WebSphere Virtual Enterprise, Version 6.1.1
             Sistemas Operacionais: AIX,, HP-UX, Linux, Solaris, Windows ,


Propriedades Customizadas do Cluster Dinâmico

Você pode usar as propriedades customizadas do cluster dinâmico para alterar o comportamento de seus clusters dinâmicos e posicionamento de aplicativo.

Propriedade Customizada equalCPUFactor [Version 6.1.1 and later]

Você pode usar a propriedade customizada equalCPUFactor para dizer ao DWLM (Dynamic Workload Manager) como equalizar o desempenho dos servidores em um cluster dinâmico.

O DWLM calcula pesos dinâmicos para os servidores em um cluster dinâmico para equalizar o desempenho dos servidores. As duas medidas comuns de desempenho do servidor são:
  • Tempo médio de serviço para um pedido que é enviado para o servidor.
  • A utilização do processador do nó.
Com a propriedade customizada é possível especificar a relevância de uma dessas medidas sobre a outra. Por exemplo, se desejar consistência sobre como os usuários de seu site percebem o desempenho do site, você pode optar por otimizar o tempo médio de serviço. Se você estiver mais preocupado com a utilização de seu hardware, você pode escolher a utilização do processador como sua medida de desempenho.

Para colocar mais prioridade sobre o tempo de serviço da média de equalização, configure o valor de propriedade customizada como 0. Para equalizar a utilização do processador do nó, configure o valor como 1. Para usar uma mistura de ambas as medidas com um peso relativo para cada medida, configure o valor para um valor fracionário entre 0 e 1 como, por exemplo, 0.4. Configurando o valor para um fração, você está colocando um peso relativo de 0.4 para a utilização do processador e 1-0.4, ou um 0.6, de peso relativo para o tempo médio de serviço.

A equalização de ambas as medidas ao mesmo tempo pode não ser possível todas as vezes. Por exemplo, em um ambiente onde os servidores são heterogêneos ou possuem uma variação desigual de quantidade de carga em segundo plano, a equalização da utilização do processador pode resultar em um tempo médio de serviço desigual. Um servidor rápido e um lento executando na mesma utilização de processador pode resultar em um tempo médio de pedido curto e longo, respectivamente. Um pedido que gasta uma quantidade significativamente de tempo em um dos diversos servidores em uma camada mais profunda em um tempo médio de serviço diferente. Esta variação pode ocorrer dependendo do servidor ao qual o pedido foi enviado, mesmo se os servidores na camada mais profunda forem homogêneos e possuírem utilização de processador igual. Existem outras situações onde o tempo de serviço de um pedido depende de recursos diferentes do processador. O valor da propriedade customizada equalCPUFactor ajuda o controlador DWLM a determinar uma medida ponderada tanto do tempo médio de serviço quanto da utilização do processador a ser equalizada.

Mesmo sem a propriedade customizada equalCPUFactor, a utilização do processador dos servidores em um determinado cluster dinâmico tem um efeito no comportamento do controlador DWLM. Em geral, quando a utilização do processador é baixa, a distribuição igual de cargas assume precedência sobre a equalização do desempenho do tempo de serviço ou da utilização. Gradualmente, conforme a utilização aumenta, o desempenho da equalização começa a assumir precedência. Em valores muito altos de utilização do processador, os pesos tendem a não mudar muito para se evitar instabilidade. Quando a utilização do processador é alta, a sensibilidade do desempenho na distribuição de cargas naquele ponto de operação extremo aumenta.

Tabela 1. Valores da Propriedade Customizada equalCPUFactor
Escopo Célula, que aplica-se a todos os clusters dinâmicos na célula, ou no nível de cluster dinâmico individual. Se a propriedade customizada for especificada tanto no nível do cluster dinâmico quanto da célula, o valor de nível do cluster dinâmico substitui o valor que é especificado no nível de célula.
Valores válidos Um valor fracionário entre 0 e 1.
Padrão 0 para ambientes sem virtualização e 1 para ambientes virtualizados.
Propriedade Customizada HttpSessionRebalanceOff

É possível usar a propriedade customizada HttpSessionRebalanceOff para desativar o rebalanceamento da sessão de HTTP.

O rebalanceamento da sessão HTTP é automaticamente ativado. Você pode utilizar o reequilíbrio da sessão HTTP para redesignar afinidades de sessão existentes para novos servidores que se tornam disponíveis para o processamento de determinados aplicativos da Web. Consulte Reequilíbrio da Sessão HTTP para obter informações adicionais.

Utilize a propriedade customizada HttpSessionRebalanceOff se quiser retornar sua configuração para o antigo comportamento de sessão HTTP, no qual as afinidades de sessão são estabelecidas com um determinado servidor de aplicativos e não são redesignadas para nenhum servidor novo que se torne disponível.

Por padrão, o rebalanceamento da sessão é desativado nos clusters dinâmicos que consistem em servidores que não estão executando o WebSphere Application Server, como servidores PHP ou Tomcat, porque talvez você tenha outro mecanismo de armazenamento em cluster de sessão implementado para esses servidores.

Você pode considerar a desativação do reequilíbrio da sessão HTTP se os tamanhos de sua sessão forem grandes. Se suas sessões forem grandes, o custo para mover as sessões para um novo servidor pode ser maior que o benefício de retirar a carga de trabalho do servidor original. Você pode utilizar os dados da PMI (Performance Monitoring Infrastructure) para decidir se deve desativar o reequilíbrio da sessão. Talvez você veja em seus dados de PMI que o tempo de resposta, a utilização de memória e a utilização do processador é aumentada em servidores específicos para transferir as informações da sessão. Consulte o Centro de Informações do WebSphere Application Server Network Deployment para obter informações adicionais sobre a análise de dados PMI e as boas práticas para uso de sessões HTTP.

Se você deixar o rebalanceamento da sessão ativado, conforme as sessões se tornarem mais uniformemente distribuídas, a utilização de memória e de processador também se tornará mais uniformemente distribuída pelos servidores no cluster. Se um cluster estiver mais balanceado, será mais fácil para o WebSphere Virtual Enterprise tomar decisões autônomas.

Tabela 2. Valores da Propriedade Customizada HttpSessionRebalanceOff
Escopo Cluster dinâmico
Valores válidos true: Desativa o rebalanceamento de sessão HTTP.

false: ativa o rebalanceamento da sessão HTTP. Se desejar desativar o rebalanceamento da sessão HTTP para servidores de aplicativo do WebSphere Application Server, você pode excluir a propriedade customizada.

Padrão

Para clusters dinâmicos que consistem em servidores de aplicativos do WebSphere Application Server: false (ativado)

Para clusters dinâmicos que consistem em servidores que não são servidores de aplicativos do WebSphere Application Server, como servidores PHP ou Tomcat: true (desativado)

Propriedade Customizada numVerticalInstances

Utilize esta propriedade customizada para definir o número de dynamic cluster instances em um nó.

Utilize esta propriedade customizada somente se os nós no cluster dinâmico forem heterogêneos e sua capacidade variar. Se os nós em seu cluster dinâmico forem homogêneos, você poderá definir o número de dynamic cluster instances uma vez no console administrativo.

Consulte o Configurando um Cluster Dinâmico com Nós Heterogêneos para Suportar o Empilhamento Vertical para obter informações adicionais.

Tabela 3. Valores da Propriedade Customizada numVerticalInstances
Escopo Cluster dinâmico
Formato do nome Especifica o nome da propriedade customizada como numVerticalInstances.node_name, onde node_name é o nome de seu nó.
Valores válidos Valor de número inteiro para o número de empilhamento.
Propriedade Customizada proactiveIdleStop

É possível usar a propriedade customizada proactiveIdleStop para parar dynamic cluster instances durante períodos de inatividade.

Esta propriedade customizada inclui função na definição Se outros clusters dinâmicos precisarem de recursos, pare todas as instâncias deste cluster durante períodos de inatividade no console administrativo. Esta configuração deve ser ativada com esta propriedade customizada. Com a configuração do console administrativo, as instâncias serão interrompidas apenas se outros clusters da célula precisarem de recursos que estiverem sendo utilizados pelas instâncias inativas. Especifique também um período de tempo de espera antes de parar instâncias do cluster. Configurando essa propriedade customizada, as instâncias inativas serão interrompidas mesmo que os recursos não sejam necessários em outro lugar no ambiente. A instância de cluster fica inativa na quantidade de tempo especificado na configuração do console administrativo.

O Application Placement Controller pára a instância em algum ponto no tempo entre a quantidade de tempo que você especificou na definição do console administrativo mais o valor especificado para a configuração Tempo mínimo entre mudanças de posicionamento no painel de configuração do Application Placement Controller. Por exemplo, se você configurar a propriedade customizada proactiveIdleStop como true, o valor de Tempo mínimo entre as mudanças de posicionamento é de 15 minutos, e o valor Tempo a ser aguardado antes de interromper instâncias é de 5 minutos, a dynamic cluster instance é interrompida em algum instante entre 5 minutos e 20 minutos depois do último pedido ser encaminhado para a instância.

Tabela 4. Valores da Propriedade Customizada proactiveIdleStop
Escopo Célula
Valores válidos Booleano
Padrão false (desativada)



Conceitos relacionados
Clusters Dinâmicos
Tarefas relacionadas
Criando Clusters Dinâmicos
Referências relacionadas
Tarefas Administrativas de Cluster Dinâmico
Informações relacionadas
Propriedades Customizadas de Posicionamento do Aplicativo
Tópico de Referência    

Termos de Uso | Feedback

Última atualização: 24/09/2009 14h19min03s EDT
http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/wxdinfo/v6r1m1/index.jsp?topic=/com.ibm.websphere.ops.doc/info/reference/rodccustprop.html