Suporte ao DoDAF - Notas sobre o Release

© Copyright International Business Machines Corporation 2006. Todos os direitos reservados. Direitos Restritos aos Usuários do Governo dos Estados Unidos - Uso, duplicação ou divulgação restritos pelo documento GSA ADP Schedule Contract com a IBM Corp.

Notas sobre o Release

1.0 Limitações
   1.1 Geração de Produtos de Documentos DoDAF
   1.2 Estrutura do Modelo DoDAF
   1.3 Geração de Produtos OV-2 e OV-3
   1.4 Geração de Produtos SV-3 e SV-6
   1.5 Exibição da Matriz OV-3
   1.6 Exibição da Matriz SV-6
   1.7 Suporte à Modelagem UML Padrão
   1.8 Suporte para o Design de Arquitetura do Geral para o Específico
   1.9 Suporte ao CADM
   1.10 Importação e Conversão de Modelos UML
   1.11 Relatórios da Web
2.0 Problemas Conhecidos e Soluções Alternativas
   2.1 Atualização de Nós Operacionais Constatados
   2.2 Abrindo Produtos no Editor Eclipse Padrão
   2.3 Descrições de Definição de Produtos AV-2
   2.4 Atualização de Produtos DoDAF com Alterações nos Modelos

1.0 Limitações

1.1 Geração de Produtos de Documentos DoDAF

A geração de produtos de documentos DoDAF (Department of Defense Architecture Framework) é suportada apenas em ambientes Windows®.
Os produtos de documentos DoDAF (AV-1, OV-6a, SV-9, SV-10a e o relatório DoDAF) utilizam modelos do Microsoft® Word cujo conteúdo é fornecido por meio da interface COM do Microsoft Word. A geração de produtos de documentos não é suportada em ambientes Linux®.

1.2 Estrutura do Modelo DoDAF

O modelo DoDAF possui uma estrutura fixa. O modelo DoDAF criado a partir do gabarito é estruturado para que você possa utilizar um produto para gerar um produto subseqüente. Os nomes dos pacotes UML no modelo são conservados e a hierarquia do pacote é fixa. Se a estrutura for alterada ou os pacotes forem renomeados, os vários comandos DoDAF poderão não funcionar conforme o esperado.

1.3 Geração de Produtos OV-2 e OV-3

Os produtos OV-2 e OV-3 são gerados a partir do produto OV-6c utilizando-se os dados dos diagramas de seqüência do produto OV-6c. Dessa forma, a criação manual do OV-2 ou sua modificação direta não causa alterações no produto OV-3.

1.4 Geração de Produtos SV-3 e SV-6

Os produtos SV-3 e SV-6 são gerados a partir do produto SV-10c utilizando-se os dados dos diagramas de seqüência do produto SV-10c. Se não existir nenhum diagrama de seqüência, esses produtos ficarão vazios.

1.5 Exibição da Matriz OV-3

A matriz OV-3 exibida é um subconjunto do produto OV-3. A janela OV-3 exibe a matriz de troca de informações operacionais. Os dados apresentados nessa matriz representam um pequeno subconjunto do produto OV-3 e não suportam a associação de características IER (Information Exchange Requirement). No entanto, a coluna Dados na matriz exibe a propriedade de tipo dos parâmetros definidos pela operação correspondente do nó operacional de recepção. A coluna Atividade de Recepção mostra o nome da atividade operacional correspondente (isto é, o método no nó operacional).

1.6 Exibição da Matriz SV-6

A matriz SV-6 exibida é um subconjunto do produto SV-6. A janela SV-6 exibe a matriz de troca de dados dos sistemas. Os dados nessa matriz representam um pequeno subconjunto do produto SV-6 e não suportam a associação de características de troca de dados. No entanto, a coluna Descrição de Dados na matriz exibe a propriedade de tipo dos parâmetros definidos pela operação correspondente do nó dos sistemas do consumidor. A coluna Função do Consumidor mostra o nome da função do sistema correspondente (isto é, o método no sistema).

1.7 Suporte à Modelagem UML Padrão

A modelagem UML padrão é suportada apenas para alguns produtos. Para vários dos produtos operacionais e de visualização do sistema, você deve utilizar as técnicas de modelagem UML padrão para criar esses produtos. Os produtos afetados são os seguintes: OV-1, OV-4, OV-5, OV-6b, OV-7, SV-1, SV-2, SV-4, SV-7, SV-8, SV-10b e SV-11.

1.8 Suporte para o Design de Arquitetura do Geral para o Específico

O suporte para o design de arquitetura do geral para o específico é limitado. O fluxo de trabalho básico suportado pelo recurso de modelagem do DoDAF baseia-se em uma abordagem do específico para o geral. Os diagramas de seqüência (OV-6c) são criados manualmente para comunicação entre os nós operacionais e os outros produtos (OV-2 e OV-3) são derivados dos dados definidos nos diagramas de seqüência. Da mesma forma, os diagramas de seqüência (SV-10c) devem ser criados manualmente para os dados que são trocados entre os nós dos sistemas e os outros produtos (SV-3, SV-5 e SV-6) são derivados dos dados do diagrama de seqüência.

1.9 Suporte ao CADM

O banco de dados do CADM não é suportado pelo recurso de modelagem do DoDAF.

1.10 Importação e Conversão de Modelos UML

O recurso de modelagem do DoDAF não suporta modelos de design UML existentes criados pela utilização de paradigma diferente. Não é possível importar modelos UML e convertê-los em modelos DoDAF. O fluxo de trabalho requer que você inicie com novos modelos DoDAF. No entanto, é possível importar e abrir um modelo DoDAF criado pela versão 6.0.1.1 dos produtos de modelagem do Rational.

1.11 Relatórios da Web

A publicação da Web do IBM® Rational® não cria relatórios esperados. Se você utilizar o recurso de publicação de modelos do Rational Software Development Platform para publicar um modelo DoDAF, o relatório da Web gerado não conterá nenhum dos produtos de documentos DoDAF nem conterá nenhuma das matrizes.

2.0 Problemas Conhecidos e Soluções Alternativas

2.1 Atualização de Nós Operacionais Constatados

Quando um nó operacional é constatado, é criada uma colaboração para o nó no pacote do SV-10c no modelo. Para cada operação definida nesse nó operacional, é criada uma interação com um diagrama de seqüência na colaboração correspondente do SV-10c. O nome da colaboração reflete no nó operacional e as interações contidas possuem os mesmos nomes que as operações desse nó. Se o nó operacional ou qualquer uma de suas operações for renomeada ou excluída, as colaborações e interações no SV-10c não serão atualizadas automaticamente com as alterações ou exclusões. Da mesma forma, se as colaborações ou interações no SV-10c forem renomeadas ou excluídas, os nós operacionais e suas operações não serão atualizadas.

Solução alternativa: Se algum dos nós operacionais, das operações, das colaborações constatadas ou das interações for renomeado, os itens de menu pop-up do DoDAF para navegação (por exemplo, Ir para Operação Constatada ou Ir para Realização da Operação) ainda deverão funcionar. No entanto, se algum elemento for excluído, a navegação não mais funcionará e você deverá excluir manualmente os elementos apropriados.

2.2 Abrindo Produtos no Editor Eclipse Padrão

Depois de criar um produto de documento DoDAF, se você abrir o documento gerado com o editor Eclipse padrão (dando um clique duplo no arquivo na visualização Explorador de Pacotes ou visualização Navegador), deverá editar o documento para atualizar o conteúdo. Como o editor Eclipse padrão utiliza uma versão incorporada do Microsoft Word e existe um problema entre o Microsoft® Word e o Eclipse relacionado ao estado do documento, o documento será alterado.

Solução alternativa: Clique com o botão direito do mouse no arquivo DOC e, em seguida, clique em Abrir Com > Editor do Sistema. O documento é aberto em uma janela externa do Microsoft Word, que funciona como o esperado. Se você fizer alterações no documento, deverá selecionar o projeto correspondente no espaço de trabalho e atualizar o documento com o repositório, especialmente se utilizar o CVS como o sistema CM.

2.3 Descrições de Definição de Produtos AV-2

O produto AV-2 não possui descrições de definição. Quando a visualização AV-2 é mostrada, os campos de definição ficam em branco, a não ser que você tenha incluído documentação da UML nos elementos correspondentes.

Solução alternativa: Selecione o elemento na visualização Explorador de Modelos ou em um diagrama e inclua a definição na página Documentação na visualização Propriedades.

2.4 Atualização de Produtos DoDAF com Alterações nos Modelos

Os produtos DoDAF não são atualizados automaticamente com alterações nos modelos. Se um produto DoDAF for gerado a partir de outros dados no modelo e se os dados forem modificados, o produto não será atualizado. Por exemplo, as visualizações que exibem os produtos OV-3, SV-3, SV-5 ou SV-6 não são atualizadas automaticamente quando o modelo é modificado. Da mesma forma, o diagrama OV-2 gerado não será atualizado automaticamente se novas mensagens forem incluídas nos diagramas de seqüência OV-6c.

Solução alternativa: Cada uma das visualizações DoDAF (produtos OV-3, SV-3, SV-5 ou SV-6) possui um item de menu local (e ícone da barra de ferramentas) para atualizar a visualização. Antes de selecionar esse item de menu, assegure-se de que alguns elementos de modelos DoDAF (pacotes ou nós, mas não um diagrama) sejam selecionados na visualização Explorador de Modelos. Quando o diagrama OV-2 estiver desatualizado, utilize o item de menu pop-up correspondente do DoDAF para regenerar o produto OV-2. Talvez seja necessário corrigir o layout no diagrama.