Como Manter o Aprendizado Adaptável


Visão Geral

Tarefas

Incluído com

Tivoli Problem Management

Visão Geral

Como o Aprendizado Adaptável Funciona

O Aprendizado Adaptável é um Auxílio para Diagnóstico baseado em descrição. Ele usa a descrição do problema de um responsável pela chamada para procurar uma possível solução. As soluções podem ser:

Este Auxílio para Diagnóstico é chamado Aprendizado Adaptável porque à medida que é utilizado para solucionar problemas, ele aprende quais soluções têm maior probabilidade de solucionar tipos específicos de problemas. Quanto mais você trabalha com o Aprendizado Adaptável, melhor ele se torna na procura de soluções para os problemas dos responsáveis pela chamada.

Nota: Para aprender sobre o Aprendizado Adaptável a partir da perspectiva de um usuário, consulte o Tivoli Problem Management 6.0 - Guia do Usuário.


Tarefas

Como Procurar Soluções com o Aprendizado Adaptável

Para procurar soluções, o Aprendizado Adaptável utiliza um processo que envolve diversas etapas. A compreensão destas etapas é essencial para compreender como configurar o Aprendizado Adaptável para funcionar com maior eficiência. As etapas são as seguintes:
  1. Um analista do help desk digita uma descrição de um problema de um responsável pela chamada na caixa de diálogo Registro da Chamada.
    Exemplo: "O Microsoft Word trava quando tento imprimir."
  2. O Aprendizado Adaptável pesquisa a descrição do problema buscando palavras-chave. As palavras-chave são quaisquer palavras ou frases que podem ser úteis na procura de uma solução.
    Exemplo: As palavras-chave incluem "Microsoft," "Word," "trava," "imprimir" e "falha do sistema".
  3. O Aprendizado Adaptável utiliza o Thesaurus para corresponder palavras-chave a conceitos. Conceitos são sinônimos para a lista integral de palavras-chave com as quais estão associados.
    Exemplo: A palavra-chave "trava" pode estar associada ao conceito "GPF." Outras palavras-chave associadas ao conceito "GPF" podem incluir "bloqueio" "queda," "falha do sistema" e assim por diante.
  4. O Aprendizado Adaptável recupera quaisquer soluções relacionadas aos conceitos que corresponderam às palavras-chave na descrição.
    Exemplo: O Aprendizado Adaptável recupera todas as soluções relacionadas ao conceito "GPF." Além disso, ele pode utilizar as informações de SCIM do problema para identificar possíveis soluções.
  5. Se uma das soluções resolver o problema do responsável pela chamada, o analista do help desk ativa aquela solução. Através do Utilitário de Aprendizado, o Aprendizado Adaptável aprende que é provável que esta solução resolva outros problemas que envolvam os mesmos conceitos. A próxima vez que o Aprendizado Adaptável pesquisar soluções para um problema similar, a solução que funcionou anteriormente tem uma maior pontuação que antes. Isto é, existe uma boa probabilidade de que esta seja a solução correta.

Como Configurar o Aprendizado Adaptável

O administrador do sistema configura e mantém o Aprendizado Adaptável. Isto envolve diversas tarefas: