© Copyright International Business Machines Corporation 2006. Todos os direitos reservados. Direitos Restritos a Usuários do Governo dos Estados Unidos - Uso, duplicação e divulgação restritos pelo documento GSA ADP Schedule Contract com a IBM Corporation.
A versão mais recente deste documento está disponível no site de Suporte do Manual Tester:
http://www-306.ibm.com/software/awdtools/tester/manual/support/index.html1.1 Novo neste Release
Os novos recursos principais a seguir estão incluídos no IBM Rational Manual Tester 7.0:
- Integração com o Rational ClearQuest. Desde que o ClearQuest esteja instalado, o cliente ClearQuest ficará disponível no Manual Tester. Para fácil criação de registros de defeito, é possível mapear os dados do Manual Tester para o ClearQuest automaticamente.
- Publicação de script para o HTML. Agora, é possível publicar scripts de teste manuais para arquivos HTML.
- Novo Editor de Autoria. Suporte para tabelas importadas ou coladas de outros aplicativos, e vários níveis de desfazer e refazer.
- Novo Visualizador de Log de Teste. O Visualizador de Log de Teste foi atualizado com novos recursos, incluindo integração com um sistema de rastreamento de defeitos e capacidade de anexar arquivos externos, como dados ou capturas de tela.
- Nova tela Bem-vindo, com um novo tour do produto e tutoriais atualizados.
- Interface com o usuário atualizada. Nova visualização Propriedades, novos ícones e visualizações Esboço e Reutilizar aprimoradas.
- Aprimoramentos de usabilidade. Melhor suporte para arrastar e soltar no editor e nas visualizações Reutilizar e Esboço.
Para obter informações sobre a instalação do Manual Tester, os pré-requisitos de instalação, a instalação a partir de uma linha de comandos e o uso de um repositório local em um servidor HTTP, consulte as instruções de instalação. É possível localizar essas instruções na barra de lançamento de instalação ou no diretório documents do primeiro CD do produto.
Se você fizer upgrade de um script do Manual Tester 6.1.x para o Manual Tester 7.0, não mais poderá utilizá-lo no Manual Tester 6.1.x. Da mesma forma, não é possível usar scripts criados na versão 7.0 em versões anteriores do Manual Tester.
Para fazer upgrade de scripts do Manual Tester 6.1.x, abra o script no Manual Tester 7.0 e serão apresentadas opções para fazer upgrade do script:
- Clique em Sim para fazer upgrade do script.
- Clique em Não para cancelar a ação.
- Clique em Sempre para fazer upgrade do script atual e de quaisquer scripts que forem abertos na seqüência, sem exibir um prompt.
Se você clicar em Sempre e posteriormente decidir que deseja ser avisado a fazer upgrade, será necessário editar um arquivo de preferências. Usando o Bloco de Notas, abra o seguinte arquivo:
Diretório de instalação do Manual Tester\workspace\.metadata\.plugins\org.eclipse.core.runtime\.settings\com.ibm.rational.test.mt.prefsExclua a linha AlwaysUpgradeDocuments=true. Em seguida, salve o arquivo e reinicie o Manual Tester.
Se um documento do Word foi salvo na visualização Esboço do Word, os níveis de título do documento serão perdidos na importação para o Manual Tester. Tudo do Word será importado como parte de uma instrução, sem grupos. Essa é uma limitação conhecida da API do Microsoft Word. É recomendável não utilizar a visualização Esboço para os documentos a serem importados no Manual Tester.
Ao importar um script de teste de formato Microsoft Word, se o documento do Word contiver uma tabela aninhada dentro de outra tabela, a tabela externa será importada como uma tabela, mas apenas o texto da tabela interna será importado. A formatação da tabela interna não é preservada. Da mesma forma, se existirem hyperlinks dentro da tabela, apenas o texto dos hyperlinks da tabela interna será importado.
Para importar documentos de script de teste atualmente salvos nos formatos IBM Rational Test Manager, Microsoft Word ou Microsoft Excel, é necessário ter o pacote redistribuível do .NET Framework (disponível na Microsoft) instalado no mesmo computador que o Manual Tester. Para importar scripts de teste do Test Manager, também é necessário ter o Test Manager instalado.
Desde que o .NET esteja instalado antes da instalação do Manual Tester, as importações deverão funcionar. Entretanto, se você instalou o pacote redistribuível .NET Framework depois de instalar o Manual Tester, deverá executar o arquivo update_net.bat, localizado no diretório de instalação do Manual Tester. Para executar esse arquivo, simplesmente dê um clique duplo nele no Windows Explorer. Essa etapa precisará ser desempenhada apenas uma vez.
Ao importar scripts do Rational TestManager ManualTest, cancele a seleção da opção "Abrir scripts de teste após importar" e selecione a opção "Sobrescrever scripts de teste existentes sem avisar". Isso faz com que o processo de importação seja executado mais rapidamente. Ao importar um grande número de scripts, a importação pode não ser concluída a menos que você use essas configurações.
Ao importar alguns scripts da versão 6.1.x, o script inteiro pode não ficar visível no Editor de Autoria. Algumas vezes, algumas linhas do final do script não são mostradas, mas é possível exibi-las na visualização Esboço.
Algumas vezes, o recurso localizar e substituir ignora a configuração de distinção entre maiúsculas e minúsculas. Na caixa de diálogo Localizar/Substituir, se você selecionar as opções Todas as Ocorrências e Distinção entre Maiúsculas e Minúsculas e clicar em Substituir Tudo, todas as ocorrências da cadeia de procura serão localizadas, independentemente da capitalização.
As informações a seguir devem ter sido incluídas na seção Acessibilidade da ajuda on-line:
Ao navegar em uma tabela no Editor de Autoria, utilize a tecla Tab para avançar e as teclas de seta para mover par acima e para baixo. Ao contrário do Microsoft Word, você não pode utilizar a tecla Tab para ir de uma linha para outra.
As tabelas que foram importadas ou coladas no Editor de Autoria mostram uma linha após a tabela com um pequeno ponto no início da linha. Se você selecionar essa linha junto com a próxima instrução e, em seguida, excluir a seleção, tanto a tabela quanto o texto selecionado serão excluídos, embora a tabela em si não tenha sido selecionada.
Para ativar uma URL incorporada em um script de teste manual, é necessário copiar e colar a URL em um navegador da Web.
No Editor de Autoria, se existir uma imagem muito grande que preencha sua tela, você pode enfrentar problemas ao criar uma instrução depois dela. Talvez você não consiga ver o fim da instrução atual. Para colocar o cursor no fim da instrução (especialmente para pressionar Enter a fim de criar outra instrução), clique em qualquer lugar na linha e pressione a tecla End. Você também pode considerar reduzir o tamanho da imagem.
O Editor de Autoria permite selecionar, arrastar e soltar partes de instruções reutilizadas (vinculadas). Por exemplo, é possível selecionar palavras ou partes de palavras. No entanto, arrastar e soltar essas instruções reutilizadas parciais não é suportado. As alterações nunca são salvas.
Ao copiar e colar no Editor de Autoria, não exclua nenhuma parte do texto copiado antes de colar, ou os dados serão perdidos. É importante colar primeiro, depois excluir do texto realçado originalmente que foi copiado. Por exemplo, se você tiver 3 instruções:
1
2
3
Você copia todas as três; depois exclui a segunda e cola. Apenas a primeira e terceira instruções serão coladas, conforme a seguir:1
3
Se você copiar texto da visualização Ajuda e colá-lo no Editor de Autoria, o Manual Tester irá parar de responder. Para evitar esse problema, copie o texto da visualização Ajuda e, em seguida, feche a visualização Ajuda antes de colar o texto no Editor de Autoria.
Se você clicar com o botão direito do mouse no quadro do Editor de Autoria, você verá um menu de contexto. O último item de menu é Novo Editor. A seleção desse item abre uma nova janela do editor, mas qualquer trabalho desempenhado usando essa janela não poderá ser salvo de maneira confiável. Evite usar esse item de menu.
Sob determinadas circunstâncias, é possível obter entradas em branco na guia Defeitos da visualização Propriedades. A guia Defeitos da visualização Propriedades pode ser utilizada para rastrear qualquer tipo de registro do ClearQuest (não apenas registros de defeitos). O texto que aparece na lista de defeitos na guia Defeitos é obtido do campo ID do registro correspondente do ClearQuest. Se não existir um campo ID para esse tipo de registro, o nome será exibido. Se nenhum campo ID ou de nome existir, a entrada na lista ficará em branco.
Embora seja possível utilizar formatação de texto complexo (fontes, cores, negrito, itálico e assim por diante), imagens e hyperlinks em uma tabela ao criar um script, todo o texto da tabela, incluindo hyperlinks formatados, é exibido como texto simples na janela Executar Script de Teste. As imagens em tabelas não são exibidas na janela Executar Script de Teste. É uma melhor prática evitar o uso de formatação de texto ou imagens em tabelas.
A janela Executar Script de Teste é pequena, por padrão. Imagens grandes colocadas em scripts podem ser maiores que a própria janela, portanto você não poderá visualizar a imagem inteira. A solução alternativa é redimensionar imagens grandes no Editor de Autoria, para que elas caibam quando o script for executado.
Com a transparência ativada na janela Executar Script de Teste, algumas vezes a seta "instrução atual" não se move para a próxima instrução quando você clica em Aplicar. Para resolver esse problema, desligue a transparência:
- Feche a janela Executar Script de Teste, parando o teste.
- Na janela principal, clique em Janela > Preferências.
- Na guia Principal, configure a régua de controle de transparência como 0 e, em seguida, clique em OK.
Esse problema afeta scripts que são executados dentro do Rational Test Manager. Ao procurar resultados no visualizador de logs do Test Manager, é possível clicar com o botão direito do mouse em um evento e escolher Abrir Script. Se o nome do script contiver um espaço, você verá um erro e o arquivo não será aberto. A solução alternativa é procurar e abrir o arquivo usando o Manual Tester ou o Windows Explorer ou evitar o uso de espaços em nomes de arquivos.
O suporte ao cliente fornecerá instruções para o download do Rational Agent Controller, que permitirá a execução remota dos testes manuais.
Ao utilizar o Manual Tester com o Citrix, não utilize transparência com a janela Executar Script de Teste. Deixe a configuração de transparência como 0.
Ao utilizar o Manual Tester com o Citrix, você não pode ter mais de um usuário admin conectado simultaneamente. Usuários admin adicionais verão erros e não poderão desempenhar suas tarefas.
Se o log de teste contiver caracteres de byte duplo, o arquivo CSV exportado não poderá ser lido corretamente com o Microsoft Excel, devido a limitações do Excel com relação a unicode. A solução alternativa é abrir e salvar o arquivo CSV primeiro com o Bloco de Notas. No Bloco de Notas, escolha Arquivo > Salvar Como. Em seguida, na caixa de diálogo Salvar Como, no campo Codificação, escolha "Unicode" e salve o arquivo. Os caracteres de byte duplo no arquivo recém-salvo serão exibidos corretamente no Excel.
A desinstalação do Manual Tester não remove alguns arquivos de configuração. Esses arquivos registram o tamanho da janela, a posição da janela e assim por diante. Se posteriormente você reinstalar sobre um diretório antigo onde esses arquivos permanecem, verá a configuração antiga. Para reinstalar de maneira limpa, certifique-se de primeiramente excluir o diretório configuration antigo e seu conteúdo. O diretório está localizado no diretório de instalação do Manual Tester; por exemplo, C:\Arquivos de programas\IBM\RMT70\configuration.
O IBM Rational Software Support fornece assistência técnica.
Para obter informações de contato e orientações ou materiais de referência que serão necessários quando você precisar de suporte, leia o IBM Software Support Handbook.
Para obter Perguntas mais Freqüentes, listas de problemas conhecidos e correções, e outras informações de suporte, visite o Web site IBM Rational Software Support.
Para obter notícias, eventos e outras informações sobre o produto de software Rational, visite o Web site IBM Rational Software.
Antes de entrar em contato com o IBM Rational Software Support, reúna as informações de contexto que serão necessárias para descrever o problema. Ao descrever um problema para um especialista de suporte de software da IBM, seja o mais específico possível e inclua todas as informações de contexto relevantes, para que o especialista possa ajudá-lo a resolver o problema com eficácia. Para economizar tempo, saiba as respostas a estas perguntas:
- Quais versões de software você estava executando quando o problema ocorreu?
- Você tem logs, rastreios ou mensagens que estão relacionados ao problema?
- É possível reproduzir o problema? Se sim, quais etapas são seguidas para reproduzi-lo?
- Há uma solução alternativa para o problema? Se sim, esteja preparado para descrever a solução alternativa.
Avisos da Documentação do Rational Manual Tester
© Copyright IBM Corporation 2004, 2006.
A Documentação do XDoclet incluída neste produto IBM é utilizada com permissão e está coberta sob a seguinte atribuição de direitos autorais:Copyright © 2000-2004, XDoclet Team. Todos os direitos reservados.
Direitos Restritos para Usuários do Governo dos Estados Unidos - Uso, duplicação e divulgação restritos pelo documento GSA ADP Schedule Contract com a IBM Corporation.
Estas informações foram desenvolvidas para produtos e serviços oferecidos nos Estados Unidos. A IBM pode não oferecer os produtos, serviços ou recursos mencionados nesta documentação em outros países. Consulte seu representante IBM local para obter informações sobre os produtos e serviços atualmente disponíveis em sua área. Qualquer referência a um produto, programa ou serviço IBM não significa que apenas esse produto, programa ou serviço IBM possa ser utilizado. Qualquer produto, programa ou serviço funcionalmente equivalente, que não infrinja nenhum direito de propriedade intelectual da IBM, poderá ser utilizado em substituição. No entanto, a avaliação e verificação da operação de qualquer produto, programa, ou serviço não-IBM são de inteira responsabilidade do usuário.
A IBM pode ter patentes ou solicitações de patentes pendentes relativas a assuntos tratados nesta documentação. O fornecimento desta documentação não concede ao Cliente nenhuma licença para tais patentes. Pedidos de licença podem ser enviados, por escrito, para:
Gerência de Relações Comerciais e Industriais da IBM Brasil
Av. Pasteur, 138-146
Botafogo
Rio de Janeiro, RJ
CEP: 22290-240Para pedidos de licenças com relação a informações sobre DBCS (Conjunto de Caracteres de Byte Duplo), entre em contato com o Departamento de Propriedade Intelectual da IBM em seu país ou envie pedidos, por escrito, para:
IBM World Trade Asia Corporation
Licensing
2-31 Roppongi 3-chome, Minato-ku
Tokyo 106, Japan
O parágrafo a seguir não se aplica ao Reino Unido ou a qualquer outro país em que tais disposições não estejam de acordo com a legislação local:A INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES CORPORATION FORNECE ESTA PUBLICAÇÃO "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA", SEM GARANTIA DE NENHUM TIPO, SEJA EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO ÀS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE MERCADO OU DE ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO PROPÓSITO. Alguns países não permitem a exclusão de garantias expressas ou implícitas em certas transações; portanto, esta disposição pode não se aplicar ao Cliente.
Estas informações podem conter imprecisões técnicas ou erros tipográficos. Periodicamente, são feitas alterações nas informações aqui contidas; tais alterações serão incorporadas em novas edições da publicação. A IBM pode aperfeiçoar e/ou alterar os produtos e/ou programas descritos nesta publicação a qualquer momento, sem aviso prévio.Quaisquer referências nestas informações a Web sites não-IBM são fornecidas apenas por conveniência e de modo algum servem como um endosso a estes Web sites. Os materiais nesses Web sites não fazem parte dos materiais para este produto IBM e o uso deles é um risco do Cliente.
Licenciados deste programa que desejam informações sobre ele para ativação:
(i) a troca de informações entre programas criados independentemente e outros programas (incluindo este) e (ii) a utilização mútua das informações trocadas, devem entrar em contato com:
Gerência de Relações Comerciais e Industriais da IBM Brasil
Av. Pasteur, 138-146
Botafogo
Rio de Janeiro, RJ
CEP: 22290-240
Tais informações podem estar disponíveis, sujeitas a termos e condições apropriadas, incluindo em alguns casos o pagamento de uma taxa.O programa licenciado descrito nesta documentação e todo o material licenciado disponível são fornecidos pela IBM sob os termos do Contrato com o Cliente IBM, do Contrato de Licença do Programa Internacional IBM ou de qualquer contrato equivalente entre as partes.
Todos os dados sobre desempenho aqui descritos foram determinados em um ambiente controlado. Portanto, os resultados obtidos em outros ambientes operacionais podem variar significativamente. Algumas medidas podem ter sido tomadas em sistemas em fase de desenvolvimento e não há garantia de que tais medidas sejam as mesmas nos sistemas normalmente disponíveis. Além disso, algumas medidas podem ter sido estimadas através de extrapolação. Os resultados reais podem variar. Os usuários deste documento devem verificar os dados aplicáveis para o ambiente específico.
As informações sobre produtos não-IBM foram obtidas junto aos fornecedores dos respectivos produtos, de seus anúncios publicados ou de outras fontes disponíveis publicamente. A IBM não testou esses produtos e não pode confirmar a exatidão de desempenho, a compatibilidade ou qualquer outra reivindicação relacionada a produtos não-IBM. Dúvidas sobre os recursos de produtos não-IBM devem ser encaminhadas a seus fornecedores.
Todas as declarações referentes à direção ou intenção futuras da IBM estão sujeitas a alteração ou cancelamento sem aviso prévio e representam apenas metas e objetivos. Estas informações contêm exemplos de dados e relatórios utilizados em operações comerciais diárias. Para ilustrá-los o mais completamente possível, os exemplos podem incluir nomes de pessoas, empresas, marcas e produtos. Todos esses nomes são fictícios e qualquer semelhança a nomes e endereços utilizados por uma empresa real é mera coincidência.
Licença de Copyright
Estas informações contêm programas aplicativos de amostra no idioma de origem, que ilustram técnicas de programação sobre várias plataformas operacionais. Você pode copiar, modificar e distribuir estes programas de amostra sem a necessidade de pagar à IBM, com objetivos de desenvolvimento,
utilização, marketing ou distribuição de programas aplicativos em conformidade com a interface de programação de aplicativo para a plataforma operacional para a qual os programas de amostra são criados. Esses exemplos não foram totalmente testados sob todas as condições. A IBM, portanto, não pode garantir ou inferir confiabilidade, possibilidade de assistência ou função desses programas. Cada cópia ou qualquer parte desses programas de amostra ou qualquer trabalho derivado deve incluir um aviso de copyright como o seguinte:© (nome de sua empresa) (ano). Partes desse código são derivadas da IBM Corp.
Sample Programs. © Copyright IBM Corp. 2004, 2006.Marcas Registradas e Marcas de Serviços
Os termos a seguir são marcas registradas da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países:
ClearCase
ClearQuest
IBM
Lotus Notes
RationalJava e todas as marcas registradas baseadas em Java são marcas registradas da Sun Microsystems, Inc. nos Estados Unidos e/ou em outros países.
Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.
Outros nomes de empresas, produtos ou serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviço de terceiros.