Tivoli Service Desk 6.0 Developer's Toolkit - Guia do Criador de Interface

Capítulo 6: Como Utilizar Formulários em Programas do Developer's Toolkit

Retornar ao Índice


Introdução

Visão Geral

Os formulários criados com o Criador de Interface são chamados a partir de um programa Developer's Toolkit. As instruções utilizadas para chamar formulários são:

Para obter mais informações sobre estas instruções, consulte o Tivoli Service Desk Developer's Toolkit - Referência de Linguagem.

Localização do arquivo de recurso

Os arquivos de recursos podem residir em qualquer localização. Você pode abrir um arquivo de recurso a partir do aplicativo, utilizando somente este nome de arquivo se o nome do arquivo for especificado em uma das seguintes áreas:

Tipos de Formulários

Introdução

Um formulário novo possui sua própria interface com o usuário e programa (sua rotina de tratamento de eventos). O formulário existirá até que o usuário aceite ou cancele-o ou até que outra parte do aplicativo envie uma mensagem de fechamento, $MsgClose.

Existem dois tipos de formulários:

Formulários modais

Um formulário modal é criado com DlgBox. A instrução após DlgBox não será executada até que o usuário feche o formulário. As informações especificadas pelo usuário são retornadas no quarto argumento para DlgBox e é a variável do registro de saída.

Um formulário modal deve ser reservado para mensagens de erro importantes ou formulários críticos, em que o usuário não pode continuar sem responder uma consulta. Por exemplo, uma mensagem solicitando que o usuário confirme a exclusão de um arquivo.

Formulários Não Modais

Um formulário não modal é criado com DlgCreate. Os formulários não modais não requerem uma resposta do usuário.

Para obter mais informações sobre formulários modais e não modais, consulte o TSD Developer's Toolkit - Guia de Programação do Script.

Como Analisar Formulários

Introdução

Quando um arquivo de recurso é salvo, é criada uma versão binária (legível por máquina) com uma extensão .dfc. É o arquivo .dfc que o aplicativo Developer's Toolkit realmente usa.

Para analisar formulários a partir de uma linha de comandos:

Para obter informações mais detalhadas sobre como analisar formulários, consulte o TSD Developer's Toolkit - Guia de Programação do Script.

Erros comuns de interpretação do comando

Os erros de interpretação do comando podem ocorrer quando você abre um arquivo de recurso criado com uma versão anterior do Pincel da Caixa de Diálogo do Developer's Toolkit ou um arquivo que tenha sido editado com um editor de texto.

A abertura de uma versão anterior de um arquivo .df gera vários avisos a partir do Criador de Interface, que podem ser ignorados seguramente. No entanto, se ocorrer um erro de interpretação do comando, aparece uma mensagem de erro identificando o tipo de erro.

Nota: Abra o arquivo .df em um editor de texto para corrigir erros de interpretação do comando, que impedem que esse arquivo seja aberto.

Os exemplos a seguir criam erros de interpretação do comando no Criador de Interface. Esses exemplos só aparecem fora da utilização do Criador de Interface. Em outras palavras, os exemplos a seguir não puderam ser criados com o Criador de Interface.


Tivoli Service Desk 6.0 Developer's Toolkit - Guia do Criador de Interface

Retornar ao Índice

Copyright