WebSphere Virtual Enterprise, Version 6.1.1
             Sistemas Operacionais: AIX,, HP-UX, Linux, Solaris, Windows ,


Criando Políticas de Funcionamento

A política de funcionamento é a definição de problemas de funcionamento específicos, dos quais o WebSphere Virtual Enterprise deve se proteger. A função de gerenciamento de funcionamento utiliza a política definida para procurar maus funcionamentos de software.

Antes de Começar

Sobre Esta Tarefa

As políticas de funcionamento trabalham com o controlador de funcionamento para monitorar a operação dos servidores em seu ambiente. Quando o controlador de funcionamento detecta que os servidores não estão atendendo a uma política de funcionamento definida, você pode executar uma ação para corrigir o problema. Você pode notificar o administrador de problemas ou o WebSphere Virtual Enterprise pode corrigir os problemas automaticamente.

Procedimento

  1. No console administrativo, clique em Políticas operacionais > Políticas de funcionamento > Novo.
  2. Defina as propriedades gerais da política de funcionamento. Essas propriedades incluem o nome da política de funcionamento, a descrição e a condição de funcionamento.
    Lembre-se: As condições de tempo limite excessivo de pedido e de redução de tumulto não se aplica ao tráfego JMS (Java Message Service) e IIOP (Internet Inter-ORB Protocol).

    Você pode especificar uma condição predefinida ou uma condição customizada. Com uma condição predefinida, você escolhe entre uma lista de condições predefinidas suportadas pelo controlador de funcionamento. Essas condições predefinidas são otimizadas para minimizar o impacto da política em seu ambiente. Com uma condição customizada, você cria uma subexpressão que é avaliada em relação a outras métricas na célula.

    PMIMetric_FromServerStart$webAppModule$SlamSess.ear\#SlamSess.war\/webAppModule.servlets\/SlamSess\/responseTime > 100L
    Nesse exemplo, o arquivo SlamSess.ear é o nome do EAR (Enterprise ARchive) exibido quando os aplicativos são listados no console administrativo. Se o WAR (Web ARchive) não estiver integrado em um arquivo EAR, especifique o nome do arquivo WAR. Se você estiver utilizando um arquivo EAR, especifique o nome do arquivo WAR depois do nome do arquivo EAR. O valor SlamSess é o nome do servlet listado no arquivo web.xml. O valor responseTime é a estatística listada na definição do módulo PMI (Performance Monitoring Infrastructure).
  3. Defina as propriedades das condições de funcionamento da política de funcionamento. As condições de política de funcionamento incluem as seguintes propriedades:
    • Configure as propriedades que dizem respeito à condição de funcionamento selecionada. Se você optou por criar uma condição de funcionamento customizada, então especifique uma sub-expressão que representa as métricas que estão sendo avaliadas na condição customizada. Para obter informações adicionais sobre as condições que podem ser configuradas, clique em Ajuda de Sintaxe.
      Boas Práticas: Ao definir uma condição customizada, considere o custo de se coletar dados, analisá-los e, se necessário, aplicar a política de funcionamento. Considere a quantidade de tráfego passando por sua rede, especialmente ao efetuar scale out do número de servidores que produzem dados. Antes de introduzir novas políticas de funcionamento no ambiente de produção, execute uma análise desses aspectos para as condições de funcionamento customizadas.bprac

      É possível configurar ainda mais as condições de funcionamento customizadas que utilizam módulos de PMI, especialmente os webAppModules, com granularidades mais refinadas que a granularidade do servidor. Por exemplo, você pode utilizar o construtor de subexpressão para criar uma política webAppModule como um ponto de partida e, em seguida, editar a expressão para definir uma granularidade mais refinada:

      PMIMetric_FromServerStart$webAppModule$SlamSess.ear\#SlamSess.war\/webAppModule.servlets\/SlamSess\/responseTime > 100L
      Nesse exemplo, o arquivo SlamSess.ear é o nome do EAR (Enterprise ARchive) exibido quando os aplicativos são listados no console administrativo. Se o WAR (Web ARchive) não estiver integrado em um arquivo EAR, especifique o nome do arquivo WAR. Se você estiver utilizando um arquivo EAR, especifique o nome do arquivo WAR depois do nome do arquivo EAR. O valor SlamSess é o nome do servlet listado no arquivo web.xml. O valor responseTime é a estatística listada na definição do módulo PMI (Performance Monitoring Infrastructure).
    • Escolha um modo de reação. O modo Supervisionar fornece mais controle ao administrador, para que possa aprovar ou rejeitar ações antes de serem executadas.
    • Selecione as ações a serem executadas quando as condições de política de funcionamento não são atendidas. As ações disponíveis dependem do tipo de condição de funcionamento.Essas ações podem ser as ações padrão existentes, ou você pode definir ações customizadas para a execução de um arquivo executável. Uma lista de ações é exibida na ordem em que são executadas, quando a condição de funcionamento é violada. Você pode incluir e remover etapas dessa lista.
  4. Selecione as associações a serem monitoradas quanto à política de funcionamento. Camadas de lógica podem ser aplicadas a associações monitoradas. Por exemplo, é possível aplicar uma política de funcionamento a cada membro de um cluster e a um servidor de aplicativos fora do cluster.
  5. Revise e salve sua política de funcionamento.

Resultados

Você criou uma política de funcionamento e a aplicou a um ambiente de destino. O controlador de funcionamento monitora as condições definidas para os membros da política de funcionamento e toma as ações definidas sobre os membros quando as condições na política de funcionamento são violadas.

O que fazer depois

Se você escolher o modo de reação Supervisionar, então receberá recomendações para melhorar as condições de funcionamento. Essas recomendações são exibidas como tarefas de tempo de execução que você pode aceitar, negar ou fechar. Para gerenciar tarefas de tempo de execução, clique em Administração do Sistema > Gerenciamento de Tarefas > Tarefas de Tempo de Execução no console administrativo. Se você optou pelo modo de reação Automático, as ações para melhorar o funcionamento de seu ambiente ocorrerão automaticamente.

Para as tarefas de tempo de execução do modo de reação supervisionado, o tempo limite de aprovação padrão é de 30 minutos. Se você não executar nenhuma ação na tarefa de tempo de execução, ela expirará em 30 minutos. Se a condição de funcionamento que criou originalmente a tarefa de tempo de execução ainda existir, uma nova tarefa será gerada. Para alterar o tempo limite de aprovação padrão, configure a propriedade customizada com.ibm.ws.xd.hmm.controller.approvalTimeOutMinutes na célula. Configure o valor da propriedade customizada com o número de minutos do tempo limite de aprovação.

Se você configurar políticas de funcionamento freqüentemente, considere o uso de comandos AdminTask para automatizar o processo.




Conceitos relacionados
Gerenciamento de funcionamento
Tarefas relacionadas
Ativando e Desativando o Gerenciamento de Funcionamento
Gerenciando Tarefas de Tempo de Execução
Configurando o Gerenciamento de Funcionamento
Criando Ações Customizadas de Política de Funcionamento
Referências relacionadas
Funções e Privilégios Administrativos
Resolução de Problemas do Gerenciamento de Funcionamento
Informações relacionadas
Propriedades Customizadas do Controlador de Funcionamento
Tópico de Tarefa    

Termos de Uso | Feedback

Última atualização: 24/09/2009 14h17min28s EDT
http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/wxdinfo/v6r1m1/index.jsp?topic=/com.ibm.websphere.ops.doc/info/odoe_task/todhealthpolicy.html