Utilizando Modelos de Dados Físicos do Database Relationship Analyzer

É possível criar modelos de dados de dados físicos com base em um grupo de tabelas relacionadas definidas em um banco de dados de metadados do Optim Database Relationship Analyzer.

O processo de descoberta do grupo do Optim Database Relationship Analyzer permite criar um grupo que faz referência a tabelas relacionadas em um esquema do banco de dados relacionais. Para utilizar o grupo em um modelo de dados físicos do Database Relationship Analyzer, você deve definir um perfil de conexão do Optim Database Relationship Analyzer que especifique o banco de dados de metadados do Optim Database Relationship Analyzer e o esquema de metadados que inclui o grupo.

Para definir um modelo de dados físicos do Database Relationship Analyzer, selecione o perfil de conexão do Optim Database Relationship Analyzer que inclui o grupo, selecione o grupo que fornecerá as tabelas para o modelo e, em seguida, selecione a conexão para o banco de dados que contém as tabelas definidas no grupo.

Configurando o Optim Database Relationship Analyzer

Para usar o Optim Database Relationship Analyzer no Optim Designer, execute as seguintes etapas:

  1. Instale o servidor do Optim Database Relationship Analyzer e execute o processo de descoberta de grupo para os dados relacionais que serão usados no Optim Designer.
  2. Utilize o Data Source Explorer para definir uma conexão com a origem de dados com o banco de dados de metadados do Optim Database Relationship Analyzer.
  3. Use as preferências Optim para definir um perfil de conexão com base na conexão de origem de dados Optim do analisador do banco de dados de relacionamento e um esquema de metadados. Pode-se definir um perfil de conexão apenas para o banco de dados metadados criado com a versão 1.1.1 ou posterior do analisador de relacionamento do banco de dadosOptim.