Tivoli Service Desk 6.0 Developer's Toolkit - Guia de Ferramentas e Utilitários
O Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) do Developer's Toolkit é uma área de trabalho integrada para escrever aplicativos do Developer's Toolkit. O IDE foi projetado para permitir que os usuários construam aplicativos selecionando opções em um ambiente de interface gráfica com o usuário (GUI) em vez de trabalhar a partir do prompt de comandos. Você pode utilizar o IDE para organizar os aplicativos do Developer's Toolkit e acessar as ferramentas necessárias para construí-los.
No IDE, todos os aplicativos do Developer's Toolkit são organizados em uma estrutura hierárquica dentro de um arquivo de projeto. No IDE, cada projeto é um arquivo constituído de uma ou mais janelas chamadas destinos. Os destinos contêm componentes chamados itens que são utilizados para construir o aplicativo.
Para construir os aplicativos, seu fluxo de trabalho geralmente segue a seqüência desta hierarquia. As etapas a seguir resumem o processo para construir um projeto de aplicativo do Developer's Toolkit utilizando uma abordagem hierárquica.
Um projeto é o nível mais alto na estrutura hierárquica de arquivos. Um projeto é uma janela que mostra uma lista de destinos. Um projeto pode ter um ou vários destinos, dependendo da complexidade do aplicativo que você está construindo e como escolhe organizá-lo.
Um destino é uma janela que está ligada a um projeto. A janela de destino mostra uma lista de itens associados ao projeto. Um destino pode conter todos os itens para um projeto, ou os itens podem ser agrupados em vários destinos, dependendo de como você deseja organizar seu aplicativo do Developer's Toolkit.
Um item é o nível mais baixo na estrutura hierárquica de arquivos do IDE. Um item é uma janela que está ligada a um destino. A janela de item mostra o nome de um item associado a um destino. Um destino pode ser constituído de um ou vários itens.
Os nomes de item são o caminho completo, incluindo o nome do arquivo, de arquivos fonte utilizados para construir um aplicativo. Como os arquivos são referidos pelo nome do caminho em vez de serem copiados fisicamente para o IDE, eles não precisam ser criados no IDE para serem incluídos em seu projeto. Você pode definir qualquer arquivo como parte do projeto no IDE.
Há dois programas de edição: um editor de texto padrão e o Criador de Interface. O editor de texto padrão é utilizado para editar arquivos de texto ASCII. Um editor de texto padrão já foi definido para seu sistema operacional, no entanto, você pode alterá-lo para um editor diferente. Para obter mais informações, consulte a seção Como Editar Itens com um Editor de Texto posteriormente neste capítulo.
O Criador de Interface é utilizado para editar arquivos .df. Para obter mais informações sobre como utilizar o Criador de Interface, consulte o Tivoli Service Desk 6.0 Developer's Toolkit - Guia do Criador de Interface.
Há dois programas de construção que convertem arquivos de um formato fonte para um formato de objeto. Durante o processo de construção, o programa de construção cria um novo arquivo com uma extensão que é derivada da extensão de arquivo original.
O programa de construção converte o arquivo para código de máquina e inclui um "c" na extensão do arquivo. Uma construção para um arquivo .kb (knowledgebase - base de informações) cria um arquivo com uma extensão .kbc.
O exemplo a seguir mostra os programas de construção e o tipo de arquivo que cada um converte.
Programa de construção | Converte |
Gerador de Interface | .df para .dfc |
Analisador do TSD Script | .kb para .kbc |
O processo de execução executa ou exibe arquivos, e desse modo, designa o programa que executa o arquivo selecionado. Por exemplo, o Visualizador de Interface pode ser utilizado para exibir arquivos .df.
Esta seção abrange os seguintes tópicos:
Quando você criar um novo arquivo de projeto, recomenda-se que seja criado um diretório novo separado para seu(s) arquivo(s).
Para criar um novo arquivo de projeto:
Utilize este procedimento para abrir um arquivo de projeto existente.
Para abrir um arquivo de projeto existente:
Quando você nomeia um arquivo de projeto, a extensão padrão é .ide. No entanto, você pode especificar qualquer extensão.
Para salvar um arquivo de projeto com o nome do arquivo original:
Para salvar um arquivo de projeto com um nome diferente:
Após abrir ou criar um arquivo de projeto, você pode incluir destinos nele. Podem ser criados quantos destinos em um arquivo de projeto você desejar, mas deve haver pelo menos um. Você pode incluir qualquer número de itens em um destino. No entanto, como uma ferramenta organizacional, cada destino deve conter apenas os itens que fazem parte de um grupo lógico de informações ou arquivos.
Esta seção abrange os seguintes tópicos:
Cada destino contém itens que fazem parte de um grupo relacionado de dados utilizados para construir
um aplicativo. Utilize o seguinte
procedimento para incluir um destino em um arquivo de projeto.
Nota: Isto é obrigatório. Se você não fornecer um título, uma mensagem de erro será exibida informando que um valor deve ser fornecido antes do destino ser aceito.
A edição de um destino permite alterar o nome do destino.
Para editar um destino:
Limpar um destino remove todos os itens dele, embora os arquivos fonte não sejam afetados pelo processo de limpeza.
Atenção: Você não pode desfazer o processo de limpeza. Após limpar os itens de um destino, o único modo de restaurá-los é fechar o arquivo de projeto sem salvá-lo ou incluir manualmente cada item de novo no destino.
Para limpar itens de um destino, utilize o seguinte procedimento.
Se você... | então... |
deseja limpar o destino | escolha Sim |
não deseja limpar o destino | escolha Não |
Se você exclui um destino de um arquivo de projeto, todos os itens nesse destino são também removidos do arquivo de projeto. Os arquivos fonte não são afetados pela exclusão.
Se você... | então.... |
deseja excluir o destino | escolha Sim. |
não deseja excluir o destino | escolha Não. |
Um item de destino é uma referência a um arquivo fonte e pode ser incluído ou excluído de seu destino quando você desejar.
Esta seção abrange os seguintes tópicos:
Antes de incluir itens nos destinos de um arquivo de projeto, considere as informações a seguir:
Para incluir um item em um destino:
À medida que você constrói arquivos de projeto, pode querer incluir marcadores para arquivos fonte que ainda não foram criados. Os marcadores são arquivos vazios que permitem formar a estrutura de seu aplicativo, mesmo que você não tenha o material fonte. Por exemplo, você pode querer criar arquivos que, eventualmente, se tornarão arquivos de auxílio para seu aplicativo, mesmo que ainda não tenha criado o texto de auxílio.
Para criar um marcador:
Você pode optar por remover um item, porque não deseja associá-lo mais a um destino específico, ou porque você precisa movê-lo para um outro destino. O único modo de mover um item é removê-lo de seu destino atual e incluí-lo em outro destino.
Para remover um item de um destino:
Se você... | então... |
deseja excluir o item | escolha Sim. |
não deseja excluir o item | escolha Não. |
Editar itens em um destino permite que você faça alterações quando constrói um aplicativo. Os itens podem ser associados a editores de texto diferentes, dependendo do tipo de item. Por exemplo, um módulo de código pode ser associado a um editor de texto, enquanto um arquivo de caixa de diálogo é associado ao Criador de Interface.
Esta seção abrange os seguintes tópicos:
Todo item em um arquivo de projeto é associado automaticamente a um editor de texto que pode ser utilizado para modificar seu conteúdo.
Para abrir um editor de texto:
Nota: Você pode também abrir um editor de texto dando um clique duplo no item a ser editado.
Para fechar um editor de texto:
Às vezes você pode querer alterar o editor de texto padrão. Por exemplo, se houver um editor de texto que você utiliza regularmente, pode preferir continuar utilizando-o em vez do editor de texto padrão fornecido com o IDE.
Para alterar o editor de texto padrão:
O IDE fornece várias opções para construir e atualizar o código objeto para um item. Esta seção abrange os seguintes tópicos:
A diferença entre uma construção e uma atualização é que quando você constrói itens, todos os itens especificados são reconstruídos incondicionalmente. Para obter mais informações sobre a construção de seu aplicativo, consulte Analisador do TSD Script.
Quando você atualiza itens, apenas os itens que têm código fonte mais recente do que o código objeto são reconstruídos. Para obter mais informações, consulte a seção Como Atualizar Seu Projeto.
Nota: Se não houver nenhum código objeto para um item que esteja selecionado para uma atualização, ele será construído.
Quando o IDE executa o programa de construção, ele passa o(s) nome(s) do(s) item(ns) para construir como argumentos da linha de comandos. Quando você constrói ou atualiza vários arquivos, aparece uma mensagem confirmando uma construção ou atualização bem-sucedida.
Se um programa de construção for especificado como uma linha de comandos para um item, substituições serão executadas no aplicativo. Se nenhuma linha de comandos for definida, o nome do item selecionado será utilizado. Se nenhum programa de construção for especificado para o item selecionado, aparecerá uma mensagem de aviso.
Para construir um item em um destino:
Para construir todos os itens em um destino:
Para construir todos os itens em um projeto:
Você pode atualizar apenas os destinos em seu aplicativo ou o arquivo de projeto inteiro, incluindo destinos e itens associados.
Esta seção abrange os seguintes tópicos:
Para atualizar todos os itens em um destino:
Para atualizar todos os itens em um arquivo de projeto:
Bases de Informações são construídas e atualizadas do mesmo modo que os itens. Ou seja, para uma atualização, o Analisador do TSD Script analisa todos os arquivos .kb no projeto cuja marca de hora é mais recente do que seu arquivo .kbc, ou se nenhum arquivo .kbc existir, será criado um.
Reconstruir um arquivo .kb permite que o Analisador do TSD Script analise todos os arquivos .kb no projeto, independentemente de seus horários de modificação.
Esta seção abrange os seguintes tópicos:
Para construir uma base de informações
Para atualizar uma base de informações:
O IDE pode executar qualquer arquivo executável. Esta seção abrange os seguintes tópicos:
Para executar um arquivo:
~ No menu Item, escolha Executar.
ou
~ Dê um clique no botão da barra de ferramentas Executar.
Para definir o diretório de trabalho para executar programas do Developer's Toolkit:
Tivoli Service Desk 6.0 Developer's Toolkit - Guia de Ferramentas e Utilitários