Visão geral do Optim Designer

O IBM® Optim Designer permite definir modelos de dados, políticas de privacidade de dados e serviços de gerenciamento de dados. É possível usar o Optim Designer para executar solicitações do Optim e do Optim para z/OS. Também é possível usar o Optim Designer para criar e testar serviços de gerenciamento de dados e os serviços de interoperabilidade do Optim.

Modelos de Dados Lógicos Optim e Modelos de Dados Físicos
Para definir um serviço de gerenciamento de dados, você deve usar um modelo de dados lógicos do Optim para definir os dados de origem ou de destino. É possível criar um novo modelo lógico Optim transformando um modelo de dados físicos.
Serviços de gerenciamento de dados
Use um serviço de gerenciamento de dados do Optim para transformar dados, copiar dados entre esquemas ou executar solicitações do Optim e do Optim para z/OS. É possível mascarar dados aplicando uma política de privacidade de dados a uma entidade processada por um serviço. Há dois tipos de serviços: serviços de executor (para a plataforma Optim Executor) e serviços de interoperabilidade do Optim (para as plataformas Optim e do Optim para z/OS). É possível publicar serviços no ambiente do Optim Manager, em que é possível executar ou planejar serviços. Também é possível usar o Optim Manager em modo integrado para testar serviços.
Políticas de privacidade de dados
As políticas de privacidade de dados permitem mascarar dados em um serviço de gerenciamento de dados. Há três opções para mascarar dados com a política de privacidade: consulta, com base em regras, eJavaScript. A opção de consulta usa uma tabela de consulta para fornecer dados mascarados. A opção baseada em regra usa funções para gerar dados mascarados. A opção JavaScript usa expressões JavaScript para definir uma transformação de dados e está disponível para uso somente com serviços do executor.

Essas políticas oferecem os seguintes recursos:

  • Utilizar funções de consulta para substituir valores de entidades de origem selecionadas por valores de colunas da tabela de consulta correspondentes
  • Utilizar funções baseadas em regras para mascarar números de ID nacional, números de cartões de crédito e endereços de e-mail com valores válidos e exclusivos
  • Utilizar funções baseadas em regras para gerar valores para datas, caracteres e números
  • Aplicar uma função baseada em consulta ou em regra com base em um valor "switch"
  • Usar o JavaScript para definir transformações customizadas em um serviço de executor
Planos de acesso a dados
Um plano de acesso a dados contém políticas que determinam quais dados processar ou transformar de um modelo de dados lógicos Optim de origem em um serviço de gerenciamento de dados.Pode-se usar um plano de acesso a dados para definir uma política de seleção e políticas de privacidade de dados para um modelo de dados lógicos. Uma política de seleção determina as entidades e os atributos a serem usados em um serviço de gerenciamento de dados.
Serviços de interoperabilidade do Optim
Os serviços de interoperabilidade do Optim permitem processar solicitações do Optim e do Optim para z/OS. As solicitações são definidas em um serviço de interoperabilidade e usam modelos de dados criados no Optim Designer. Os modelos de dados podem incluir políticas de privacidade de dados. É possível se conectar a um diretórioOptim e importar ou exportar definições Optim. É possível testar serviços no Optim Designer e publicar serviços no ambiente do Optim Manager.
Serviços de Executor
Os serviços de executor permitem transformar dados bem como copiar dados entre esquemas. Os serviços usam a plataforma Optim Executor para processamento. Você pode mascarar dados aplicando uma política de privacidade de dados a uma entidade processada pelo serviço. É possível testar serviços no Optim Designer e publicar serviços no ambiente do Optim Manager.
Optim Manager
É possível abrir o Optim Manager a partir do Optim Designer (modo integrado), permitindo testar e publicar serviços de gerenciamento de dados.