Ciclo de Vida do RUP

 

As fases e os marcos de um projeto

Do ponto de vista do gerenciamento, o ciclo de vida de software do Rational Unified Process (RUP) é dividido em quatro fases seqüenciais, cada uma concluída por um marco principal, ou seja, cada fase é basicamente um intervalo de tempo entre dois marcos principais. À cada final de fase, uma avaliação é executada para determinar se os objetivos da fase foram alcançados. Uma avaliação satisfatória permite que o projeto passe para a próxima fase.

Fases de Planejamento

As fases não são idênticas em termos de programação e esforço. Embora isso varie muito de acordo com o projeto, um ciclo de desenvolvimento inicial típico para um projeto de médio tamanho deve prever a seguinte distribuição de esforço e programação:

  Início Elaboração Construção Transição
Esforço ~5 % 20 % 65 % 10%
Cronograma 10 % 30 % 50 % 10%

 

que pode ser descrito graficamente como

Transição Construção Elaboração Iniciação Clique em uma fase para obter informações adicionais

Para um ciclo de evolução, as fases de iniciação e de elaboração seriam bem menores. Ferramentas que automatizam parte do esforço de Construção podem amenizar isso, tornando a fase de construção muito menor do que as fases de iniciação e de elaboração juntas.

Uma passagem pelas quatro fases é um ciclo de desenvolvimento}; cada passagem pelas quatro fases produz uma geração do software. A menos que o produto "desapareça", ele irá se desenvolver na próxima geração, repetindo a mesma seqüência de fases de iniciação, elaboração, construção e transição, mas agora com ênfase diferente nas diversas fases. Esses ciclos subseqüentes são chamados de ciclos de evolução. À medida que o produto atravessa vários ciclos, são produzidas novas gerações.

Gráfico do Diagrama de Desenvolvimento Inicial

Os ciclos de evolução podem ser disparados por melhorias sugeridas pelos usuários, mudanças no contexto do usuário, mudanças na tecnologia subjacente, reação à concorrência e assim por diante. Normalmente, os ciclos de evolução têm fases de Iniciação e Elaboração bem menores, pois a definição e a arquitetura básicas do produto foram determinadas pelos ciclos de desenvolvimento anteriores.    São exceções a essa regra os ciclos de evolução em que ocorre uma redefinição significativa do produto ou da arquitetura.



Rational Unified Process   2003.06.15