Relacionamento entre UDDI e WSIL

As especificações WSIL (Web Services Inspection Language) e UDDI (Universal Description, Discovery, and Integration) tratam das questões relacionadas à descoberta de serviços da Web. Entretanto, cada especificação escolhe uma abordagem diferente para a descoberta de serviços da Web. As duas especificações podem ser utilizadas juntas ou separadas; a procura com o WSIL pode resultar na descoberta de itens no UDDI.

A especificação UDDI trata da descoberta de serviços da Web com o uso de um modelo centralizado. Um ou mais repositórios são criados para armazenar informações sobre empresas e os serviços que elas oferecem. Pedidos e atualizações pertencentes às informações relacionadas a serviço e negócio são emitidos diretamente junto aos repositórios. Além disso, o UDDI prescreve um formato específico para uma parte das informações de descrição armazenadas e, para facilitar a procura avançada (focada), supõe que outras informações de descrição serão armazenadas e registradas no sistema também.

Os sistemas UDDI facilitam padrões de descoberta focada, visto que esses sistemas estão baseados em repositórios organizados que fornecem recursos de procura avançada. Isso ajuda os solicitantes a localizarem possíveis parceiros de comunicação. Para fornecer funcionalidade avançada, entretanto, o UDDI exige a implementação e a manutenção de uma determinada quantidade de infra-estrutura, o que aumenta o custo de operação. Além disso, a menos que as descrições de serviço estejam armazenadas somente no UDDI, há um custo associado a manter sincronizadas as diferentes versões.

A especificação WSIL conta com um modelo completamente distribuído para fornecer informações relacionadas a serviço. As descrições de serviço podem ser armazenadas em qualquer local, enquanto os pedidos para recuperar as informações geralmente são feitos diretamente nas entidades que estão oferecendo os serviços. A especificação WSIL não estipula nenhum formato específico para as informações de serviço. Ela conta com outros padrões, incluindo o UDDI, para definir os formatos de descrição. A especificação WSIL conta também com tecnologias e infra-estrutura existentes da Web para fornecer os mecanismos de publicação e recuperação de seus documentos.

O WSIL possibilita disseminar informações relacionadas a serviço por meio de protocolos existentes, diretamente do ponto em que o serviço está sendo oferecido. Isso permite que a descoberta focada seja executada em um único destino; entretanto, por causa de seu modelo descentralizado e distribuído, o WSIL não será um bom mecanismo para a execução de descoberta focada se o parceiro de comunicação for desconhecido.

As especificações UDDI e WSIL devem ser vistas como tecnologias complementares a serem utilizadas juntas ou separadas, dependendo da situação. Por exemplo, um repositório UDDI poderia ser ocupado com base nos resultados encontrados ao executar uma procura por documentos WSIL. Do mesmo modo, um repositório UDDI pode ele mesmo ser descoberto quando um solicitante recupera um documento WSIL que se refere a uma entrada no repositório. Em ambientes nos quais a funcionalidade avançada propiciada pelo UDDI não é necessária e onde restrições não permitem sua implementação, o mecanismo WSIL pode fornecer todos os recursos necessários. Em situações nas quais os dados precisam ser gerenciados centralmente, uma solução UDDI sozinha pode fornecer o melhor ajuste. As especificações UDDI e WSIL não deverão ser vistas como mutuamente exclusivas.

Nota: Tanto a UDDI quanto a WSIL contêm apenas referências à WSDL - elas não contêm os próprios documentos WSDL.