O Load Balancer cria sistemas de extremidade da rede que direcionam o fluxo do tráfego da rede, reduzindo o congestionamento e equilibrando a carga em vários outros serviços e sistemas. O Load Balancer fornece seleção de sites, gerenciamento de carga de trabalho, autorização de sessão e failover transparente.
O Load Balancer é instalado entre a Internet e os servidores de backend da empresa, que podem ser hosts de conteúdo ou máquinas do Caching Proxy. O Load Balancer age como o único nó de ponto de presença da empresa na Internet, mesmo que a empresa utilize muitos servidores de backend de grande demanda ou uma grande quantidade de conteúdo. Também é possível garantir alta disponibilidade instalando um Load Balancer de backup, que assume no caso de falha temporária do principal.
O Load Balancer intercepta pedidos de dados de clientes e encaminha cada pedido para o servidor que, no momento, tem melhor capacidade de atender ao pedido. Em outras palavras, ele equilibra a carga de pedidos que chegam entre um conjunto definido de máquinas que atendem ao mesmo tipo de pedidos. O Load Balancer pode distribuir pedidos para muitos tipos de servidores, incluindo WebSphere Application Server e máquinas do Caching Proxy. O balanceamento de carga pode ser personalizado para um aplicativo específico ou plataforma, utilizando consultores personalizados. Os consultores de finalidades especiais estão disponíveis para a obtenção de informações para o equilíbrio de carga de WebSphere Application Server.
Se o componente Content Based Routing for instalado junto com o Caching Proxy, os pedidos HTTP e HTTPS podem até ser distribuídos com base em URLs ou em outras características determinadas pelo administrador, eliminando a necessidade de armazenar conteúdo idêntico em todos os servidores de backend. O componente Dispatcher também pode fornecer a mesma função para pedidos HTTP.
O balanceamento de carga melhora a disponibilidade e escalabilidade de seu Web site fazendo cluster de servidores de conteúdo de forma transparente, incluindo servidores HTTP, servidores de aplicativos e servidores proxy, que são servidores de conteúdo substitutos. A disponibilidade é alcançada por meio de paralelismo, balanceamento de carga e suporte a failover. Quando o servidor pára de funcionar, os negócios não são interrompidos. A escalabilidade de uma infra-estrutura é melhorada significativamente porque a força do processamento de backend pode ser incluída de forma transparente.
O Load Balancer inclui os seguintes componentes:
Para todos os serviços de Internet, tais como HTTP, FTP, HTTPS e Telnet, o componente Dispatcher executa equilíbrio de carga para servidores em uma LAN (Local Area Network) ou uma WAN (Wide Area Network). Para dispositivos HTTP, o Dispatcher pode executar equilíbrio de carga de servidores com base no conteúdo de URL do pedido do cliente.
O componente Dispatcher permite o gerenciamento estável e eficiente de uma grande rede escalável de servidores. Com o Dispatcher, você pode ligar muitos servidores individuais ao qual parece ser um único servidor virtual. Assim, seu site parecerá ser um único endereço IP para todos.
Para serviços HTTP e HTTPS, o componente Content Based Routing realiza o equilíbrio de carga para servidores baseados no conteúdo do pedido do cliente. O componente Content Based Routing funciona junto com o componente Caching Proxy do Application Server.
IMPORTANTE: O componente CBR Content Based Routing está disponível em todas as plataformas suportadas, com as seguintes exceções:
Como alternativa para este tipo de instalação, você poderá utilizar o método de encaminhamento cbr do componente do Load Balancer's Dispatcher para oferecer uma rota baseada em conteúdo de pedidos HTTP e HTTPS sem utilizar Caching Proxy. Consulte a publicação WebSphere Application Server Load Balancer Administration Guide para obter mais informações.
Balanceador de Carga para IPv4 e IPv6 suporta apenas o método mac de encaminhamento de componentes Dispatcher Os métodos de encaminhamento nat e cbr não são suportados.
O componente Site Selector melhora um sistema de balanceamento de carga, permitindo que ele aja como o nó de ponto de presença para uma rede e equilibra a carga de pedidos de entrada, mapeando nomes DNS para endereços IP. Junto com o Metric Server, o Site Selector pode monitorar o nível de atividade em um servidor, detectar quando um servidor tiver a quantidade mínima de tráfego de rede e detectar um servidor com falha.
Este componente é suportado em todas as instalações do componente Edge, com a seguinte exceção:
O componente Cisco CSS Controller gera métricas de carga do servidor que são enviadas para um comutador Cisco CSS para seleção de servidor, otimização de carga e tolerância a falhas.
Este componente é suportado em todas as instalações do componente Edge, com a seguinte exceção:
O componente Nortel Alteon Controller gera métricas de carga do servidor que são enviadas para um comutador Nortel Alteon para seleção de servidor, otimização de carga e tolerância a falhas.
Este componente é suportado em todas as instalações do componente Edge, com a seguinte exceção:
O componente Metric Server é executado como um daemon em um servidor de equilíbrio de carga e fornece informações sobre cargas do sistema para componentes do Load Balancer.