© Copyright International Business Machines Corporation 2006. Todos direitos reservados. Direitos Restritos para Usuários do Governo dos Estados Unidos - Uso, duplicação e divulgação restritos pelo documento GSA ADP Schedule Contract com a IBM® Corporation.
Ao desenvolver um projeto de portlet do Struts, esteja ciente de que as tags de modelo do Struts não são bem suportadas pela ferramenta de portlet do Struts.
- Ao incluir a tag templates do Struts a partir da paleta para a página da Web, a ferramenta gera incorretamente uma diretiva taglib da Web do Struts para o usuário:
<%@taglib uri="http://jakarta.apache.org/struts/tags-template" prefix="template"%>
em vez da diretiva taglib template do portlet do Struts correta:
<%@taglib uri="http://struts.apache.org/tags-template" prefix="template"%>
Corrigir a diretiva taglib para essa página não resolve o problema, pois a inclusão subseqüente de tags template continuará a incluir a diretiva taglib incorreta.- As tags template do Struts não são visualizadas no Designer de página.
As ferramentas de portlet do Struts atualmente não suportam o desenvolvimento de portlet de elementos do Struts, mas fornece amostras de portlet de elementos do Struts (IBM e JSR168) que podem ser importados no espaço de trabalho para ajudá-lo a configurar seu portlet para usar elementos em um aplicativo de portlet.
Nota: O desenvolvimento de elementos em um projeto de portlet do Struts pode acionar o aspecto de projeto Suporte a Modelo Dinâmico (Elementos do Struts) a ser incluído. Isso causará problemas na implementação do portlet. Consulte problemas conhecidos e soluções alternativas para obter informações adicionais.
Ao importar uma amostra de portlet do Struts (IBM ou JSR168) no espaço de trabalho, as amostra de portlet do Struts podem ter um erro de tempo de execução de destino não definido. Dependendo da configuração do ambiente de trabalho e de qual servidor foi instalado na máquina, você poderá obter um erro no projeto: "O WebSphere® Portal V6.0 do tempo de execução de destino não está definido". Isso significa que o WebSphere Portal V6.0 não está na lista de servidores do ambiente de trabalho.
Solução alternativa:
Antes de fazer qualquer coisa com a amostra, você deve configurar o tempo de execução do servidor de destino para seu projeto:
- Assegure-se de que um servidor de destino apropriado esteja disponível.
- É possível visualizar e modificar a lista de servidores disponíveis configurando suas preferências (Janelas > Preferências > Servidor > Tempo de Execução Instalado).
- Procure por "Stub do WebSphere Portal V6.0". Isso deve ser instalado com o recurso de ferramentas do portal do produto. Caso contrário, clique no botão Incluir e inclua um Tempo de Execução do WebSphere Portal V6.0.
- Selecione o projeto importado e utilize o menu de contexto par tornar visível as propriedades do projeto.
- Selecione um tempo de execução de destino. Deve haver uma lista de Tempos de Execução de Destino disponíveis que correspondam ao seu projeto.
- Clique em OK.
- Repita as etapas para o projeto EAR importado com a amostra.
Depois de configurar o tempo de execução de destino, reconstrua o projeto para remover os erros e, em seguida será possível implementá-lo:
- Para reconstruir o projeto, clique em Projeto > Limpar > Limpar todos os projetos ou Limpar projetos selecionados e, em seguida, clique em OK. Nota: Algumas amostras contêm erros.
- Para implementar a amostra, que contém erros, você deve configurar a preferência selecionando a caixa de opções Permitir que aplicativos que contenham erros sejam publicados em um servidor (Janelas > Preferências > Servidor > WebSphere.
- Clique em OK.
- Para implementar seu projeto, selecione o projeto (não projeto EAR) e clique em Executar Como > Executar no Servidor. Certifique-se de que o mesmo tipo de servidor seja selecionado para o tempo de execução de destino.
É possível que durante o trabalho com o portlet de elementos do Struts, você possa acionar o aspecto de projeto Suporte a Modelo de Página Dinâmico (Elementos do Struts) para instalação. A inclusão do aspecto de projeto Suporte a Modelo de Página Dinâmico (Elementos do Struts) é uma maneira fácil para trabalhar com elementos do Struts no projeto da Web dinâmico, mas não com o projeto de portlet do Struts. Se for instalado, isso causará erros de tempo de execução na implementação. Além disso, o uso da paleta para incluir tags de elementos em JSPs de portlet do Struts resultará na inclusão de diretivas taglib incorretas.
Soluções alternativas: Se estiver desenvolvendo o portlet de elementos do Struts, antes de implementar, você deverá:
- Determinar se o aspecto de projeto Suporte a Modelo de Página Dinâmico (Elementos do Struts) foi instalado. Isso pode ser feito tornando visível as Propriedades do projeto > Aspecto do Projeto.
- Se ele foi instalado, remova as entradas adicionais de servlet e configuração que foram incluídas no projeto:
- Abra o arquivo web.xml no Editor do Descritor de Implementação. Em seguida, na guia Servlet, remova a entrada TilesServlet e salve o arquivo.
- Abra o arquivo struts-config.xml no Editor do Arquivo de Configuração do Struts. Em seguida, na guia Plug-ins, remova a entrada org.apache.struts.tiles.TilesPlugin e salve o arquivo.
Nota: A remoção do aspecto de projeto Suporte a Modelo de Página Dinâmico (Elementos do Struts) da página Aspectos do Projeto não remove as entradas mencionadas acima. É melhor deixar a entrada de aspecto do projeto na lista.- Para cada JSP que contenha a tag tiles, verifique se a taglib tiles do portlet do Struts é utilizada. Se não for (isso ocorre para portlets de elementos do Struts do WPS V6.0),
- substitua: <%@taglib uri="http://jakarta.apache.org/struts/tags-tiles" prefix="tiles"%>
- por: <%@taglib uri="http://struts.apache.org/tags-tiles" prefix="tiles"%>