Artefato:
|
![]() | O Caso de Negócio fornece as informações necessárias do ponto de vista de um negócio, para determinar se vale ou não a pena investir no projeto.
Para um produto de software comercial, o Caso de Negócio deve incluir um conjunto de suposições sobre o projeto e a ordem de importância do retorno do investimento (ROI) se essas suposições forem verdadeiras. Por exemplo, o retorno do investimento terá importância cinco, se concluído em um ano, dois, se concluído em dois anos, e um número negativo, após esse tempo. Essas suposições são verificadas novamente no fim da fase de Elaboração, quando o escopo e o plano estiverem definidos com mais exatidão. |
---|---|
Função: | Coordenador de Projeto |
Opcionalidade/Ocorrência: | Fase de iniciação. |
Gabaritos e Relatórios: |
|
Exemplos: | |
Representação em UML: | Não aplicável. |
Informações Adicionais: |
A finalidade principal do Caso de Negócios é desenvolver um plano econômico para realizar a visão de projeto apresentada em Artefato: Visão. Uma vez desenvolvido, o Caso de Negócio é usado para fazer uma avaliação precisa do Retorno do Investimento (ROI) fornecido pelo projeto. Ele fornece a justificativa para o projeto e estabelece suas restrições econômicas. Ele fornece informações para os tomadores de decisões econômicas sobre o valor do projeto e é usado para determinar se o projeto deve continuar.
Em marcos críticos, o Caso de Negócio é reexaminado para verificar se as estimativas do retorno e do custo esperados ainda são precisas e se o projeto deve continuar.
Este artefato é desenvolvido durante a fase de Iniciação, aprovado nos marcos do ciclo de vida e atualizados ad hoc conforme o resultado de algumas avaliações em marcos adicionais.
O Coordenador de Projeto é responsável pelo Caso de Negócios.
A forma e a profundidade da análise necessárias para esse artefato dependem do nível de investimento exigido para o projeto. O requisito de altos níveis de investimento demandará um Caso de Negócio muito formal, bem pesquisado e bem fundamentado. Quanto maior o valor de investimento, mais estimativas serão contestadas pelo gerenciamento sênior.
No caso de um projeto realizado sob contrato (como resultado de um prêmio de licitação, por exemplo), a Solicitação de Proposta, a resposta e o contrato subseqüente formam juntos o Caso de Negócio.
Rational Unified Process
|