Para testar e publicar no servidor, é necessário definir um ou mais dos seguintes recursos:
Se um servidor tiver arquivos de configuração do servidor, na maioria das situações, esses arquivos serão criados automaticamente e contidos em um projeto do servidor.
Um projeto do servidor contém servidores e arquivos de configuração do servidor. Quando um projeto do servidor é criado automaticamente pelo ambiente de trabalho, o nome fornecido ao projeto é Servidores e está disponível na visualização Explorador de Projetos.
Um servidor identifica onde você deseja testar ou publicar o aplicativo. Um servidor aponta para um ambiente de tempo de execução específico, tais como um ambiente de teste local, uma instalação completa de um servidor ou um servidor em outra máquina. Um servidor contém a lógica de como publicar no servidor e quais configurações e projetos do aplicativo serão executados.
No ambiente de trabalho, quando os metadados do servidor são criados automaticamente, eles são armazenados em um arquivo serverName.server, em que serverName é o nome designado ao servidor. Para obter detalhes dos metadados do servidor, consulte o link Exibindo ou Ocultando os Metadados do Servidor no final deste tópico.
As configurações do servidor são arquivos que contêm as informações para configurar e publicar em um servidor. Por exemplo, esses arquivos podem incluir informações sobre qual em porta executar o servidor, preferências de segurança e outras configurações do servidor específicas do fornecedor.
No ambiente de trabalho, os metadados das configurações do servidor são automaticamente criados e armazenados em uma pasta de dados de configuração em um projeto do servidor. A convenção de nomenclatura da pasta de dados de configuração depende do fornecedor e normalmente tem a seguinte convenção: serverName@hostname-config, em que serverName é o nome designado ao servidor e hostname é o nome DNS completo ou o endereço IP da máquina host em que o servidor está em execução.
Para cada servidor, é possível especificar a configuração e o ambiente de tempo de execução do servidor que devem ser usados para esse servidor. Um servidor pode apontar apenas para uma ou então nenhuma configuração do servidor. Entretanto, uma configuração do servidor pode ser apontada a partir de um ou mais servidores.
Um relacionamento entre uma configuração do servidor e um projeto do aplicativo, por exemplo um projeto EAR, é criado quando um projeto é incluído na configuração do servidor. Um servidor pode apontar para um ou mais projetos. Um projeto pode ser apontado a partir de um ou mais configurações do servidor.