Utilizar o supervisor TCP/IP para testar serviços Web

Depois de criar o serviço Web e cliente de serviço Web, pode supervisionar o tráfego SOAP do serviço Web com o Supervisor TCP/IP.

Pré-requisitos:

Ao criar um serviço Web com os assistentes de serviço Web ou de cliente de serviço Web, pode seleccionar a configuração e execução automática do Supervisor TCP/IP. Em alternativa, pode configurar o Supervisor TCP/IP manualmente, através da execução dos seguintes passos:

  1. Na aplicação exemplo, invoque o método getEndPoint. Registe este destino final. O terminal predefinido para um serviço Web é: http://localhost:<port>/<web module context root>/services/<port>
  2. Criar um servidor para funcionar como o Supervisor de TCP/IP:
    1. No menu Janela, seleccione Preferências.
    2. Na janela Preferências, expanda Executar/Depurar, e em seguida seleccione Supervisor de TCP/IP.
    3. Seleccione a lista de selecção Mostrar Vista de Supervisor TCP/IP quando houver actividade.
    4. Nas listas Supervisores TCP/IP, faça clique em Adicionar. É aberto um diálogo Novo Supervisor.
    5. Especifique as seguintes definições:
    Opção Descrição
    Porta de supervisão local Especifica um número de porta exclusivo na máquina local.
    Nome do sistema central Especifica o nome do sistema central ou endereço de IP da máquina onde o servidor está em execução.
    Porta Especifica o número de porta do servidor remoto.
    Tipo Especifica se os tipos de pedido do browser da Web são enviados por HTTP ou TCP/IP. Se for seleccionada a opção HTTP, os pedidos do browser da Web são modificados, de modo a que o cabeçalho HTTP indique a máquina remota, e separados, se forem recebidos múltiplos pedidos HTTP na mesma ligação. Se a opção TCP/IP estiver seleccionada, todos os pedidos são enviados byte por byte.
    Tempo de espera Especifique a quantidade de tempo que pretende que o supervisor aguarde antes de tentar nova ligação.
  3. Para reencaminhar o serviço Web através do supervisor, o terminal do cliente do serviço Web tem de ser alterado. O Supervisor de TCP/IP aguarda na porta 9081. Na janela do navegador da Web utilizada no passo 1, invoque o método setEndPoint e altere o destino final de forma a que direccione para a porta 9081. Por exemplo, a predefinição seria: http://localhost:9081/web_module_context_root/servlet/rpcrouter Invoque o método getEndPoint novamente para assegurar que a alteração foi implementada.
  4. Seleccione um método de serviço Web na área de janela Métodos. Invoque este método.
  5. Mude para a vista Supervisor TCP/IP seleccionando o separador Supervisor TCP/IP na vista Servidores. Esta acção apresentará pares pedido e resposta que estejam a ser encaminhados através do Supervisor TCP/IP. Será semelhante à seguinte imagem:
    Captura de ecrã de tráfego de pedidos e respostas
  6. Para assegurar que o tráfego SOAP do serviço Web está em conformidade com WS-I, pode gerar um ficheiro de registo ao fazer clique no ícone Ícone de validação WS-I. Na caixa de diálogo que é aberta, seleccione um nome para o ficheiro de registo e especifique o local onde pretende que seja armazenado.
Este ficheiro de registo será validado para conformidade com WS-I. Pode abrir o ficheiro de registo num editor XML para examinar os respectivos conteúdos.