Atividade
|
Finalidade
|
Função: Analista de Sistemas |
Freqüência: Conforme necessário, normalmente uma vez por iteração na Iniciação e Elaboração e novamente verificada sempre que necessário em fases subseqüentes. |
Etapas |
Artefatos de Entrada: | Artefatos Resultantes: |
Mentores de Ferramentas: |
Detalhes de Detalhamento do Fluxo de Trabalho:: |
Uma das formas mais simples de estabelecer um acordo sobre a definição do problema é registrá-lo por escrito e verificar se todos estão de acordo.
Pergunte ao grupo: Qual é o problema?
Pergunte novamente ao grupo: Qual é realmente o problema?
Não aceite a primeira indicação de um problema. Continue a perguntar "por quê?" para descobrir qual é "realmente" o problema.
Às vezes, o grupo pode estar tão focado em uma solução imaginada que é difícil fazer com que formule o verdadeiro problema subjacente.
Nesses casos, convém explorar os benefícios da solução e tentar encontrar os problemas que estão sendo solucionados por eles.
Depois, você poderá explorar
se esses problemas são ou não "reais" na organização.
As técnicas comuns utilizadas para localizar o problema por trás do problema são coleta de idéias,
diagramas espinha de peixe e
diagramas
de Pareto.
Dependendo do conhecimento de campo da equipe de desenvolvimento, a identificação dos investidores pode ser um passo comum ou incomum. Em geral, esta etapa abrange entrevistas com tomadores de decisão, possíveis usuários e outros grupos interessados. As seguintes perguntas são úteis:
Inicie o desenvolvimento de perfis de usuários possíveis (ou reais) do sistema. Eles serão mapeados para as funções dos atores humanos do sistema que está sendo desenvolvido. As informações iniciais sobre usuários-chave e seu ambiente devem ser registradas no documento Vision.
O limite do sistema define o limite entre a solução e o mundo real que a cerca. Em outras palavras, esse limite descreve um envelope que contém o sistema de soluções. As informações, na forma de entradas e saídas, são trocadas entre o sistema e os usuários que se encontram fora dele. Todas as interações com o sistema ocorrem por meio de interfaces entre o sistema e o mundo externo.
Em muitos casos, os limites do sistema são óbvios. Por exemplo, os limites de um único usuário, gerenciador de contatos pessoais compacto executado no Microsoft Windows® são relativamente bem definidos. Há somente um usuário e uma plataforma. As interfaces entre o usuário e o aplicativo são formadas por caixas de diálogo da interface de usuário que ele acessa para inserir informações no sistema, bem como por relatórios de saída e caminhos de comunicação que o sistema utiliza para documentar ou transmitir as informações resultantes.
Geralmente, é bastante eficaz utilizar atores para definir e descrever os limites do sistema. Consulte Atividade: Localizar Atores e Casos de Uso.
Há várias fontes de restrições que devem ser consideradas. Várias informações podem ser documentadas no artefato Especificação Suplementar . A seguir, é fornecida uma lista das possíveis fontes e perguntas feitas:
As informações reunidas aqui serão a entrada inicial para as restrições de design definidas nas Especificações Suplementares.
Com todo o grupo, trabalhe com flip charts e preencha o gabarito a seguir para cada problema identificado:
O problema de <descrever o problema>
afeta <os investidores afetados pelo problema>.
O impacto causado é <qual é o impacto do problema>.
Uma solução bem-sucedida seria <liste alguns benefícios-chave de uma solução
bem-sucedida>.
O objetivo desse template é ajudar a distinguir soluções/respostas a partir de problemas/perguntas.
O problema de: resolução inoportuna e incorreta de
problemas de atendimento ao cliente
afeta: nossos clientes, os representantes de suporte ao cliente e os técnicos de serviços.
O impacto causado é: insatisfação do cliente, queda visível na
qualidade, funcionários insatisfeitos e prejuízo na receita.
Uma solução bem-sucedida seria: fornecer acesso em tempo real a um banco de dados
de resolução de problemas através de representantes de suporte e facilitar o dispatch de técnicos de serviço,
oportunamente, somente para os locais que realmente precisem de assistência.
Com base nos benefícios listados nas indicações de problemas, desenvolva uma lista de recursos que deseja no sistema. Descreva-os resumidamente e forneça atributos a eles para ajudar a definir o seu estado geral e a sua prioridade no projeto .
Nesta etapa, consulte o documento Visão para verificar se o trabalho está na direção certa, mas não efetue uma revisão detalhada. Considere os pontos de verificação do documento Visão Atividade: Revisar Requisitos.
Rational Unified Process
|