Gerar um proxy de cliente Java e uma aplicação exemplo de um documento WSDL utilizando o ambiente de tempo de execução Axis1

O assistente Cliente de Serviço Web auxilia na geração de um proxy de bean Java™ e de uma aplicação de amostra. A aplicação exemplo da Web demonstra como codificar um ficheiro de proxy.

Pré-requisitos:

  1. Se estiver a utilizar um contentor servlet Apache Jakarta Tomcat como seu servidor, tem de o instalar, configurar uma instância sua e criar um projecto da Web por ele visado, como está descrito em Criar um Servidor Apache Tomcat e um projecto da Web
  2. Localize e importe um documento WSDL para o projecto da Web. Apenas pode utilizar um ficheiro WSDL que contenha um elemento de serviço.
Para gerar um proxy de cliente Java e uma aplicação exemplo a partir de um documento WSDL localizado:
  1. Mude para a perspectiva Java (Janela > Abrir perspectiva > Java EE).
  2. Na vista Navegador, seleccione o projecto da Web no qual pretende gerar um aplicação de amostra.
  3. Clique em Ficheiro > Novo > Outros. Seleccione Serviços Web de forma a apresentar os diversos assistentes de serviços Web. Seleccione o assistente Cliente de Serviço Web. Faça clique em Seguinte.
  4. Página Serviços Web:
    1. Introduza o URI para o ficheiro WSDL, WSIL ou HTML que será utilizado para gerar o cliente.
    2. Seleccione o tipo de proxy a ser gerado
    3. Seleccione as etapas de desenvolvimento de serviços Web que pretende concluir com a ajuda da escala:
      • Programar: para programar a definição WSDL e a implementação do serviço da Web. Inclui tarefas como criar os módulos que vão conter o código gerado e os ficheiros de Java, assim como copiar os Axis JARs.
      • Montar: garante que o projecto que alojará os serviços ou o cliente da Web é associado a um EAR sempre que o servidor da aplicação de destino assim o exija.
      • Implementar: cria o código de implementação do serviço.
      • Instalar: instala e configura o módulo e EARs da Web no servidor de destino.
      • Iniciar: inicia o servidor uma vez instalado o serviço. É gerado o ficheiro server-config.wsdd.
      • Testar: fornece várias opções para testar o serviço, como o uso do Explorador de serviços da Web ou ficheiros JSP amostra.
    4. Seleccione o seu servidor: é apresentado o servidor predefinido. Se pretende implementar o seu cliente num servidor diferente, faça clique na ligação para especificar um servidor diferente.
    5. Seleccione o seu tempo de execução: é apresentado o tempo de execução predefinido.Se pretende implementar o seu cliente num tempo de execução diferente, faça clique na ligação para especificar um tempo de execução diferente.
    6. Seleccione o projecto do cliente: é apresentado o projecto que contém o projecto seleccionado no seu espaço de trabalho. Para seleccionar um projecto diferente e de Aplicação Empresarial (EAR - Enterprise Archive), faça clique na ligação do projecto. Certifique-se de que o projecto seleccionado como Projecto da Web do Cliente difere do Projecto da Web de Serviço, ou o serviço será substituído pelos artefactos gerados pelo cliente.
    7. Supervisionar o serviço Web: esta acção envia o tráfego do serviço Web através do Supervisor TCP/IP, o que permite observar o tráfego SOAP gerado pelo serviço Web e testar este tráfego para obter conformidade WS-I. Alternativamente, pode definir manualmente um Monitor TCP/IP como está descrito em Utilizar o Monitor TCP/IP para testar serviços Web
  5. Página Proxy de Serviço Web: Este painel apresenta as opções para o proxy. Enumera a pasta na qual o proxy irá ser gerado, sendo que, opcionalmente, o utilizador pode criar correlações personalizadas entre os espaços de nome e os pacotes.
  6. Página Nome de espaços de serviço Web para correlações de pacotes: se seleccionar Definir correlação personalizada para espaço de nomes para pacote na página anterior, pode inserir os pares de correlações personalizadas nesta página fazendo clique em Adicionar. Pode igualmente fazer clique em Importar para importar pares de correlação personalizados de um ficheiro .properties. O conteúdo do ficheiro de propriedades tem de ser do formato espaço de nomes=pacote. Terá de abandonar alguns caracteres especiais nos ficheiros de propriedades. Por exemplo, http://someNamespace=somePackage deve ser http\://someNamespace=somePackage. Caso contrário, os dois pontos (:) seriam tratados como delimitador resultando na tentativa de correlacionar http com //someNamespace=somePackage.
  7. Página Teste de Cliente de Serviço Web: Esta página é apresentada caso seleccione testar o seu cliente. Seleccione a função de teste que utilizará para testar o proxy e os métodos que pretende que sejam incluídos no mesmo. Tenha em consideração que o Cliente de Teste Universal (UTC - Universal Test Client) apenas é compatível com clientes de serviços Web implementados em servidores WebSphere®.
  8. Clique em Terminar.Caso tenha seleccionado testar o proxy, o cliente de teste será aberto numa janela do browser.

O proxy do bean Java gerado faculta uma interface de chamada de procedimento remoto para o serviço Web. A aplicação da Web da amostra demonstra como codificar o ficheiro proxy.

Após ter gerado o seu proxy de cliente Java, pode testar os métodos do serviço Web através do proxy, ao utilizar JSPs de amostra de Serviços Web ou o cliente de teste Universal.

Para obter mais informações sobre a criação de um projecto da Web, consulte o desenvolvimento da aplicação.

Conceitos relacionados
Criar serviços Web com o ambiente de tempo de execução Apache Axis1