Leia-me do IBM Rational Performance Tester, Versão 7.0.0.2

© Copyright International Business Machines Corporation 2000, 2007. Todos os Direitos Reservados. Direitos Restritos para Usuários do Governo dos Estados Unidos - Uso, duplicação ou divulgação restritos pelo documento GSA ADP Schedule Contract com a IBM Corporation.

Arquivo Leia-me

1.0 Sobre este Release
2.0 Informação sobre Instalação
3.0 Correções Contidas neste Release
   3.1 Correções de Núcleo
4.0 Limitações, Problemas e Soluções Alternativas Conhecidas
   4.1 Suporte à Interface da Web Citrix para Gravação de Teste
   4.2 Nenhuma Gravação de Dados se o Firefox Já Estiver em Execução
   4.3 Versões Suportadas de IBM Tivoli Monitoring Agents
   4.4 O Instrumentador do Servidor de Aplicativos Grava em Diretórios Pertencentes ao Root no Linux
   4.5 O Instrumentador Falha quando o RPT e o WebSphere Estão Instalados em Partições Diferentes
   4.6 "Impossível Localizar o Agente de Controle" no Linux
   4.7 Tolerância ao Vista no Rational Performance Tester 7.0.0.2
   4.8 Ativando o Monitoramento de Recursos no Vista
   4.9 A Galeria de Amostras e a Galeria de Tutoriais Não Suportam a Configuração de Alta Resolução no Sistema Operacional Windows Vista
   4.10 A Galeria de Amostras e a Galeria de Tutoriais Requerem o Mozilla Firefox como o Navegador da Web Suportado no Sistema Operacional Windows Vista em Japonês
5.0 Suporte ao Software IBM Rational
6.0 Avisos e Marcas Registradas

1.0 Sobre este Release

A versão mais recente deste documento está disponível em http://download.boulder.ibm.com/ibmdl/pub/software/rationalsdp/v7/rpt/7002/docs/readme/readme.html

Além disso, consulte as notas sobre o release da versão 7.0 deste produto para aprender sobre seus novos recursos e qualquer limitação ou problema conhecido no momento do release. As notas sobre o release da versão 7.0 estão disponíveis em http://download.boulder.ibm.com/ibmdl/pub/software/rationalsdp/v7/rpt/70/docs/readme/readme.html.

Este release contém correções de defeitos e as seguintes atualizações:

2.0 Informações sobre Instalação

Para obter informações sobre como instalar o Rational Performance Tester, Versão 7.0, incluindo os pré-requisitos de instalação, consulte o Guia de Instalação on-line em http://download.boulder.ibm.com/ibmdl/pub/software/rationalsdp/v7/rpt/70/docs/install_instruction/install.html.

Nota Importante sobre o Upgrade do Microsoft® Windows® XP para o Windows Vista:
Se você planejar fazer upgrade do sistema operacional Microsoft Windows XP para o Windows Vista e o IBM Rational Performance Tester, Versão 7.0 ou 7.0.0.1, estiver atualmente instalado, consulte as instruções no Web site de Suporte, http://www.ibm.com/support/docview.wss?uid=swg21257411.

Antes de instalar este fix pack, é necessário instalar o IBM Installation Manager, Versão 1.0.0.3. No Installation Manager, se a configuração padrão para procurar os repositórios vinculados não tiver sido desativada durante a instalação e atualização, o IBM Installation Manager, Versão 1.0.0.3, será instalado automaticamente em seu computador quando você tentar atualizar ou instalar pacotes utilizando uma versão anterior do Installation Manager.

Para obter informações adicionais sobre o Installation Manager, Versão 1.0.0.3, consulte http://download.boulder.ibm.com/ibmdl/pub/software/rationalsdp/v7/im/1003/docs/readme/readme.html.

Se estiver estendendo um Eclipse IDE, antes de instalar este fix pack, você deverá instalar a versão 3.2.2 ou superior do Eclipse IDE e um dos seguintes ambientes de tempo de execução Java:

Se você já tiver estendido o Eclipse com uma versão 7.0 ou 7.0.0.1 de um produto, faça o seguinte para atualizar o Eclipse antes de atualizar para o 7.0.0.2:

  1. Inicie o produto.
  2. Clique em Ajuda > Atualizações de Software > Gerenciar Configuração.
  3. Abra a pasta que possui o shell original do Eclipse no diálogo Gerenciar Configuração.
  4. Clique no recurso intitulado: Eclipse Project SDK 3.2.1.r321*
  5. Clique em "Varrer Atualizações" no painel direito do diálogo Gerenciar Configuração.
  6. Selecione um espelho do site de atualização para instalação, em seguida, clique em OK e instale as atualizações.
  7. Feche o produto após a conclusão da atualização, em seguida, execute o Installation Manager para atualizar o produto para 7.0.0.2.

Instalando o Rational Performance Tester, Versão 7.0.0.2, pela Primeira Vez em um Computador Windows Vista

As etapas para instalar o Rational Performance Tester, Versão 7.0.0.2, em um computador Windows Vista são basicamente as mesmas que para a instalação em outros computadores Windows. Entretanto, existem algumas diferenças importantes que são resumidas a seguir.

Para obter detalhes adicionais e cenários de instalação, consulte o Guia de Instalação.

Notas de Instalação para o Windows Vista:

Etapas de Instalação de Amostra do Rational Performance Tester, Versão 7.0.0.2, no Windows Vista

  1. Inicie o programa da barra de ativação como administrador. (Clique com o botão direito do mouse no programa da barra de ativação e clique em Executar como Administrador.)
  2. Caso ainda não tenha feito isso, leia as informações sobre o release clicando em Notas sobre o Release.
  3. Quando estiver pronto para iniciar a instalação, clique em Instalar o IBM Rational Performance Tester.
  4. Uma janela de mensagem é aberta para informar se o programa IBM Installation Manager foi detectado em sua estação de trabalho.
  5. Se o IBM Installation Manager não for detectado em seu sistema, será solicitado que você o instale para que possa continuar.
    1. Clique em OK para instalar o IBM Installation Manager. O assistente de instalação do IBM Installation Manager é iniciado. Siga as instruções na tela no assistente para concluir a instalação do IBM Installation Manager.
    2. Quando a instalação do IBM Installation Manager for concluída com êxito, clique em Concluir para fechar o assistente.
    3. Leia a mensagem que está aberta e clique em OK. O Installation Manager é iniciado e abre automaticamente o assistente para Instalar Pacotes.
  6. Se o IBM Installation Manager for detectado em seu sistema, clique em OK e o Installation Manager iniciará e abrirá automaticamente o assistente para Instalar Pacotes.
  7. Na página Instalar, clique em Verificar Atualizações.
  8. Se uma nova versão do Installation Manager for localizada, será solicitado que você confirme que deseja instalá-la antes de continuar. Clique em OK para prosseguir. O Installation Manager instala automaticamente a nova versão, pára, reinicia e retoma.
  9. Clique em "Verificar Novas Atualizações e Extensões" para localizar a versão mais recente do produto.
  10. Selecione a versão mais recente do produto (7.0.0.2).
  11. Siga as instruções na tela do assistente para Instalar Pacotes para concluir a instalação.

Instalando no Linux

O nome do caminho no qual você instala o Rational Performance Tester não deve conter espaços.

3.0 Correções Contidas Neste Release

3.1 Correções de Núcleo

Os fix pack resolve estes problemas:

4.0 Limitações, Problemas e Soluções Alternativas Conhecidas

4.1 Suporte à Interface da Web Citrix para Gravação de Teste

Agora é possível gravar uma sessão do Citrix a partir da Interface da Web Citrix para utilizar o recurso de balanceamento de carga fornecido por esse método de conexão. Isso é feito gravando um teste de desempenho do HTTP que contenha informações de sessão gravadas com a Interface da Web e, em seguida, gravando um teste de desempenho do Citrix que utilize essas informações. Depois que a gravação da sessão é concluída, o assistente gera um teste de desempenho do Citrix.

Um teste de desempenho do HTTP fornece as informações da sessão para a conexão com um farm Citrix para um usuário e um aplicativo. O mesmo teste de desempenho do HTTP pode ser reutilizado para gravar diferentes testes de desempenho do Citrix.

Os testes de desempenho do Citrix gravados com esse método podem ser executados somente dentro de um planejamento. Após a gravação, você deve configurar um planejamento que execute o teste de HTTP e, em seguida, o teste do Citrix.

Para gravar um teste do Citrix a partir da Interface da Web do Citrix:

  1. Em primeiro lugar, grave um teste de desempenho do HTTP. Clique em Arquivo > Novo > Teste de Gravação e, em seguida, selecione Gravação de HTTP e clique em Avançar.
  2. Na página Selecionar Local para Conjunto de Testes, selecione um projeto. Em Nome do Arquivo de Teste, digite um nome para o teste de desempenho do HTTP e, em seguida, clique em Concluir.
  3. No navegador da Web, digite a URL do servidor da Interface da Web Citrix.
  4. Na página Interface da Web Citrix, digite o nome do usuário, a senha e o domínio para abrir uma sessão. A Interface da Web Citrix exibe a lista de aplicativos publicados em um servidor e disponíveis para o usuário.
  5. Clique no aplicativo que você deseja testar.
  6. Feche o aplicativo e o navegador da Web. Isso pára a gravação e gera um novo teste de desempenho do HTTP que termina com um elemento de teste de código customizado nomeado StoreICA.
  7. Agora, grave o teste de desempenho do Citrix. Clique em Arquivo > Novo > Teste de Gravação e, em seguida, selecione Gravação do Citrix e clique em Avançar.
  8. Na página Selecionar Local para Conjunto de Testes, selecione um projeto. Em Nome do Arquivo de Teste, digite um nome para o teste de desempenho do Citrix e, em seguida, clique em Avançar.
  9. Na página Configurações de Conexão do Citrix, selecione Via Interface da Web e, em Cenário de Conexão, clique em Procurar e selecione o teste de desempenho do HTTP que contém a sessão da Interface da Web Citrix.
  10. Clique em Concluir para iniciar a gravação imediatamente ou clique em Avançar para especificar outras opções de gravação e, em seguida, clique em Concluir.
  11. No cliente do Citrix Presentation Server, desempenhe as tarefas que você deseja testar.
  12. Quando concluir a seqüência de ações a serem testadas, feche a sessão completamente e pare o gravador fechando o cliente do Citrix Presentation Server. Uma janela de progresso é aberta enquanto o teste é gerado. Na conclusão, a visualização Controle do Gravador exibe a mensagem Geração de teste concluída e o Navegador de Teste lista o teste, o qual é aberto no editor de teste.

Para executar um teste da Interface da Web Citrix, você deve criar um novo planejamento, incluir o teste de desempenho do HTTP e, em seguida, incluir o teste de desempenho do Citrix.

4.2 Nenhuma Gravação de Dados se o Firefox Já Estiver em Execução

Se você estiver utilizando o Firefox para gravar um teste do HTTP, assegure-se de que não existam processos do navegador Firefox, mesmos os minimizados, em execução quando iniciar a gravação. O Gravador do HTTP abrirá automaticamente uma instância do navegador Firefox para permitir que você inicie a gravação do teste.

Se tentar gravar um teste com uma instância do Firefox já em execução, você receberá uma mensagem imediatamente informando que não existem dados para gravação e o teste ficará "vazio".

4.3 Versões Suportadas de IBM Tivoli Monitoring Agents

As versões suportadas de IBM Tivoli Monitoring Agents são:

Agente Versão
Linux 6.1.0
OS/390 3.1.0
SNMP MIB2 6.0.0
WebSphere Application Server MQ 3.6.0
Windows 6.1.0
Oracle 6.1.0
Citrix 1.0.0
DB2 6.1.0
UNIX 2.0.0
WebSphere Application Server
1.3.0
IBM Tivoli Monitoring para WebSphere 6.0.0
 

4.4 O Instrumentador do Servidor de Aplicativos Grava em Diretórios Pertencentes ao Root no Linux

No Linux, o Instrumentador do Servidor de Aplicativos requer acesso de gravação para vários diretórios pertencentes ao usuário root. Se você tentar executar o Instrumentador do Servidor de Aplicativos a partir de um conta de usuário que não possui acesso a esses diretórios, o programa não será iniciado. Como solução alternativa, no Linux, execute o Instrumentador do Servidor de Aplicativos como root.

4.5 O Instrumentador Falha quando o RPT e o WebSphere Estão Instalados em Partições Diferentes

A instrumentação de um WebSphere Application Server falhará se o Rational Performance Tester e o WebSphere Application Server estiverem instalados em unidades de disco rígido ou partições diferentes. Mesmo que a instrumentação falhe, o Instrumentador do Servidor de Aplicativos relatará sucesso.

Por exemplo, se o Rational Performance Tester estiver instalado em C: e o WebSphere Application Server estiver instalado em D:, os scripts de instrumentação não instrumentarão o WebSphere Application Server, mas relatarão que o servidor foi instrumentado com êxito. Isso significa que o recurso de análise de tempo de resposta não estará disponível.

Não existe uma solução alternativa no momento, exceto desinstalar o Rational Performance Tester e reinstalá-lo na mesma unidade que o WebSphere Application Server.

4.6 "Impossível Localizar o Agente de Controle" no Linux

Se você tentar gravar um teste de desempenho no Linux como um usuário não-root, a mensagem de erro "Impossível localizar o agente de controle" será exibida. A solução alternativa é efetuar login como root para gravar testes de desempenho no Linux. 

4.7 Tolerância ao Vista no Rational Performance Tester 7.0.0.2

O Rational Performance Tester requer privilégios administrativos para ser executado. Isso será verdadeiro se você instalar o produto em um diretório virtualizado (como "Program Files") ou em um diretório não virtualizado. Para executar o aplicativo como administrador, clique com o botão direito do mouse no aplicativo e escolha "Executar como Administrador".

Além disso, o Rational Agent Controller precisa ser executado como um serviço ou a partir de um prompt de comandos que tenha sido ativado com autoridade de Administrador (clique com o botão direito do mouse e escolha "Executar como Administrador"). Para gravar testes do Citrix, você deve executar o Rational Agent Controller a partir de um prompt de comandos ativado como administrador. O serviço Rational Agent Controller não tem permissão para criar UI no desktop, que é um requisito para o teste do Citrix.

Recursos Não Suportados

O recurso de análise de tempo de resposta não é suportado no Vista.

O SAP não é suportado no Vista.

A correlação de dados Siebel não é suportada no Vista.

4.8 Ativando o Monitoramento de Recursos no Vista

Para ativar a função de monitoramento de recursos no Vista, você deve iniciar o serviço Registro Remoto, desativar o Controle de Contas de Usuário e configurar o firewall.

Iniciar o Serviço Registro Remoto
O serviço Registro Remoto é desativado, por padrão, no Vista. Esse serviço deve estar em execução para que os dados de monitoramento de recursos sejam coletados. Para ativar o serviço Registro Remoto:

  1. Abra o painel de controle Ferramentas Administrativas
  2. Abra Serviços
  3. Clique em Iniciar na entrada de serviço Registro Remoto
  4. Opcionalmente, para ativar o serviço Registro Remoto automaticamente toda vez que o Vista é iniciado, faça o seguinte: clique com o botão direito do mouse no serviço Registro Remoto e selecione Propriedades. Configure o Tipo de Inicialização para Automático.

Desativar o UAC Remoto
Quando os usuários são autenticados remotamente, o UAC (Controle de Contas de Usuário) concede somente os privilégios padrão de usuário, mesmo se as credenciais fornecidas estiverem no grupo de Administradores. Como solução alternativa, modifique a chave de registro LocalAccountTokenFilterPolicy:

  1. Abra o Editor de Registro (Iniciar > Executar, em seguida, digite "regedit")
  2. Navegue para HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System
  3. Clique com o botão direito do mouse na chave LocalAccountTokenFilterPolicy e selecione Modificar. Altere o valor para 1.
    Se a chave LocalAccountTokenFilterPolicy não existir, clique com o botão direito do mouse na janela à direita e selecione "Novo > DWord". Digite o nome "LocalAccountTokenFilterPolicy" e configure seu valor para 1.
    NOTA: Para reconfigurar essas definições de autenticação para o estado original, configure essa chave para 0.
  4. Reinicie o computador

Configurar o Firewall
O firewall do Vista bloqueará, por padrão, os pedidos administrativos remotos. Para ativar esse suporte, conclua as seguintes etapas:

  1. Abra o painel de controle Firewall do Windows
  2. Clique em Alterar Configurações
  3. Clique na guia Exceções
  4. Selecione a opção Administração Remota
  5. Reinicie o computador

4.9 A Galeria de Amostras e a Galeria de Tutoriais Não Suportam a Configuração de Alta Resolução no Sistema Operacional Windows Vista

A Galeria de Amostras e a Galeria de Tutoriais não suportam a nova configuração de exibição de alta resolução "Escala maior (120 DPI) - tornar texto mais legível" no sistema operacional Windows Vista. O conteúdo da galeria não será exibido se essa opção for configurada.

Essa configuração é ativada por meio das seguintes etapas:

  1. Abra o Painel de Controle.
  2. Clique em Facilidade do Centro de Acesso > Facilitar a visualização do computador > Alterar o tamanho do texto e ícone.
  3. Selecione Escala maior (120 DPI) - tornar texto mais legível.
  4. Clique em Salvar Configurações.

Se você alterou para a nova opção de exibição de alta resolução, altere para uma configuração de resolução mais baixa (por exemplo, a configuração padrão 90 DPI).

4.10 A Galeria de Amostras e a Galeria de Tutoriais Requerem o Mozilla Firefox como o Navegador da Web Suportado no Sistema Operacional Windows Vista em Japonês

Na versão em japonês do sistema operacional Windows Vista, a Galeria de Amostras e a Galeria de Tutoriais requerem o Mozilla Firefox como a preferência de navegador da Web; o conteúdo da galeria não é exibido em outros navegadores da Web. Como solução alternativa para esse problema, instale o Mozilla Firefox e, em seguida, configure a preferência de Navegador da Web (clique em Janela > Preferências > Geral > Navegador da Web) para o Mozilla Firefox.

5.0 Suporte ao Software IBM Rational

O IBM Rational Software Support fornece assistência técnica.

Para obter informações de contato e orientações ou materiais de referência que serão necessários quando você solicitar suporte, leia o IBM Software Support Handbook.

Para obter informações de produto do Rational Performance Tester, visite a página inicial do produto em   www.ibm.com/software/awdtools/tester/performance/.

Para FAQs, listas de problemas e correções conhecidos e outras informações de suporte, visite a página de suporte do produto em www.ibm.com/software/awdtools/tester/performance/support/index.html.

Para obter suporte personalizado, incluindo notificações de upgrades importantes, registre-se em http://www.ibm.com/support/mysupport/.

Para notícias, eventos, suporte e outras informações sobre o produto Rational Software, visite o Web site IBM Rational Software.

Antes de entrar em contato com o IBM Rational Software Support, reúna as informações que serão necessárias para descrever o problema. Ao descrever um problema para um especialista de suporte a software IBM, seja o mais específico possível e inclua informações relevantes para que o especialista possa ajudá-lo a resolver o problema de forma eficiente. Para economizar tempo, conheça as respostas a essas perguntas:

6.0 Avisos e Marcas Registradas

 © Copyright IBM Corporation 2000, 2007.

A Documentação XDoclet incluída nesse produto IBM é utilizada com permissão e é coberta sob a seguinte declaração de atribuição de direitos autorais: Copyright © 2000-2004, XDoclet Team. Todos os Direitos Reservados.

Direitos Restritos para Usuários do Governo dos Estados Unidos - Uso, duplicação e divulgação restritos pelo documento GSA ADP Schedule Contract com a IBM Corporation.

Estas informações foram desenvolvidas para produtos e serviços oferecidos nos Estados Unidos. É possível que a IBM não ofereça os produtos, serviços e recursos discutidos nesta publicação em outros países. Consulte um representante IBM local para obter informações sobre produtos e serviços disponíveis atualmente em sua área. Qualquer referência a um produto, programa ou serviço IBM não significa que apenas esse produto, programa ou serviço IBM possa ser utilizado. Qualquer produto, programa ou serviço funcionalmente equivalente, que não infrinja nenhum direito de propriedade intelectual da IBM, poderá ser utilizado em substituição a esse produto, programa ou serviço. Contudo, é de responsabilidade do usuário avaliar e verificar o funcionamento de qualquer produto, programa ou serviço que não seja da IBM.

A IBM pode ter patentes ou solicitações de patentes pendentes relativas a assuntos tratados nesta documentação. O fornecimento desta publicação não fornece ao Cliente nenhum direito sobre tais patentes. Pedidos de licença devem ser enviados, por escrito, para:

Gerência de Relações Comerciais e Industriais da IBM Brasil
Av. Pasteur, 138-146
Botafogo
Rio de Janeiro, RJ
CEP 22290-240


Para pedidos de licença relativos a informações DBCS (Byte Duplo), entre em contato com o Departamento de Propriedade Intelectual da IBM em seu país ou envie pedidos, por escrito, para:

IBM World Trade Asia Corporation
Licensing
2-31 Roppongi 3-chome, Minato-ku
Tokyo 106, Japan


O parágrafo a seguir não se aplica a nenhum país em que tais disposições não estejam de acordo com a legislação local: A INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES CORPORATION FORNECE ESTA PUBLICAÇÃO "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA" SEM GARANTIA DE NENHUM TIPO, SEJA EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO ÀS GARANTIAS IMPLÍCITAS OU CONDIÇÕES DE NÃO-INFRAÇÃO, DE MERCADO OU DE ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO PROPÓSITO. Alguns países não permitem a exclusão de garantias expressas ou implícitas em certas transações; portanto, essa disposição pode não se aplicar ao Cliente.

Esta publicação pode conter imprecisões técnicas ou erros tipográficos. Periodicamente, são feitas alterações nas informações aqui contidas; essas alterações serão incorporadas em novas edições da publicação. A IBM pode aperfeiçoar e/ou alterar os produtos e/ou programas descritos nesta publicação a qualquer momento, sem aviso prévio.

Referências nestas informações a Web sites não-IBM são fornecidas apenas por conveniência e não representam de forma alguma um endosso a esses Web sites. Os materiais nesses Web sites não fazem parte dos materiais desse produto IBM e a utilização desses Web sites são de responsabilidade do Cliente. Os licenciados desse programa que desejarem obter informações sobre ele com o propósito de permitir: (i) a troca de informações entre programas criados independentemente e outros programas (incluindo este) e (ii) a utilização mútua das informações trocadas, devem entrar em contato com:

Gerência de Relações Comerciais e Industriais da IBM Brasil
Av. Pasteur, 138-146
Botafogo
Rio de Janeiro, RJ
CEP 22290-240


Tais informações podem estar disponíveis, sujeitas a termos e condições apropriadas, incluindo em alguns casos, o pagamento de uma taxa.

O programa licenciado descrito nesta documentação e todo o material licenciado disponível são fornecidos pela IBM sob os termos do Contrato com o Cliente IBM, do Contrato de Licença do Programa Internacional IBM ou de qualquer contrato equivalente entre as partes.

Quaisquer dados de desempenho aqui contidos foram determinados em um ambiente controlado. Portanto, os resultados obtidos em outros ambientes operacionais poderão variar significativamente. Algumas medidas foram registradas em sistemas em nível de desenvolvimento e não há garantias de que tais medidas sejam as mesmas em sistemas comumente disponíveis. Além disto, algumas medidas podem ter sido estimadas através de extrapolação. O resultado real pode variar. Os usuários deste documento devem verificar os dados aplicáveis para seu ambiente específico.

As informações sobre produtos que não-IBM foram obtidas junto aos fornecedores destes produtos, de seus anúncios publicados ou de outras fontes disponíveis publicamente. A IBM não testou estes produtos e não pode confirmar a precisão do desempenho, compatibilidade nem qualquer outra reivindicação relacionada a produtos não-IBM. Dúvidas sobre os recursos de produtos não-IBM devem ser encaminhadas diretamente a seus fornecedores.

Todas as declarações referentes à direção ou intenção futuras da IBM estão sujeitas a alteração ou cancelamento sem aviso prévio e representam apenas metas e objetivos.

Esta publicação contém exemplos de dados e relatórios utilizados em operações diárias de negócios. Para ilustrá-los da forma mais completa possível, os exemplos contêm nomes de indivíduos, empresas, marcas e produtos. Todos estes nomes são fictícios e qualquer semelhança com nomes e endereços utilizados por uma empresa real é mera coincidência.

Licença de Copyright

Estas informações contêm programas aplicativos de amostra no idioma de origem, que ilustram técnicas de programação sobre várias plataformas operacionais. O Cliente pode copiar, modificar e distribuir estes programas de exemplo sem a necessidade de pagar à IBM, com objetivos de desenvolvimento, utilização, marketing ou distribuição de programas aplicativos em conformidade com a interface de programação de aplicativo para a plataforma operacional para a qual os programas de exemplo são criados. Esses exemplos não foram testados completamente em todas as condições. Portanto, a IBM não pode garantir ou implicar a confiabilidade, manutenção ou função desses programas.

Cada cópia ou qualquer parte desses programas de amostra ou qualquer trabalho derivado deve incluir um aviso de direitos autorais como o seguinte:

© (nome de sua empresa) (ano). Partes deste código são derivadas dos Programas de Exemplo da IBM © Copyright IBM Corp. 2000, 2007.

Marcas Registradas e Marcas de Serviço

Os termos a seguir são marcas registradas da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países:

AIX
CICS
ClearCase
developerWorks
IBM
IMS
OS/400
Rational
Tivoli
Tivoli Enterprise
WebSphere
z/OS

Java e todas as marcas registradas baseadas em Java são marcas registradas da Sun Microsystems Inc. nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.

UNIX é uma marca registrada da The Open Group nos Estados Unidos e em outros países.

Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Outros nomes de empresas, produtos ou serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de terceiros.