Testando Artefatos em um Servidor

É possível utilizar o ambiente de trabalho para testar um ou mais artefatos de aplicativo em um servidor.

Sobre Esta Tarefa

Para testar artefatos em um servidor:

Procedimento

  1. Na visualização Explorador de Projetos na perspectiva Java EE, expanda o projeto que contém o arquivo que você deseja testar.
  2. Clique com o botão direito do mouse no artefato que deseja testar. Exemplos de artefatos incluem o projeto da Web, um arquivo no projeto da Web (tais como um arquivo JSP, servlet ou arquivo HTML) ou um bean corporativo.
  3. Selecione Executar Como > Executar no Servidor. O assistente Seleção do Servidor aparece.
  4. Utilize os botões de rádio para especificar como deseja selecionar o servidor. Selecione uma das seguintes opções:
    Opção Descrição
    Escolher um servidor existente Essa opção utiliza um servidor existente definido no ambiente de trabalho.
    Definir manualmente um servidor Essa opção cria um novo servidor.
  5. Na lista Selecione o servidor que deseja utilizar, selecione um servidor em que deseja executar o aplicativo. A lista de servidores disponíveis, na lista Selecione o servidor que deseja utilizar, depende do nível de especificação Java EE definido para o artefato e dos servidores suportados nesse ambiente de trabalho.
  6. (Opcional) Clique em Avançar para definir configurações adicionais, tais como definir configurações específicas ao servidor e incluir ou remover projetos configurados no servidor.
  7. Clique em Concluir.
    As ferramentas do servidor concluem automaticamente as seguintes tarefas:
    • Cria o servidor e o inclui na Visualização Servidores.
    • Inclui o projeto no servidor.
    • Inicia o servidor. (Isso pode demorar, dependendo das configurações do servidor.)
    • Se a caixa de opções Publicar automaticamente quando iniciar os servidores na página de preferências do Servidor (Janela > Preferências > Servidor > Ativando) estiver selecionada, o ambiente de trabalho verifica se o projeto e os arquivos no servidor estão sincronizados. Caso contrário, o projeto e os arquivos serão atualizados automaticamente quando o servidor for reiniciado.
    • Dependendo do artefato que está sendo testado, a saída da execução do artefato pode ser exibida na visualização Console ou em um navegador da Web que será aberto automaticamente.