Tivoli Service Desk 6.0 Developer's Toolkit - Guia de Programação do Script

Glossário

Retornar ao Índice


Catálogos de endereços são a localização onde informações do usuário, endereços, listas de distribuição e outros são armazenados.

Endereços são localizações de variáveis em um programa.

APIs (application programming interface) são conjuntos de rotinas que um aplicativo utiliza para solicitar e executar serviços de nível inferior em um sistema operacional.

Matrizes são listas de valores de dados do mesmo tipo de dados.

Comunicação assíncrona é uma operação de comunicações que prossegue independentemente da sincronização.

Atributos controlam o procedimento de uma camada de banco de dados no Developer's Toolkit.

Comunicação bidirecional ocorre quando duas máquinas reproduzem as funções de cliente e servidor.

Compactação binária se refere ao mapeamento de dados específico para estruturas de dados C ou C++.

Instruções de bloqueamento param a ocorrência de todos os outros processamentos no processo do cliente. As instruções de bloqueamento são utilizadas quando o cliente requer uma resposta do servidor para continuar com seu processamento.

Clientes, que são estações de trabalho dos usuários, são conectados ao servidor de banco de dados. Os clientes fazem pedidos de dados ao servidor.

Páginas de códigos são essencialmente tabelas de associações de número-para-caracteres que permitem que uma cadeia de caracteres seja exibida corretamente.

Concatenação é o processo de combinar duas ou mais cadeias para formar uma nova cadeia.

Conexões são a ligação lógica entre um cliente e um servidor.

Constantes são itens nomeados que permanecem inalterados, ou constantes, durante toda a execução de um programa. Todas as declarações de constante são feitas na seção CONSTANTS de uma base de informações.

Conversão de dados ocorre quando há uma alteração no modo como as informações são representadas.

Tipos de dados definem um conjunto de dados que especifica: o intervalo possível de valores do conjunto; as operações que podem ser executadas nos valores; o modo como os valores são armazenados na memória.

Servidores de banco de dados são a combinação do computador e um programa.

Bancos de dados são grupos de tabelas e exibições.

Escopo de delimitação permite que os blocos aninhados "consultem" o local de identificadores somente para um bloco específico.

Entidades são pessoas ou programas que enviam ou recebem mensagens de e-mail.

Evento (como digitação ou clique do mouse) dispara a resposta apropriada pelo aplicativo (tal como abrir uma nova caixa de diálogo ou selecionar uma entrada em um campo).

Rotinas de tratamento de eventos são rotinas associadas às janelas que gerenciam uma janela específica.

Expressões são entidades sem nome utilizadas para reter o resultado de um cálculo.

Anexos de arquivo são arquivos que podem ser anexados a uma mensagem.

Controles de formulário são elementos utilizados para obter informações do usuário ou para transportar informações para o usuário.

Formulários são janelas que contêm algum tipo de forma de entrada de dados. Em um ambiente de interface com o usuário (GUI), o formulário é o meio principal de interação entre o usuário e o aplicativo.

Janelas genéricas são a base na qual os controles secundários, tais como caixas de diálogo e menus, são criados. Janelas genéricas são as janelas mais simples e mais flexíveis fornecidas pelo TSD Script. As janelas genéricas podem também conter suas próprias mensagens.

Identificadores são variáveis que contêm o endereço de outra variável. Um identificador permite que um programa acesse um recurso específico.

Caixas de entrada são arquivos especiais que aceitam a leitura e marcação de mensagens sob o protocolo POP3.

Inicialização ocorre quando o dado de ocorrência definido para uma rotina de tratamento de eventos é instanciado, na cópia do gabarito para uma conexão, e é atribuído seu valor inicial.

Dados de ocorrência são os dados associados a uma janela em particular ou conexão de rede.

Bases de informações são módulos de código contidos no Developer's Toolkit.

Ponteiros de lista mantêm um ponteiro que indica o elemento atual em uma lista.

Literais (um valor expresso como si mesmo e não como o valor de uma variável ou o resultado de uma expressão) eliminam a necessidade de variáveis de lista.

Rotinas de tratamento de eventos locais são as rotinas de tratamento de eventos que operam na máquina local.

Variáveis locais são variáveis de programa cujo escopo é limitado a um bloco específico de código.

Localidades identificam um grupo cultural para o qual um aplicativo pode ser localizado.

Localização significa que um aplicativo é alterado para um grupo cultural específico.

Administradores de correio são as pessoas responsáveis pela inspeção de um servidor de correio.

Caixas de correio são a localização física que é atribuída a uma entidade individual.

Clientes de mensagem são interfaces que permitem que um usuário final crie mensagens, especifique destinatários, envie uma mensagem e leia uma mensagem.

Contêiners de mensagens são a localização de armazenamento para mensagens recebidas.

Cabeçalhos de mensagem contêm informações sobre o emissor, receptor, data de envio e prioridade da mensagem.

Tipos de mensagem definem o formato e a semântica do conteúdo da mensagem.

Mensagens são quaisquer objetos que possam ser transportados através de um sistema de mensagens e armazenados no contêiner de mensagens.

Formulários modais são caracterizados por programas que aguardam o usuário aceitar ou cancelar o formulário antes de prosseguir.

Formulários não-modais são aqueles nos quais um aplicativo não aguarda pelo usuário antes de prosseguir.

Retalhação de nomes garante a ligação correta entre módulos-objeto compilados separados.

NETx, Instruções , ou extensões, são as instruções do TSD Script que começam com o prefixo, NET. Estas instruções foram criadas para permitir que os aplicativos TSD Script se comuniquem através de uma rede.

Não-bloqueamento, Instruções de não param a ocorrência do processamento no cliente.

Partes da nota são componentes reais de uma mensagem e vários tipos são aceitos pelo protocolo VIM.

Marcadores de parâmetro, representados por pontos de interrogação (?), são marcadores para valores que serão substituídos posteriormente.

Parâmetros (também conhecidos como argumentos formais) são marcadores que são substituídos no tempo de execução por valores fornecidos pelo chamador.

Janelas principais são as primeiras janelas chamadas em uma rotina e são necessárias para a criação e utilização de janelas secundárias (janelas-filha).

Análise é outro termo para construir um arquivo.

Ambientes ponto a ponto são aqueles nos quais uma única máquina pode reproduzir a função de um cliente e um servidor.

Catálogos de endereços particulares são gerenciados por usuários de e-mail individuais. Um usuário pode utilizar seu catálogo de endereços particular para manter as informações sobre as listas de distribuição.

Seções particulares em uma base de informações podem também conter declarações de constantes, tipos de dados, rotinas e variáveis. Estas declarações estão disponíveis somente nessa base de informações.

Procedimentos são uma coleção de instruções do TSD Script que podem ser referidas pelo nome e que não retornam um valor para o chamador.

Catálogos de endereços públicos contêm informações sobre todos os usuários de e-mail, seus endereços, listas de distribuição e etc.

Seções públicas da base de informações contêm rotinas que estão disponíveis para serem utilizadas por outras bases de informações.

Qualificadores são o criador ou proprietário de uma tabela.

Registrar uma rotina de tratamento de eventos associa a rotina de tratamento a uma fonte de eventos.

Conexões inversas podem ser estabelecidas em um ambiente ponto a ponto quando um servidor solicita a um cliente para executar algum serviço alternando efetivamente as funções de cliente e servidor.

Rotinas, conforme são referidas no TSD Script, são procedimentos, funções e outros grupos de instruções do TSD Script que podem ser executados em um programa.

Escopo ocorre em qualquer bloco fornecido onde existem apenas determinados identificadores.

Serviços são a funções executadas pelo servidor. Se uma impressora é um servidor, o serviço que ela fornece é impressão.

Avaliação Booleana de curto-circuito assegura que as expressões Booleanas serão avaliadas somente o necessário para determinar seu valor.

Armazenamento e encaminhamento permite que um usuário envie uma mensagem para outro usuário, mesmo se o outro usuário não estiver com sessão iniciada na rede de e-mail.

Sub-rotinas, encontradas na seção particular de uma base de informações, são declarações de rotinas encontradas na seção pública.

Tabelas são coleções de itens dos dados relacionados. As tabelas têm colunas e linhas.

Unicode (ou ISO 10646) é um sistema de caracteres de dezesseis bits uniformes que suportam, de imediato, os alfabetos de todas as localidades internacionais.

Endereços de usuário são a localizações das caixas de correio dos destinatários da mensagem.

IDs de usuário são identificadores exclusivos atribuídos a uma entidade.

Tipos definidos pelo usuário são tipos de dados que são definidos em um programa e usualmente consistem em uma combinação de tipos de dados.

Variáveis são itens nomeados que contêm tipos de dados que podem ser modificados durante a execução do programa. As variáveis são declaradas na seção VARIABLES de uma base de informações.

Exibições são um modo de ver os dados de uma ou mais tabelas, enquanto que uma tabela define uma coleção real de dados.

Serviços de curinga são solicitados especificando uma cadeia de comprimento zero ou $Unknown.

Identificadores de janela são identificadores numéricos exclusivos utilizados para apontar para um objeto, tal como uma janela.


Tivoli Service Desk 6.0 Developer's Toolkit - Guia de Programação do Script

Retornar ao Índice

Copyright