O WebSphere Virtual Enterprise estende o ambiente de operações dinâmicas para o JMS fornecendo o recurso para categorizar e priorizar mensagens JMS. As mensagens JMS podem ser classificadas por Destino, ou seja, tópico ou fila. Políticas de serviço podem ser definidas para priorizar mensagens diferentemente com base no nome do destino.
Enquanto as mensagens JMS podem ser consumidas por clientes independentes ou aplicativos corporativos em um contêiner do cliente ou em aplicativos corporativos sendo executados em um servidor de aplicativos, o WebSphere Virtual Enterprise suporta apenas o controle de classificação e de fluxo de mensagens para aplicativos corporativos dentro do servidor de aplicativos. Para o JMS, os gateways do Autonomic Request Flow Manager são executados no servidor de aplicativos que hospeda o aplicativo, o que significa que o tráfego de JMS não é manipulado pelo servidor ODR.
Para Beans Orientados a Mensagens, as metas de política de serviço são baseadas nos tempos de serviço do método onMessage. Para consumidores de mensagens JSM síncronas, o tempo de serviço é o intervalo entre o momento da entrega da mensagem para o aplicativo e o retorno do aplicativo para a próxima mensagem na mesma sessão do consumidor.