Início Rápido do Serviço de Sistema de Mensagens da Web

O serviço de sistema de mensagens da Web consiste de um arquivo JavaTM archive (JAR) de tempo de execução, que é colocado no diretório de instalação do WebSphere® Application Server, e de uma biblioteca designada para ser inserida em um módulo da Web novo ou existente como um arquivo JAR utilitário. Essa seção fornece instruções breves sobre como ativar o serviço de sistemas de mensagens da Web e o desenvolvimento de um aplicativo ativado por sistema de mensagens da Web. Incluídos nesta seção estão links para seções mais detalhadas. .


Etapa 1. Instale o serviço de sistema de mensagens da web.

O serviço de sistema de mensagens da Web deve ser instalado para executar um aplicativo ativado pelo sistema de mensagens da Web. Consulte as instruções de instalação do Instruções de instalação do IBM® WebSphere Application Server Feature Pack for Web 2.0 and Mobile para obter informações adicionais.

Etapa 2: Localize a biblioteca de utilitários.

Localize a biblioteca do utilitário de serviço de sistema de mensagens da Web que foi fornecida com esta documentação. 

Etapa 3. Ative o serviço de mensagens da web

Você deve ativar o serviço de sistema de mensagens da Web para um aplicativo ativado pelo sistema de mensagens da Web ser executado. Consulte as instruções de Ativação do Serviço de Sistema de Mensagens da Web para obter informações adicionais.

  1. Efetue login no console administrativo do WebSphere Application Server.
  2. Navegue para Servidores->Servidores de Aplicativos
  3. Selecione o servidor de aplicativos atual.
  4. Expanda Configurações do Contêiner de Web e selecione Cadeias de Transporte do Contêiner de Web.
  5. Selecione a cadeia de transporte WCInboundDefault ou selecione a cadeia de transporte que corresponde ao Host Virtual que você selecionará durante a instalação do aplicativo.
  6. Selecione WCC2 (Web Container Inbound Channel).
  7. Selecione Propriedades Customizadas.
  8. Clique em Novo.
  9. Digite webmsgenabled para a propriedade do nome e true para o valor.
  10. Clique em Aplicar.
  11. Clique em Salvar para salvar as informações de repositório.
  12. É possível reiniciar o servidor de aplicativos agora ou aguardar até depois da etapa Configurar Barramento de Integração de Serviços.

Etapa 4. Configure um barramento de integração de serviço.

Um aplicativo de sistema de mensagens da Web deve ter um barramento de integração de serviços configurado com um espaço de tópico para execução. No mínimo, o nome do barramento deve ser fornecido em um arquivo de configuração do sistema de mensagens da Web para que um aplicativo de sistema de mensagens da Web funcione.

Etapa 5. Insira o Dojo Toolkit no módulo da web.

O Dojo Toolkit fornece suporte a clientes para o serviço de sistema de mensagens da Web. A maneira mais fácil é incluir o Dojo Toolkit em um módulo da Web. Se o Dojo Toolkit não estiver incluído em um módulo da Web (atendido de forma estática através do servidor da Web, por exemplo), o local da URI (Uniform Resource Identifier) do arquivo dojo.js deverá ser conhecido para carregar o Dojo Toolkit em qualquer arquivo de apresentação do módulo da Web.

Etapa 6. Integre a biblioteca de utilitários de sistema de mensagens da web no módulo da web.

O melhor local para inserir a biblioteca do utilitário de sistema de mensagens da Web é em um diretório WEB-INF/lib do módulo da Web como uma biblioteca do utilitário. Copie o arquivo webmsg_applib.jar localizado na etapa 1 para o diretório WEB-INF/lib do módulo da Web. É possível utilizar a biblioteca do utilitário de sistema de mensagens da Web no mesmo módulo da Web que o Dojo Toolkit ou em um módulo da Web diferente. O ponto de interação chave é a URI de comunicação do protocolo Bayeux. Consulte as etapas de instalação para obter informações adicionais.

Etapa 7. Determine a URI de comunicação do serviço de sistema de mensagens da web e mapeie o servlet de sistema de mensagens da web dessa URI.

O parâmetro de mapeamento de servlet "/webmsgServlet" define a URI de comunicação entre o cliente de Bayeux do Dojo e o serviço de sistema de mensagens da Web. No lado do servidor, deve ser criado um mapeamento de servlet que corresponda ao parâmetro de inicialização dojox.cometd.init. O mapeamento de servlet mapeia para a classe de servlet com.ibm.websphere.webmsg.servlet.WebMsgServlet. Esse servlet é fornecido na biblioteca do utilitário de sistema de mensagens da Web. Um exemplo de arquivo web.xml é mostrado abaixo. Consulte Desenvolvendo um Aplicativo Ativado pelo Sistema de Mensagens da Web para obter informações adicionais.
	
  <servlet>
    <description/>
    <display-name>
       WebMsgServlet
    </display-name>
    <servlet-name>WebMsgServlet</servlet-name>
    <servlet-class>
	com.ibm.websphere.webmsg.servlet.WebMsgServlet
    </servlet-class>
  </servlet>
  <servlet-mapping>
    <servlet-name>WebMsgServlet</servlet-name>
    <url-pattern>/webmsgServlet</url-pattern>
  </servlet-mapping>


      
Na etapa 9, a URI definida acima será utilizada pelo cliente cometd do Dojo Toolkit para fins de inicialização. Uma instrução de inicialização simples em um arquivo de apresentação é usada na etapa 9 e um exemplo é mostrado aqui para comparação:  dojox.cometd.init( "webmsgServlet");

Etapa 8. Crie um arquivo de configuração de sistema de mensagens da web.

O serviço de sistema de mensagens da Web lê os parâmetros de configuração a partir de um arquivo de configuração para manipular pedidos de sistema de mensagens da Web recebidos. Crie um arquivo de configuração do sistema de mensagens da Web, webmsg.json, no diretório WEB-INF (mesmo diretório do arquivo web.xml) semelhante ao exemplo a seguir. O arquivo webmsg.json é especificado como um Objeto (mapa) de JSON com cada chave correspondendo a um nome de servlet existente mapeado para o servlet do sistema de mensagens da Web. A seção Visão Geral da Configuração fornece informações sobre todas as possíveis opções de configuração.

{
   "WebMsgServlet":
      {
         "busName": "thebus",
         "destination": "Default.Topic.Space",
         "clientCanPublish": true,
         "longPollTimeout": 30
      }
}
      

Etapa 9. Crie o aplicativo cliente.

Toda a configuração do lado do servidor agora está concluída, exceto para instalar o aplicativo. A tarefa restante é criar a lógica do lado do cliente utilizando as funções do Dojo Toolkit. Um exemplo de teste simples é fornecido aqui. Observe como o parâmetro da URI de inicialização corresponde ao mapeamento de servlet do sistema de mensagens da Web.

<html>
  <head>
    <title>cometd client/server test page</title>

    <script type="text/javascript" src="dojo/dojo.js"
        djConfig="isDebug: true, parseOnLoad: true, debugAtAllCosts: false"></script>
    <script type="text/javascript">
       dojo.require("dojox.cometd");
       dojo.addOnLoad(function(){
          dojox.cometd.init("webmsgServlet")
          dojox.cometd.subscribe("/testtopic", window, "display");
         }
       );
       function display(msg) {
           alert("Message " + msg.data.test);
       }
    </script>
    <div align="left">
      <button Id="publishButton" onclick="dojox.cometd.publish('/testtopic', {test: 'Data'});">
         <span style="font-size:small">PUBLISH</span>
      </button>
    </div>
   </head>
   <body></body>
</html>
      

Etapa 10. Instalar e Executar o Aplicativo.

Monte, instale e teste o aplicativo usando os procedimentos de montagem, instalação e de teste de aplicativo da Web padrão.



Termos de Uso | Feedback