Como Entender Frases


Visão Geral

Tarefas

Incluído com

Administração do Tivoli Change Management

Visão Geral

O que são frases?

No Tivoli Change Management, uma frase de definição de regra consiste no seguinte:
Componente Descrição
Tabela O nome da tabela de banco de dados do Tivoli Change Management que contém o campo (atributo) que você deseja incluir na definição de regras.
Atributo O campo do banco de dados que contém os dados que você deseja incluir na definição de regra.
Operador Um dos operadores <, >, =, <=, >= e <> que você utiliza para especificar os critérios de seleção para a regra.
Valor O valor de campo real que você utiliza para determinar a seleção na regra.

Por exemplo, a frase a seguir especifica todos os registros de tabela CHANGE onde o campo Status_ID contém o valor concluído:

Change:Status_ID=completed

Observe que quando uma frase de definição é exibida, ela aparece com dois pontos separando o nome da tabela e o atributo. Não utilize dois pontos na caixa Valor.


Tarefas

Como construir frases É possível utilizar os operadores a seguir para combinar frases simples e criar uma definição abrangente de frases de regras.
  • E

Utilize o botão de operador E para ligar duas frases. Os dados acessados devem corresponder a ambas as condições. Escolha o botão E depois de inserir a primeira frase e antes de inserir a segunda frase. No exemplo a seguir, a utilização do operador E especifica as alterações com um status concluído e uma data de evento anterior a 31 de março de 1999:

Change:Status_ID=completed AND Change_History:Event_Date < 03/31/99

  • Ou

Utilize o botão de operador Ou para ligar duas frases. Os dados podem corresponder a cada frase. Escolha Ou depois de inserir a primeira frase e antes de inserir a segunda frase. No exemplo a seguir, a utilização do operador Ou especifica as alterações com um status concluído ou com uma data de evento anterior a 31 de março de 1999:

Change:Status_ID=completed OR Change_History:Event_Date < 03/31/99

  • Não

Utilize o botão de operador Não antes de inserir uma frase para reverter o status de verdadeiro ou falso da frase. Por exemplo, a utilização do operador Não na frase a seguir especifica todas as alterações exceto aquelas com um status concluído:

NOT Change:Status_ID=Completed

que seria equivalente à frase:

Change_Status_ID<>completed

Você pode utilizar o operador Não com os operadores E e Ou. O exemplo a seguir especifica todas as alterações com um status concluído e uma data de evento maior ou igual a 31 de março de 1999:

Change:Status_ID=completed AND NOT Change:Event_Date<03/31/99

  • Como Utilizar os Parênteses

Utilize os botões de parênteses para inserir parênteses antes, depois ou entre frases e operadores na lista. Da mesma forma que você utiliza parênteses em expressões matemáticas para controlar a ordem de cálculo, você utiliza parênteses aqui para controlar a ordem em que as frases são interpretadas.

No exemplo a seguir, os parênteses são utilizados para definir uma regra que se aplica a dois grupos de alterações (alterações concluídas com uma data de evento anterior a 31 de março de 1999 e alterações salvas com uma data de evento posterior a 31 de março de 1999):

(Change:Status_ID=completed AND Change_History:Event_Date<03/31/99) OU (Change:Status_ID=saved AND Change_History:Event_Date>03/31/99)

Como otimizar frases

Quando o Tivoli Change Management avalia uma frase no tempo de execução, ele utiliza a lógica a seguir:
  1. Se todas as conjunções forem E (não houver conjunções Ou), a rotina de avaliação sairá e retornará falso como a condição geral assim que a primeira condição for resolvida para falso. As condições são avaliadas da esquerda para a direita.
  2. Se todas as conjunções forem Ou (isto é, não houver conjunções E), a rotina de avaliação sairá e retornará verdadeiro como a condição geral assim que a primeira condição for resolvida para verdadeiro. As condições são avaliadas da esquerda para a direita.
  3. Se as conjunções E e Ou forem utilizadas em uma frase, a frase inteira deverá ser avaliada para determinar a resolução verdadeiro/falso geral.

Ao utilizar essa lógica de avaliação, você pode otimizar a definição de frases de regras que tenham um impacto direto no desempenho do tempo de execução. Se você tiver uma frase que tenha múltiplas condições com todas as conjunções E, então, definindo a condição que tem a probabilidade mais alta de avaliação para falso no lado esquerdo da definição de frases, você salva o tempo de processamento que seria, ao contrário, utilizado para avaliar as condições adicionais.

Por exemplo, suponha que:

  1. Uma frase de regra é definida para detectar que um Change:Status_ID está concluído, o Change:Cost é maior que 100 e o Change:Category é software.

    Para otimizar o desempenho desta frase, a avaliação do Status_ID é definida primeiro porque apenas um número relativamente pequeno de avaliações (comparado a todas as transações de alteração) tem um Status_ID de concluído.
  1. Dependendo das condições na sua localização, as duas condições restantes poderiam ser definidas em qualquer ordem, mas suponha que a maioria dos custos de alteração são menores que 100 e que a maioria das alterações são para o software de categoria. Com base nestas suposições, a definição de regra ótima é:

    Change:Status_ID = completed AND Change:Cost > 100 AND Change: Category = software
  2. No entanto, se a frase de regra for definida para detectar qualquer uma das condições acima, então, o pedido das condições será revertido. Ao definir, primeiro na frase de regra, a condição que tem a maior semelhança de avaliação para verdadeiro, você tira vantagem da lógica de saída anterior.

    Change:Category = software OR Change:Cost > 100 OR Change:Status_ID = completed