Criado para capturar os resultados de uma atividade de revisão na qual um ou mais artefatos de projetos são revisados. 
Função:  Revisor  
Opcionalidade/Ocorrência:  Obrigatório. Ocorre por todo o ciclo de vida de desenvolvimento.
Gabaritos e Relatórios: 
     
Exemplos: 
     
Representação em UML:  Não aplicável.
Informações Adicionais:   
Entrada de Atividades:    Saída das Atividades:   

Finalidade Para o início da página

Um Registro de Revisão é um artefato de avaliação especializado para atividades de revisão. Sua principal finalidade é capturar os resultados ou as conclusões da atividade de revisão e identificar quaisquer itens de ação resultantes da revisão.

Breve Resumo Para o início da página

1. Identificação do Projeto e Tipo de Revisão

Identifique o projeto e o tipo de revisão; por exemplo, inspeção do código, revisão da rastreabilidade dos requisitos, revisão do projeto pela PRA, revisão do planejamento do projeto.

2. Artefatos Revisados e Objetivos da Revisão

Liste os artefatos que estarão sujeitos a esta revisão e descreva os objetivos da revisão.

3. Participantes da Revisão

Liste as pessoas que participarão da revisão e seus papéis durante a reunião; por exemplo, mediador, anotador, revisor, autor.

4. Planejamento e Local

Identifique o cronograma para a revisão. Inclua a data, a hora e o lugar da reunião de revisão, além de um cronograma de publicação dos artefatos de revisão, caso eles não estejam anexados ao registro de revisão.

5. Problemas Identificados e Recomendações para Resolução

Liste quaisquer problemas identificados durante a revisão. Os revisores podem identificar:

  • Problemas nos artefatos de revisão que requeiram correção, ou seja, que tenham defeitos
  • Problemas de projeto cujos sintomas sejam identificados nos artefatos de revisão
  • Problemas de produto cujos sintomas sejam identificados nos artefatos de revisão

A equipe de revisão pode fazer recomendações para a resolução dos problemas.

6. Status de Itens de Ação

Liste os itens de ação resultantes da revisão identificando um proprietário (responsável pela conclusão da ação) e estabelecendo uma data prevista. Normalmente, serão itens de ação destinados a corrigir os problemas identificados. Os itens de ação podem incluir:

Continuar trabalho:  O artefato não é considerado completo e o trabalho de desenvolvimento deve continuar 
Aumentar Ordens de Trabalho:  Quando o problema exigir que um novo trabalho seja planejado, mas não alterar um artefato como linha de base 
Aumentar Controles de Mudanças:  Se o problema exigir mudanças nos artefatos com linha de base 

É provável que existam itens de ação resultantes de revisões anteriores deste artefato. Eles devem ser listados com seus respectivos status (por exemplo, aberto/fechado), proprietário e data prevista ou de fechamento.

7. Problemas a Serem Considerados pelo Coordenador de Projetos

Determinados problemas ou anomalias podem ser descobertos e a equipe de revisão pode não chegar a um acordo sobre que ação corretiva executar. Isso precisa ser levado ao conhecimento do Gerente de Projeto.

8. Revisão de Acompanhamento

Descreve as recomendações da equipe de revisão para fins de acompanhamento (por exemplo, se será necessária uma outra revisão) e quais informações ou dados adicionais são necessários (se houver).

9. Registro de Esforço

Captura as horas despendidas na preparação e administração da revisão.

Sincronização Para o início da página

As atividades de revisão integram o Processo Unificado Racional e ocorrem durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento.

Responsabilidade Para o início da página

Pelo menos uma pessoa na função Revisor precisa assumir a responsabilidade do registro de revisão. Essa responsabilidade pode ser alocada no início da reunião de revisão, no rotação entre os participantes de uma equipe de revisão que se reúnem regularmente ou pode ser determinada com base no participante mais adequadamente qualificado do grupo. O designado Revisor que é responsável pelo registro de revisão geralmente também terá que gerenciar todo o acompanhamento dos itens de ações e coordenar a resolução de problemas que se fizer necessária.

Em equipes maiores ou em ambientes de projetos mais formais, as responsabilidades da função Revisor geralmente são delegadas a uma série de funções de suporte especializadas:

  • A responsabilidade da organização da revisão é delegada à função Coordenador de Revisão.
  • A entrada principal para a revisão é fornecida pelos especialistas no assunto que estão participando da revisão. Esses especialistas são representados por uma das duas funções especializadas: Revisor Técnico e Revisor de Gerenciamento.

Adaptação Para o início da página

Enquanto todos os projetos deveriam utilizar este artefato, o nível de formalidade será diferente de projeto para projeto com base nos fatores como o nível de formalidade da relação entre cliente e desenvolvedor ou da própria organização com o desenvolvedor com relação à conformidade do processo. Por exemplo, o responsável pelo projeto pode estabelecer que as revisões estão sujeitas à auditoria: nesse caso, o artefato geralmente será tratado como um registro auditável da revisão e suas conclusões

Enquanto esse artefato é utilizado principalmente para capturar os resultados de uma revisão, ele também pode ser utilizado como uma ordem de pedido especializada ou como documento de controle para gerenciar a execução da revisão. Quando utilizado para essa finalidade, é emitido aos participantes na revisão antes de a reunião de revisão iniciar a atividade de revisão.



Rational Unified Process   2003.06.15