Finalidade
  • Criar o protótipo da interface com o usuário do sisttema em uma tentativa de validar o design da interface com o usuário mediante os requisitos funcionais e de uso.
Função:  Designer de Interface com o Usuário  
Freqüência: Conforme necessário, normalmente, pelo menos uma vez, nas fases de Início ou Elaboração, sempre que uma interface com o usuário for exigida.
Etapas

Na prática, o protótipo da interface com o usuário é criado normalmente em conjunto com o design da interface com o usuário (consulte atividade: Projetar a Interface com o Usuário). Enquanto projeta a interface com o usuário, crie constantemente o protótipo do design e exponha-o aos outros, levando em consideração todas as diretrizes específicas do projeto.

Artefatos de Entrada:    Artefatos Resultantes:   
Mentores de Ferramentas:   
Informações Adicionais: 

Detalhes de Detalhamento do Fluxo de Trabalho::   

Ao projetar a interface com o usuário, leve em consideração seu design, as Seqüências de Esboços criadas durante a obtenção dos requisitos e as diretrizes da interface com o usuário específicas do projeto. Se for descoberta a necessidade de refinamentos nas Seqüências de Esboços como um resultado desta atividade, as atualizações serão executadas pelo Analista de Sistema (consulte atividade: Extrair os Pedidos dos Investidores). Se for descoberta a necessidade de refinamentos no design da interface com o usuário como resultado desta atividade, essas atualizações serão efetuadas pelo Designer da Interface com o Usuário (consulte atividade: Projetar a Interface com o Usuário).

Projetar o Protótipo da Interface com o UsuárioPara o início da página

O design do Protótipo da Interface com o Usuário é o design da própria interface. A única diferença é o nível de detalhe e o rigor desse design. O design "completo" de uma interface com o usuário normalmente não é criado antes da criação do protótipo desse design. Muitas vezes, é preferível de fato adiar o design detalhado da interface com o usuário até que sejam criadas e revistas as diversas iterações de um protótipo. Para obter mais informações sobre o design da interface com o usuário, consulte atividade: Projetar a Interface com o Usuário.

Implementar o Protótipo da Interface com o UsuárioPara o início da página

O Protótipo da Interface com o Usuário deve ser criado tão logo seja necessário expor seu design a pessoas que não sejam os designers da interface. O protótipo deve aproximar-se da aparência e comportamento das janelas principais e secundárias. Por meio dos protótipos iniciais da interface com o usuário, você começa a estabelecer um modelo intelectual da interface com o usuário do sistema.

Concentre-se não em obter uma boa estrutura e modularização do código fonte para o protótipo executável, mas sim na criação de um protótipo temporário que visualize os aspectos importantes da interface com o usuário e ofereça algumas de suas ações/comportamentos significativos do usuário. De mais a mais, um protótipo está sujeito a várias mudanças quando é projetado e exposto a outras pessoas. Essas mudanças são geralmente efetuadas como patches de baixo custo. Como conseqüência, o valor do código fonte do protótipo é em geral muito limitado, além de não poder "evoluir" quando a interface real com o usuário é implementada.

Normalmente, a implementação de um protótipo é mais barata do que uma implementação da interface real com o usuário. Estas são algumas diferenças entre o protótipo e a verdadeira interface do usuário:

  • O protótipo não precisa suportar todos os cenários de requisitos. (Casos de Uso). Em vez disso, somente poucos cenários podem ser priorizados e suportados pelo protótipo. Em iterações subseqüentes, o protótipo pode ser expandido, ampliando-se gradualmente a abrangência dos cenários e o emprego maior da arquitetura.
  • As janelas principais, em geral, são a parte mais complicada de implementar. Se você criar uma interface do usuário avançada, que realmente tire proveito do potencial de visualização, poderá ser difícil encontrar componentes já prontos. Em vez de implementar novos componentes, você pode usar componentes primitivos, como botões de ação, de alternância ou de opção, para dar uma idéia aproximada da aparência da interface do usuário para determinado conjunto de dados. Se possível, crie vários protótipos, mostrando diversos conjuntos de dados que abranjam valores médios e volumes de objetos.
  • Simule ou ignore todas as ações do usuário nas janelas que não são de implementação comum.
  • Simule ou ignore os elementos mais internos do sistema, como lógica de negócios, armazenamento secundário, processos múltiplos e interação com outros sistemas.

Obter Feedback sobre o Protótipo da Interface com o Usuário Para o início da página

É importante trabalhar de perto com os usuários ou usuários potenciais do sistema ao criar o protótipo da interface com o usuário.  Isso pode ser utilizado para tratar a capacidade de uso do sistema, para ajudar a mostrar qualquer requisito não descoberto previamente e refinar ainda mais a definição dos requisitos.  

O feedback sobre o protótipo da interface com o usuário pode ser obtido através das revisões e testes em foco. Há informações sobre testes de capacidade de uso disponíveis no componente RUP Test (não instalado na configuração do processo atual).



Rational Unified Process   2003.06.15