Um Módulo J2EE é um Elemento de Implementação. É a menor unidade implementável na Plataforma J2EE. Ele contém descritores de implementação no nível do módulo e pelo menos um componente do J2EE. É possível montá-lo com outros módulos J2EE em um Aplicativo J2EE.
Outros Relacionamentos:  Parte de Modelo de Implementação
Estende: Elemento de Implementação
Função:  Integrador  
Opcionalidade:  Deve ser criado. Deverá ser modelado se a modelagem de implementação for realizada. 
Gabaritos e Relatórios: 
     
Exemplos: 
     
Representação em UML:  Artefato, com o estereótipo <<EJB-JAR>>, <<JAR>> ou <<WAR>>.
Informações Adicionais: 

Entrada nas Atividades:    Saída das Atividades:   

Finalidade To top of page

Módulos J2EE são Elementos de Implementação implementáveis portáveis que podem ser montados nos Aplicativos J2EE ou implementados por si mesmos. Um Módulo J2EE coleta componentes que pertencem ao mesmo contêiner J2EE (EJB, Web ou Cliente Aplicativo). Há 4 tipos de módulos J2EE: EJB-JAR (Enterprise JavaBean JAR), WAR (Aplicativo da Web), JAR (Cliente Aplicativo) e RAR (Resource Adapter). Os Módulos J2EE podem conter componentes individuais, bibliotecas de componentes ou aplicativos inteiros.

Sincronização To top of page

Os Módulos J2EE para componentes J2EE significativos do ponto de vista da arquitetura são criados na Fase de Elaboração, conforme os protótipos de arquitetura são desenvolvidos. Os Módulos J2EE restantes são criados na Fase de Construção. Eles são atualizados durante a Fase de Transição, conforme os defeitos são localizados e corrigidos em seus componentes J2EE.

Responsabilidade To top of page

O Integrador   é responsável pelo Módulo J2EE e assegura que:

  • O Módulo J2EE implemente corretamente os elementos de design correspondentes e preencha as especificações do design.
  • O descritor de implementação esteja completo e correto.
  • O Módulo J2EE seja testado adequadamente por unidade.

Adaptação To top of page

Os Módulos J2EE devem ser projetados para ser portáveis e reutilizáveis. Os descritores de implementação são utilizados para definir os parâmetros da hora da implementação para personalizar o módulo para um determinado ambiente de implementação. Um módulo contém um descritor de implementação J2EE genérico (como ejb-jar.xml, web.xml, application-client.xml ou ra.xml) e também pode conter um descritor de implementação específico do fornecedor do servidor.



Rational Unified Process   2003.06.15