Tópicos

Introdução To top of page

Essa diretriz focaliza a identificação e a modelagem de JavaBeans.

Para obter informações adicionais sobre JavaBeans, consulte Conceitos: JavaBeans.

Identificando JavaBeans To top of page

JavaBeans são classes Java gravadas de acordo com as convenções do modelo de componente JavaBeans.

Eles podem ser utilizados em sua forma simples, em que um JavaBean expõe propriedades por meio de seus getters e setters, mas sem disparar eventos. Esse JavaBean se enquadraria na prática recomendada de nomeação de getters e setters para campos de classes Java simples. Esse tipo de JavaBean é comumente utilizado em Java Server Pages, nas quais age como portador de dados de um formulário em uma página da Web.

Um nível adicional de sofisticação poderá ser incluído se desejarmos permitir que outras partes sejam notificadas na alteração ou tentativa de alteração de uma propriedade JavaBean. Nesse caso, o JavaBean precisa ser projetado para que dispare eventos que descrevam a alteração da propriedade.

Os JavaBeans que disparam (e manipulam) eventos são comuns nas estruturas da interface com o usuário, como o Swing, no qual são utilizados para implementar o padrão de arquitetura Modelo-Visualização-Controlador. Os JavaBeans que representam os componentes visuais sempre possuem classes adicionais, como personalizadores de beans, que permitem a modificação de instâncias do JavaBean durante o tempo de design

Modelando JavaBeans To top of page

Os Java Beans são modelados como classes Java.

As propriedades de Java Beans não são modeladas explicitamente; em vez disso, são identificadas por meio das convenções de nomenclatura dos JavaBeans.

Diagrama de UML mostrando as propriedades do cliente.

Nos diagramas de design, é útil utilizar dependências que mostram qual classe dispara ou manipula os eventos. Os listeners de eventos são introduzidos como interfaces, que são constatadas por suas implementações concretas.

Diagrama de UML mostrando listeners de eventos.





Conteúdo desenvolvido ou parcialmente desenvolvido por Inferdata Corporation.

Rational Unified Process   2003.06.15