Como Pesquisar e Consultar


Visão Geral

Tarefas

Incluído com

Tivoli Problem Management

Visão Geral

Tipos de pesquisas

Este tópico de auxílio cobre as técnicas que podem ser utilizadas para procurar informações no Tivoli Problem Management. Dependendo de seu nível de especialidade, é possível executar diversos tipos de pesquisas:
  • Consultas Simples: Você pode construir consultas em qualquer caixa de diálogo Consultar. Não é preciso quaisquer habilidades técnicas especiais para executar essas pesquisas. Para executar uma consulta, forneça ao Tivoli Problem Management um exemplo dos dados para os quais você está procurando.
  • Consultas de Texto: Você pode criar consultas de texto para pesquisar palavras ou frases na solução ou descrições de problemas. Este recurso é fornecido IBM Intelligent Miner for Text. Se ele estiver instalado, você poderá executar consultas de texto em qualquer caixa de diálogo Consultar.
  • Pesquisas Avançadas: Se você estiver familiarizado com SQL, é possível criar pesquisas avançadas em qualquer caixa de diálogo Pesquisar.

Com poucas exceções, ambas as pesquisas de consulta simples e avançada procuram as mesmas informações.

Caixas de diálogo Consultar e Pesquisar variam na aparência, dependendo dos dados para os quais você pesquisa e da tabela de banco de dados onde eles são armazenados.

  • As caixas em uma caixa de diálogo Consulta correspondem aos campos de banco de dados (colunas) da tabela de banco de dados que está sendo pesquisada. Não é necessário saber os nomes específicos das tabelas de banco de dados; as caixas de entrada de dados utilizam rótulos de "linguagem corrida" para lhe auxiliar.
  • Na caixa de diálogo Pesquisar, utilize uma lista dos campos de banco de dados para definir os critérios de pesquisa. Para utilizar caixas de diálogo Pesquisar, você precisa saber os nomes dos campos de banco de dados e dos operadores utilizados para criar os critérios de pesquisa.

caixas de diálogo Consultar e Pesquisar

Caixas de diálogo Consultar e Pesquisar variam na aparência, dependendo dos dados para os quais você pesquisa e da tabela de banco de dados onde eles são armazenados.
  • As caixas em uma caixa de diálogo Consulta correspondem aos campos de banco de dados (colunas) da tabela de banco de dados que está sendo pesquisada. Não é necessário saber os nomes específicos das tabelas de banco de dados; as caixas de entrada de dados utilizam rótulos de "linguagem corrida" para lhe auxiliar. Consulte Como criar uma consulta simples.
  • Na caixa de diálogo Pesquisar, utilize uma lista dos campos de banco de dados para definir os critérios de pesquisa. Para utilizar caixas de diálogo Pesquisa é necessário saber os nomes dos campos do banco de dados e dos operadores de SQL utilizados para criar os critérios de pesquisa. Consulte Como executar uma pesquisa avançada.

Exemplos utilizados

Este tópico de auxílio descreve a utilização das caixas de diálogo Consultar e Pesquisar utilizando duas caixas de diálogo "típicas":

Tarefas

Como executar uma pesquisa simples

A caixa de diálogo Consultar foi projetada para pessoas que desejam consultar o banco de dados, mas não estão familiarizados com SQL.

Você pesquisa registros que são do mesmo tipo dos que aparecem na caixa de diálogo selecionada no botão Consultar. Por exemplo, se você selecionar Consultar na caixa de diálogo Trabalhar com Problemas Comuns, uma caixa de diálogo Consulta de Problema Comum aparecerá onde pode-se pesquisar Registros Problemas Comuns.

Como Consultar Trabalhos

Utilize qualquer ou todas as caixas em uma caixa de diálogo Consultar para descrever os registros que se deseja procurar. Ao enviar sua consulta ao banco de dados, o Tivoli Problem Management liga todos os seus critérios de pesquisa em conjunto para descrever o(s) registro(s) que se deseja.

Por exemplo, se você especificar "Dallas" como localização e a "unidade de disco rígido" como componente que irá ser pesquisado, o Tivoli Problem Management pesquisará registros onde a localização é "Dallas" e o componente é a "unidade de disco rígido." Somente registros compatíveis com esses critérios são incluídos em seus resultados. Quanto mais caixas forem concluídas, mais restritiva será sua consulta e mais precisos seus resultados.

Dica: Quanto mais informações forem especificadas em uma caixa de diálogo Consultar, menores serão os registros que o Tivoli Problem Management deverá pesquisar e mais rapidamente os resultados serão obtidos.

Como criar uma consulta simples

Para criar uma consulta simples:
  1. Abra qualquer caixa de diálogo onde o botão Consultar aparece.
    Por exemplo, abra a caixa de diálogo Trabalhar com Hot News.
  2. Selecione Consultar.
    Resultado: Uma caixa de diálogo Consultar aparece. Seu título e aparência variam dependendo da caixa de diálogo a partir da qual ela é aberta.
  3. Para estreitar a pesquisa, especificar informações de identificação nas caixas disponíveis.
    Caracteres curinga: Você pode utilizar qualquer combinação de caracteres e caracteres curinga em suas entradas. Você pode utilizar os seguintes caracteres curinga:
    • Um ponto de interrogação (?) substitui um único caractere. Por exemplo, S?ASH corresponde a SMASH mas não a SPLASH.
    • Um asterisco (*) substitui um caractere simples ou uma cadeia de caracteres consecutivos. Por exemplo, M*E corresponde a MIKE e a MOOSE
    • Digite um sinal de igual (=) na primeira posição em qualquer caixa de texto para que a pesquisa desconsidere maiúsculas e minúsculas.

    Dica: Se você deixar todas as caixas vazias, então, sua pesquisa irá procurar todos os registros do tipo cobertos por esta caixa de diálogo Consultar: todos os registros do Hot News ou todos os registros de Problemas Comuns, por exemplo. Dependendo do tamanho de seu banco de dados, uma consulta desse tipo pode ser demorada e os resultados podem não ser úteis na solução de um problema específico.

  4. Escolha OK.
    Resultado: A caixa de diálogo a partir da qual você escolheu Consultar aparece e exibe os registros correspondentes. Se nenhum registro correspondente for encontrado, a caixa de diálogo estará vazia.
    Nota: Geralmente, somente os primeiros 200 registros correspondentes são exibidos. O administrador do sistema determina o número de registros a serem exibidos.

Como especificar uma faixa de valores

Em muitas caixas de diálogo Consultar, você também pode especificar uma faixa de valores como critérios de pesquisa. Por exemplo, na caixa de diálogo Consultar Hot News, é possível especificar uma faixa de valores nas caixas ID de Início e ID de Encerramento.

Se você especificar... estes registros corresponderão...
valores iniciais e finais qualquer um dos valores da faixa.
somente valor inicial um valor igual ou maior que o valor inicial.
somente valor final um valor igual ou menor que o valor final.
nada qualquer valor.

Como pesquisar texto

Ocasionalmente, você pode querer pesquisar uma palavra ou frase que ocorre em uma descrição ou solução do problema. Você pode pesquisar soluções e problemas correspondentes digitando o texto na caixa de diálogo Solução ou Descrição na caixa de diálogo Consultar. Além disso, você pode utilizar o IBM Intelligent Miner for Text para procurar melhores resultados, mais rapidamente.

Utilizando o IBM Intelligent Miner for Text

Se o IBM Intelligent Miner for Text for utilizado em seu site, utilize-o a partir das seguintes localizações:

  • Caixa de diálogo Consulta de Problema Comum
  • Caixa de diálogo Consulta de Mensagem de Erro
  • Caixa de diálogo Consulta de Hot News
  • Caixa de diálogo Consulta de Soluções

Se as caixas de opções Utilizar Índice de Texto estiverem disponíveis, utilize o IBM Intelligent Miner for Text para pesquisar o texto em uma descrição ou solução de problema.

Se as caixas de opções Utilizar Índice de Texto não estiverem disponíveis, verifique com o administrador do sistema. O IBM Intelligent Miner for Text pode estar em processo de atualização e, nesse caso, estará disponível em breve.

Nota: Se o IBM Intelligent Miner for Text não estiver disponível no seu site, siga o procedimento em Como criar uma consulta simples. Nesse caso, não existem diretrizes especiais para pesquisa de texto em uma descrição ou solução de problema.

Como criar uma Consulta de Texto utilizando o IBM Intelligent Miner for Text

O IBM Intelligent Miner for Text requer uma sintaxe especial para procurar texto. Dependendo de sua familiaridade com essa sintaxe, você pode utilizar um dos seguintes métodos para criar uma pesquisa de texto em uma caixa de diálogo Consultar:

  • Se você estiver familiarizado com a sintaxe do IBM Intelligent Miner for Text, utilize-o para digitar seu texto de pesquisa diretamente nas caixas Descrição ou Solução. Para obter uma referência da sintaxe, consulte a Sintaxe do IBM Intelligent Miner for Text.
  • Se não estiver familiarizado com a sintaxe do IBM Intelligent Miner for Text, você poderá utilizar os botões Consulta de Texto. Uma caixa de diálogo aparece para auxiliar a formular a consulta de texto. A sintaxe correta é automaticamente aplicada para você. As instruções a seguir o orientam através do processo de criação de uma consulta de texto.

Para pesquisar texto utilizando o IBM Intelligent Miner for Text:

A caixa de diálogo Trabalhar com Solução é utilizada como exemplo nestas etapas.

  1. Na caixa de diálogo Consulta de Soluções, próxima à caixa Descrição ou à caixa Solução, escolha Consulta de Texto.
    Nota: Você pode repetir da Etapa 1 à Etapa 4, executando as instruções uma vez para a caixa Descrição e uma vez para a caixa Solução, se desejar pesquisar texto nas duas caixas.
  2. Na caixa de diálogo Consulta de Texto na caixa Pesquisar Termos, digite o texto que deseja pesquisar.
    Nota: Separe os termos com espaços ou vírgulas. Não utilize as palavras AND ou OR como separadores. Por exemplo, se desejar pesquisar descrições de problemas que contêm as palavras computer e graphics, digite computer,graphics como termos de pesquisa.
  3. Na lista de Opções de Pesquisa, proceda de uma das seguintes formas:
    • Selecione Corresponder a Todos os Termos (AND) para corresponder a todos os termos especificados na caixa Termos de Pesquisa.
    • Selecione Corresponder a Qualquer Termo (OR) para corresponder somente a alguns dos termos na caixa Termos de Pesquisa.
  4. Escolha OK.
    Resultado: A caixa de diálogo Consulta de Soluções aparece. Os parâmetros de pesquisa da caixa de diálogo Consulta de Texto aparece na caixa Descrição ou Solução, dependendo do botão escolhido na etapa 1.
  5. Conclua qualquer outra informação de pesquisa na caixa de diálogo Consulta de Soluções, em seguida, selecione OK.
    Resultado: A caixa de diálogo Trabalhar com Solução aparece e exibe todos os registros correspondentes. Se nenhum registro correspondente for encontrado, então a caixa de diálogo estará vazia.

Sintaxe do IBM Intelligent Miner for Text

Se preferir, digite seu texto de pesquisa diretamente nas caixas Descrição ou Solução utilizando a sintaxe do IBM Intelligent Miner for Text. A tabela a seguir lista os elementos-chave da sintaxe do IBM Intelligent Miner for Text.

Termo Descrição
CONTAINS Utilize CONTAINS para pesquisar texto contendo uma determinada palavra ou palavras. Por exemplo, para procurar a palavra janela, digite:

CONTAINS 'JANELA'

Múltiplas palavras Utilize estes operadores (somente os símbolos, não o texto) para separar múltiplas palavras em um subcláusula CONTAINS ou cláusula WHERE. Por exemplo, para pesquisar uma descrição contendo a palavra banana ou as palavras maçã e moscas das frutas, digite:

CONTAINS 'BANANA'| 'MAÇÃ' &
'MOSCAS DAS FRUTAS'

Operador Significado
& e
| ou
~ não
Múltiplas subcláusulas Utilize estes operadores para separar múltiplas subcláusulas dentro de uma subcláusula WHWERE. Por exemplo, para pesquisar uma descrição contendo as palavras janela ou exibir que também contém a palavra fechar, mas não a palavra abrir, digite:
CONTAINS 'JANELA' | 'EXIBIR' AND
'FECHAR' & ~ 'ABRIR'
Operador Significado
AND e
OR ou
NOT não
Proximidade Para pesquisar palavras levando em consideração sua proximidade, você pode especificar o número máximo de caracteres que as separa. Por exemplo, para procurar descrições que mencionam o fechamento de uma janela, digite:
CONTAINS 'JANELA' WITHIN 20
CHARACTERS OF 'FECHAR'
Caracteres curinga Utilize o caractere curinga % para pesquisar ocorrências de texto que podem variar ligeiramente do modo como foi digitado. Por exemplo, a seguinte pesquisa recuperaria as palavras janela, janelas e windowing:
CONTAINS 'JANELA%'

Ou você pode utilizar o caractere de sublinhado (_) para substituir por qualquer caractere sozinho. Por exemplo, a seguinte pesquisa recuperaria as palavras window e winnow:

CONTAINS 'WIN_OW'

Como executar uma pesquisa avançada

O Tivoli Problem Management fornece a caixa de diálogo Pesquisar para usuários familiarizados com SQL. Essa caixa de diálogo é utilizada para executar consultas sofisticadas e para alterar a ordem de classificação dos itens que aparecem na caixa de diálogo a partir da qual é aberta.

A caixa de diálogo Pesquisar permite pesquisar registros do mesmo tipo daqueles que aparecem na caixa de diálogo a partir da qual a caixa de diálogo Pesquisar é aberta. Por exemplo, se for escolhida a opção SQL na caixa de diálogo Trabalhar com Hot News, uma caixa de diálogo Pesquisar aparecerá e exibirá apenas os campos de banco de dados das tabelas utilizadas para armazenar registros do Hot News.

Para definir uma consulta SQL:

  1. Abra qualquer caixa de diálogo onde aparece um botão SQL.
    Por exemplo, abra a caixa de diálogo Trabalhar com Problemas Comuns.
  2. Escolha SQL.
    Nota: Os nomes de campos nas linhas Select Rows Where e Order By na caixa de diálogo Pesquisar variam com o tipo de registros que você está procurando. Caso contrário, todas as caixas de diálogo Pesquisar serão semelhantes.
    Cláusulas SQL: Uma consulta SQL pode conter diversas cláusulas. Cada cláusula representa um critério de correspondência de registros. Por exemplo, uma cláusula pode ser apresentar todos os registros criados após junho de 1997. Você inclui cláusulas, uma de cada vez, utilizando os botões e caixas na seção Select Rows Where. Repita da Etapa 3 à Etapa 7 para incluir as cláusulas necessárias.
  3. Na lista de Colunas na seção Select Rows Where, selecione um nome de coluna (campo).
  4. Na lista de Operadores, selecione um operador.
  5. Na caixa Valor, digite um valor.
    Siga essas regras ao completar a caixa Valor.
    • Você pode utilizar estes caracteres curinga:
      • Um ponto de interrogação (?) substitui um único caractere. Por exemplo, S?ASH corresponde a SMASH mas não a SPLASH.
      • Um asterisco (*) substitui um único caractere ou uma cadeia de caracteres consecutivos. Por exemplo, M*E corresponde a MIKE e a MOOSE
    • Se você utilizar os caracteres curinga % ou *, será preciso utilizar o operador LIKE ou NOT LIKE.
    • Digite = na primeira posição para desconsiderar a pesquisa de maiúsculas ou minúsculas.
    • Especifique datas no formato apropriado para seu sistema, como, por exemplo, MM/DD/AAAA.
    • Especifique horas no formato HH:MM:SS. Utilize a hora militar.

    O valor completa a cláusula de consulta. Por exemplo:

    EVENT_BEGIN_TIME > 04/04/1998

    Onde EVENT_BEGIN_TIME é o nome da coluna, > é o operador e 04/04/1998 é o valor.

  6. Escolha Aplicar.
    Resultado: Os critérios de pesquisa são incluídos na lista.
    Dica: Você pode digitar os critérios de pesquisa, se preferir. Cuidado ao fazer isso. Não existe verificação de erro e uma consulta incorreta produz resultados incorretos.
    Aviso: Se os critérios de pesquisa forem digitados diretamente na lista, não inclua a instrução SELECT. -O Tivoli Problem Management irá inserir automaticamente isso para você quando enviar a consulta ao banco de dados.
  7. Se desejar incluir uma segunda cláusula na consulta, selecione o botão And ou Or, conforme apropriado. Repita da Etapa 3 à Etapa 7, conforme necessário, até especificar todas as cláusulas da consulta.
    Caso contrário, continue com a etapa 8.
  8. Se desejar remover uma cláusula de pesquisa, selecione a cláusula de pesquisa e escolha Remover acima da lista de cláusulas.
    Caso contrário, continue com a etapa 9.
  9. Se desejar definir a ordem na qual os registros são classificados, na lista Order By Column, selecione um nome de campo e escolha Ascending ou Descending.
    Caso contrário, continue com a etapa 11.
  10. Se desejar remover uma seleção de ordem de classificação, selecione a seleção de ordem de classificação e escolha Remover na lista de seleções de ordens de classificação.
    Caso contrário, continue com a etapa 11.
  11. Escolha OK.
    Resultado: A caixa de diálogo a partir da qual você escolheu SQL aparece e exibe os registros correspondentes. Se nenhum registro correspondente for encontrado, então a caixa de diálogo estará vazia.