Ajuste de desempenho para o WebSphere Application Server Hypervisor Edition para Novell SUSE Linux Enterprise Server

Para otimizar o desempenho, o sistema operacional e os parâmetros do WebSphere Application Server são automaticamente ajustados na imagem virtual do IBM® WebSphere® Application Server Hypervisor Edition.

Ajuste de Sistema Operacional

O sistema operacional Novell SLES 10 SP2 incluído na sua imagem virtual foi ajustado com o objetivo de aumentar o desempenho. Os parâmetros de ajuste a seguir foram automaticamente configurados na imagem e podem ser modificados somente através do virtuser:
  • Parâmetro timeout_timewait
    • Este parâmetro determina o tempo que devem decorrer antes do TCP/IP poder liberar uma conexão fechada e reutilizar estes recursos. O intervalo entre o encerramento da conexão e a liberação dos é conhecido como estado TIME_WAIT state ou estado de tempo de espera máximo do segmento. Durante este tempo, a reabertura da conexão para o cliente e o servidor custa menos que o estabelecimento de uma nova conexão. Pela redução desse parâmetro, o TCP/IP pode liberar as conexões fechadas mais rápido e fornecer recursos adicionais para novas conexões. Ajuste este parâmetro se a execução dos aplicativos exigir liberação rápida, a criação de novas conexões e um baixo rendimento devido a múltiplas conexões no estado TIME_WAIT. Por exemplo, emita o seguinte comando para configurar o parâmetro timeout_timewait como 30 segundos:
      echo 30 > /proc/sys/net/ipv4/tcp_fin_timeout
    • Valor recomendado: 30 segundos
  • Descritores de arquivos do Linux (ulimit)
    • Os descritores de arquivos Linux especificam a quantidade de arquivos abertos que suportados. A definição padrão em geral é suficiente para a maioria dos aplicativos. Se o valor definido para este parâmetro for muito baixo poderá ser exibido um erro de abertura de arquivo, uma falha de alocação de memória ou um erro de estabelecimento de conexão. Verifique a sintaxe de diferentes shells das páginas de referência do UNIX no comando ulimit. Para configurar o comando ulimit como 8192 para a shell Korn (ksh), emita o comando ulimit -n 8192. Use o comando ulimit -a para exibir os valores atuais para todas as limitações nos recursos do sistema.
    • Valor recomendado: 8.192 arquivos
  • Acúmulo de conexões
    • A lista não processada de conexões pode ser alterada com os seguintes parâmetros quando uma alta taxa de solicitações de conexão recebidas resulta em falhas de conexão. Emita o seguinte comando para configurar o parâmetro netdev_max_backlog e o parâmetro somaxcon em 3.000 conexões:
      echo 3000 > /proc/sys/net/core/netdev_max_backlog
      echo 3000 > /proc/sys/net/core/somaxconn
    • Valor recomendado: 3.000 conexões
  • Parâmetro TCP_KEEPALIVE_INTERVAL
    • O parâmetro TCP_KEEPALIVE_INTERVAL determina o tempo de espera entre as análises de intervaloisAlive. Emita o comando a seguir para configurar o valor para 15 segundos:
      echo 15 > /proc/sys/net/ipv4/tcp_keepalive_intvl
    • Valor recomendado: 15 segundos
  • Parâmetro TCP_KEEPALIVE_PROBES
    • O parâmetro TCP_KEEPALIVE_PROBES determina a quantidade de análises que ocorrem antes de o tempo expirar. Emita o comando a seguir para configurar o valor como 5 segundos:
      echo 5  > /proc/sys/net/ipv4/tcp_keepalive_probes
    • Valor recomendado: 5 segundos

Passar o parâmetro de inicialização para uma imagem virtual com um kernel VMI pode causar perda de desempenho.

A kernel de interface de máquina virtual (VMI) não passa o parâmetro clock=pmtmr para o kernel. Entretanto, se você passar o parâmetro de inicialização clock=pmtmr para uma máquina virtual com um kernel VMI, pode haver perda de desempenho. É possível verificar se há perda de desempenho com um software comparativo de desempenho padrão, como o SPECjAppServer. Para resolver esse problema, use um editor, como o vi e abra o arquivo /boot/grub/menu.lst e remova o parâmetro de inicialização clock=pmtmr da linha de comando do kernel do kernel VMI desejado. Por exemplo: /boot/grub/menu.lst

Ajuste do WebSphere Application Server

O WebSphere Hypervisor Edition ajusta automaticamente os servidores do aplicativo e os gerenciadores de implementação de acordo com os recursos virtuais alocados na imagem virtual. O ajuste automático tenta otimizar seu sistema virtual com relação ao desempenho, mas pode ser facilmente alterado para atender as necessidades específicas do seu aplicativo. O tamanho do heap de Java depende da memória virtual alocada; os encadeamentos do contêiner de Web do WebSphere Application Server são dimensionados de acordo com o número de CPUs virtuais.




Conceitos relacionados
Visão Geral do WebSphere Application Server Hypervisor Edition
Tópico de Conceito    

Termos de Uso | Feedback

Última atualização: Apr 19, 2010 4:35:44 PM EDT
http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/wasinfo/v6r1/index.jsp?topic=/com.ibm.websphere.virtualimages.doc/info/ae/ae/cins_virt_os.html