Visão Geral de Serviços da Web

Um serviço da Web é um conjunto de funções de aplicativos relacionados que podem ser chamados através de programação na Internet. As empresas podem misturar e corresponder dinamicamente os serviços da Web para executar transações complexas com mínima programação. Os serviços da Web permitem que compradores e vendedores de todo o mundo descubram uns aos outros, se conectem dinamicamente e executem transações em tempo real com o mínimo de interação humana.

Serviços da Web são aplicativos modulares independentes e auto-explicativos que podem ser publicados, localizados e chamados pela Web.

Os serviços da Web são auto-contidos. No lado do cliente, nenhum software adicional é necessário. Uma linguagem de programação com suporte de XML e cliente HTTP é suficiente no início. No lado do servidor, um servidor da Web e um mecanismo de servlet são exigidos. O cliente e o servidor podem ser implementados em ambientes diferentes. É possível ao serviço da Web ativar um aplicativo existente sem escrever uma única linha de código.

Os serviços da Web são auto-descritivos. O cliente e o servidor precisam reconhecer somente o formato e o conteúdo das mensagens de pedido e resposta. A definição do formato da mensagem acompanha a mensagem; não são necessários repositórios de metadados externos ou ferramentas de geração de código.

Os serviços da Web são modulares. Serviços da Web simples podem ser agregados para formar serviços da Web mais complexos, seja utilizando técnicas de fluxo de trabalho ou chamando serviços de camada inferior de uma implementação de serviço da Web.

Serviços da Web não dependem de plataforma. Serviços da Web são baseados em um conjunto conciso de padrões abertos, baseados em XML e projetados para promover a interoperabilidade entre um serviço da Web e os clientes, em uma variedade de plataformas de computação e linguagens de programação.

Serviços da Web podem ser, por exemplo, artigos de crítica de cinema, relatórios de previsão do tempo, consultas de crédito, cotações da bolsa de valores, dicas de viagem ou processos de reserva de passagens aéreas. Cada um desses serviços comerciais independentes é um aplicativo que pode facilmente integrar-se a outros serviços, da mesma empresa ou de outras, para criar um processo de negócios completo. Essa interoperabilidade permite às empresas publicar, descobrir e ligar dinamicamente uma faixa de serviços da Web pela Internet.

Categorias de Serviços da Web

Os serviços da Web podem ser agrupados em três categorias:

Informações comerciais. Uma empresa compartilha informações com consumidores ou com outras empresas. Nesse caso, a empresa está utilizando serviços da Web para expandir seu escopo. Exemplos de serviços da Web de informações comerciais são canais de notícias, relatórios de previsão do tempo ou cotações da bolsa de valores.

Integração de negócios. Uma empresa fornece serviços de transação "grátis" para seus clientes. Nesse caso, a empresa se torna parte de uma rede global de fornecedores de valor agregado que podem ser utilizados na condução do comércio. Exemplos de serviços da Web de integração de negócios incluem e-marketplaces de leilão e licitação, sistemas de reserva e consulta ao crédito.

Externalização de processo de negócios. Uma empresa se diferencia de seus concorrentes com a criação de uma cadeia de valor global. Nesse caso, a empresa utiliza serviços da Web para integrar seus processos dinamicamente. Um exemplo de serviços da Web de externalização de processo de negócios seria as associações entre diferentes empresas para combinar fabricação, montagem, distribuição por atacado e vendas de varejo de um determinado produto.

Funções e Interações de Serviço

Um componente de rede em uma arquitetura de Serviços da Web pode desempenhar uma ou mais funções fundamentais: fornecedor de serviços, intermediário de serviços e cliente de serviços.

A ligação envolve estabelecer todos os pré-requisitos ambientais necessários à conclusão com êxito dos serviços. Exemplos de pré-requisitos ambientais incluem segurança, monitoramento de transações e disponibilidade HTTP. Os relacionamentos entre essas funções são descritos na Figura 1.

Figura 1. Funções e Interações de Serviços.

A figura 1 ilustra as interações entre o intermediário, o fornecedor e o solicitante de serviços.

Para obter mais informações sobre serviços da Web, consulte www.ibm.com/developerworks/webservices