Implementando o Arquivo WAR do Servidor de Gerenciamento no WebSphere Application Server Community Edition

É possível usar o IBM® Installation Manager para instalar o servidor de gerenciamento no computador do servidor de aplicativos. No entanto, a instalação não estará concluída até que você implemente o arquivo de arquivamento da Web (WAR) do servidor de gerenciamento no servidor de aplicativos. Use essa tarefa para implementar o arquivo WAR do servidor de gerenciamento na versão em inglês do WebSphere Application Server Community Edition.

Sobre Esta Tarefa

Ao implementar o arquivo WAR do servidor de gerenciamento no servidor de aplicativos, o servidor de aplicativos cria um banco de dados Apache Derby chamado OptimServerDB.

A versão do WebSphere Application Server Community Edition que é fornecida com o gerenciador está disponível apenas em inglês. Você pode configurar esta versão do WebSphere Application Server Community Edition usando a interface com o usuário em inglês. No entanto, ao usar o gerenciador, a configuração de idioma do navegador determina o idioma da interface com o usuário do gerenciador. A configuração de idioma do navegador também determina o idioma das mensagens que são recebidas do servidor de gerenciamento e do proxy.

Use o Console Administrativo do WebSphere Application Server Community Edition para implementar o arquivo WAR do servidor de gerenciamento. O local padrão do console administrativo é http://hostname:8080/console, em que hostname é o nome do host do computador no qual o WebSphere Application Server Community Edition está instalado.

Para implementar o arquivo WAR do servidor de gerenciamento usando o console administrativo do WebSphere Application Server Community Edition:

Procedimento

  1. Clique em Deploy New.
  2. Insira o local do arquivo WAR do servidor de gerenciamento no Archive e clique em Install. O arquivo WAR do servidor de gerenciamento é shared_installation_directory/server/app/management-server.war, em que shared_installation_directory é o diretório de instalação que você especificou para o grupo de pacotes do IBM Optim Shared. Por exemplo, o local padrão para o arquivo WAR do servidor de gerenciamento no Microsoft Windows é C:\Arquivos de Programas\IBM Optim\shared\server\app\management-server.war. Se você preferir, poderá clicar em Browse para navegar até o arquivo WAR do servidor de gerenciamento. O arquivo WAR do servidor de gerenciamento pode demorar vários minutos para ser implementado.

O que Fazer Depois

Depois de implementar o arquivo WAR do servidor de gerenciamento, você poderá configurar as propriedades do servidor de gerenciamento editando o script de inicialização do servidor de aplicativos. Este script está localizado no seguinte local, em que shared_installation_directory é o diretório de instalação especificado para o pacote de instalação do Optim Management Server.
  • Computadores Windows: shared_installation_directory\WebSphere\AppServerCommunityEdition\bin\startup.bat
  • Computadores Linux ou UNIX: shared_installation_directory/WebSphere/AppServerCommunityEdition/bin/startup.sh
Se o arquivo WAR falhar ao ser implementado por causa de erros de java.lang.OutOfMemoryError: Espaço de PermGen, aumente a quantidade de memória de geração permanente disponível para objetos na Java Virtual Machine (VM) no servidor de aplicativos. Para aumentar a quantidade disponível de memória de geração permanente, edite o script de inicialização do servidor de aplicativos. Abra esse script em um editor de texto e inclua o seguinte argumento no final do parâmetro JAVA_OPTS no script. NNN é a quantidade inicial de memória de geração permanente em MB e MMM é a quantidade máxima de memória de geração permanente em MB. O parâmetro JAVA_OPTS inteiro deve estar em uma linha única ou em linhas consecutivas que estejam conectadas com caracteres de continuação de linha. O caractere de continuação de linha é o til (^) dos scripts em lote do Windows ou a barra invertida (\) dos scripts Linux ou UNIX.
-XX:PermSize=NNNm -XX:MaxPermSize=MMMm
Por exemplo, o seguinte parâmetro JAVA_OPTS de um script em lote do Windows especifica 128 MB como a quantidade inicial de memória de geração permanente e 256 MB como a quantidade máxima de memória de geração permanente.
@set JAVA_OPTS=%ADDITIONAL_JAVA_OPTS% %JAVA_OPTS% ^
               -Djavax.net.ssl.keyStore="%GERONIMO_HOME%\var\security\keystores\optim-management-server.jks" ^
               -Djavax.net.ssl.trustStore="%GERONIMO_HOME%\var\security\keystores\optim-management-server.jks" ^
               -Djavax.net.ssl.keyStorePassword=manager -Djavax.net.ssl.trustStorePassword=manager ^
               -XX:PermSize=128m -XX:MaxPermSize=256m
O seguinte parâmetro JAVA_OPTS de um script Linux ou UNIX especifica 128 MB como a quantidade inicial de memória de geração permanente e 256 MB como a quantidade máxima de memória de geração permanente.
JAVA_OPTS=-Djavax.net.ssl.keyStore=$GHOME/../var/security/keystores/optim-management-server.jks \
          -Djavax.net.ssl.trustStore=$GHOME/../var/security/keystores/optim-management-server.jks \
          -Djavax.net.ssl.keyStorePassword=manager -Djavax.net.ssl.trustStorePassword=manager \
          -XX:PermSize=128m -XX:MaxPermSize=256m \
          $JAVA_OPTS

Por padrão, o servidor de gerenciamento usa 64 MB de memória de geração permanente. A configuração de tamanhos de memória como um valor maior do que a quantidade de memória física disponível em sua máquina degradará severamente o desempenho.

Se o servidor de aplicativos estiver em um computador configurado com um idioma que exige o uso de caracteres de byte duplo, configure o servidor de aplicativos para usar a codificação UTF-8 nos arquivos de log. Para configurar o servidor de aplicativos para usar a codificação UTF-8, inclua o seguinte argumento ao fim do parâmetro JAVA_OPTS no script de inicialização do servidor de aplicativos. O parâmetro JAVA_OPTS inteiro deve estar em uma linha única ou em linhas consecutivas que estejam conectadas com caracteres de continuação de linha. O caractere de continuação de linha é o til (^) dos scripts em lote do Windows ou a barra invertida (\) dos scripts Linux ou UNIX.
-Dfile.encoding=UTF-8
Se o arquivo WAR falhar ao ser implementado em um computador Linux devido a erros como Exceção de E/S: muitos arquivos abertos, aumente o número máximo de arquivos abertos no computador. Para aumentar o número máximo de arquivos abertos, conecte-se como superusuário e conclua as etapas a seguir.
  1. Insira o seguinte comando:
    /sbin/sysctl -w fs.file-max=100000
  2. Inclua a linha a seguir no arquivo /etc/sysctl.conf, para que a configuração permaneça como ela é após a reinicialização do sistema.
    fs.file-max = 100000
  3. Insira o comando a seguir para que a mudança no arquivo /etc/sysctl.conf entre em vigor.
    /sbin/sysctl -p
  4. Insira o comando a seguir para verificar as configurações.
    /sbin/sysctl fs.file-max
  5. Insira o comando a seguir para aumentar o número máximo de processos para 20.048.
    ulimit -n 20048
  6. Inclua a linha a seguir no início do script shared_installation_directory/WebSphere/AppServerCommunityEdition/bin/startup.sh para que a configuração seja configurada sempre que você iniciar o servidor de aplicativos.
    ulimit -n 20048