APIs Utilizadas com o Utilitário de Archive


Visão Geral

Tarefas

Incluído com

Tivoli Problem Management

Visão Geral

A opção de arquivo simples

Se você optar por arquivar dados em um arquivo simples, você precisa estar ciente de que para manipular o arquivo simples exportado requer um esforço significativo. Os arquivos são grandes e geralmente de difícil manuseio.

Escolher a opção de arquivo simples resulta em um arquivo que coloca um registro de uma tabela em uma linha do arquivo.

Há cinco tabelas a partir das quais o utilitário de archive lê dados, mas há seis tipos de rótulos ou marcações para as linhas do arquivo simples.

Marcações de arquivo simples

Rótulos são chamados de marcações na base de informações eaacust.kb. Os arquivos simples são:
  • CALL
  • CALLI
  • SESION
  • PROBLEMS
  • WORK_HISTORY
  • PROBLEM_HISTORY

A razão pela qual há um rótulo CALL e um CALLI é que CALLI indica uma chamada de informação. Uma chamada de informação é uma chamada que é criada no Tivoli Problem Management sem abrir um problema correspondente. Isso significa que somente um CALL e um ou mais registros SESION foram criados no banco de dados do Tivoli Problem Management.

Formato de arquivo simples

Os campos em um arquivo simples ocorrem na mesma ordem que no Diagrama de Relação de Entidades do Tivoli Problem Management para sua versão específica do Tivoli Problem Management.

Há uma distinção entre valores de cadeia e que não são de cadeia. Se uma coluna for criada como um valor de caractere, considera-se que é uma cadeia no arquivo simples. Nesse caso, aparece entre aspas duplas, como "cadeia." O delimitador de colunas no banco de dados não é considerado como cadeia e não aparece entre aspas duplas.


Tarefas

Como criar um programa de análise para um arquivo simples

Ao criar um programa para analisar cada linha de um arquivo simples, precisa-se ler a marcação. A marcação é seguida por uma seqüência tripla de barras verticais (|||) para diferenciar a marcação do início do primeiro campo.

Ao criar um programa de análise para um arquivo simples, faça o seguinte:

  1. Leia os caracteres até as três barras verticais.
  2. Analise as colunas. Precisa-se levar em consideração se as colunas são cadeias ou não.

Todas as cadeias podem ser personalizadas editando-se eaacust.kb. Os caracteres de exportação do arquivo são mostrados.

Caracteres de Exportação do Arquivo Definição
EOL IS '' Fim da linha. Este é o caractere colocado no final de uma linha no arquivo de texto de saída. No momento está em branco. Se quiser que um caractere apareça no final de cada linha no arquivo simples, é necessário modificar essa constante da forma adequada.
STD IS '"' Delimitador/Quebra de cadeia. Este é o caractere colocado "ao redor" das cadeias que são exportadas das tabelas do banco de dados. As cadeias consistem em colunas de caracteres e variáveis de caracteres, por exemplo. O padrão são as aspas duplas (").
DELM IS ',' Delimitador de coluna. Este é o caractere usado para separar as colunas exportadas na exportação do arquivo simples. O padrão é a vírgula (,).
ND IS '' Delimitador/Quebra de coluna com valores que não são cadeias. Este é o caractere colocado ao redor de colunas que não são de cadeias no arquivo de texto de saída. O padrão é uma cadeia vazia. Ou seja, nada é colocado ao redor de valores que não são cadeias.
SEP IS '|||' Divisor para separar as marcações da primeira coluna no arquivo simples. Este é o separador entre a marcação do registro e o início dos dados exportados para uma linha no arquivo simples. O padrão são as três barras verticais (|||).

Se forem feitas alterações em eaacust.kb, o arquivo precisará ser reanalisado.

Como processar um arquivo simples

Para processar um arquivo simples com o Utilitário de Archive, use as seguintes diretrizes para o algoritmo que recria as relações entre as tabelas CALL, SESION, PROBLEMS, WORK_HISTORY e PROBLEM_HISTORY.
  • Se você ler uma marcação CALL, processe a linha CALLI e qualquer uma das linhas com a marcação SESION até você ver outra marcação CALLI ou uma marcação CALL.
  • Se você ler uma marcação CALL, processe a linha CALL e qualquer linha SESION e CALL até você ler uma marcação PROBLEM. Processe também a marcação PROBLEM para concluir todas as associações.