O Optim Designer fornece uma interface de design único para soluções de crescimento de dados, privacidade de dados, gerenciamento de dados de teste e retirada do aplicativo do Optim. Dependendo dos requisitos de processamento e do sistema, os objetos criados e mantidos do Optim Designer podem ser implementados em diversos componentes e repositórios para processamento.
O serviços de interoperabilidade do Optim permitem implementar objetos para processar dados federados entre origens de dados suportadas e plataformas distribuídas ou para processar dados do DB2 em uma plataforma z/OS sem rede. As interfaces de design nativo em plataformas distribuídas e z/OS permitem refinar as definições e solicitações contidas em modelos de interoperabilidade para atender aos requisitos da plataforma ou da origem de dados.
É possível usar o Optim Designer para projetar e testar os serviços de interoperabilidade do Optim e os serviços do executor. Ambos os serviços permitem usar funções de privacidade de dados, enquanto o executor permite privatizar dados no local. Também é possível publicar serviços em um registro centralizado no ambiente do Optim Manager, no qual você planeja e executa serviços para o processamento de produção.