Tivoli Service Desk 6.0 Developer's Toolkit - Guia de Ferramentas e Utilitários

Capítulo 8: Como Configurar o Servidor de GUI

Retornar ao Índice


Introdução

Premissas

Antes de configurar o servidor de GUI, você precisa ter feito o seguinte:

Tarefas de Manutenção

Uma configuração dinâmica

Dependendo de quantos aplicativos TSD você configura para utilização com navegador, os servidores de GUI podem estar bastante ocupados executando solicitações de usuários. Pode ser necessário ajustar a quantidade de servidores de GUI disponíveis ou aumentar sua capacidade de clientes, ou ambos. Pode ser necessário executar as tarefas a seguir após a configuração inicial:

Como monitorar a atividade

Após estabelecer os servidores principal e de GUI, é importante monitorar a atividade para estimar picos ou surtos em conexões. Mesmo com o balanceamento de carga ativado, os servidores de GUI podem sofrer alta atividade que retarda transações e recusa conexões de clientes.

Nota: O estudo da atividade de usuários pode auxiliá-lo a ajustar a quantidade de espaço nos servidores ou aumentar o número de servidores de GUI.

Após acessar o utilitário GUI Server Administration, utilize o seguinte procedimento para exibir informações sobre a conexão.

  1. Selecione o separador Monitoramento.
  2. Selecione Conexões. Um arquivo de log de conexões é exibido contendo os seguintes itens:
  1. Quando tiver terminado de exibir as informaçõe, selecione Fechar.

Como criar mais servidores de GUI

Para criar mais servidores de GUI, você deve instalar o TSD Developer's Toolkit na máquina que será o novo servidor de GUI. (Para obter mais informações, consulte The Developer's Toolkit Integrated Developement Environment.) Após instalar o TSD Developer's Toolkit, acesse o utilitário GUI Server Administration e utilize o seguinte procedimento para criar mais servidores de GUI:

  1. No separador Servidores de GUI, digite o nome do novo servidor de GUI na caixa Nome do Servidor de GUI.
  2. Digite o número de clientes que o servidor de GUI pode manter na caixa Número Máximo de Clientes.
  3. Escolha Incluir.

Como atualizar os parâmetros do aplicativo

Os parâmetros do aplicativo são utilizados principalmente para implementar conexões com múltiplos servidores de aplicativos. Por exemplo, se você tiver clientes que utilizam diferentes idiomas, pode desejar criar um servidor de aplicativos para cada idioma: um servidor para solicitar dados de um banco de dados em francês, outro para um banco de dados em alemão, e assim por diante. Nesta situação, você deve criar parâmetros que direcionam os usuários a se conectarem ao servidor de aplicativos e número de porta específicos para seus idiomas.

Nota: Apesar de parâmetros serem utilizados principalmente para múltiplos servidores de aplicativos, eles podem ser utilizados para qualquer finalidade.

Após acessar o utilitário GUI Server Administration, utilize o seguinte procedimento para atualizar os parâmetros do aplicativo:

  1. Selecione o separador Parâmetros.
  2. Na caixa Aplicativo, selecione o aplicativo para o qual deseja atualizar os parâmetros.
  3. Digite as novas informações para um parâmetro e selecione Atualizar para aplicar as informações ao aplicativo.

Como excluir parâmetros do aplicativo

Após acessar o utilitário GUI Server Administration, utilize o seguinte procedimento para excluir parâmetros do aplicativo:

  1. Selecione o separador Parâmetros.
  2. Na caixa Aplicativo, selecione o aplicativo para o qual deseja excluir os parâmetros.
  3. Selecione um parâmetro no quadro de listagem e escolha Excluir.

Tivoli Service Desk 6.0 Developer's Toolkit - Guia de Ferramentas e Utilitários

Retornar ao Índice

Copyright


-->