WebSphere Extended Deployment Compute Grid, Version 6.1.1
             Sistemas Operacionais: AIX,, HP-UX, Linux, Solaris, Windows ,


Introdução ao Compute Grid

Os principais componentes do Compute Grid incluem a interface da linha de comandos, a interface EJB (Enterprise JavaBeans), a interface de serviços da Web, o planejador de tarefa e o terminal de grade.

O diagrama a seguir mostra os principais componentes do Compute Grid:
Figura 1. Componentes do Compute Grid
Os componentes da Compute Grid inclui a interface de linha de comandos, interface EJB, interface de serviço da Web e console de gerenciamento de tarefas. Estes componentes se comunicam com o planejador de tarefas. O planejador de tarefas possui um banco de dados de tarefas que contém todas as tarefas. O planejador de tarefas se comunica com dois terminais de nós, enquanto que um servidor de aplicativos que está fazendo trabalho transacional executa em outro nó.

O console de gerenciamento de tarefas oferece uma GUI (Interface Gráfica com o Usuário) com a qual é possível executar as funções de gerenciamento de tarefas. A maioria das funcionalidades de outras interfaces também está disponível no console de gerenciamento de tarefas.

Com a interface da linha de comandos, é possível enviar e controlar as Tarefas de Compute Grid no sistema. O enterprise bean e as interfaces de serviços da Web fornecem funcionalidade semelhante para programas Java 2 Platform Enterprise Edition (J2EE) e não-J2EE através das interfaces de programação. O console administrativo fornece uma GUI (Interface Gráfica com o Usuário) com a qual é possível configurar o planejador de tarefa para definir as políticas de serviço com as quais o WebSphere Extended Deployment decide onde e quando iniciar Tarefas de Compute Grid.

O console de gerenciamento de tarefa permite que os administradores e emissores do Compute Grid visualizem, gerenciem e executem ações relacionadas à tarefa que incluem o envio de uma tarefa, a visualização de tarefas, o cancelamento ou a suspensão de uma tarefa e a retomada de uma tarefa suspensa. Através do console de gerenciamento de tarefa, é possível enviar planejamentos de tarefas com um tempo de processamento desejado. Além disso, pode configurar planejamentos de tarefas para que voltem a ocorrer em um período específico do dia ou da semana, etc.

O planejador de tarefa aceita, persiste e planeja a execução de Tarefas de Compute Grid. Ele gerencia o banco de dados de tarefas, designa IDs de tarefas e seleciona onde e quando as tarefas são executadas. Como parte da execução dessa função, o planejador de tarefa inicia e pára as instâncias de clusters dinâmicos conforme determinado pelas tarefas a serem executadas e pelas políticas de serviço definidas. Isto é semelhante à função fornecida pelo controlador de posicionamento de aplicativos para aplicativos J2EE transacionais. O planejador de tarefa é um aplicativo J2EE que você pode tornar altamente disponível utilizando a funcionalidade fornecida pelo controlador de posicionamento de aplicativo.

Os terminais de grade são servidores de aplicativos aumentados para fornecer os ambientes de tempo de execução necessários aos aplicativos de Compute Grid.




Conceitos relacionados
Interface da Linha de Comandos
Serviços da Web e Interfaces EJB do planejador de tarefa
O Console de Gerenciamento de Tarefas
O Modelo de Programação de Cálculo Intenso
Planejando o Ambiente do Compute Grid
Tarefas relacionadas
Configurando o planejador de tarefa
Tópico de Conceito    

Termos de Uso | Feedback

Última atualização: 24/09/2009 14h23min27s EDT
http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/wxdinfo/v6r1m1/index.jsp?topic=/com.ibm.websphere.gridmgr.doc/info/prodovr/cxdbgcmp.html