Definindo as Preferências dos Ambientes de Tempo de Execução do Servidor

Utilizando a página Preferências, você pode direcionar o ambiente de trabalho a utilizar um ambiente de tempo de execução específico de um servidor de aplicativos para compilar, testar ou executar seu aplicativo.

Sobre Esta Tarefa

Um ambiente de tempo de execução do servidor é composto pelas seguintes definições:
  • um nome para identificar o ambiente de tempo de execução do servidor
  • o tipo de servidor que especifica o fornecedor e o nível de versão do servidor
  • o caminho de diretório para uma instalação local do servidor
  • em alguns casos, também inclui uma referência para um Java Runtime Environment
Se um ambiente de tempo de execução do servidor estiver fazendo referência a um diretório stub do servidor, você poderá compilar apenas o aplicativo no servidor do stub. No entanto, se estiver fazendo referência a uma instalação completa do servidor, poderá compilar, testar e executar o aplicativo na instalação do servidor.
Para definir um ambiente de tempo de execução do servidor, execute as seguintes etapas:

Procedimento

  1. No menu Janela, selecione Preferências.
  2. Na janela Preferências, expanda a pasta Servidor e, em seguida, selecione Ambientes de Tempo de Execução. A seção Ambientes de Tempo de Execução do Servidor do diálogo Preferências é exibida.
  3. Opcional: Opcional: Clique no botão Procurar. Ele procura o diretório local para ambientes de tempo de execução do servidor. A procura em um host remoto não é suportada.
    1. A caixa de diálogo Procurar Ambientes de Tempo de Execução é aberta. No campo Pasta, procure ou digite o diretório no qual você gostaria que o ambiente de trabalho iniciasse a procura de ambientes de tempo de execução do servidor. Clique em OK.
    2. Se uma lista de instalações for exibida, selecione o servidor de destino desejado e clique em OK no diálogo exibido; em seguida, clique em OK no diálogo Preferências. Se não for localizada nenhuma instalação de nenhum servidor de aplicativos, continue a executar as etapas desta tarefa.
  4. Clique em Incluir. O assistente Novos Ambientes de Tempo de Execução do Servidor é aberto.
    1. Na lista Selecionar o Tipo de Ambiente de Tempo de Execução, selecione um servidor e o nível de versão como o ambiente de tempo de execução do servidor de destino.
      Dica: No campo de texto abaixo do rótulo Selecionar o Tipo de Ambiente de Tempo de Execução, é possível substituir o texto digitar texto de filtro pelas palavras-chaves para filtrar a lista de servidores de aplicativos disponíveis. A seguir, há exemplos de palavras-chave de filtragem:
      Apache
      Filtra a lista de servidores disponíveis em que o fornecedor seja o Apache
      WebSphere
      Filtra a lista de servidores disponíveis em que o nome seja WebSphere
      ejb
      Filtra a lista de servidores disponíveis que suportem módulos ejb.
      web
      Filtra a lista de servidores disponíveis que suportem módulos da Web
      5.0
      Filtra a lista de servidores disponíveis que estejam na versão, 5.0 ou suporte o nível de especificação JEE 5.
      1.2
      Filtra a lista de servidores disponíveis que suporte o nível de especificação J2EE 1.2 ou qualquer servidor que possa ter o nível de versão 1.2.
    2. Ao incluir um ambiente de tempo de execução do servidor, por padrão, o servidor é criado e incluído como uma entrada na visualização Servidores. Se você deseja incluir apenas o ambiente de tempo de execução de servidor e não criar o servidor na visualização Servidores, limpe a caixa de opção Criar um Novo Servidor Local.
    3. Clique em Avançar. Um painel para o servidor é exibido.
    4. Para o campo Diretório de Instalação ou Local, digite ou procure o local do servidor de destino.
      Dica: Se você especificar um local falso para um servidor de destino, utilize o ambiente de trabalho para montar módulos e, em seguida, utilize o servidor de aplicativos para implementar os módulos.
      Se você selecionou o servidor de destino como Biblioteca de Tempo de Execução J2EE (um contêiner J2EE genérico), especifique um diretório que contenha arquivos .jar, como um diretório \bin\lib para uma instalação do Java™ Developer Kit (JDK).
    5. Clique em Concluir. O nome e o tipo do servidor de destino são incluídos na tabela na seção Ambiente de Tempo de Execução do Servidor.
    6. No diálogo Preferências, clique em OK.

O que Fazer Depois

Para alterar a lista de servidores de destino disponíveis, clique em Janela > Preferências > Servidor > Ambientes de Tempo de Execução para ir para a seção Ambientes do Tempo de Execução do Servidor do diálogo Preferências. Utilize as opções Incluir, Editar, Remover ou Procurar para alterar a lista de servidores de destino, conforme necessário.

Para alterar o servidor de destino de um módulo:
  1. Clique com o botão direito do mouse no módulo na visualização Explorador de Projetos e clique em Propriedades > Aspectos do Projeto. A página Aspectos do Projeto é aberta.
  2. Selecione a guia Tempos de Execução.
  3. Na tabela Tempos de Execução, selecione os servidores de destino para o módulo.