Tivoli Service Desk 6.0 Developer's Toolkit - Guia de Ferramentas e Utilitários

Capítulo 4: Gerador de Interface do Developer's Toolkit

Retornar ao Índice


Introdução

Visão Geral

O Gerador de Interface gera arquivos .dfc no diretório onde encontra-se o arquivo .df correspondente. Não confunda o Gerador de Interface com o Criador de Interface. O Criador de Interface é utilizado para personalizar e incluir funcionalidade a seu arquivo .df. O Gerador de Interface processa o arquivo .df para um arquivo .dfc. O Gerador de Interface é executado a partir de uma versão de prompt de comandos
(i-gen.exe) ou de uma versão em janela ( i-genw.exe).

Por padrão, o Gerador de Interface gera arquivos .dfc no diretório onde encontra-se o arquivo .df correspondente. O Gerador de Interface utiliza também a página de códigos OEM ou ANSI quando grava cadeias para o arquivo de saída .dfc. Se não especificado no prompt de comandos, o Gerador de Interface utiliza o valor lido no arquivo softart.ini.

Como Gerar Arquivos .dfc

Como utilizar o Gerador de Interface em janela

Você pode abrir a versão em janela do Gerador de Interface utilizando um dos seguintes métodos:

  1. No menu Iniciar, aponte para Programas, aponte para Tivoli Service Desk 6.0, aponte para Developer's Toolkit e, em seguida, escolha Gerador de Interface.

Para utilizar o Gerador de Interface:

  1. Digite o nome do arquivo .df para analisar na caixa Nome do Arquivo ou utilize o botão Procurar para localizar o arquivo.

    Nota: Diferente do Analisador do TSD Script, o Gerador de Interface não pesquisa o SAIPATH ou as variáveis de ambiente path para arquivos .df. Você deve especificar um caminho completo para o arquivo se ele não estiver no diretório atual.

  1. Se o arquivo .df foi gerado por uma versão mais antiga ( 4.2 ou anterior), selecione a caixa de opções Converter do Formato 4.x para criar o arquivo .dfc.

    Nota: Para usuários do OS/2, se você não pintou telas do OS/2, não utilize a função de conversão no Gerador de Interface. Utilize o Criador de Interface para pintar as telas.

  1. Escolha Executar. As informações de status atuais na caixa Status de Construção e as mensagens e avisos de erro na caixa Erros e Avisos são analisadas. Um arquivo .dfc é criado no mesmo diretório que o arquivo .df.

Como utilizar o Gerador de Interface a partir de um prompt de comandos

A versão de prompt de comandos do Gerador de Interface (i-gen) utiliza a seguinte sintaxe:

i-gen [sinalizadores] [arquivo de
especificação]

Nota: Você deve digitar o nome do arquivo de especificação.

Os sinalizadores válidos são listados na seção a seguir.

Argumentos do Prompt de Comandos

Sinalizadores do prompt de comandos

Os seguintes sinalizadores são utilizados na versão de prompt de comandos apenas do Gerador de Interface.

Sinalizador Descrição
-convert Converte o arquivo de especificação de uma versão anterior (4.2 ou anterior).
-d Define uma constante afetando diretrizes #IFDEF no arquivo .df.
-l [nome do arquivo] Especifica um nome de arquivo de lista. Envia para um arquivo em vez da tela.
-e [nome do arquivo] Especifica um nome de arquivo de erros. As mensagens de erro são gravadas em um arquivo e não na tela.
-IDE [nome do arquivo] Igual a -e exceto mensagens de erro que são escritas no formato hipertexto do TSD Developer's Toolkit
para acesso fácil à origem do erro.
-Q Modo de inibição. Nenhum texto aparece na tela.
-? Imprime a sintaxe para executar i-gen.exe.

Erros do Gerador de Interface

Os seguintes erros se aplicam a versões gráficas em janela do Gerador de Interface, bem como a versões de linha de comandos.

Erro Descrição
Caractere desconhecido <c> O Analisador do TSD Script encontrou um caractere sintaticamente não permitido no arquivo .df.
Chave de linha de comandos desconhecida <switch> A sintaxe da linha de comandos para i-gen (ou i-genw) está incorreta. Remova ou substitua a chave transgredida e execute novamente o Gerador de Interface.
O nome do arquivo de especificação é necessário Você não digitou um nome de arquivo de especificação na linha de comandos.
Impossível abrir o arquivo de especificação O arquivo não existe ou é ilegível. Pode ter ocorrido uma falha de disco ou de rede.
Impossível criar um arquivo temporário O Gerador de Interface não tem acesso para criar um novo arquivo no diretório atual.
Falta uma aspa no início da cadeia A sintaxe para declarações de cadeia é a seguinte:
cadeia <identificador>
'<texto de cadeia>'

Este erro ocorre se essa primeira aspa simples estiver faltando.

Cadeia contendo mais de 4096 caracteres - <string> Isto é causado pela falta de uma aspa simples de fechamento em um literal de cadeia.
Diretriz do pré-processador ilegal <diretriz> As diretrizes válidas do pré-processador são:
#INCLUDE, #DEFINE, #IFDEF, #IFNDEF, #ELSE, #ENDIF
Não é possível redefinir <variável> Um valor só pode ser definido uma vez. Este erro é gerado quando ocorre uma segunda definição.
#else fora do bloco #if <nome> Foi encontrado um #else sem que primeiro fosse visto um #ifdef
#endif sem abrir a instrução #ifdef; Este erro pode ser causado por um par #IFDEF / #END inconsistente.
Sintaxe obsoleta A palavra-chave <nome> não é aceita na versão atual. Utilize o sinalizador da linha de comandos -convert ou selecione a caixa de opções de conversão do TSD Developer's Toolkit 4.x para remover estas palavras-chave do arquivo .df.
DISPLAY é uma palavra-chave obsoleta; utilize DEFINE. A construção DISPLAY é obsoleta. Todos os controles agora são declarados utilizando a instrução DEFINE.
Redeclaração do nome de FORM <nome>
Redeclaração do nome de STRING <nome>
Redeclaração do nome de TOOLBAR <nome>
Redeclaração do nome de MENU <nome>
Redeclaração do identificador FIELD <nome>
Nomes de entidade devem ser exclusivos. Este erro é gerado por outra ocorrência do identificador.
Constante <nome> não declarada Você declarou uma constante que não existe ou existe em outro escopo. O programador .df permite uma seção CONSTANT no escopo de arquivo e formulário.
As constantes String e Integer podem ser definidas O Criador de Interface não suporta as seções de constante que o tornam obsoleto
Faltando ponto-e-vírgula Deve ser utilizado ponto-e-vírgula no final de cada instrução.
Faltando vírgula Vírgulas devem ser utilizadas como delimitadores.
Qualificador de campo formado incorretamente <nome> Um dos qualificadores em uma definição de campo é inválido.
Redefinição de qualificador de padrão n/a
Atributo de janela formado incorretamente <nome> Um dos atributos na seção WINDOW de um formulário é inválido.
Impossível abrir o arquivo de código analisado <nome> Não é possível criar o arquivo .dfc.
Foram especificados qualificadores mutuamente exclusivos Um campo tem dois qualificadores permitidos especificados para um campo mas são mutuamente exclusivos. Por exemplo, Accept e Cancel são atributos para botões.
Mais de um botão padrão especificado Somente um botão com o estilo padrão deve ser especificado. (Não aplicado estritamente com a introdução de subformulários.)
'#include deve ser seguido por um nome de arquivo entre aspas simples Foi encontrada uma instrução #include que não inclui nada
<nome> não fechado por #endif Foi encontrado um #ifdef ou #else que não está fechado por um #endif
Nome de formulário <nome> não definido, os nomes de página devem ser formulários definidos Ao especificar um bloco de notas, os separadores devem ser declarados antes de serem utilizadas. O TSD Developer's Toolkit 5.0 tem métodos alternativos para declarar separadores para que as referências antecipadas e os separadores de outros arquivos possam ser incluídos.
InputLength é substituído por uma definição de padrão Um campo de entrada ou caixa de texto tem um comprimento de entrada e um padrão personalizado especificado. O padrão define um comprimento de entrada para que a instrução InputLength seja ignorada.
Mais de um caractere de preenchimento especificado Um padrão só pode ter um caractere de preenchimento. (O último encontrado é utilizado.)
As máscaras Display e Entry do padrão <nome> não possuem o mesmo comprimento As máscaras display e entry devem ter o mesmo comprimento para um padrão funcionar corretamente.
Os botões de rádio devem ter uma lista de botões Um conjunto de botões de rádio é definido mas nenhum deles é especificado.
HorizontalScrollBar é ignorado se NoWordWrap não for especificado Um MLE geralmente quebra linhas que são muito longas para a margem direita tornando difícil a rolagem horizontal.
O valor de botão de rádio inicial está fora do intervalo Foi especificado um botão de rádio inicial que não está na lista de botões.
Impossível abrir o arquivo de registro. Verifique se o disco não está cheio e se você tem acesso de criação/gravação de rede para o diretório.
Subformulário <nome> não definido, os subformulários devem ser definidos antes de ser feita referência a eles Quando especificar um subformulário, o formulário incorporado deve ser declarado antes de ser utilizado. O Developer's Toolkit tem métodos alternativos de declaração de subformulários para que referências antecipadas de outros arquivos possam ser utilizadas.

Tivoli Service Desk 6.0 Developer's Toolkit - Guia de Ferramentas e Utilitários

Retornar ao Índice

Copyright