Implementando o Arquivo WAR do Gerenciador no WebSphere Application Server Community Edition

Você deve implementar o arquivo Web archive (WAR) do gerenciador para o servidor de aplicativos antes que seja possível usar o gerenciador. Use esta tarefa para implementar o arquivo WAR na versão em inglês do WebSphere Application Server Community Edition.

Sobre Esta Tarefa

Ao implementar o arquivo WAR no servidor de aplicativos, o servidor de aplicativos cria um banco de dados Apache Derby denominado optimConsoleDB. O servidor de aplicativo associa o banco de dados optimConsoleDB ao conjunto de banco de dados OptimConsoleDB.

A versão do WebSphere Application Server Community Edition que é fornecida com o gerenciador está disponível apenas em inglês. Você pode configurar esta versão do WebSphere Application Server Community Edition usando a interface com o usuário em inglês. No entanto, ao usar o gerenciador, a configuração de idioma do navegador determina o idioma da interface com o usuário do gerenciador. A configuração de idioma do navegador também determina o idioma das mensagens que são recebidas do servidor de gerenciamento e do proxy.

Use o Console Administrativo do WebSphere Application Server Community Edition para implementar o arquivo WAR. O local padrão do Console Administrativo é http://hostname:8080/console, em que hostname é o nome do host do computador no qual o WebSphere Application Server Community Edition está instalado.

Para implementar o arquivo WAR do gerenciador com o console administrativo do WebSphere Application Server Community Edition:

Procedimento

  1. Clique em Deploy New.
  2. Insira o local do arquivo WAR no Archive e clique em Install. O arquivo WAR é shared_installation_directory/console/app/optim.war, em que shared_installation_directory é o diretório de instalação que você especificou para o grupo de pacotes do IBM Optim Shared. Por exemplo, o local padrão para o arquivo WAR no Microsoft Windows é C:\Program Files\IBM Optim\shared\console\app\optim.war. Se preferir, é possível clicar em Browse para procurar pelo arquivo WAR. O arquivo WAR pode demorar vários minutos para ser implementado.
  3. Se estiver fazendo upgrade de um arquivo WAR do gerenciador, notifique todos os usuários de que você implementou uma versão de upgrade do gerenciador. Um usuário talvez precise atualizar o navegador ou limpar o cache do navegador para obter a versão de upgrade do gerenciador. Um usuário pode ver se o navegador possui a versão de upgrade do gerenciador, clicando em Ajuda > Sobre o IBM Optim Manager na interface do gerenciador.

O que Fazer Depois

Depois de implementar o arquivo WAR do gerenciador para o servidor de aplicativos, é possível configurar as propriedades do gerenciador. Para configurar as propriedades do gerenciador, edite o script usado para iniciar o servidor de aplicativos. Esse script é encontrado no seguinte local, em que shared_installation_directory é o diretório de instalação especificado para o pacote de instalação do Optim Manager.
  • Computadores Windows: shared_installation_directory\WebSphere\AppServerCommunityEdition\bin\startup.bat
  • Computadores Linux ou UNIX: shared_installation_directory/WebSphere/AppServerCommunityEdition/bin/startup.sh
Se o arquivo WAR falhar ao ser implementado por causa de erros de java.lang.OutOfMemoryError: Espaço de PermGen, aumente a quantidade de memória de geração permanente disponível para objetos na Java Virtual Machine (VM) no servidor de aplicativos. Para aumentar a quantidade disponível de memória de geração permanente, edite o script de inicialização do servidor de aplicativos. Abra esse script em um editor de texto e inclua o seguinte argumento no final do parâmetro JAVA_OPTS no script. NNN é a quantidade inicial de memória de geração permanente em MB e MMM é a quantidade máxima de memória de geração permanente em MB. O parâmetro JAVA_OPTS inteiro deve estar em uma linha única ou em linhas consecutivas que estejam conectadas com caracteres de continuação de linha. O caractere de continuação de linha é o til (^) dos scripts em lote do Windows ou a barra invertida (\) dos scripts Linux ou UNIX.
-XX:PermSize=NNNm -XX:MaxPermSize=MMMm
Por exemplo, o seguinte parâmetro JAVA_OPTS de um script em lote do Windows especifica 128 MB como a quantidade inicial de memória de geração permanente e 256 MB como a quantidade máxima de memória de geração permanente.
@set JAVA_OPTS=%ADDITIONAL_JAVA_OPTS% %JAVA_OPTS% ^
               -Djavax.net.ssl.keyStore="%GERONIMO_HOME%\var\security\keystores\optim-management-server.jks" ^
               -Djavax.net.ssl.trustStore="%GERONIMO_HOME%\var\security\keystores\optim-management-server.jks" ^
               -Djavax.net.ssl.keyStorePassword=manager -Djavax.net.ssl.trustStorePassword=manager ^
               -XX:PermSize=128m -XX:MaxPermSize=256m
O seguinte parâmetro JAVA_OPTS de um script Linux ou UNIX especifica 128 MB como a quantidade inicial de memória de geração permanente e 256 MB como a quantidade máxima de memória de geração permanente.
JAVA_OPTS=-Djavax.net.ssl.keyStore=$GHOME/../var/security/keystores/optim-management-server.jks \
          -Djavax.net.ssl.trustStore=$GHOME/../var/security/keystores/optim-management-server.jks \
          -Djavax.net.ssl.keyStorePassword=manager -Djavax.net.ssl.trustStorePassword=manager \
          -XX:PermSize=128m -XX:MaxPermSize=256m \
          $JAVA_OPTS
Por padrão, o gerenciador usa 64 MB da memória de geração permanente. A configuração de tamanhos de memória como um valor maior do que a quantidade de memória física disponível em sua máquina degradará severamente o desempenho.
Se o servidor de aplicativos estiver em um computador configurado com um idioma que exige o uso de caracteres de byte duplo, configure o servidor de aplicativos para usar a codificação UTF-8 nos arquivos de log. Para configurar o servidor de aplicativos para usar a codificação UTF-8, inclua o seguinte argumento ao fim do parâmetro JAVA_OPTS no script de inicialização do servidor de aplicativos. O parâmetro JAVA_OPTS inteiro deve estar em uma linha única ou em linhas consecutivas que estejam conectadas com caracteres de continuação de linha. O caractere de continuação de linha é o til (^) dos scripts em lote do Windows ou a barra invertida (\) dos scripts Linux ou UNIX.
-Dfile.encoding=UTF-8
Se o arquivo WAR falhar ao ser implementado em um computador Linux devido a erros como Exceção de E/S: muitos arquivos abertos, aumente o número máximo de arquivos abertos no computador. Para aumentar o número máximo de arquivos abertos, conecte-se como superusuário e conclua as etapas a seguir.
  1. Insira o seguinte comando:
    /sbin/sysctl -w fs.file-max=100000
  2. Inclua a linha a seguir no arquivo /etc/sysctl.conf, para que a configuração permaneça como ela é após a reinicialização do sistema.
    fs.file-max = 100000
  3. Insira o comando a seguir para que a mudança no arquivo /etc/sysctl.conf entre em vigor.
    /sbin/sysctl -p
  4. Insira o comando a seguir para verificar as configurações.
    /sbin/sysctl fs.file-max
  5. Insira o comando a seguir para aumentar o número máximo de processos para 20.048.
    ulimit -n 20048
  6. Inclua a linha a seguir no início do script shared_installation_directory/WebSphere/AppServerCommunityEdition/bin/startup.sh para que a configuração seja configurada sempre que você iniciar o servidor de aplicativos.
    ulimit -n 20048