade máxima em uma grade dados não requer uma reinicialização, entretanto, se você selecionou a opção LRU em uma grade simples, a grade será reiniciada automaticamente para que as mudanças entrem em vigor. Este também será o caso se você decidir desativar a opção LRU em uma grade simples.

Procedimento

  1. No interface com o usuário, clique em Grade de Dados > data_grid_type > data_grid_name > Mostrar Atributos Avançados.
  2. Selecione Limitar a Quantidade da Capacidade para esta Grade de Dados.
  3. Se você estiver configurando a capacidade máxima para uma grade de dados simples e desejar que a grade aceite novas operações de inserção (em vez de rejeitá-las) à custa de entradas de dados menos utilizadas recentemente, selecione Usar despejo de menos utilizado recentemente (LRU) para esta grade de dados. Clique em Aplicar Mudanças para salvar. Você é avisado de que os dados na grade serão perdidos a fim de concluir a reinicialização.
  4. Visualize o consumo de capacidade atual para determinar a capacidade máxima para definir para a grade de dados selecionada. Você também pode garantir que não esteja excedendo a capacidade total da coleção.
    O gráfico de barras mostra o consumo de dados de MyGrid, todas as grades limitadas e todas as grades não limitadas. O limite de capacidade de MyGrid, todas as grades de dados limitadas e a capacidade total da coleção são colocados em gráfico com linhas verticais.
    Nesse gráfico, a grade de dados atual que está sendo configurada, MyGrid, está usando atualmente 900 megabytes de capacidade. Ela tem um limite de capacidade configurado no momento de 2000 megabytes. No nível coletivo, a capacidade total da coleção é de 4000 megabytes. Além disso, o total de todos os limites configurados nas grades de dados com capacidade limitada é de 3400 megabytes. Essas grades estão usando atualmente 2900 megabytes. Finalmente, existe pelo menos uma grade de dados na coleção que não tem um limite de capacidade definido. Essas grades de dados sem limites de capacidade definidos estão consumindo aproximadamente 900 megabytes.
  5. Insira um valor para o limite de consumo de dados primários em MB. Ao pressionar Enter, o consumo máximo possível de capacidade dos dados primários e de réplica é exibido. Esse número varia com base no número de réplicas que você definiu. No entanto, lembre-se de que o número de réplicas está limitado pelo número de dispositivos na coleção. Se você tiver quatro réplicas definidas e três dispositivos na coleção, sua coleção conterá um primário e duas réplicas.
  6. Clique em Aplicar Mudanças para salvar a configuração. Você não precisa reiniciar sua grade de dados para ativar o novo limite.

Exemplo

Exemplo de Limite de Capacidade: Diversas Grades de Dados

As grades de dados A, B e C estão definidas em uma coleção com uma capacidade total de 600 gigabytes de armazenamento. Nenhuma réplica é definida em qualquer uma das grades de dados. A grade de dados A tem um limite de capacidade de 100 gigabytes. A grade de dados B tem um limite de capacidade de 50 gigabytes. A grade de dados C tem um limite de capacidade de 200 gigabytes. Neste cenário, pelo menos 250 gigabytes de capacidade não utilizada estarão sempre disponíveis na coleção. O tamanho total de três grades de dados não pode aumentar além de 350 gigabytes.

Exemplo de Limite de Capacidade: Réplicas

A grade de dados A é definida em uma coleção de dois dispositivos. A grade de dados A tem uma réplica síncrona e duas assíncronas, para um total de três réplicas. O limite de capacidade da grade é definido como 100 megabytes. Inicialmente, o consumo máximo de capacidade dessa grade é de 200 megabytes. Como a coleção tem apenas dois dispositivos, existe um primário e uma cópia de réplica dos dados. A grade de dados primários pode usar até 100 megabytes. A réplica aumenta na mesma taxa da grade de dados primários, resultando em uma capacidade total máxima consumida de 200 megabytes. Se um terceiro dispositivo for incluído na coleção, uma segunda cópia de réplica dos dados será inserida. O consumo máximo da grade se torna de 300 megabytes, de um primário mais duas réplicas.

Exemplo de Limite de Capacidade: Grades de Dados Sem Limite de Capacidade

As grades de dados A, B e C estão definidas em uma coleção com uma capacidade total de 600 gigabytes de armazenamento. A grade de dados A tem um limite de 100 gigabytes. A grade de dados B tem um limite de 50 gigabytes. A grade de dados C não tem um limite de capacidade. Nenhuma réplica é definida em qualquer uma das três grades. Como a grade de dados C não tem limite, ela pode consumir o total de 600 gigabytes de capacidade disponível. Como resultado, a grade de dados A e B não poderiam inserir nenhum dado. Qualquer dado que a grade de dados A ou B inseriu permanece, mas não é garantido que as grades de dados atinjam seus limites de capacidade. Não há garantia de que a grade de dados C tenha pelo menos 450 gigabytes disponível para consumo porque as outras grades de dados no sistema não podem consumir mais que um total de 150 gigabytes de 600 gigabytes de capacidade. Esse cálculo de 450 gigabytes ignora qualquer capacidade consumida pelos dados de réplica. Se duas ou mais grades de dados sem limite existirem na coleção, a capacidade possível de qualquer grade de dados específica não será garantida.