Criando um Servidor

É possível criar um servidor para identificar o ambiente de tempo de execução que você deseja utilizar para testar os recursos do projeto. O termo criando um servidor define a criação de um ponteiro do ambiente de trabalho para uma instalação existente de um servidor de aplicativos.

Sobre Esta Tarefa

Para criar um servidor:

Procedimento

  1. Selecione qualquer das seguintes opções:
    • Na visualização Servidores (Janela > Mostrar Visualização > Servidores), clique com o botão direito do mouse e selecione Novo > Servidor.
    • Na barra de menus, clique em Arquivo > Novo > Outro. Expanda a pasta Servidor, selecione Servidor e clique em Avançar.
  2. O assistente Novo Servidor é aberto. Esse assistente define um novo servidor, que contém informações necessárias para apontar para um ambiente de tempo de execução específico para teste local ou remoto ou para publicação em um servidor de aplicativos.
  3. Na lista Selecionar o Tipo de Servidor, selecione o tipo de servidor ou ambiente de teste, no qual você deseja publicar ou testar seus recursos.
    1. (Opcional) No campo de texto abaixo do rótulo Selecionar o Tipo de Servidor, é possível substituir o texto digitar texto de filtro pelas palavras-chaves para filtrar a lista de servidores de aplicativos disponíveis. A seguir, há exemplos de palavras-chave de filtragem:
      Apache
      Filtra a lista de servidores disponíveis em que o fornecedor seja o Apache
      WebSphere
      Filtra a lista de servidores disponíveis em que o nome seja WebSphere
      ejb
      Filtra a lista de servidores disponíveis que suportem módulos ejb.
      web
      Filtra a lista de servidores disponíveis que suportem módulos da Web
      5.0
      Filtra a lista de servidores disponíveis que estejam na versão, 5.0 ou suporte o nível de especificação JEE 5.
      1.2
      Filtra a lista de servidores disponíveis que suporte o nível de especificação J2EE 1.2 ou qualquer servidor que possa ter o nível de versão 1.2.
    2. Há uma breve descrição sobre o servidor selecionado a partir da lista de tipos de servidores.
  4. No campo Nome do Host do Servidor, é possível fornecer o nome DNS completo ou o endereço IP da máquina host em que o servidor está em execução. Por padrão, este campo é pré-preenchido com o endereço padrão: host local.
  5. (Opcional) No campo de Nome do servidor, digite uma etiqueta para identificar esta entrada do servidor na visualização Servidores. Por padrão, este campo é preenchido com a seguinte convenção de nomenclatura: tipo de servidor no nome do host, por exemplo, Servidor Tomcat v6.0 no host local.
  6. A lista Ambiente de Tempo de Execução do Servidor estará disponível, ao selecionar um servidor na lista de tipos de servidores que contém uma entrada de ambiente de tempo de execução na página de preferências Ambientes de Tempo de Execução (Janela > Preferências > Servidor > Ambientes de Tempo de Execução). Na lista Ambiente de Tempo de Execução do Servidor, selecione o ambiente de tempo de execução de um servidor de aplicativos para compilar, testar ou executar o aplicativo. Para modificar o ambiente de tempo de execução do servidor, selecione o link Configurar ambientes de tempo de execução. Para incluir um novo ambiente de tempo de execução do servidor, selecione o link Incluir. Para obter mais detalhes sobre ambientes de tempo de execução, consulte o link Definindo as preferências dos ambientes de tempo de execução do servidor na parte inferior deste tópico.

    Se a lista Ambiente de Tempo de Execução do Servidor não estiver disponível, continue para a próxima página do assistente Novo Servidor na qual ela vai solicitar o diretório de instalação do servidor. Após concluir esse assistente Novo Servidor, o ambiente de trabalho incluirá automaticamente uma entrada de ambiente de tempo de execução na página de preferências Ambientes de Tempo de Execução.

  7. Clique em Avançar e siga as instruções no assistente, para especificar os detalhes do servidor que você deseja criar. Consulte os links no término deste tópico, pois poderá haver documentação disponível ao continuar através desse assistente para criar o servidor selecionado na lista de tipos de servidores.
  8. Após concluir o assistente Novo Servidor, clique em Concluir, o novo servidor aparecerá na visualização Servidores.