Assistência de conteúdo

A assistência de conteúdo ajuda o utilizador a inserir ou terminar uma etiqueta ou função, ou a terminar uma linha de código num editor de texto estruturado. Posicionar o cursor no ficheiro fonte fornece o contexto para a assistência de conteúdo, de modo a oferecer sugestões para a conclusão.

A maioria dos editores de texto estruturados fornece assistência de conteúdo. Para obter uma lista de editores com assistência de conteúdo, consulte Editores de texto estruturado para linguagens de marcação. Se procura informações quanto à possibilidade de obter assistência de conteúdo, consulte Obter assistência de conteúdo em editores de texto estruturado

As secções abaixo descrevem detalhes relativos à assistência de conteúdo HTML, a assistência de conteúdo JavaScript™ e a assistência de conteúdo JSP.

assistência de conteúdo HTML

A linguagem HTML é flexível quanto ao facto de alguns elementos HTML permitirem a omissão opcional de etiquetas de fim, tais como P, DT, DD, LI, THEAD, TR, TD, TH, etc. Outros elementos HTML, cuja definição estipula a ausência de conteúdo, poderão exigir sempre a omissão da etiqueta de fim, tais como BR, HR, LINK, META, e IMG. Esta flexibilidade faz com que a função de assistência de conteúdo disponível no editor da página de origem HTML se revele menos precisa do que seria, caso tivesse uma linguagem de marcação mais rigidamente restrita.

A assistência de conteúdo HTML torna-se mais vantajosa sempre que o utilizador precisa de completar um nome de etiqueta, adicionar um par de nome-valor de atributo de uma etiqueta de início, ou seleccionar a partir de uma lista enumerada de valores de atributos.

Apesar de a assistência de conteúdo apresentar apenas os nomes de atributos que ainda não foram especificados numa etiqueta de início, não tem em conta as limitações gramaticais dos identificadores. Por exemplo, o elemento HEAD de HTML admite apenas zero ou uma ocorrência de uma etiqueta TITLE no seu conteúdo. Caso peça assistência num conteúdo HEAD que já contêm uma etiqueta TITLE, a assistência de conteúdo continuará a apresentar TITLE na sua lista de sugestões.

Porém, se um atributo tiver, obrigatoriamente, de estar de acordo com o DTD/Esquema, esse atributo aparecerá no início da lista, com um círculo amarelo como identificador no seu ícone.

Caso o seu cursor esteja numa posição em que a assistência de conteúdo esteja disponível, uma lista em janela emergente de opções disponíveis será apresentada. A lista é baseada no contexto. Por exemplo, se utilizar a assistência de conteúdo directamente após uma etiqueta de parágrafo de abertura (<p>) , o primeiro item da lista da assistência de conteúdo será a etiqueta </p>) do parágrafo final correspondente.

A lista da assistência de conteúdo apresenta todas os identificadores disponíveis para a posição do cursor actual, incluindo os modelos. A imagem abaixo apresenta a lista da assistência de conteúdo predefinida para um exemplo de controlo de parágrafo:
Assistência de conteúdo HTML

As sugestões de etiqueta são listadas alfabeticamente. Se o utilizador escrever < (para iniciar uma nova etiqueta) antes de solicitar a assistência de conteúdo, e começar a escrever a primeira ou as duas primeiras letras da etiqueta que pretende adicionar, a lista de sugestões será automaticamente actualizada para reflectir as sugestões que correspondem ao padrão que escreveu. Se o utilizador não escrever < antes de solicitar a assistência de conteúdo, pode fazer clique na lista de sugestões e escrever, então, a letra com a qual começa a etiqueta, para reduzir (um pouco) a quantidade de deslocamento, com vista a localizar a etiqueta desejada.

À medida que escreve a primeira ou as duas primeiras letras dos nomes dos atributos ou dos valores dos atributos enumerados que pretende adicionar a uma etiqueta, a lista é automaticamente actualizada, de modo a reflectir as sugestões que correspondem ao padrão que escreveu.

Restrição: Para Linux. Se usar Linux (Motif or GTK) e um locale DBCS, fazer duplo clique na lista de assistência a conteúdos pode, por vezes, provocar o encerramento da VM de Java™. Em vez de fazer duplo clique sobre a lista, utilize as setas e a tecla Enter para fazer a selecção a partir da lista.

assistência de conteúdo JSP

Dispõe de muitas opções para incorporar o código HTML e Java nas páginas JSP do utilizador utilizando a assistência de conteúdo.

Todos os identificadores JSP estão incluídos, quer na lista de modelos, quer em formato XML (por exemplo, <jsp:expression>). Para adicionar identificadores de scriplet JSP, mova o cursor para a posição adequada no ficheiro e prima Ctrl+Barra de espaços para utilizar a assistência de conteúdo. Seleccione a assistência de conteúdo de scriptlets JSP a partir da lista de sugestões para inserir <% %> no documento.

Os scriptlets são inseridos numa etiqueta <% %>. Por exemplo:
<% System.currentTimeMillis() %>

Este exemplo irá avaliar a instrução Java para obter o tempo actual em milissegundos.

Para obter o resultado da instrução inserida no ficheiro, coloque um sinal de igual (=) em frente da instrução. Por exemplo:
<b>Este é o tempo: <%= System.currentTimeMillis()%></b>
Quando utiliza um scriptlet, escreve em código Java puro. Consequentemente, a assistência de conteúdo funciona, neste caso, exactamente da mesma forma que no editor Java. Por exemplo, caso solicite assistência de conteúdo depois do System, a assistência de conteúdo apresentará uma lista de métodos.
Nota: A assistência de conteúdo Java funciona apenas num projecto da Web, uma vez que necessita de um caminho de construção para localizar as classes Java adequadas.
Existem igualmente etiquetas especiais, como é o caso da useBean. Por exemplo:
<jsp:useBean id="useBean" class="java.lang.String"/>

A etiqueta useBean permite ao utilizador criar um bean denominado por aString de tipo String. Assim, sempre que utiliza a assistência de conteúdo, esse bean é reconhecido como uma variável declarada. Por exemplo, caso utilize a assistência de conteúdo depois de aString, do seguinte modo:

<% aString. %> 
a lista da assistência de conteúdo apresenta os métodos disponíveis. Isto acontece uma vez que o bean aString foi declarado como um bean de tipo String.
Caso utilize a assistência de conteúdo depois de a, do seguinte modo:
<% a %> 
a assistência de conteúdo sabe que o bean aString existe, sendo apresentado na lista de assistência de conteúdo.
Conceitos relacionados
Editores de texto estruturados para linguagens de marcações
Tarefas relacionadas
Obter assistência de conteúdo em editores de texto estruturado
Adicionar e remover modelos HTML