WSDL (Linguagem de Descrição de Serviços da Web)

WSDL é uma especificação padrão baseada para descrição de serviços baseados em XML, em rede. Ele fornece uma maneira simples para que os fornecedores de serviços descrevam o formato básico de pedidos aos seus sistemas, independentemente da implementação de tempo de execução essencial.

O WSDL define um formato XML para descrição de serviços de rede como um conjunto de terminais que operam sobre mensagens que contêm informações orientadas a documento ou a procedimento. As operações e as mensagens são descritas primeiramente de forma abstrata e, em seguida, ligadas a um protocolo de rede concreto e formato de mensagem para a definição de um nó de extremidade. Nós de extremidade concretos relacionados são combinados em nós de extremidade abstratos (serviços). O WSDL é extensível para permitir a descrição de nós de extremidade e suas mensagens, independentemente de quais formatos de mensagem ou protocolos de rede são utilizados na comunicação. Isso significa que as interfaces são definidas de forma abstrata utilizando esquema XML e, em seguida, ligadas a representações concretas apropriadas ao protocolo.

O WSDL permite a um fornecedor de serviços especificar as seguintes características de um serviço da Web:

Documentos WSDL permitem aos desenvolvedores expor seus aplicativos como serviços acessíveis por rede na Internet. Por meio do UDDI e do WSIL, outros aplicativos podem descobrir documentos WSDL e ligar-se a eles para executar transações ou outros processos de negócios.

Esta plataforma de desenvolvimento suporta e encoraja o desenvolvimento e o uso de WSDL compatível com WS-I. Os fornecedores de serviços de negócios podem implementar Java™ beans e enterprise beans como um serviço da Web e gerar um documento WSDL que descreve o serviço. Eles também podem gerar esqueletos de Java e de enterprise bean a partir de um arquivo WSDL existente. Um cliente de serviço de negócios pode gerar um proxy Java a partir de um documento WSDL, fornecendo portanto uma interface Java de fácil utilização para o serviço da Web. A interface Java oculta os detalhes das comunicações na rede do cliente, permitindo que o fornecedor de serviços de negócios se concentre nas partes de negócio e de processo do aplicativo.

Além de fornecer ferramentas para criar serviços da Web, o ambiente de trabalho fornece um editor WSDL que permite criar arquivos WSDL utilizando uma interface gráfica, um validador WSDL que garante que o arquivo WSDL está semanticamente correto e opcionalmente verifica a conformidade com WS-I, e o Web Services Explorer que permite testar dinamicamente serviços da Web sem exigir a geração de um proxy.

O ambiente de trabalho suporta WSDL 1.1. Para obter mais informações sobre a especificação WSDL, consulte www.w3.org/TR/wsdl