Instalando Imagens Virtuais para VMware ESX

É possível instalar o produto da imagem virtual, configurar o sistema operacional e configurar o produto do servidor de aplicativos.

Antes de Iniciar

Para se familiarizar com o IBM® WebSphere Application Server Hypervisor Edition, consulte a visão geral do IBM WebSphere Application Server Hypervisor Edition.

Você deve ter a versão apropriada do VMware ESX ou do VMware ESXi para executar a imagem do WebSphere Application Server Hypervisor Edition.

Sobre Esta Tarefa

A imagem virtual do IBM WebSphere Application Server Hypervisor Edition contém os produtos a seguir:
Tabela 1. Produtos incluídos e descrições
Produto Descrição
Sistema Operacional Novell SLES ou RedHat Enterprise Linux
  • Montado em /
  • Disco SCSI de 12 GB
  • Usuário raiz e IDs do sistema operacional virtuser
  • Nenhuma unidade adicional (Por exemplo CD-ROM ou DVD) está configurada, mas elas podem ser incluídas através do console do VMware ESX Server.
Disco Binário IBM
  • Montado em /opt/IBM
  • Disco SCSI de 13 GB
WebSphere Application Server Versão 8.5.x Instalado em /opt/IBM/WebSphere/AppServer
IBM HTTP Server para WebSphere Application Server Versão 8.5.x Instalado em /opt/IBM/HTTPServer
IBM HTTP Server Plug-in para WebSphere Application Server Versão 8.5.x Instalado em /opt/IBM/Plugins
IBM Installation Manager Instalado em /opt/IBM/InstallationManager
Perfis pré-criados para WebSphere Application Server Versão 8.5x Instalado em /opt/IBM/WebSphere/Profiles
IBM WebSphere Application Server Web 2.0 e Mobile Toolkit Instalado no /opt/IBM/WebSphere/Web20Mobile
Cliente do WebSphere eXtreme Scale Versão 8.5.x Instalado em /opt/IBM/WebSphere/AppServer

A imagem virtual é configurada para 1,5 GB de RAM disponível, que pode ser aumentada. A imagem virtual possui rede NAT ativada, que pode ser alterada para vinculado ou apenas host.

Use o procedimento a seguir para instalar o produto da imagem virtual, configurar o sistema operacional e configurar o produto do servidor de aplicativos.

Procedimento

  1. Faça upload da imagem .ovf para seu hypervisor. É necessário transferir os discos do sistema virtual do IBM WebSphere Application Server Hypervisor Edition para o hypervisor de destino.
    1. Extraia o conteúdo dos pacotes compactados para seu sistema local. Execute o comando tar -xzf com relação a cada pacote:
      Tabela 2. Nomes dos arquivos de imagem virtual
      Produto Arquivos
      VMware ESX
      • was.85xx.nd.linux.vmware.ovf.binary.sles.x86.tgz
      • was.85xx.nd.linux.vmware.ovf.metadata.sles.x86.tgz
      • was.85xx.nd.linux.vmware.ovf.sles.x86.os.tgz
    2. Faça upload dos arquivos para o hypervisor ESX. Transfira os arquivos extraídos para o hypervisor VMware ESX utilizando o VMware Infrastructure Client. Clique em Arquivo > Implementar Modelo de OVF. No primeiro painel do assistente, clique em Procurar e localize o arquivo WebSphere_V8.ovf extraído na etapa anterior. Nomeie a imagem, selecione o armazenamento de dados apropriado e selecione a rede a ser usada. Na conclusão do assistente a transferência de discos para o hypervisor e para a MV é registrada.
  2. Leia as notas adicionais da imagem VMware para obter informações adicionais.
  3. Clique no botão LIGADO para ativar a imagem virtual no VMware Infrastructure Client ou no cliente baseado na web. A imagem do VMware é iniciada com uma exibição de entrada de login da linha de comandos.
  4. A máquina virtual inicia e uma interface da linha de comandos é exibida. Efetue login no sistema operacional utilizando as credenciais root padrão.
    • Login do wasvmx: root
    • Senha: password
    Dica: Se cometeu um erro enquanto estava digitando na interface de linha de comando, use a combinação de teclas Ctrl+h para apagar.
  5. Leia e aceite todas as declarações e os contratos de licença tanto para os produtos Novell quanto WebSphere. Se não aceitar todas as licenças, a instalação da imagem virtual é interrompida. Leia cada contrato e selecione Eu entendo e pressione Enter para continuar.
  6. Depois de aceitar as declarações de licença, painel de seleção de idioma e teclado é exibido. Especifique os valores, selecione Aceitar e pressione Enter. Apesar de o sistema operacional suportar idiomas adicionais, os painéis de instalação estão disponíveis somente nos idiomas suportados pelo WebSphere Application Server Hypervisor Edition. A tabela a seguir lista os idiomas suportados:
    Tabela 3. Idiomas Suportados pelo WebSphere Application Server Edition
    Código do Idioma Country Idioma(UTF-8)
    en_US Estados Unidos Inglês
    de_DE Alemanha Alemão
    ja_JP Japão Japonês
    ko_KR Coreia Coreano
    zh_CN China Chinês simplificado
    zh_TW China Chinês Tradicional
    fr_FR França Francês
    it_IT Itália Italiano
    es_ES Espanha Espanhol
    pt_BR Brasil Português
    cs_CZ República Tcheca Tcheco
    hu_HU Hungria Húngaro
    pl_PL Polônia Polonês
    ru_RU Rússia Russo
  7. A tela de Configuração de Rede é exibida. Para especificar um protocolo de rede estático ou um Protocolo de Configuração de Host Dinâmico (DHCP), insira x próximo a seleção.

    Se você especificar DHCP, então digite os valores para os campos Nome do host e Domínio.

    Se você especificar o endereçamento estático, então digite valores para os campos Endereço IP, Máscara de subrede, Gateway padrão (Opcional) e Servidor DNS (Opcional). Os valores de servidor DNS devem ser digitados como endereços IP.

    Selecione Avançar e pressione Enter.

  8. A tela de configuração de Senha para o usuário root é exibida. Digite uma nova senha para o usuário root. Altere esta senha a partir do valor padrão. Selecione Avançar e pressione Enter.
  9. A tela de configuração de Senha para o usuário virtuser é exibida. Insira uma nova senha para o usuário virtuser, que é o usuário não raiz padrão para a instalação. Altere essa senha padrão para um valor diferente. Selecione Avançar e pressione Enter.
  10. As seleções de rede e senha são configuradas e as telas com os resultados da configuração são exibidas. Revise as informações de resultados e selecione Concluir e pressione Enter.
  11. Depois da configuração do Linux ter sido concluída, a configuração do perfil do WebSphere é ativada e a tela de seleção do ambiente é exibida. Selecione um dos arquivos pré-configurados do WebSphere Application Server ou selecione Nenhum se preferir criar um perfil usando o comando Ferramenta de Gerenciamento de Perfis ou o manageprofiles antes de iniciar a imagem virtual. Selecione um dos tipos de perfil do WebSphere pré-configurados que são descritos na tabela a seguir:
    Tabela 4. Tipos de Ambientes do WebSphere
    Tipo de Perfil Descrição
    Servidor de Aplicativos Crie um perfil do servidor de aplicativos independente.
    Perfil Customizado Crie um perfil customizado que pertence a uma célula do gerenciador de implementação para disponibilizar os aplicativos para a Internet ou para uma intranet sob o gerenciamento do gerenciador de implementação. Você deve federar esse nó para utilizá-lo.
    Gerenciador de Implementação Crie um gerenciador de implementação que forneça capacidade de gerenciamento para vários nós federados. Os nós e o gerenciador de implementação compõem uma célula.
    Gerenciador de tarefa Crie um gerenciador de tarefas que forneça um único console para administrar vários servidores básicos, múltiplos gerenciadores de implementação e faça envio de tarefas assíncrono.
    Agente administrativo + n perfis do servidor de aplicativos Crie um agente administrativo que forneça uma única interface para administrar vários servidores de aplicativos não-federados.
    Célula Crie uma célula com dois perfis: um gerenciador de implementação e um nó do servidor de aplicativos que já esteja federado na célula do gerenciador de implementação. É útil para ambientes de desenvolvimento.
    IBM HTTP Server Crie um perfil do IBM HTTP Server. Quando o perfil do IBM HTTP Server for selecionado nas telas azuis, os serviços init.d do SLES será criado e inicializado pelo padrão para o IBM HTTP Server e o adminserver.
    Servidor de perfil Liberty Crie um servidor de perfil do Liberty.
    Nenhum Não crie um perfil. Porém, se não criar um perfil neste momento, então você deverá criar um perfil após a instalação para ter um produto operacional.

    Selecione Avançar e pressione Enter.

  12. A tela de configuração de Perfil é exibida. Você pode alterar o nome da célula e o nome do nó do perfil selecionado. Se o perfil escolhido for um perfil do servidor de aplicativos, perfil customizado ou perfil do IBM HTTP Server, então você pode escolher federar o perfil ao gerenciador de implementação. Se o perfil selecionado for um agente administrativo, então você pode escolher a quantidade de perfis básicos que deseja e pode, opcionalmente, registrar o perfil com um gerenciador de tarefas.

    Você também pode selecionar a opção para iniciar automaticamente os servidores criados quando a configuração for concluída.

  13. O processo de configuração é executado até a conclusão e a tela de progresso da configuração é exibida. O local do log de configuração é indicado na tela de resultados. Selecione Concluir e pressione Enter.
  14. A imagem virtual conclui o carregamento e a área de trabalho do virtuser é exibida. A área de trabalho é preconfigurada com ícones para o console de administração do WebSphere Application Server, Primeiros Passos e o Ferramenta de Gerenciamento de Perfis. Além disso, dependendo do perfil selecionado, a área de trabalho possui ícones para iniciar o gerenciador de implementação ou servidores de aplicativos pré-configurados.
  15. Configure um NTP (Network Time Protocol) Server ou defina manualmente a data, o horário e o fuso horário atuais na imagem virtual. Os horários do sistema virtual devem ser sincronizados para garantir a federação adequada. A configuração de um servidor NTP é preferível, mas a sincronização manual dos horários do sistema é uma solução alternativa.

Resultados

Você instalou e configurou a imagem virtual do WebSphere. Inicie o ambiente de perfil com os ícones de área de trabalho disponíveis, se o ambiente não tiver sido iniciado. Se houver problemas durante a ativação, será possível visualizar os logs de ativação em /opt/IBM/AE/AR/ConfigWAS.traceout e /opt/IBM/WebSphere/Profiles/.ibm/ConfigWAS.summary.

Reconfigurando a imagem:

Para redefinir a imagem depois do WebSphere Application Server Hypervisor Edition ter sido configurado, conclua a operação a seguir:
  • su - root
    /var/adm/ibmvmcoc-postinstall/resetvm.sh -notools –resetip
  • Pare a imagem e exclua o diretório onde você extraiu os arquivos .tgz. Não exclua os arquivos .tgz originais. Inicie novamente seguindo as instruções de instalação no início deste documento.

O que Fazer Depois

Inicie seu ambiente de perfil com os ícones de área de trabalho disponíveis se o ambiente ainda não tiver sido iniciado. Clique no ícone do Console Administrativo para abrir o console administrativo. Efetue login com o ID do usuário e a senha do virtuser configurados anteriormente.

Aplique a manutenção ao servidor de aplicativos usando o Update Installer para Software WebSphere ou através de imagens virtuais atualizadas a partir da IBM. Para obter informações adicionais sobre a manutenção do servidor de aplicativos, consulte o Gerenciador de Instalação Centralizado (CIM) no centro de informações. Aplique a manutenção do sistema operacional na imagem virtual através dos pacotes para download ou através de imagens virtuais atualizadas da IBM.

Tópico de Tarefa    

Termos e condições para centros de informações | Feedback

Última atualização: June 02, 2013 09:55 AM EDT
http://www14.software.ibm.com/webapp/wsbroker/redirect?version=v850hyperv&product=was-nd-mp&topic=tins_virt_install_vmware_esx
Nome do arquivo: tins_virt_install_vmware_esx.html