Como Trabalhar com Nós de Rede


Visão Geral

Tarefas

Incluído com

Tivoli Service Desk

Visão Geral

Caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede Após configurar o Gateway NSM do TPM com a caixa de diálogo Configuração do Network Management você pode configurar os nós individuais que o Gateway NSM do TPM monitora em sua plataforma NSM.

A caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede é o ponto de partida para todas as atividades relativas à manutenção do nó: incluir, modificar e excluir nós de rede. A caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede lista cada registro de nó no sistema Gateway NSM do TPM.

Como abrir a caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede Se você estiver utilizando o perfil Administrador do Tivoli Network Management, selecione Trabalhar com Nós de Rede no menu Editar.

No menu Auxílio, selecione Seu Perfil do Sistema e siga as instruções em Trabalhar com Nós de Rede.

Registros de nó Para abrir um problema para um nó no banco de dados do Tivoli Problem Management, deve existir um registro para esse nó. Se for detectado um evento para um nó que não tem um registro, o Gateway NSM do TPM inclui automaticamente um registro para ele. Como o Gateway NSM do TPM é designado para automação máxima, você raramente precisa incluir manualmente registros de nó.
Inclusão automática de registros de nó Quando você instala o Gateway NSM do TPM, é executado um processo que inclui automaticamente registros de nó para todos os nós que atendem os critérios requeridos.

Se for incluído um novo nó na rede após ocorrer este processo, a plataforma NSM o detecta automaticamente e notifica o Gateway NSM do TPM. O Gateway NSM do TPM responde apropriadamente e inclui o registro do nó se o nó atender os critérios exigidos.

Operadores lógicos para pesquisas Selecione um dos seguintes operadores lógicos para sua pesquisa:

Operador lógico

Distinção entre maiúsculas e minúsculas?

Descrição

= não

Procura registros de nó que correspondem ao valor especificado

> não

Procura registros de nó com valores que seguem alfanumericamente o valor especificado

< não Procura registros de nó com valores que precedem alfanumericamente o valor especificado
>= não Procura registros de nó com valores que correspondem ou seguem alfanumericamente o valor especificado
<= não Procura registros de nó com valores que correspondem ou precedem alfanumericamente o valor especificado
<> não Procura registros de nó que não correspondem ao valor especificado
= = sim Uma versão de distinção entre maiúsculas e minúsculas de =
>> sim Uma versão de distinção entre maiúsculas e minúsculas de >
<< sim Uma versão de distinção entre maiúsculas e minúsculas de <
>>= sim Uma versão de distinção entre maiúsculas e minúsculas de >=
<<= sim Uma versão de distinção entre maiúsculas e minúsculas de <=
<<>> sim Uma versão de distinção entre maiúsculas e minúsculas de <>
IS NULL n/a Procura registros sem nenhum valor na caixa
IS NOT NULL n/a Procura registros com qualquer valor na caixa

Tarefas

Como incluir manualmente um registro de nó Esta informação também pode ser útil se você desejar modificar um registro de nó existente.

Para incluir manualmente um registro de nó no Gateway NSM do TPM:

  1. Na caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede, selecione Incluir.
    Resultado: A caixa de diálogo Nó de Rede é exibida.
  2. Na caixa Nome do Nó, digite o nome do nó.
    Este nome deve ser exclusivo e deve ser um nome válido no servidor de nome de domínio.
    Atenção: Após incluir um registro de nó e selecionar OK, não é possível alterar seu nome.
  3. Na caixa Contato do Nó, selecione o nome da pessoa que recebe a notificação se houver um desvio de Interface Ativa, um desvio de Interface Inativa ou qualquer desvio especificado no arquivo nsmnodes.conf para o nó.
  4. Na caixa Localização do Nó, digite o identificador de localização.
    Isto identifica a localização física do nó. Esta não é a localização do Tivoli Problem Management. Esta informação não é validada; ela é utilizada somente com objetivos informativos.
  5. Se apropriado, selecione a caixa de opções Atualizar a partir do SNMP.
    Se você selecionar esta caixa de opções, as caixas Contato de Nó e Localização de Nó podem ser atualizadas pelas informações descobertas pela plataforma NSM através do SNMP.
  6. Se apropriado, selecione a caixa de opções Notificar na Falha.
    Se você selecionar esta caixa, a notificação será enviada para o contato do nó quando um problema for aberto para o nó no Tivoli Problem Management.
  7. Se apropriado, selecione a caixa de opções Notificar na Restauração.
    Se você selecionar esta caixa, a notificação será enviada para o contato do nó no Tivoli Problem Management quando o nó for restaurado para serviço.
  8. Na lista Gravidade de Falha, selecione o código de gravidade do Tivoli Problem Management a ser atribuído a todos os problemas relacionados a este nó.
    Nota: Se você não selecionar um código de gravidade padrão, o código de gravidade definido no separador Abrir da caixa de diálogo Configuração do Sistema será utilizado.
  9. Na caixa Impacto de Falha, digite quaisquer informações que seriam úteis para analistas do Tivoli Problem Management se o nó for desativado.
    Quando um nó gerenciado pelo Gateway NSM do TPM está em uma condição de falha, o registro de falha de rede para o nó é exibido na caixa de diálogo Trabalhar com Falhas de Rede no Tivoli Problem Management e no Módulo Gateway. Em um registro de falha de rede, a caixa Impacto de Falha descreve as conseqüências de falha de um nó específico.
  10. Selecione OK.
    Resultado: A caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede aparece novamente.

Nota: O botão Configuração do Problema fica inativo quando você inclui um nó. Você deve primeiro incluir um registro de nó e, em seguida, editá-lo para definir a configuração do problema para o nó. Consulte Como Configurar Problemas de Nó para obter mais detalhes.

Como editar um registro de nó Você pode editar qualquer uma das definições de nó, exceto o nome do nó, quando desejar.

Você poderá precisar editar ocasionalmente um registro de nó existente, se não permitir que a plataforma NSM atualize as informações de contato do sistema (ou seja, que fica notificado quando um problema for aberto no Tivoli Problem Management).

Para editar um registro de nó:

  1. Na caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede, selecione o nó que você deseja editar.
  2. Selecione Editar.
    Resultado: A caixa de diálogo Nó de Rede é exibida.
  3. Faça as alterações apropriadas (consulte Como incluir manualmente um registro de nó).
  4. Selecione OK.
    Resultado: A caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede aparece novamente.
Como exibir um registro de nó O botão Exibir na caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede abre o mesmo tipo de caixa de diálogo Nó de Rede que os botões Incluir e Editar abriram. A diferença é que quando você visualiza a caixa de diálogo Informações do Nó, todas as suas caixas são somente leitura.

Este recurso é útil quando você está concedendo direitos de segurança aos usuários. Você pode atribuir efetivamente a permissão somente leitura para determinados usuários, permitindo que eles utilizem somente o botão Exibir.

Como excluir um registro de nó Os registros de nó são armazenados no banco de dados do Tivoli Problem Management. Para excluí-los, você pode acessar o banco de dados diretamente ou excluí-los de dentro do Gateway NSM do TPM.

No Módulo Gateway, você pode excluir um registro de nó a qualquer momento. Quando você exclui um nó a partir da plataforma NSM, seu registro de nó não é automaticamente removido do banco de dados do Tivoli Problem Management. Você pode reter ou excluir esta informação. Se não houver nenhum problema aberto para o nó no Tivoli Problem Management, não haverá impacto para o Tivoli Problem Management ou para o Gateway NSM do TPM quando você excluir o registro de nó.

Atenção: Se o Tivoli Problem Management tiver um problema aberto para um nó, você poderá excluir o registro de nó no Gateway NSM do TPM. No entanto, o Tivoli Problem Management não fecha automaticamente o problema. Em vez disso, você deve fechar manualmente o problema no Tivoli Problem Management.

Observe que se um registro de configuração de problema existir para o nó que for excluído, o registro de configuração de problema também será excluído automaticamente.

Para excluir um registro de nó:

  1. Na caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede, selecione o nó que você deseja excluir.
  2. Selecione Excluir.
    Resultado: Aparece uma mensagem pedindo que você confirme a exclusão do registro de nó.
  3. Selecione Sim.
    Resultado: O nome do nó é removido da lista.
Como executar uma consulta na lista de registros de nó A caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede pode conter milhares de registros de nó. Você pode utilizar a função Consulta para exibir somente os registros de nó com características específicas.

Para utilizar com êxito a caixa de diálogo Consulta de Nó de Rede, você só precisa digitar os critérios de pesquisa para uma caixa. No entanto, digitando critérios de pesquisa para várias caixas, você pode restringir a lista de nós contida na caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede.

Para executar uma Consulta na lista de nós:

  1. Na caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede, selecione Consulta.
    Resultado: Aparece a caixa de diálogo Consulta de Nó de Rede.
  2. Na lista Nome do Nó, selecione o operador lógico que você deseja utilizar para a sua pesquisa. Selecione a partir destes operadores lógicos.
  3. Na caixa Nome do Nó, digite o nome do nó para o qual deseja pesquisar.
    Você pode digitar quaisquer caracteres alfanuméricos para o valor. No entanto, para melhores resultados de pesquisa, especifique um valor mais completo possível.

    Além disso, se você selecionar o operador lógico =, poderá utilizar caracteres curinga para executar uma pesquisa mais geral:

    • ? é um caractere curinga que substitui um único caractere. Por exemplo, M?KE corresponde a MIKE mas não a MOOSE.
    • * é um caractere curinga que substitui um único caractere ou uma cadeia de caracteres consecutivos. Por exemplo, M*E corresponde a MIKE e a MOOSE.
  4. Na lista Contato do Nó, selecione o operador lógico que você deseja utilizar em sua pesquisa. A lista Contato do Nó contém os mesmos operadores lógicos que a lista Nome do Nó.
  5. Na caixa Contato do Nó, digite o nome do contato do nó para o qual deseja pesquisar. As regras para a caixa Nome do Nó também se aplicam à caixa Contato do Nó.
  6. Na lista Localização do Nó, selecione o operador lógico que você deseja utilizar em sua pesquisa. A lista Localização do Nó contém os mesmos operadores lógicos que a lista Nome do Nó.
  7. Na caixa Localização do Nó, digite a localização do nó para o qual deseja pesquisar. As regras para a caixa Nome do Nó também se aplicam à caixa Localização do Nó.
  8. Na lista Gravidade de Falha, selecione o operador lógico que você deseja utilizar em sua pesquisa. A lista Gravidade de Falha contém os mesmos operadores lógicos que a lista Nome do Nó. No entanto, você não pode selecionar versões de distinção entre maiúsculas e minúsculas dos operadores para gravidade de falha.
  9. Na caixa Gravidade de Falha, digite a localização do nó para o qual você deseja pesquisar ou selecione uma a partir da lista. As regras para a caixa Nome do Nó se aplicam à caixa Gravidade de Falha.
  10. Na lista Atualizar a partir do SNMP, selecione um dos seguintes:
    • O espaço em branco acima do operador TRUE limpa a caixa Atualizar a partir do SNMP.
    • TRUE procura registros de nó que são configurados para receber automaticamente dados atualizados sobre o contato do nó e a localização do nó a partir do SNMP.
    • FALSE procura registros de nó que não são configurados para receber automaticamente dados atualizados sobre o contato do nó e a localização do nó a partir do SNMP.
  11. Na lista Notificar na Falha, selecione a ação a ser tomada, se houver alguma. A lista é igual à lista Atualizar a partir do SNMP.
  12. Na lista Notificar na Restauração, selecione a ação a ser tomada, se houver alguma. A lista é igual à lista Atualizar a partir do SNMP.
  13. Na lista Data e Hora de Criação do Registro, selecione o operador lógico que você deseja utilizar em sua pesquisa. A lista Data e Hora de Criação do Registro contém os mesmos operadores lógicos que a lista Nome do Nó.
  14. Na caixa Hora, especifique a hora de criação do registro de nó.
    Para limpar a caixa Hora, feche a caixa de diálogo Consulta de Nó de Rede e a caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede.
  15. Na caixa Data, especifique a data de criação do registro de nó.
    Para limpar a caixa Data, feche a caixa de diálogo Consulta de Nó de Rede e a caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede.
  16. Selecione OK.
    Resultado: A caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede aparece e exibe todos os nós que atendem aos critérios de consulta.
    Se nenhum registro de nó atender aos critérios de consulta, a caixa de diálogo Trabalhar com Nós de Rede não exibirá os registros de nó.