Ícone do Nó CandleMonitor
O nó CandleMonitor faz parte do produto IBM Tivoli OMEGAMON XE para Messaging: WebSphere Message Broker Monitoring. Ele coleta estatísticas sobre o desempenho do fluxo de mensagens e, opcionalmente, produz mensagens do evento para detecção do OMEGAMON XE. É um simples nó de passagem com um terminal de entrada ("in") e um terminal de saída ("out"). Um nó CandleMonitor propaga uma mensagem sem alteração, do terminal de entrada para o terminal de saída.
O uso principal do nó CandleMonitor é produzir estatísticas. É importante que o nó seja colocado corretamente nos fluxos de mensagens, de modo que a monitoração dos relatórios de estatísticas do produto contenham dados úteis. Para obter as melhores estatísticas, ao projetar um fluxo de mensagens, um nó CandleMonitor deve ser colocado imediatamente após o nó MQInput. O atributo "type" de um nó colocado nesta posição deve ser alterado para "input". Se você deseja colocar apenas um nó CandleMonitor em um fluxo de mensagens, a posição "input" é a melhor opção, uma vez que a maioria das estatísticas é gerada a partir desta posição. No entanto, outra posição chave para a colocação do nó é imediatamente antes de qualquer nó de saída, como o nó MQOutput, MQReply ou Publication, para permitir o cálculo da taxa de saída. Aqui, o atributo "type" do nó deve ser alterado para "output".
As estatísticas podem, opcionalmente, ser produzidas para partes de fluxos de mensagens, chamadas aqui de subfluxos. Um subfluxo pode ser um fluxo de mensagens separado embutido em um fluxo de mensagens principal (Tipo I) ou apenas um grupo de um ou mais nós em um fluxo definido como um subfluxo, utilizando o nó CandleMonitor (Tipo II).
Para monitorar um subfluxo do Tipo I, um nó CandleMonitor deve ser colocado imediatamente após o Terminal de Entrada do fluxo e outro nó CandleMonitor colocado imediatamente antes do Terminal de Saída ou outra saída do fluxo. A todos esses nós deve ser designado o mesmo valor do atributo "subFlowName". O tipo do nó no local de entrada deve ser "subFlowInput". O tipo de nó no local de saída deverá ser "subFlowOutput", ou "output" se a saída for realmente um nó, como o MQOutput e representar o fim do fluxo de mensagens de uma mensagem sendo transmitida em um caminho específico.
Para monitorar um subfluxo Tipo II, um nó CandleMonitor deve ser colocado no início do subfluxo desejado, seu tipo definido como "subFlowInput" e o atributo "subFlowName" designado. Em seguida, um nó CandleMonitor deve ser colocado no final do subfluxo, seu tipo definido como "subFlowOutput" e o mesmo valor do atributo subFlowName designado como no modo de entrada. Se a seção do fluxo de mensagens que está sendo monitorado tiver vários conectores de entrada ou vários conectores de saída, vários nós CandleMonitor deverão ser incluídos da mesma maneira que no "subFlowName".
Tanto a entrada como a saída do fluxo devem ser marcadas com nós CandleMonitor para que estatísticas válidas sejam calculadas. O tipo "subFlowOutput" do nó CandleMonitor é necessário no subfluxo. Ele não é opcional, como é atualmente o caso com o nó tipo "output" de um fluxo de mensagens principal. Se o atributo "subFlowName" for configurado com um atributo "type" de "input", supõe-se que o nó seja uma combinação dos tipos "input" e "subFlowInput" em comportamento. Se o atributo "subFlowName" for definido com um atributo "type" de "output", supõe-se que o nó seja uma combinação dos tipos "output" e "subFlowOutput", em comportamento.
Será possível colocar o nó CandleMonitor em qualquer outro lugar em um fluxo de mensagens se você deseja reunir estatísticas em um único ponto do fluxo de mensagens apenas e visualizá-las nas visualizações de relatórios de Estatísticas do Nó CandleMonitor. Quando colocado dessa maneira, o atributo "type" do nó deverá ser "other". Para um atributo "type" do nó "other", o atributo "subFlowName" poderá ser definido, mas ele age simplesmente para identificar o nó como parte do subfluxo e não afeta as estatísticas geradas do subfluxo.
Um uso secundário do nó CandleMonitor é produzir eventos do fluxo de mensagens definidas pelo usuário que podem ser detectados por meio de situações e relatórios dos Eventos do Fluxo de Mensagens do OMEGAMON XE. Quando um nó é colocado com este objetivo, o atributo "type" deve ser "other" e o atributo "eventMessage" deverá ser definido para o texto de mensagem que você deseja que apareça nos relatórios e/ou detectado com situações sempre que este nó for inserido. O nó CandleMonitor também captura outras informações no evento para ajudar a identificar a parte afetada do fluxo de mensagens e a mensagem que está sendo processada no momento do evento.
A colocação de um nó com a finalidade de gerar eventos do fluxo de mensagens depende totalmente da discrição do usuário, mas a IBM recomenda que os nós não sejam colocados com esta finalidade em partes do fluxo de mensagens consideradas de processamento normal. Recomenda-se que este recurso seja utilizado em caminhos de um fluxo de mensagens que processe falhas ou outras condições que não sejam consideradas normais e que mereçam estar em uma situação de alerta. Por exemplo, um nó pode ser colocado com esta finalidade após uma "falha" do terminal no nó MQInput. Não é recomendado que o atributo "eventMessage" seja definido para qualquer nó do tipo "input" ou "output". Do mesmo modo, o atributo "eventMessage" só deve ser definido para os nós do tipo "subFlowInput" ou "subFlowOutput" que não façam parte do processamento na caixa normal (por exemplo, em um subfluxo de identificação de erro). Todos os nós CandleMonitor geram automaticamente eventos para exceções do fluxo de mensagens detectadas pelo nó. Observe que o nó CandleMonitor não faz nenhuma recuperação de erro, uma vez que ele é um nó de passagem. Nesta competência, ele é unicamente um mecanismo de alerta.
O atributo "collectQueueTime" aplica-se aos nós de tipo "input" e permite desativar a coleta de estatísticas de tempos de fila. Os tempos de fila são calculados utilizando a hora e a data de colocação da mensagem na fila. Se a fila de entrada de um fluxo de mensagens tiver mensagens com horas e data de colocação que não reflitam com precisão quando a mensagem foi colocada na fila de entrada, então ao configurar o nó CandleMonitor do tipo "input", o atributo chamado "collectQueueTime" deverá ser definido como "no" para que os tempos de fila não sejam coletados para essas mensagens. As horas e data de colocação não são indicadores precisos quando o contexto de origem for preservado para uma mensagem durante a colocação por um aplicativo na fila de entrada do fluxo de mensagens. Isso ocorre normalmente quando um aplicativo for um transportador de mensagens que movimenta mensagens de uma fila para outra, ou quando qualquer aplicativo transmitir ou definir contexto de origem para uma mensagem. Em especial, se a fila de entrada para o fluxo de mensagens B for a fila de saída de mensagens do fluxo A, o intermediário transmitirá o contexto de origem de modo que a hora e a data de colocação da mensagem no fluxo de mensagens B não permitirá o cálculo preciso do tempo de fila. O atributo "collectQueueTime" do nó CandleMonitor no fluxo de mensagens B deverá ser definido como "no".
O atributo "activateNode" permite especificar o nível de ativação do nó CandleMonitor, para que ele possa ser desativado. A configuração padrão é "yes", indicando que o nó está ativo (não desativado). No WebSphere Business Integration versão 5.0 e posterior, o atributo "activateNode" é configurável. Isso significa que ele pode ser definido durante a configuração do arquivo bar, para que possa ter uma configuração diferente para arquivos bar diferentes, utilizados por exemplo para implementar o teste e a produção. Além disso, a versão 5.0 permite a promoção da configuração do atributo de modo que este atributo tenha a mesma configuração para cada instância do nó CandleMonitor em um fluxo de mensagens. O conjunto de valores possíveis para o atributo suporta a especificação de algumas regras gerais de quando o nó deve estar ativo, como estar ativo para todos os nós do tipo entrada e saída, mas nenhum outro. Em geral, ao configurar um nó CandleMonitor em um fluxo de mensagens, deixe a configuração padrão de "yes" para facilitar o uso do nó durante o teste. Em seguida, ao implementar um intermediário de produção, configure o arquivo bar definindo "activateNode" como o nível desejado e promova o atributo para alterar automaticamente a configuração de todos os nós do fluxo para esse nível de ativação. Nas versões anteriores à 5.0 (e para a 5.0, se desejar), o código de plug-in do nó CandleMonitor aceita a especificação de uma configuração de substituição do tempo de execução para o atributo "activateNode", permitindo níveis de ativação diferentes para intermediários diferentes. Consulte o Guia do Usuário do produto para obter informações adicionais.
in | O terminal de entrada que aceita uma mensagem para processamento pelo nó. |
out | O terminal de saída para o qual a mensagem é propagada. |
Atributo | Padrão | Descrição |
type | "other" | Especifica o tipo de nó CandleMonitor.
Os valores válidos são:
|
eventMessage | "" | Faz com que um evento seja produzido quando o nó for inserido, se o valor estiver definido para um valor diferente de "". |
collectQueueTime | "yes" | Especifica se o nó deve coletar os tempos de fila. Os valores válidos são yes e no. |
subFlowName | "" | Especifica o nome do subfluxo do qual o nó CandleMonitor faz parte. |
activateNode | "yes" | Especifica o nível de ativação do
nó. Os valores válidos são:
|
(C) IBM Corporation 2006. Todos os direitos reservados