Os pacotes são instalados em um grupo de pacotes. Um grupo de pacotes representa um diretório em que os pacotes compartilham recursos com outros pacotes no mesmo grupo. Quando você instala pacotes com o Installation Manager, pode escolher criar um novo grupo de pacotes ou instalar os pacotes em um grupo de pacotes existente. Alguns pacotes não podem compartilhar um grupo de pacotes. Nesse caso, a opção é utilizar um grupo de pacotes existente está desativada.
Quando você instala vários pacotes ao mesmo tempo, pode instalar os pacotes em grupos de pacotes diferentes.
Ao grupo de pacotes é designado um nome automaticamente. Para alguns produtos, você pode editar o nome do grupo de pacotes padrão. Você escolhe o diretório de instalação para o grupo de pacotes.
Após criar um grupo de pacotes instalando com êxito um pacote, não é possível alterar o diretório de instalação. O diretório de instalação contém arquivos e recursos específicos dos pacotes que estão instalados nesse grupo de pacotes. Recursos no pacote que podem ser utilizados por outros grupos de pacotes são colocados no diretório de recursos compartilhados.
O modo de grupo permite que os usuários nas plataformas Linux e UNIX compartilhem pacotes em um local comum e gerencie-os com a mesma instância do Installation Manager. É possível iniciar o Installation Manager no modo de grupo com o comando ./IBMIM. O modo de grupo não está disponível em plataformas Windows.
Quando estiver instalando o Installation Manager ou pacotes no modo de grupo, o local de instalação inclui o caminho de diretório especificado para pacotes pertencentes ao grupo.