Neste exercício, você cria a classe cone utilizando o editor visual. A classe cone representa um cone em 3D.
No exercício anterior, você utilizou as ferramentas de modelagem UML para estender as classes circle e sphere. Neste exercício, utilize as ferramentas de modelagem UML para incluir a classe cone no projeto. A classe cone, herdada da classe shape3d, calcula e exibe o volume e a área de superfície com base no raio e na altura do cone. Você pode utilizar as ferramentas de modelagem UML para incluir uma classe no projeto e para incluir um atributo em uma classe. Para editar o corpo do método, dê um clique duplo no método no diagrama e edite o código-fonte no editor de códigos.
Você pode incluir a classe no projeto utilizando a visualização Explorador de Projetos C/C++. É possível identificar relacionamentos de herança utilizando o assistente de Nova Classe C++.
Você acabou de incluir a classe cone no projeto Shapes. Agora você pode utilizar as ferramentas de modelagem UML para incluir classes e atributos na nova classe. Seu diagrama deverá ser semelhante à figura a seguir:
A classe cone implementa os métodos getColor e setColor definidos pela classe base shape.
Você acabou de incluir os métodos getColor e setColor na classe cone.
A classe cone implementa os métodos getSize e setSize definidos pela classe base shape. O campo de tamanho armazena a altura do cone.
Você acabou de incluir os métodos getSize e setSize na classe cone.
A classe cone implementa os métodos getRadius e setRadius definidos pela classe base shape. O campo de raio armazena o raio da base do cone. O aplicativo utiliza o raio para calcular a circunferência e o volume do cone.
Você acabou de incluir os métodos getRadius e setRadius na classe cone.
A classe cone implementa os métodos surface area e volume definidos pela classe shapes3d. A fórmula utilizada para calcular a surfaceArea de um cone é pi * r * (r + (r2 + h2)1/2). A fórmula para calcular o volume de um cone é 1/3 x pi x r2 h.
Você acabou de incluir os métodos surfaceArea e volume na classe cone.
A classe cone implementa os métodos set e print definidos pela classe base shape.
{ cout << "Cone:" << "\n\tLength = " << getSize() << "\n\tArea = " << surfaceArea() << "\n\tVolume = " << volume() << "\n\tColor = " << getColor() << "\n\n"; };
Você acabou de incluir os métodos print e set na classe cone.
O arquivo de classe cone.cpp contém a implementação do método set, assim como do construtor e destruidor. Você modifica o corpo do método set para solicitar que o usuário digite o tamanho e o raio do cone. Você também deve editar o construtor padrão para configurar os valores iniciais da nova classe cone.
void cone::set() { double size; double radius; string color; cout << "Enter the height of the cone: "; cin >> size; setSize(size); cout << "Enter the radius of the base of the cone: "; cin >> radius; setRadius(radius); cout << "Enter the color of the cone: "; cin >> color; setColor(color); }
Você acabou de concluir o projeto Shapes incluindo o método set no arquivo de classe cone.cpp.
Antes de executar o aplicativo, é necessário incluir a instrução include na classe main.cpp para incluir a nova classe cone. É possível executar o aplicativo e instanciar a nova classe cone modificando a classe main.cpp.
//instancie e execute a classe cone cone c; c.print(); c.set(); c.print();
O programa exibe o tamanho, cor, área de superfície e volume do shape do cone e solicita a especificação de valores para a nova instância do cone.