Load Balancer

O Load Balancer cria sistemas de extremidade da rede que direcionam o fluxo do tráfego da rede, reduzindo o congestionamento e equilibrando a carga em vários outros serviços e sistemas. O Load Balancer fornece seleção de sites, gerenciamento de carga de trabalho, autorização de sessão e failover transparente.

O Load Balancer é instalado entre a Internet e os servidores de backend da empresa, que podem ser hosts de conteúdo ou máquinas do Caching Proxy. O Load Balancer age como o único nó de ponto de presença da empresa na Internet, mesmo que a empresa utilize muitos servidores de backend de grande demanda ou uma grande quantidade de conteúdo. Também é possível garantir alta disponibilidade instalando um Load Balancer de backup, que assume no caso de falha temporária do principal.

O Load Balancer intercepta pedidos de dados de clientes e encaminha cada pedido para o servidor que, no momento, tem melhor capacidade de atender ao pedido. Em outras palavras, ele equilibra a carga de pedidos que chegam entre um conjunto definido de máquinas que atendem ao mesmo tipo de pedidos. O Load Balancer pode distribuir pedidos para muitos tipos de servidores, incluindo WebSphere Application Server e máquinas do Caching Proxy. O balanceamento de carga pode ser personalizado para um aplicativo específico ou plataforma, utilizando consultores personalizados. Os consultores de finalidades especiais estão disponíveis para a obtenção de informações para o equilíbrio de carga de WebSphere Application Server.

Se o componente Content Based Routing for instalado junto com o Caching Proxy, os pedidos HTTP e HTTPS podem até ser distribuídos com base em URLs ou em outras características determinadas pelo administrador, eliminando a necessidade de armazenar conteúdo idêntico em todos os servidores de backend. O componente Dispatcher também pode fornecer a mesma função para pedidos HTTP.

O balanceamento de carga melhora a disponibilidade e escalabilidade de seu Web site fazendo cluster de servidores de conteúdo de forma transparente, incluindo servidores HTTP, servidores de aplicativos e servidores proxy, que são servidores de conteúdo substitutos. A disponibilidade é alcançada por meio de paralelismo, balanceamento de carga e suporte a failover. Quando o servidor pára de funcionar, os negócios não são interrompidos. A escalabilidade de uma infra-estrutura é melhorada significativamente porque a força do processamento de backend pode ser incluída de forma transparente.

O Load Balancer inclui os seguintes componentes:

Dispatcher

Para todos os serviços de Internet, tais como HTTP, FTP, HTTPS e Telnet, o componente Dispatcher executa equilíbrio de carga para servidores em uma LAN (Local Area Network) ou uma WAN (Wide Area Network). Para dispositivos HTTP, o Dispatcher pode executar equilíbrio de carga de servidores com base no conteúdo de URL do pedido do cliente.

O componente Dispatcher permite o gerenciamento estável e eficiente de uma grande rede escalável de servidores. Com o Dispatcher, você pode ligar muitos servidores individuais ao qual parece ser um único servidor virtual. Assim, seu site parecerá ser um único endereço IP para todos.

Content Based Routing

Para serviços HTTP e HTTPS, o componente Content Based Routing realiza o equilíbrio de carga para servidores baseados no conteúdo do pedido do cliente. O componente Content Based Routing funciona junto com o componente Caching Proxy do Application Server.

IMPORTANTE: O componente CBR Content Based Routing está disponível em todas as plataformas suportadas, com as seguintes exceções:

Site Selector

O componente Site Selector melhora um sistema de balanceamento de carga, permitindo que ele aja como o nó de ponto de presença para uma rede e equilibra a carga de pedidos de entrada, mapeando nomes DNS para endereços IP. Junto com o Metric Server, o Site Selector pode monitorar o nível de atividade em um servidor, detectar quando um servidor tiver a quantidade mínima de tráfego de rede e detectar um servidor com falha.

Este componente é suportado em todas as instalações do componente Edge, com a seguinte exceção:

Cisco CSS Controller

Nota:
O componente Controlador Cisco CSS é fornecido com Load Balancer para IPv4, mas ele pode não suportar produtos de hardware mais novos. Consulte a página de pré-requisitos para o hardware suportado: http://www.ibm.com/support/docview.wss?rs=180&uid=swg27006921

O componente Cisco CSS Controller gera métricas de carga do servidor que são enviadas para um comutador Cisco CSS para seleção de servidor, otimização de carga e tolerância a falhas.

Este componente é suportado em todas as instalações do componente Edge, com a seguinte exceção:

Nortel Alteon Controller

Nota:
O componente Nortel Alteon Controller é fornecido com Load Balancer para IPv4, mas ele pode não suportar produtos de hardware mais novos. Consulte a página de pré-requisitos para o hardware suportado: http://www.ibm.com/support/docview.wss?rs=180&uid=swg27006921

O componente Nortel Alteon Controller gera métricas de carga do servidor que são enviadas para um comutador Nortel Alteon para seleção de servidor, otimização de carga e tolerância a falhas.

Este componente é suportado em todas as instalações do componente Edge, com a seguinte exceção:

Metric Server

O componente Metric Server é executado como um daemon em um servidor de equilíbrio de carga e fornece informações sobre cargas do sistema para componentes do Load Balancer.