As políticas de serviço contêm uma ou mais definições de classe de transação. A política de serviço cria a meta, enquanto a classe de transação da tarefa é utilizada para conectar a tarefa a essa meta. Ao trabalhar com aplicativos residentes do z/OS, a meta definida na política de serviço é utilizada apenas para monitoramento e geração de relatórios em vez de gerenciamento de carga de trabalho ativa. A classe de transação também serve os propósito de fornecer o valor TCLASS que é propagado para o pedido e usado pelo Workload Manager para z/OS (WLM).
Classes de transação são um subcontêiner da política de serviço para o trabalho que está sendo classificado na política de serviço que pode ser utilizada para monitoramento granulado mais adequado. O relacionamento entre as políticas de serviço e as classes de transação é de um para vários: Uma única política de serviço pode ter várias definições de classes de transação, mas cada classe de transação pertence a exatamente uma política de serviço. Cada política de serviço possui uma classe de transação padrão, que, na maioria dos cenários, é suficiente. Classes de transação adicionais são criadas quando um monitoramento granulado mais adequado é necessário para o ambiente. Casa nome da classe de transação deve ser exclusivo dentro da célula.
No ambiente do Compute Grid cada tarefa é designada como uma classe de tarefa. Uma classe de job estabelece uma política para o consumo de recurso por um conjunto de tarefas em grade. Se uma tarefa não especificar uma classe de tarefa, um padrão será fornecido.
O planejador de tarefa avalia a lista de regras de classificação em ordem e designa a classe de transação especificada pela primeira regra correspondente. Apenas um conjunto de regras de classificação por célula é suportado. Uma classe de transação padrão configurável, DEFAULT_TC por padrão, é associada a esse conjunto. Se nenhuma regra de classificação corresponder a uma tarefa, a classe de transação padrão será aplicada a esse tarefa. Quando existir apenas um ambiente do Compute Grid, haverá um campo de texto onde o nome da classe de transação será especificado.
Quando um pedido de dispatch de tarefa atinge a região de controle, o TCLASS é extraído do cabeçalho de pedido de HTTP e usado para associar o pedido a um WLM para a classe de serviço z/OS. Um enclave, que tem a classe de serviço indicada, é criado e é despachado usando o WLM para uma região servant onde a tarefa é executada. O enfileiramento e a priorização para alcançar os objetivos da classe de serviço são executados pelo WLM para z/OS nesse momento.
As políticas de serviço definidas no ambiente do WebSphere Extended Deployment não são definidas automaticamente no WLM para z/OS. Após definir as classes de serviço no WLM para z/OS, as políticas de serviço correspondentes e as classes de transação no WebSphere Extended Deployment devem ser definidas ou vice-versa.