Leia-me do IBM Rational Tester for SOA Quality, Versão 7.0

© Copyright International Business Machines Corporation 2000, 2007. Todos os direitos reservados. Direitos Restritos para Usuários do Governo dos Estados Unidos - Uso, duplicação ou divulgação restritos pelo documento GSA ADP Schedule Contract com a IBM Corporation.

Arquivo Leia-me

1.0 Sobre este Release
2.0 Informações sobre Instalação
3.0 Limitações, Problemas e Soluções Alternativas
   3.1 Importação/Exportação Não Manipula Código Customizado
   3.2 Importação/Exportação Não Manipula Importação em Arquivo WSDL (importação XSD ou WSDL)
   3.3 Comparar Preferências na Ajuda do XML Diff
   3.4 A Geração de Envelope Padrão Não Manipula Todas as Restrições e Tipos de XSD
   3.5 Não É Sempre Que o Navegador de Teste Exibe Marcas de Erro
   3.6 Importando um Teste Duas Vezes
   3.7 Incluir a partir de Limitações do Esquema
   3.8 Erros ao Gravar um Serviço da Web Que Não Utiliza o soapAction
   3.9 O Cabeçalho Não É Manipulado Durante a Geração Padrão da Chamada de Mensagem
4.0 Suporte ao Software IBM Rational
5.0 Avisos e Marcas Registradas

1.0 Sobre este Release

As informações deste arquivo leia-me também se aplicam ao IBM Rational Performance Tester Extension for SOA Quality. Tanto o IBM Rational Tester for SOA Quality quanto o IBM Rational Performance Tester Extension for SOA Quality fornecem recursos de teste do SOA.

Os recursos de teste do SOA automatizam a criação, execução e análise de testes de desempenho, regressão e funcionais dos serviços da Web e dos aplicativo SOA. Os recursos de teste do SOA suportam os protocolos HTTP, SSL, SOAP e JMS (Java Messaging Service).

A versão mais recente deste documento está disponível em http://download.boulder.ibm.com/ibmdl/pub/software/rationalsdp/v7/rpt/7001/docs/readme/readme_soa.html.

O Rational Tester for SOA Quality foi desenvolvido com o Rational Performance Tester. Consulte as notas sobre o release da versão 7.0 do Rational Performance Tester para aprender sobre seus novos recursos e qualquer limitação ou problema conhecido no momento da liberação. As notas sobre o release da versão 7.0 do Rational Performance Tester estão disponíveis em http://download.boulder.ibm.com/ibmdl/pub/software/rationalsdp/v7/rpt/70/docs/readme/readme.html.

O IBM Rational Tester for SOA Quality e o IBM Rational Performance Tester Extension for SOA Quality são o mesmo produto—mas o primeiro está sendo produzido como um produto separado e vem com apenas um usuário virtual. Como os usuários virtuais são limitados, as duas versões são utilizadas para fins diferentes. A seguinte tabela mostra as diferenças entre as duas versões:

Tarefa IBM Rational Tester for SOA Quality IBM Rational Performance Tester Extension for SOA Quality
Objetivo Geral Testar o comportamento funcional de um sistema SOA Testar o comportamento e o desempenho de um sistema SOA
Emulando as cargas de trabalho nos testes Esta seção de ajuda não se aplica ao produto Esta seção de ajuda se aplica ao produto
Executando testes de desempenho Clique em Executar > Executar Teste de Desempenho Clique em Executar > Executar Planejamento de Desempenho
Avaliando os resultados do teste de desempenho Os relatórios de interesse são o relatório de Log de Teste e o de Ponto de Verificação do Serviço da Web Os relatórios de interesse são o relatório de Desempenho do Serviço da Web e o de Ponto de Verificação do Serviço da Web

2.0 Informações sobre Instalação

Para obter informações gerais de instalação, consulte as instruções de instalação do Rational Performance Tester na Web em http://download.boulder.ibm.com/ibmdl/pub/software/rationalsdp/v7/rpt/70/docs/install_instruction/install.html.

Também é possível visualizar o guia de instalação de seu produto a partir da barra de lançamento da instalação e no diretório de documentos do primeiro CD do produto.

O Rational Performance Tester Extension for SOA Quality Versão 7.0 requer o Rational Performance Tester Versão 7.0.0.1 ou superior para ser instalado. Se você tentar instalar o Rational Performance Tester Extension for SOA Quality Versão 7.0 para uma instalação do Rational Performance Tester 7.0, o Installation Manager exibirá uma mensagem de erro de validação. A solução alternativa para este comportamento é o upgrade do Rational Performance Tester para a Versão 7.0.0.1 ou superior antes de tentar instalar o Rational Performance Tester Extension for SOA Quality.

Até que o Rational Performance Tester 7.0.0.2 esteja disponível, não tente instalar o Rational Tester for SOA Quality em um shell comum com os produtos do software Rational que não sejam o Rational Performance Tester. Quando vários produtos do software Rational forem instalados em um único sistema, eles poderão compartilhar uma instância Eclipse comum exclusiva. Isto é conhecido como compartilhamento de shell. O Rational Tester for SOA Quality foi desenvolvido com o Rational Performance Tester. A instalação do Rational Tester for SOA Quality em um shell comum com os produtos do software Rational não é suportada no Rational Performance Tester 7.0.0.1. O compartilhamento de shell será suportado no Rational Performance Tester 7.0.0.2.

3.0 Limitações, Problemas e Soluções Alternativas Conhecidos

3.1 Importação/Exportação Não Manipula CódigoCustomizado

Ao importar um teste que utiliza um arquivo WSDL que contém referências de importação XSD ou WSDL, estes arquivos XSD ou WSDL não são suportados como recursos no projeto. Você deve importar estes arquivos no espaço de trabalho manualmente.

3.2 Importação/Exportação Não Manipula Importação em Arquivo WSDL (importação XSD ou WSDL)

Ao importar um conjunto de testes que possui referências a WSDL com importações XSD ou WSDL, os documentos contidos no arquivo WSDL não são importados.

3.3 Comparar Preferências na Ajuda do XML Diff

Na visualização Dados do Protocolo WS, a Ajuda do XML Diff não é atualizada dinamicamente quando as preferências são alteradas.

Altere as preferências (Janela > Preferências > Geral > Comparar/Caminho) antes de abrir a visualização Dados do Protocolo WS.

Se a visualização Dados do Protocolo WS já estiver aberta, feche-a e a abra novamente para utilizar as novas preferências.

3.4 A Geração de Envelope Padrão Não Manipula Todas as Restrições e Tipos de XSD

Quando você criar uma nova Chamada de Serviços da Web, o envelope SOAP padrão gerado não endereçará todas as restrições e os tipos de XSD. Para restrições, o envelope será criado apenas com nenhum ou um elemento. Restrições complexas na quantidade de elementos não são suportadas. Tipos de matrizes não são suportados. As mesmas limitações aplicam-se a uma especificação XSD feita utilizando atributos no esquema. Uma solução alternativa para este comportamento é a inserção manual de elementos utilizando as visualizações fornecidas para os envelopes SOAP de edição.

3.5 Não É Sempre Que o Navegador de Teste Exibe Marcas de Erro

Quando uma ligação de porta ou uma definição de chamada utilizada em um teste não puder ser localizada após uma modificação do WSDL, uma marca de erro será exibida no recurso no navegador de teste. Às vezes, uma marca de erro é exibida na visualização de log de erros, mas não no navegador de teste. Quando a marca é exibida, não é sempre que ela desaparece depois que o erro é corrigido; contudo, o log de erros é atualizado corretamente.

3.6 Importando um Teste Duas Vezes

Quando você importa um teste e, em seguida, renomeia o arquivo WSDL, o arquivo WSDL é sempre referido no teste, mesmo quando você importa o teste novamente. Para evitar este comportamento, exclua o arquivo WSDL renomeado antes de reimportar um teste importado anteriormente.

3.7 Incluir a partir de Limitações do Esquema

O item de menu "Incluir do Esquema" está disponível na visualização detalhada de um elemento de chamada de serviço da Web. Quando você selecionar "Incluir do Esquema," o envelope SOAP padrão gerado não endereçará todas as restrições e os tipos de XSD. Para restrições, o envelope será criado apenas com nenhum ou um elemento. Restrições complexas na quantidade de elementos não são suportadas. Tipos de matrizes não são suportados. As mesmas limitações aplicam-se a uma especificação XSD feita utilizando atributos no esquema. Uma solução alternativa para este comportamento é a inserção manual de elementos utilizando as visualizações fornecidas para os envelopes SOAP de edição.

3.8 Erros ao Gravar um Serviço da Web Que Não Utiliza o soapAction

Se você estiver gravando um serviço da Web que não declara o elemento soapAction em seu arquivo WSDL, provavelmente verá uma mensagem de erro após a gravação, durante a geração do conjunto de testes. Esta mensagem avisa que as ferramentas não puderam ligar a URL observada durante a gravação à porta do WSDL associado.

A solução alternativa declarar explicitamente o soapAction no arquivo WSDL, como neste exemplo (soapAction=""):

<wsdl:operation name="example">
<soap:operation soapAction=""/>
<wsdl:input name="exampleRequest"> ...

3.9 O Cabeçalho Não é Manipulado Durante a Geração Padrão da Chamada de Mensagem

Se você criar uma chamada de serviço da Web manualmente em um conjunto de testes, o processo de geração padrão não manipulará a tag do cabeçalho. Ele ficará focalizado na entrada necessária para a chamada de método. Se você já definiu os tipos que irão compor o cabeçalho no arquivo WSDL, terá que criá-los manualmente na visualização utilizada para editar a mensagem SOAP.

4.0 Suporte ao Software IBM Rational

O IBM Rational Software Support fornece assistência técnica.

Para obter informações e diretrizes de contato ou materiais de referência que serão necessários ao solicitar suporte, leia o IBM Software Support Handbook.

O Rational Tester for SOA Quality foi desenvolvido com o Rational Performance Tester. Para obter informações de produto do Rational Performance Tester, visite a página inicial do produto em   www.ibm.com/software/awdtools/tester/performance/.

Para FAQs, listas de problemas e correções conhecidos e outras informações de suporte, visite a página de suporte do produto em www.ibm.com/software/awdtools/tester/performance/support/index.html.

Para notícias, eventos e outras informações dos produtos de software Rational, visite o Web site do IBM Rational Software.

Antes de entrar em contato com o Suporte de Software IBM Rational, reúna as informações necessárias para descrever seu problema. Ao descrever um problema para um especialista de suporte de software IBM, seja o mais específico possível e inclua todas as informações relevantes para que o especialista possa ajudá-lo a solucionar seu problema com eficiência. Para economizar tempo, obtenha as respostas para as seguintes questões:

5.0 Avisos e Marcas Registradas

 © Copyright IBM Corporation 2000, 2007.

A Documentação XDoclet incluída nesse produto IBM é utilizada com permissão e é coberta sob a seguinte declaração de atribuição de direitos autorais: Copyright © 2000-2004, XDoclet Team. Todos os direitos reservados.

Direitos Restritos para Usuários do Governo dos Estados Unidos - Uso, duplicação ou divulgação restritos pelo documento GSA ADP Schedule Contract com a IBM Corporation.

Estas informações foram desenvolvidas para produtos e serviços oferecidos nos Estados Unidos. A IBM pode não oferecer os produtos, serviços ou recursos mencionados nesta documentação em outros países. Consulte um representante IBM local para obter informações sobre produtos e serviços disponíveis atualmente em sua área. Qualquer referência a produtos, programas ou serviços IBM não significa que apenas produtos, programas ou serviços IBM possam ser utilizados. Qualquer produto, programa ou serviço funcionalmente equivalente, que não infrinja nenhum direito de propriedade intelectual da IBM ou outros direitos legalmente protegidos, poderá ser utilizado em substituição a este produto, programa ou serviço. Entretanto, a avaliação e verificação da operação de qualquer produto, programa ou serviço não-IBM são de responsabilidade do Cliente.

A IBM pode ter patentes ou solicitações de patentes pendentes relativas a assuntos tratados nesta documentação. O fornecimento desta documentação não concede ao Cliente nenhuma licença para tais patentes. Pedidos de licença podem ser enviados, por escrito, para:

Gerência de Relações Comerciais e Industriais da IBM Brasil
Av. Pasteur, 138-146
Botafogo
Rio de Janeiro, RJ
CEP 22290-240


Para pedidos de licença relativos a informações DBCS (Conjunto de Caracteres de Byte Duplo), entre em contato com o Departamento de Propriedade Intelectual da IBM em seu país ou envie pedidos, por escrito, para:

IBM World Trade Asia Corporation
Licensing
2-31 Roppongi 3-chome, Minato-ku
Tokyo 106, Japan


O parágrafo a seguir não se aplica a nenhum país em que tais disposições não estejam de acordo com a legislação local: A INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES CORPORATION FORNECE ESTA PUBLICAÇÃO "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA" SEM GARANTIA DE NENHUM TIPO, SEJA EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO ÀS GARANTIAS IMPLÍCITAS OU CONDIÇÕES DE NÃO-INFRAÇÃO, DE MERCADO OU DE ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO PROPÓSITO. Alguns países não permitem a exclusão de garantias expressas ou implícitas em certas transações; portanto, esta disposição pode não se aplicar ao Cliente.

Esta publicação pode incluir imprecisões técnicas ou erros tipográficos. Periodicamente, são feitas alterações nas informações aqui contidas; tais alterações serão incorporadas em futuras edições desta publicação. A IBM pode, a qualquer momento, aperfeiçoar e/ou alterar os produtos e/ou programas descritos nesta publicação, sem aviso prévio.

Referências nestas informações a Web sites não-IBM são fornecidas apenas por conveniência e não representam de forma alguma um endosso a esses Web sites. Os materiais desses Web sites não fazem parte dos materiais desse produto IBM e a utilização desses Web sites será feita por sua conta e risco. Os licenciados deste programa que desejam obter informações sobre ele para os propósitos de ativar: (i) a troca de informações entre programas criados independentemente e outros programas (incluindo este) e (ii) a utilização mútua de informações que foram trocadas, devem entrar em contato com:

Intellectual Property Dept. for Rational Software
IBM Corporation
20 Maguire Road
Lexington, Massachusetts 02421-3112
U.S.A.


Tais informações podem estar disponíveis, sujeitas a termos e condições apropriadas, incluindo em alguns casos, o pagamento de uma taxa.

O programa licenciado descrito nesta documentação e todo o material licenciado disponível são fornecidos pela IBM sob os termos do Contrato com o Cliente IBM, do Contrato de Licença do Programa Internacional IBM ou de qualquer contrato equivalente entre as partes.

Todos os dados sobre desempenho aqui descritos foram determinados em um ambiente controlado. Portanto, os resultados obtidos em outros ambientes operacionais podem variar significativamente. Algumas medidas podem ter sido tomadas em sistemas em fase de desenvolvimento e não há garantia de que tais medidas sejam as mesmas nos sistemas normalmente disponíveis. Além disso, algumas medidas podem ter sido estimadas através de extrapolação. Os resultados reais podem variar. Os usuários deste documento devem verificar os dados aplicáveis para o ambiente específico.

As informações sobre produtos não-IBM foram obtidas junto aos fornecedores dos respectivos produtos, de seus anúncios publicados ou de outras fontes disponíveis publicamente. A IBM não testou estes produtos e não pode confirmar a precisão do desempenho, da compatibilidade ou de qualquer outra reivindicação relacionada a produtos não-IBM. Dúvidas sobre os recursos de produtos não-IBM devem ser encaminhadas diretamente aos seus fornecedores.

Todas as declarações referentes à direção ou intenção futuras da IBM estão sujeitas a alteração ou cancelamento sem aviso prévio e representam apenas metas e objetivos.

Estas informações contêm exemplos de dados e relatórios utilizados em operações comerciais diárias. Para ilustrá-los o mais completamente possível, os exemplos podem incluir nomes de pessoas, empresas, marcas e produtos. Todos esses nomes são fictícios e qualquer semelhança a nomes e endereços utilizados por uma empresa real é mera coincidência.

Licença de Copyright

Estas informações contêm programas aplicativos de amostra no idioma de origem, que ilustram técnicas de programação sobre várias plataformas operacionais. O Cliente pode copiar, modificar e distribuir esses programas de amostra de qualquer forma sem pagamento à IBM, com a finalidade de desenvolvimento, utilização, marketing ou distribuição de programas aplicativos de acordo com a interface de programação de aplicativo da plataforma operacional para a qual os programas de amostra são escritos. Esses exemplos não foram totalmente testados sob todas as condições. A IBM, portanto, não pode garantir ou inferir confiabilidade, possibilidade de assistência ou função desses programas.

Cada cópia ou qualquer parte desses programas de amostra ou qualquer trabalho derivado deve incluir um aviso de copyright como o seguinte:

© (nome de sua empresa) (ano). Partes desse código são derivadas de Programas de Amostra da IBM Corp. © Copyright IBM Corp. 2000, 2007.

Marcas Registradas e Marcas de Serviço

Os termos a seguir são marcas registradas da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países:

AIX
CICS
ClearCase
developerWorks
IBM
IMS
OS/400
Rational
Tivoli
Tivoli Enterprise
WebSphere
z/OS

Java e todas as marcas registradas baseadas em Java são marcas registradas da Sun Microsystems, Inc. nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.

UNIX é uma marca registrada da The Open Group nos Estados Unidos e em outros países.

Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Outros nomes de empresas, produtos ou serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de terceiros.