A ordem de trabalho é o meio pelo qual o Gerente de Projeto comunica à equipe responsável o que deve ser feito e quando. A ordem passa a ser um contrato interno entre o Gerente de Projeto e aqueles que têm a responsabilidade de cumpri-lo.  
Função:  Coordenador de Projeto  
Opcionalidade/Ocorrência:  Podem ser emitidas sempre que o Coordenador de Projeto precisar iniciar algum trabalho no projeto.
Gabaritos e Relatórios: 
     
Exemplos: 
     
Representação em UML:  Não aplicável.
Informações Adicionais:   
Entrada de Atividades:    Saída das Atividades:   

Finalidade Para o início da página

Após a conclusão Ao fim d planejamento de iteração ou sempre que uma mudança for necessária, o Coordenador de Projetos utiliza a ordem de trabalho para colocar o planejamento em ação. A ordem de trabalho é um acordo negociável entre o Gerente de Projeto e a equipe para executar determinada atividade ou conjunto de atividades, seguindo um cronograma definido e com certas restrições de produtos liberados, esforços e recursos.

Breve Resumo Para o início da página

1. Identificação

Identifica o projeto e a ordem de trabalho com exclusividade.

2. Identificação WBS (Work Breakdown Structure)

Identifica o pacote de trabalho (no plano do projeto) associado à ordem de trabalho. O esforço despendido nessa ordem de trabalho será alocado para o pacote de trabalho para fins de controle.

3. Responsabilidade

Posições organizacionais responsáveis pelo cumprimento da ordem de trabalho.

4. Pedidos de Controle de Mudanças

Referências às Solicitações de Mudança associadas a essa ordem de trabalho (as que serviram de estímulo para a ordem ou que foram solucionadas coincidentemente).

5. Planejamento

O cronograma abrange tanto as datas de início e término estimadas, como a data crítica para a conclusão do caminho.

6. Esforço e outros recursos

Relaciona-se às horas de trabalho da equipe (totais e extras) e ao orçamento de outros recursos, como, por exemplo, o tempo necessário para o ambiente de desenvolvimento e para o ambiente de teste.

7. Descrição de trabalho e saídas esperadas

Descreve o que deve ser feito e produzido - faz referência à descrição do Processo Unificado Rational das atividades a serem realizadas e os artefatos a serem produzidos, ou o caso de desenvolvimento, o que for mais apropriado.

8. Indicação de acordo estabelecido entre o Coordenador de Projeto e a equipe responsável

A ordem de trabalho deve ser assinada e datada pelo responsável (geralmente o líder da equipe) e o Gerente de Projeto.

Sincronização Para o início da página

As ordens de trabalho podem ser emitidas sempre que o Gerente de Projeto precisar iniciar algum trabalho no projeto. Geralmente isso ocorre no início de uma iteração (após o planejamento da iteração) e sempre que uma Solicitação de Mudança é aprovada para o Gerente de Projeto colocá-la em ação. O Gerente de Projeto também pode usar a ordem de trabalho para iniciar a resolução de um problema ou de uma questão para o qual nenhuma Solicitação de Mudança foi requisitada (por estar no âmbito da autoridade do Gerente de Projeto).

Responsabilidade Para o início da página

A Função: Coordenador de Projetos é responsável pela ordem de trabalho.

Adaptação Para o início da página

A ordem de trabalho é o mecanismo pelo qual o Gerente de Projeto comunica os planos aos membros do projeto. Em projetos pequenos, essa tarefa pode ser simples como discutir determinado plano em um quadro-branco e, em seguida, confirmar o que foi acordado por e-mail. Em projetos grandes e bem estruturados, talvez seja usada algum tipo de gerenciamento de atividades automatizado, no qual o Gerente de Projeto insere diretrizes formais que aparecem como listas de tarefas (pode ter algum protocolo como forma de acordo) para os membros da equipe.

Outra opção é utilizar um sistema automatizado para o gerenciamento de controle de mudanças, ampliado de forma que todo o trabalho executado em um projeto (não apenas os defeitos) seja descrito como controle de mudanças, e que as diretrizes para a realização do trabalho sejam implementadas como ações (por meio de e-mail ou de uma integração com um sistema automatizado para o gerenciamento de atividades), disparadas pelas mudanças de estado ocorridas no processo de gerenciamento de controle de mudanças.



Rational Unified Process   2003.06.15