IBM Rational Method Composer: Notas sobre o Release

Versão 7.2

© Copyright IBM Corp. 2000, 2007 Todos os Direitos Reservados.


Introdução

Este é um novo release do IBM® RMC (Rational® Method Composer). Os recursos novos ou aprimorados deste release são descritos abaixo.

Este release inclui todos os iFixes e atualizações de software anteriores. Consulte Defeitos Corrigidos neste Release para obter informações adicionais.

Você pode obter a versão mais recente das notas sobre o release no endereço http://www.ibm.com/shop/publications/order. Selecione seu país e clique em Search for Publication, utilizando o número de publicação G517-8829-02.

Consulte o IBM Rational Method Composer: Guia de Instalação para obter instruções sobre instalação do Rational Method Composer, upgrade de bibliotecas e desinstalação do produto. O guia de instalação (install.html) pode ser localizado em [INSTALLDIR]/rmc/readme. A versão mais recente pode ser obtida no IBM Publications Center, procurando o número de publicação G517-8828-02.

Requisitos do Sistema

Requisitos de Hardware

Requisitos de Software

Os seguintes softwares devem estar instalados antes de você instalar o IBM Rational Method Composer:

Visualizando as Configurações Publicadas do Rational Unified Process

A instalação do software inclui duas configurações do RUP (Rational Unified Process), que foram publicadas utilizando o Rational Method Composer 7.2. Elas estão disponíveis em Iniciar > Programas > IBM Rational > IBM Rational Unified Process.

A visualização do Web site RUP for Large Projects requer o J2RE (Java™ 2 Runtime Environment), Standard Edition, v 1.4.2, ou o JRE 5.0 (J2SE™ Runtime Environment 5.0). O JRE 1.4.2 pode ser transferido por download neste local: http://java.sun.com/j2se/1.4.2/download.html. O JRE 5.0 pode ser transferido por download em http://java.sun.com/j2se/1.5.0/download.html.

Novos Recursos

Os novos recursos no Rational Method Composer 7.2 incluem os seguintes:

Novos Recursos e Principais Aprimoramentos

Localização

Este release da ferramenta Rational Method Composer foi localizado para os seguintes idiomas:

Partes da ajuda on-line podem não estar traduzidas para todos os idiomas.

O conteúdo do RUP (Rational Unified Process) também foi traduzido para esses idiomas, exceto dinamarquês. O escopo da tradução varia de acordo com o idioma. No caso de idiomas que não foram completamente traduzidos, pode haver uma mistura do idioma local e inglês na biblioteca de métodos, em um Web site publicado e localizado desse idioma.

O conteúdo foi completamente localizado para os idiomas a seguir, com exceção de whitepapers, a menos que seja declarado o contrário a seguir:

Os seguintes plug-ins não são mais oferecidos na tradução do chinês tradicional:

Índice e Glossário Localizados

Durante a publicação, o Rational Method Composer gera automaticamente um índice e um glossário do site publicado. No entanto, para alguns países, esses componentes podem não estar completamente corretos. Por exemplo, letras incorretas podem ser utilizadas no índice de palavras-chave, e entradas de índice ou de glossário podem não estar ordenadas alfabeticamente de forma correta, de acordo com os padrões do código do idioma.

Substituir o índice e glossário customizados para seu código do idioma é uma solução alternativa eficaz. Todos os países, exceto a Itália, forneceram índices e glossários customizados. Para utilizar o índice e o glossário customizados em seu site publicado, é necessário proceder da seguinte maneira:

Problemas e Diretrizes de Instalação e Upgrade

Fazendo Upgrade de Bibliotecas para o Rational Method Composer 7.2

Quando os usuários executam o Rational Method Composer 7.2 para abrir uma biblioteca criada em releases anteriores do Rational Method Composer, a ferramenta de upgrade pergunta se você deseja fazer upgrade da biblioteca. O upgrade não é suportado se a biblioteca estiver sob o controle do gerenciamento de configuração, tal como o Rational ClearCase ou o CVS. A solução é efetuar o registro de saída da biblioteca, copiá-la para um local, tornar todos os arquivos graváveis e remover quaisquer arquivos de sistema relacionados ao sistema de gerenciamento de configuração, em seguida, abrir a biblioteca para aceitar a pergunta de upgrade e, por último, tornar a efetuar o registro de entrada da biblioteca 7.2 no sistema de gerenciamento de configuração.

Para obter informações adicionais, consulte o IBM Rational Method Composer: Guia de Instalação para a versão 7.2.

Fazer Backup de Bibliotecas Locais Antes de Fazer Upgrade para o Rational Method Composer 7.2

Ao fazer upgrade do Rational Method Composer 7.2, se a atualização contiver uma biblioteca RUP, esta será sobrescrita na instalação existente. Para impedir isso, faça backup de sua biblioteca local no diretório de instalação antes de fazer upgrade.

Fazer Backup de Bibliotecas Antes de Desinstalar o Rational Method Composer 7.2

Aviso: Quando você desinstala o Rational Method Composer 7.2, a biblioteca incluída no pacote configurável library.72, localizada sob a raiz de instalação, é excluída automaticamente. Se você tiver customizado a biblioteca e desejar preservar uma cópia, certifique-se de fazer backup do arquivo library.72 antes de desinstalar o Rational Method Composer.

Utilizando o Diálogo de Cópia para Instalações em Sistemas LINUX e Vista

Em sistemas LINUX e Vista, a biblioteca RUP incluída no pacote configurável é instalada sob um diretório de leitura. Ao iniciar pela primeira vez o Rational Method Composer 7.2, é perguntado se você deseja copiar a biblioteca de leitura em um outro local. Isso é perguntado apenas quando a biblioteca que está sendo aberta é a biblioteca padrão. Ou seja, você verá essa consulta na primeira vez em que iniciar o Rational Method Composer com um espaço de trabalho limpo.

Fazendo Upgrade de Bibliotecas para o Release 7.2

Existe várias maneiras de fazer upgrade de bibliotecas para serem utilizadas com este release. Cada uma delas é descrita nesta seção.

Se você utiliza plug-ins fornecidos com o RMC 7.1.1:

Nota: Todos os plug-ins fornecidos com o Rational Method Composer foram renomeados. Portanto, é recomendável criar uma nova biblioteca em seu sistema de gerenciamento de configuração, em vez de tentar fazer upgrade de sua biblioteca 'no local'.

Siga estas etapas:

  1. Utilizando o RMC 7.1.1, exporte cada plug-in criado em sua biblioteca. Certifique-se de que todas as configurações desejadas tenham sido exportadas. Se alguma foi omitida, exporte-a individualmente.
  2. Faça uma cópia do library.72 fornecido com o Rational Method Composer 7.2.
  3. Exclua o arquivo .project, se existir.
  4. Renomeie o diretório para a sua biblioteca, se você desejar que seja diferente de library.72.
  5. Abra esta nova biblioteca no Rational Method Composer 7.2.
  6. Importe os plug-ins e configurações exportados.
  7. É provável que você deseje considerar a renomeação de seus plug-ins agora para que fiquem em conformidade com o novo formato de nomenclatura. Se você escolher uma 'primeira parte' exclusiva (a parte antes do primeiro 'ponto' no nome), então todos os plug-ins serão listados juntos na visualização de biblioteca. (Consulte Renomeando Plug-ins para obter informações sobre as possíveis ações necessárias após a renomeação dos plug-ins para assegurar que sejam corrigidos quaisquer caminhos de diretório em seus plug-ins para os recursos.)
  8. Faça quaisquer alterações adicionais necessárias. (Consulte na próxima seção as tarefas adicionais que você pode precisar executar.)
  9. Verifique se a sua biblioteca publica corretamente agora.
  10. Verifique a sua nova biblioteca no sistema de gerenciamento de configuração.

Se você criou sua própria biblioteca e não depende de nenhum plug-in fornecido com o Rational Method Composer 7.1.1:

Método 1 (Recomendado):

  1. Crie uma nova biblioteca
  2. Faça uma cópia de sua biblioteca 7.1.1 existente (mas não copie o arquivo .project)
  3. Se o sistema de gerenciamento de configuração incluir arquivos extras em sua biblioteca na unidade de disco rígido, certifique-se de removê-los de sua cópia (por exemplo, o CCRC inclui arquivos .copyarea.db que precisam ser excluídos)
  4. Torne graváveis todos os arquivos na cópia de sua biblioteca.
  5. Atualize o nome do diretório que contém a cópia de sua biblioteca para o nome desejado para a sua nova biblioteca 7.2.
  6. Abra essa cópia de sua biblioteca 7.1.1 no Rational Method Composer 7.2 e permita o upgrade da biblioteca (consulte na próxima seção as tarefas adicionais que você pode precisar executar.)
  7. Efetue o registro de entrada desta nova biblioteca em seu sistema de gerenciamento de configuração.

Método 2: Upgrade In-place

  1. Utilizando seu software cliente para o sistema de gerenciamento de configuração (não o Rational Method Composer), efetue o registro de saída de todos os arquivos *.xmi em sua biblioteca (Alternativamente, efetue o registro de saída de todos os arquivos em sua biblioteca, mas esteja ciente de que ao tornar a efetuar o registro de entrada, muitos estarão inalterados.)
  2. Abra a biblioteca no Rational Method Composer 7.2 e permita que o Rational Method Composer faça upgrade da biblioteca (consulte a seguir as tarefas adicionais que você pode precisar executar)
  3. Torne a efetuar o registro de entrada dos arquivos alterados
  4. Procure quaisquer arquivos novos e efetue o registro de entrada deles em sua biblioteca. (Por exemplo, você pode localizar arquivos diagram.xmi para alguns de seus processos.)

Algumas alterações que você pode precisar executar em sua biblioteca após seu upgrade para o Rational Method Composer 7.2:

Renomeando Plug-ins

A renomeação de plug-ins criados com versões anteriores do Rational Method Composer requer renomeação manual adicional de alguns nomes de caminhos.

Ao renomear plug-ins de métodos em bibliotecas criadas utilizando versões anteriores do Rational Method Composer, o conteúdo desses plug-ins pode conter os nomes dos plug-ins antigos em alguns nomes de caminhos, como ícones de nós e ícones de formas. Esses nomes de caminhos não são corrigidos automaticamente para utilizar os novos nomes dos plug-ins. Eles devem ser corrigidos manualmente.

Esse problema não ocorre para bibliotecas criadas pelo Rational Method Composer 7.2.

Diagramas de Atividades UML 2.0

Agora o Rational Method Composer 7.2 criará apenas diagramas de atividades UML 2.0. Em versões anteriores, eram permitidos diagramas com várias entradas e saídas (setas) de uma barra de sincronização ou nó de decisão. O Rational Method Composer ainda publicará esses diagramas, mas agora eles são efetivamente incorretos. Você deve corrigir seus diagramas para que sejam válidos na UML 2.0. Tais diagramas podem ter várias entradas ou saídas de uma barra de sincronização ou um nó de decisão, mas não de ambos.

Acessibilidade

O Rational Method Composer 7.2 baseia-se no Eclipse e, portanto, oferece vários recursos de acessibilidade que fazem parte da plataforma de desenvolvimento do Eclipse. Além disso, o Rational Method Composer 7.2 fornece a Acessibilidade ao Software CI162 e à Web para pessoas com necessidades especiais, de modo que utilizem os produtos de software com êxito.

Ao executar o Window Eyes (um leitor de tela), você não consegue digitar novos caracteres em um campo de texto de um site publicado do Rational Method Composer que inclua o recurso de procura. Esta é uma limitação do navegador da Web e não está relacionada ao Rational Method Composer.

Diretrizes e Melhorias do Rational Method Composer

Acessando Sites Publicados a partir do Servidor IIS 6

Ao procurar um site publicado que esteja implementado em um IIS (Internet Information Services) 6.0 para Windows Server 2003, você recebe uma mensagem de aviso que informa "erro ao carregar árvore". Neste caso, a visualização de conteúdo é exibida em branco porque o IIS não pode atender a alguns arquivos publicados. Siga estas etapas para corrigir o problema:

  1. Selecione Ferramenta Administrativa -> Gerenciador do IIS e clique com o botão direito do mouse no nome do site para exibir seu diálogo de propriedades.
  2. Selecione a guia Cabeçalhos HTTP e, em seguida, selecione Tipos MIME.
  3. A próxima etapa é criar cinco novos tipos MIME, utilizando os seguintes pares de extensão/tipo MIME:

    Para cada conjunto de valores, clique em Novo... para abrir a janela Tipo MIME e criar um novo tipo.

  4. Feche cada janela Tipo MIME e aplique as alterações.
  5. Reinicie o servidor IIS.
  6. Feche todos os navegadores e abra um novo navegador para carregar o site publicado.

Procurando uma Configuração Publicada a partir do Internet Explorer 7

Ao procurar uma configuração publicada utilizando o Internet Explorer 7 ou um servidor de aplicativos da Web, tal como o Tomcat ou o IIS, você deve incluir esse site como um Site Confiável para atender aos requisitos de segurança do IE7. Caso contrário, a visualização de navegação e a visualização de conteúdo não são exibidas corretamente.

Validando a Integridade da Biblioteca

No Rational Method Composer 7.1.1, você verifica a integridade da biblioteca do Rational Method Composer utilizando Janelas | Preferências… | Autoria do Método | Verificar Depuração, em seguida, vai para Ajuda | Diagnóstico e repara as ferramentas. No Rational Method Composer 7.2, você pode clicar com o botão direito do mouse em um plug-in, selecionar Validar e os problemas resultantes serão exibidos na visualização de problemas. A validação está projetada para fazer um esforço máximo para localizar todos os erros possíveis, mas não há garantia de que todos os erros sejam localizados.

Excluindo um Plug-in de Método

A exclusão de um plug-in de método pode não excluir a pasta correspondente do sistema de arquivos subjacente para esse plug-in de método, se essa pasta for o diretório atual ou o pai do diretório atual de alguns aplicativos. Os usuários precisarão excluí-los manualmente se desejarem criar o mesmo plug-in de método nomeado posteriormente.

Efetue o registro de entrada de todos os arquivos antes de renomear os plug-ins na biblioteca de método, se ela estiver sob o controle do Rational ClearCase

A renomeação de plug-ins pode corromper a biblioteca se a renomeação for feita após o registro de saída dos arquivos do Rational ClearCase. Esse comportamento ocorre apenas quando você não está em uma LAN ou está utilizando uma conexão de baixa velocidade. Isso é causado por uma combinação de arquivos registrados na saída na pasta a ser renomeada e pela falta de sincronização das informações sobre caminhos desses arquivos na visualização do cliente remoto Rational ClearCase. Efetue o registro de entrada de todos os arquivos na pasta de plug-ins antes de desempenhar uma operação de renomeação.

Como publicar um processo único

Quando você seleciona um processo específico, o Rational Method Composer publica apenas o processo na guia de processos, mas, ainda assim, quaisquer outras visualizações na configuração são publicadas. A razão principal disso é que o Rational Method Composer tende a publicar um site HTML para que os usuários o referenciem e a suposição é que você ainda precise de outras guias para tornar os sites completos, mas incluir apenas o processo selecionado.

A solução alternativa é copiar a configuração para criar uma nova, excluir todas as guias não desejadas e publicá-la selecionando o processo desejado. Em seguida, crie uma nova categoria customizada e designe a ela apenas o processo desejado e, então, configure essa categoria customizada como a única visualização para publicação.

Nova Opção para Funções de Importação

Existe uma nova opção, Ignorar e remover referências não resolvidas, na página Especificar Diretório de Importação do assistente para Importar Plug-in de Método e também na página Especificar Arquivo de Importação do assistente para Importar XML. Se essa opção for selecionada, a importação continuará sem verificar a existência dos plug-ins necessários. As referências aos plug-ins necessários que estão ausentes são removidas após a importação.

Utilizando a Tag <div> no RTE para Sites Publicados com Base em Dojo

A utilização da tag <div> no conteúdo do RTE pode causar conflito para sites publicados com base em Dojo. Uma tag <div style="FLOAT> no conteúdo do RTE pode ser conflitante com o novo Web site publicado, com base em Dojo, do Rational Method Composer 7.2. Uma solução é delimitar essa tag dentro de outra tag <div>, conforme mostrado no exemplo a seguir:

<div>
    <div style="float: left">
    asdf
    </div>
    <div style="float left">
     asdf
   </div>
</div>

Os Produtos de Trabalho Podem Ser Designados a Vários Domínios

O Rational Method Composer 7.2 não impõe mais o relacionamento para-um entre os produtos de trabalho e os domínios. Agora você pode designar um produto do trabalho a vários domínios.

Alterações e Diretrizes do Conteúdo RUP

Alterações de Nomes de Plug-ins

Alguns nomes de plug-ins foram alterados neste release para melhorar a capacidade de leitura e fornecer uma estrutura organizacional melhorada.

Nome Antigo Novo Nome
base_concepts core.base_concepts
formal_resources extend.formal_resources
informal_resources core.informal_resources
rup core.base_rup

rup_asq_test

tech.asq_test

rup_bm

extend.bus_model

rup_cots_package_delivery

extend.cots

rup_for_asset_based_development

extend.rup_abd

rup_j2ee_plug_in

tech.j2ee

rup_legacy_evol_plugin

modernize.legacy_evol

rup_rad_plugin

tech.rad

rup_rsa_plugin

tech.rsa

rup_se systems.rup_se

rup_soa_plugin

soa.rup_soma

rup_ux_modeling_plugin extend.ux_model

Novo neste Release

extend_special_pub_views

A tabela a seguir explica os termos utilizados nos nomes dos pacotes de plug-ins.

Termo Definição
núcleo Utilizado para núcleo de plug-in no processo de desenvolvimento de software RUP.  A maioria das configurações do RUP devem conter os plug-ins de núcleo
modernizar Modernização corporativa
estender Extensões para o processo de desenvolvimento de software RUP geral que não estão em outros pacotes.
SOA Arquitetura Orientada a Serviços
sistemas Engenharia de sistemas
tecnologia Tecnologia e extensões específicas da ferramenta

Possível ação necessária: Os links para a maioria dos elementos não são afetados porque o Rational Method Composer localiza elementos vinculados por seu ID exclusivo.  Entretanto, quaisquer links para os arquivos de recursos do plug-in rup (principalmente imagens e modelos) em plug-ins de terceiros precisam ter seus links corrigidos para utilizar os novos nomes dos plug-ins, uma vez que esses elementos não possuem IDs exclusivos.

Publicando Configurações do RUP

O banner do RUP utilizado para publicação pode ser localizado na biblioteca do RUP em: core.base_rup\guidances\supportingmaterials\resources\rup_banner.jpg

As configurações do RUP são publicadas com as seguintes opções:

Nome do Campo Valor
URL de Feedback (Inglês)

mailto:rupfeed@us.ibm.com?subject="Feedback: <Nome da configuração> no RMC 7.2"

<Nome da configuração> é ‘Classic RUP para SOMA’ ou ‘RUP para Projetos Pequenos’.

URL de Feedback (Versões Localizadas)

mailto:rupfeed@us.ibm.com?subject="Feedback: <Nome da configuração> no RMC 7.2 - <abreviação do idioma>"

<Nome da configuração> é ‘Classic RUP para SOMA’ ou ‘RUP para Projetos Pequenos’.

Glossário Sim
Índice Sim
Imagem do Banner Sim. Localizado na biblioteca em core.base_rup\guidances\supportingmaterials\resources\rup_banner.jpg
Verificar Hyperlinks Externos Não
Converter links interrompidos em texto simples

Não
Publicar diagramas de detalhes de atividades que não foram criados manualmente Sim
Publicar diagramas de atividades para extensões de atividades não modificadas Sim
Mostrar subpasta de relacionamentos em árvores de navegação Não
Mostrar descritores de tarefas em árvores de navegação Sim
Incluir conteúdo do método em páginas do descritor Sim
Incluir links para descritores relacionados em páginas de função, tarefa e produto do trabalho Sim

Novo Plug-in e Configuração para Publicar Relatórios

Um novo plug-in, extend.special_pub_views, foi incluído.  Esse plug-in destina-se a visualizações especializadas e alternativas para publicação.  Ele contém a visualização utilizada por uma nova configuração, “Classic RUP para SOMA - para publicação em PDF ou Word”, a configuração recomendada para publicação no Adobe PDF ou Microsoft Word

Erros em Configurações Específicas da Ferramenta

Observe que os erros nas configurações a seguir estão previstos. Elas são configurações parciais do RUP que têm como foco apenas os aspectos do processo relacionados a ferramentas específicas e não são configurações completas do RUP:

Problemas Conhecidos de Conteúdo e Site Publicado

  1. A customização da visualização não funciona corretamente em sistemas Linux. A solução alternativa é publicar configurações de método sem a opção "Suportar Customização de Visualização".

  2. Algumas entradas de índice estão faltando. Isso será corrigido em um release futuro.

  3. Procurar um nó de elemento específico no navegador em árvore por meio do botão "Visualizar no Processo" poderá demorar até três minutos se o nó estiver profundamente aninhado na árvore. Durante esse momento, o navegador fica sem resposta.

Problemas Conhecidos com Conteúdo Localizado

  1. O Web site publicado "Classic RUP" pode conter texto em inglês para códigos de idioma que optem por não traduzir todos os plug-ins da biblioteca. Nessa situação, o texto em inglês dos plug-ins não-traduzidos será misturado com o texto localizado dos plug-ins que foram traduzidos.

  2. Poderá haver algum texto truncado nos nós dos diagramas de Relacionamentos de Funções para Alemão, Japonês e Italiano.

  3. O modelo de Lista de Riscos do plug-in Recursos Informais não foi traduzido.

  4. O modelo de Arquitetura de Recurso no plug-in Desenvolvimento baseado em Recurso não foi traduzido.

  5. Alguns gráficos dos tutoriais não foram traduzidos. Isso será corrigido em um release futuro.

  6. O índice e o glossário não são gerados para idiomas que não sejam o inglês, em vez disso são traduzidos diretamente.  O RUP para projetos pequenos utiliza o mesmo índice que o Classic RUP para SOMA e, portanto, possui alguns links interrompidos para o conteúdo que não estão na configuração menor.

Problemas Conhecidos do Rational Method Composer

  1. Se você cria um ou mais elementos de métodos em uma biblioteca sob uma visualização dinâmica do Rational ClearCase e, em seguida, desempenha uma operação de registro de entrada em todos os arquivos registrados na saída utilizando a função Localizar Registros de Saída fornecida pelo plug-in Rational ClearCase, os estados do controle de origem desses elementos na visualização do navegador não são atualizados automaticamente. Na próxima tentativa de criar um novo elemento, uma mensagem de erro é exibida com um prompt para desempenhar uma operação Equipe -> Atualizar.

    Essa situação pode ser evitada desempenhando-se uma operação Equipe -> Atualizar na visualização do navegador para configurar o estado de controle de origem correto depois que um registro de entrada é feito e antes de criar os novos elementos.

  2. Por padrão, o Firefox no RedHat e SUSE Linux desativa atualizações para a barra de status do navegador. Essa configuração padrão precisa ser alterada para que os editores de texto complexo funcionem adequadamente nessas plataformas. Para alterar a configuração padrão, faça o seguinte:
    1. Efetue logon com privilégios administrativos (raiz).
    2. Localize o arquivo firefox.js, executando o seguinte comando: find / -name firefox.js.
    3. Navegue para o diretório que contém o arquivo firefox.js.
    4. Torne o arquivo firefox.js gravável.
    5. Edite o arquivo firefox.js com um editor de texto e altere a preferência "dom.disable_window_status_change" de "true" para "false". Por exemplo: pref("dom.disable_windows_status_change", false);
    6. Salve e saia.

  3. Em um sistema RedHat e SuSE Linux configurado com o Firefox como o navegador padrão, é necessário dar um clique duplo em um editor de texto complexo Rational Method Composer antes que qualquer caractere possa ser digitado.

  4. Para incluir JavaScripts em campos RTE (Rich Text Editor), os JavaScripts devem estar dentro de tags HTML <script> e as tags <script> devem ser precedidas por outro código HTML; caso contrário, serão removidas. Colocar as tags <script> em um bloco, tal como <p>...</p> ou <div>...</div> também funcionará.

  5. O Windows tem um número total limitado de identificadores de sistema. Quando o sistema esgotar os identificadores de sistema, o Rational Method Composer não funcionará corretamente. Por exemplo, ao dar um clique duplo em um elemento do método, não ativará o editor. É necessário fechar o Rational Method Composer e outros aplicativos para trazer os identificadores de sistema disponíveis para um nível razoável e reiniciar o Rational Method Composer.

  6. A publicação de vários sites em sistemas Windows pode requerer o reinício do Rational Method Composer. Um pequeno número de identificadores de recursos e alguma memória são consumidos toda vez que você publica um site. Se você publicar Web sites repetidamente, é possível que os recursos se esgotem no sistema operacional Windows. Neste caso, os usuários precisam reiniciar a ferramenta Rational Method Composer.

  7. Ao utilizar o recurso HTML de importação, todos os arquivos HTML devem ser codificados por UTF-8.

  8. Você deve fechar o Rational Method Composer antes de desinstalá-lo ou fazer upgrade dele.

  9. Se vários editores forem abertos ao mesmo tempo, os nomes longos dos editores serão truncados. O truncamento não é indicado por caracteres "...".

  10. As imagens em RTE são truncadas quando a imagem é maior que uma página quando publicada em um documento PDF ou Microsoft Word.

  11. Nem todos os modelos de relatório estão localizados em todos os idiomas suportados.

  12. Limitações do BIRT 2.2.0 resultam no seguinte comportamento:
  13. Por design, os hyperlinks internos (links de elementos) não são suportados em documentos publicados no formato PDF ou Microsoft Word.

  14. Se você seleciona Manter Registro de Saída ao incluir um elemento no controle de origem, às vezes o Rational ClearCase altera o tempo de modificação do arquivo. Se o tempo de modificação for alterado, o Rational Method Composer solicitará a atualização do arquivo. Este é o comportamento esperado. Responda sim para atualizar o arquivo.

  15. O Rational Method Composer 7.2 suporta dois tipos de Web sites publicados: aqueles que utilizam o método 7.1.1 e o método com base em Dojo introduzido neste release. Cada método requer um arquivo about.htm diferente. Utilize modelos a partir dos subdiretórios no diretório de instalação ao criar seus próprios arquivos about.htm. Para 71.1, o subdiretório é '"org.eclipse.epf.publishing/docroot/." Para Dojo, o subdiretório é "com.ibm.rmc.publisher/docroot/." O arquivo about.htm é utilizado no diálogo de publicação.

    Ao utilizar um site publicado com base em Dojo, customize o arquivo about.htm da seguinte forma:

    1. Copie do arquivo de modelo about.htm.
    2. Abra o arquivo about.htm padrão em um editor de texto.
    3. Modifique o nome, o copyright e etc.
    4. Não inclua arquivos ccs, links ou outras informações.

  16. As limitações a seguir se aplicam a Diagramas de Atividades.

  17. Nova semântica de Extensões: No menu Janela -> Preferência… -> Método -> Autoria, existe uma opção chamada Utilizar nova semântica de Extensões.

    Essa opção não foi documentada na ajuda on-line. Se a opção não for selecionada, a variabilidade de Extensões funcionará conforme descrita na ajuda on-line (consulte Rational Method Composer > Criando um Conteúdo de Método Reutilizável > Variabilidade do Conteúdo do Método). Se a opção for selecionada, novas regras de semântica para Extensões estarão disponíveis, conforme determinado na especificação SPEM 2.0 (Software and Systems Process Engineering Meta-Model) finalizada do OMG (consulte http://www.omg.org/issues/spem2-ftf.open.html#Issue11284 e http://www.omg.org/cgi-bin/doc?ptc/2007-08-07 para obter detalhes).

    A nova semântica de Extensões funciona quase como as extensões antigas, mas difere em seu efeito em relacionamentos para-muitos. Os relacionamentos de saída para-muitos do elemento base serão herdados no elemento de extensão apenas se ele não definir seus próprios relacionamentos. A semântica antiga sempre herdaria e você poderia incluir seus próprios relacionamentos na lista herdada. Com a nova semântica de extensões, o extensor sempre substitui os relacionamentos herdados quando ele define o seu próprio. A nova semântica de Extensões é diferente da comum, da seguinte forma: Para associações um-para-muitos, como a função para o responsável do produto do trabalho, as extensões comuns são herdadas e você só pode incluir itens adicionais. a nova semântica de extensão é exatamente como aplicar outro-para-um e atributo. Assim que você inclui suas próprias informações, a parte herdada é substituída.

  18. Nova opção Carregar Elementos de Método:  No menu Janela -> Preferência… -> Método -> Padronização -> Carregar Elementos de Método, existe uma opção chamada Carregar todos os elementos de método referenciados quando um processo for carregado.

    Essa opção afeta o comportamento da perspectiva Padronização ao carregar processos adicionais em uma Sessão de Padronização existente por meio do menu de contexto Incluir Elementos ou Processos de Método em Elementos Disponíveis da visualização Elementos Disponíveis. Quando a opção é selecionada (este é o padrão recomendado), o Rational Method Composer analisa o processo incluído e atualiza as visualizações Elementos Disponíveis com todos os elementos de conteúdo de método referenciados pelo processo. Se a opção não for selecionada, isto não será feito e o processo não parecerá completo porque os elementos do processo que fizerem referência a elementos que não estão na visualização Elementos Disponíveis não serão apresentados no editor de processo.

  19. Problema conhecido de inconsistência entre a variabilidade e a opção de publicação Incluir conteúdo de método em páginas do descritor.

    A opção Incluir conteúdo de método em páginas do descritor pode ser localizada no Assistente para Publicar Configuração de Método e na página Preferências de Método -> Publicação/Navegação para a perspectiva Navegação. Utilize essa opção para publicar páginas HTML para elementos do descritor em processos que combinam conteúdo textual do descritor com conteúdo do elemento de conteúdo de método em que o descritor se baseia.  Essa combinação de conteúdo funciona desta maneira: primeiro ela obtém todo o conteúdo que pode ser alterado no editor de propriedades de um descritor, como nome, descrição resumida, relacionamentos com outros descritores ou seleções de etapas para descritores de tarefas; em seguida, aumenta a página com conteúdo adicional proveniente do elemento de método subjacente.

    Quando o elemento de conteúdo de método subjacente tiver sido manipulado na configuração de método utilizada para publicação utilizando a variabilidade (ou seja, como um contribuidor ou como substituição) após a criação do descritor, o descritor e o elemento de conteúdo podem não ficar sincronizados, uma vez que o descritor, por design, representa uma captura instantânea no tempo e deve ser sincronizado manualmente. Como resultado, o conteúdo da página publicada proveniente do descritor pode contradizer o conteúdo do elemento de conteúdo manipulado pela variabilidade.  A solução alternativa é sincronizar os descritores com a configuração de método que contém os elementos de variabilidade antes de publicar a página (clique com o botão direito do mouse em Sincronização Customizada… e selecione a configuração no assistente).

  20. Para sites publicados com Dojo e visualizados com o navegador Firefox, o botão Voltar pode apresentar um comportamento inesperado.

    Ao navegar de uma página para outra e clicar no botão Voltar, a página anterior é retornada mas não para o local da rolagem anterior nessa página. Isso ocorre porque existem duas maneiras de retornar a uma página anterior. Uma é recuperar a página em cache e a outra é recarregar a página. Por padrão, o Rational Method Composer 7.2 possui o recurso indicador ativado e recarrega a página. Você pode alterar isso com uma configuração app no arquivo themes/appSetting.js.

    1. Abra o arquivo themes/appSetting.js em um editor.
    2. Localize a linha: theApp.settings.enableBookmark=true.
    3. Altere o valor para false para ativar o armazenamento em cache de páginas.

  21. Perspectiva Padronização: O botão de ferramenta "Remover supressão de elemento selecionado" não alterna.
  22. O botão Remover supressão de elemento selecionado funciona conforme projetado. Você pode suprimir um elemento com o botão Suprimir Barra de Ferramentas no editor do processo de padronização e com o ícone da barra de visualização Suprimir em Sessão na visualização Elemento Disponível.

  23. Em XML, exportação/importação de configuração de métodos, se o conteúdo do RTE tiver um link para um arquivo HTML como um recurso, e o arquivo de recursos HTML vinculado tiver seus próprios recursos vinculados, então sua validade não será verificada durante o processo de exportação/importação. A conseqüência é que os recursos vinculados podem não ser copiados para os locais de destino durante a exportação/importação. Você deve verificar separadamente se eles foram copiados para os locais corretos e copiá-los manualmente, se necessário.

  24. A exclusão de um projeto de configuração de um espaço de trabalho (por meio do Navegador) não atualiza a visualização Biblioteca. Isso ocorre apenas se a biblioteca contiver referências não resolvidas em determinados casos.

    Solução alternativa: Clique com o botão direito do mouse em Atualizar na visualização Biblioteca ou recarregue a biblioteca do espaço de trabalho. Um método mais eficiente é excluir os elementos de método da visualização de biblioteca do Rational Method Composer e, em seguida, ir para a visualização do navegador Eclipse para excluir os projetos do Eclipse correspondentes.

  25. A tag XML pode ser exibida como resultado de uma operação de Ajuda da Procura. Esse é um problema conhecido na infra-estrutura da ajuda do Eclipse.

  26. Apenas duas propriedades são mostradas na página Documentação de padrão de recurso, processo de entrega e processo de padronização. Isso funciona conforme projetado.

    Para padrões de recurso, processos de entrega e processos de padronização de nível máximo, todos os outros campos de documentação também aparecem na guia de descrição do processo e você deve utilizar essa guia para fazer qualquer alteração.


  27. Um padrão de recurso não é mostrado na visualização Configuração após uma Atividade contribuir com uma Atividade irmã. Isso funciona conforme projetado.

    Um padrão de recurso com qualquer atividade de contribuição sob ele destina-se a ser utilizado como um componente de construção para outros padrões de recurso e não é navegável.

  28. Publicar em PDF ou Microsoft Word pode causar um problema de memória.

    Ao publicar uma configuração de método para o formato PDF ou Microsoft Word, o Rational Method Composer 7.2 pode falhar com erro de falta de memória. Se isso ocorrer, saia do Rational Method Composer 7.2 e, em seguida, utilize estes métodos para resolver o problema.

    1. Aumente o recurso de memória. Vá para o diretório de instalação do Rational Method Composer 7.2, edite o arquivo rmc.ini e localize a linha -Xmx768m
    2. Altere o número 768 para 1024, ou 1536, ou superior (mas não exceda a quantidade de memória física em sua máquina. Certifique-se também de que a máquina tenha memória virtual suficiente configurada, geralmente memória física de 1.5 x em sua máquina. Verifique com a equipe de TI sobre como fazer isso.

    3. Você pode dividir sua configuração de método em várias configurações menores. Por exemplo, se a configuração de método original definir quatro guias de visualização, você poderá duplicar a configuração de método em quatro menores e, em cada uma delas, deixar apenas uma guia e, então, publicar as quatro configurações de método menores uma de cada vez. Um outro exemplo é criar configurações de método especificamente para processos apenas, ou seja, colocar um processo grande ou um grupo de processos pequenos como o único conteúdo em uma configuração de método, em seguida, publicar essa configuração em PDF ou MS Word.

    Observe que: você pode utilizar uma combinação de ambos os métodos, 1 e 2, acima.

  29. Os arquivos de Ajuda do NL para o BIRT 2.2.0 não estão localizados.

  30. Não é possível manipular a padronização de dados de sessão na perspectiva Autoria. Isso funciona conforme projetado.

  31. Perspectiva Publicar: Em um cenário específico, seleciona-se um nó, mas a visualização de conteúdo não é sincronizada. O Dojo não envia o evento selecionado se o nó da árvore já estiver selecionado.

    Solução alternativa: Dê um clique duplo na nota selecionada para selecioná-la, em seguida, clique em selecionar.

  32. Não é possível publicar no mesmo diretório depois de visualizar o Web site publicado que inclui applets com um navegador.

    Solução alternativa: Feche todas as instâncias do navegador e feche todos os editores do Rational Method Composer que possuem RTEs.

  33. Em um Diagrama de Atividades, a função Organizar Tudo no menu de contexto pode não reorganizar corretamente as conexões de leitura.

  34. Existem limitações nas páginas do descritor de tarefa herdado.

    As páginas do descritor de tarefa exibem os descritores herdados suprimidos, referenciados pelo descritor de tarefa. Ou seja, se quaisquer descritores de função ou descritores de produto do trabalho associados são suprimidos, eles não são exibidos em suas páginas de atividades pai porque estão em um estado suprimido, porém eles são exibidos erroneamente na página do descritor de tarefa.

    Observe que essa limitação aplica-se apenas a descritores herdados suprimidos. Esses descritores são incluídos na página do descritor, embora não deveriam estar. Essa limitação não se aplica a outros elementos não herdados. Se o descritor não for herdado de uma atividade base, ele não será incluído em nenhuma página.

  35. No Eclipse, nas janelas Janela | Preferências…, os seguintes nós na árvore à esquerda da tela não possuem impacto na funcionalidade do Rational Method Composer: Ant, Conectividade, Java e Desenvolvimento de Plug-ins (estes referem-se a plug-ins do Eclipse).

  36. Ao selecionar bibliotecas zh_TW (e sites pré-publicados), o  zh_TW e zh_CN são instalados mesmo que apenas chinês tradicional tenha sido selecionado.  Isso ocorre devido a uma limitação no instalador do produto.

  37. Para o Rational Method Composer 7.2, ao publicar Web sites em um código do idioma NL, certifique-se de que o host do site e os navegadores utilizem o mesmo código do idioma. Caso contrário, a função de procura não funcionará.

  38. Ao utilizar o Rational Method Composer com o adaptador Rational ClearCase SCM, certifique-se de que a propriedade do Rational ClearCase Preservação de Maiúsculas e Minúsculas esteja em vigor. Para ativar a propriedade, clique em Iniciar > Painel de Controle > ClearCase.  No menu Propriedades do ClearCase, selecione a guia MVFS e selecione a opção Preservação de Maiúsculas e Minúsculas.

  39. Utilize esta solução alternativa para bibliotecas baseadas em espaço de trabalho sob o controle do Rational ClearCase. Quando você utiliza uma biblioteca do Rational Method Composer baseada no espaço de trabalho, e os plug-ins de método da biblioteca estão sob o controle do Rational ClearCase, a renomeação desses plug-ins de método falha devido a uma limitação do Eclipse 3.3. Utilize o seguinte procedimento para solucionar o problema.

Utilizando o Rational Method Composer com o Rational ClearCase

O Rational Method Composer pode ser integrado ao IBM® Rational ClearCase para fornecer controle de versão a todos os recursos em uma biblioteca de método. Essa integração é descrita nas páginas da Ajuda On-line sob o título "Utilizando o Controle de Versão".

Os plug-ins do ClearCase podem ser incluídos no Rational Method Composer, o que permitirá que ele funcione nos seguintes ambientes:

Consulte o Administrador do ClearCase local para determinar o plug-in e a configuração apropriados para seu ambiente. Consulte a Ajuda On-line para obter os procedimentos de instalação e configuração desses plug-ins.

Defeitos Corrigidos

Defeitos Corrigidos neste Release

A tabela a seguir lista defeitos significativos que foram tratados neste release.

ID do APAR Descrição
PK50100 Não foi possível resolver mensagens de proxy 'uma://....' após a criação ou exclusão de CPs
PK48864 Tarefas referenciadas com variabilidade conflitante
PK47502 Partes distribuíveis falham em publicar no descritor do produto do trabalho
PK46841 O caminho para o elemento de método é alterado depois que você clica no TD
PK46020 Distorção de fonte em japonês no Diagrama de Atividades
PK45300 Impossível ter o mesmo nome de apresentação em 1 DP
PK43455 Imagens do DP não são estendidas
PK42749 O WBS não fica visível ao estender para um DP
PK42333 A guia Alocação de Equipe em um CP fica vazia
PK41528 Os campos de um CP não parecem estar atualizados
PK41091 As orientações de material de suporte não estão visíveis
PK40478 O diagrama de atividades Desenvolver Componentes publicado é exibido incorretamente. Entretanto, o diagrama é exibido corretamente no Rational Method Composer
PK39283 A importação de XML gera uma mensagem de erro 'nulo'
PK38662 Desmarcar Executor Primário de Sincronização Customizada faz com que 'Abrir Diagrama de Detalhes da Atividade' fique esmaecido
PK38258 Autoria:  O artefato suprimido ainda é mostrado em ADD
PK38243 Erro de Diretório Não Localizado se o padrão Nomes para Recurso estiver em japonês
PK38242 URL com caracteres em japonês causa distorção de URL
PK38163 As funções de procura são interrompidas ao fazer download do arquivo index.jar.
PK37972 Função de Procura (todas as palavras)
PK35998 Ao navegar em determinados links de um Web site publicado, ele fica congelado
PK35885 RMC: Não é possível utilizar target="_blank" com texto copiado de um documento do Word
PK35822 RMC: A tarefa não aparece na disciplina no site publicado
PK35772 Problema de função de procura do RMC
PK34837 RMC: Impossível imprimir detalhes expandidos da guia de visualização
PK34703 Inconsistências na guia "Uso do Produto do Trabalho"
PK34670 RMC: O conteúdo pode exceder um limite de 256 caracteres
PK33543 As palavras que possuem 'Sinais Diacríticos' (Ä,Ö,Ü) aparecem no fim da lista
PK33110 RMC: Impossível configurar ícones de formas para imagens já presentes no campo de visualização
PK26349 Erro de conteúdo do RMC RUP

Defeitos Corrigidos no Release 7.1.1

A tabela a seguir lista defeitos significativos que foram tratados no release 7.1.1.

ID do APAR Descrição
PK36477 Os relacionamentos de predecessor entre os elementos de divisão de trabalho em processos não foram preservados corretamente quando exportados para o Microsoft Project
PK34942 Os relacionamentos entre as tarefas e as funções do executor primário não foram executados e publicados apropriadamente em alguns casos
PK35284 As tarefas dos diagramas detalhados de atividades salvos no Rational Method Composer 7.0.1 foram reordenadas de forma incorreta após a migração para 7.1
PK35654 Os diagramas de atividades dos processos ou as atividades contidas com caracteres estrangeiros localizados estavam ausentes no Web site publicado

Avisos Legais

Os avisos legais do IBM Rational Method Composer são fornecidos no arquivo notices.html no diretório de instalação. Consulte esse arquivo para obter informações sobre avisos legais vigentes.

Feedback

Entre em contato com seu representante IBM ou envie e-mail para rupfeed@us.ibm.com

 


©  Copyright IBM Corp. 2005, 2007 Todos os Direitos Reservados