Com a integração do Rational RequisitePro, é possível aprimorar os modelos do Rational Software Modeler associando elementos de modelo e requisitos do RequisitePro.
Essa integração suporta dois tipos de associações entre requisitos e elementos de modelo:
Uma associação direta vincula um elemento de modelo e um requisito. Esse link associa o elemento de modelo e o requisito e sincroniza ambos os artefatos para que seja possível gerenciá-los como um item conceitual único. Por padrão, a integração associa diretamente os elementos de modelo de caso de uso e os requisitos de caso de uso. Isto cria um relacionamento exclusivo um-para-um entre os artefatos do caso de uso.
Uma associação indireta vincula elementos de modelo e requisitos por meio de rastreabilidade e requisitos de proxy. Por padrão, a integração gera um requisito de proxy para qualquer elemento de modelo que não seja um caso de uso, por exemplo, uma classe. O requisito de proxy representa o elemento de modelo no RequisitePro. A integração também cria rastreabilidade do proxy para o requisito que você selecionou para a associação. As associações indiretas são especialmente poderosas para a criação de relacionamentos muitos-para-muitos com rastreabilidade entre múltiplos requisitos e um único proxy ou entre múltiplos proxies e um único requisito.
Para obter informações adicionais sobre as associações diretas e indiretas, consulte os tópicos de conceito relacionados listados posteriormente neste tópico. O comportamento padrão de vinculação descrito anteriormente é adequado para o uso típico da integração; entretanto, é possível personalizar o comportamento de vinculação para elementos de modelo e tipos de requisitos específicos nas configurações das propriedades do projeto.
É possível utilizar documentos do Microsoft Word no RequisitePro para desenvolver uma definição textual extensa dos requisitos. Isto é especialmente útil para a elaboração de casos de uso associados a descrições, fluxos de eventos, requisitos especiais e condições. É possível navegar diretamente para os documentos de requisitos a partir do Software Modeler.
Além das associações entre requisitos e elementos de modelo, também é possível associar um requisito a um pacote do Software Modeler. Isso é útil para relacionar grupos de elementos de modelo a um requisito específico.