Neste exercício, você instalará um arquivo do aplicativo de amostras (EAR) em seu ambiente de teste do WebSphere Application Server v6.0 (instalado com o workbench) e implementará o serviço da Web EmployeeDirectory. Seu aplicativo utilizará este serviço da Web para criar, ler, atualizar e excluir registros de funcionários.

Pré-requisitos:

Antes de iniciar, você deve concluir uma das seguintes opções para certificar-se de que o seu projeto MyDirectory esteja no ponto inicial adequado:

Instalando e Implementando o Serviço da Web de Amostra no WebSphere Application Server v6.0:

Seu projeto Java MyDirectory inclui um arquivo EmployeeDirectory.ear. Você utilizará o WebSphere Administrative Console para instalar o aplicativo corporativo EmployeeDirectory contido no arquivo EAR. Ao instalar o aplicativo, você também implementa o serviço da Web incluído no aplicativo. O aplicativo concluído utiliza o serviço da Web implementado.

Para instalar o aplicativo EmployeeDirectory de amostra e implementar o serviço da Web no seu ambiente de teste do WebSphere Application Server v6.0:

  1. Inicie uma instância do servidor de aplicativos do workbench. Há várias maneiras diferentes que possibilitam ativar o servidor, mas estas etapas descrevem como fazer isso do workbench:
    1. Abra a exibição Servidores. Para incluir a exibição Servidores para a perspectiva Java, clique em Janela > Mostrar Exibição > Outra e selecione Servidor > Servidores.
    2. Na exibição servidores, você deve consultar o ambiente de teste padrão WebSphere v6.0, definido para executar no host local.

      Se não houver instância do servidor na exibição Servidores, crie um novo servidor:

      • Clique com o botão direito na exibição Servidores e selecione Novo > Servidor.
      • No assistente Novo Servidor, especifique o host local como Nome do Host e selecione o WebSphere v6.0 Server como o tipo de servidor e, em seguida, clique em Concluir. A instância do servidor é criada e incluída para a exibição Servidores.
    3. Clique com o botão direito no servidor e selecione Iniciar. Quando a exibição Servidores mostra o status do servidor como Iniciado ou o console afirma Servidor server1 aberto para e-business, o servidor é iniciado com êxito. É possível agora executar o Administrative Console.
  2. Execute o WebSphere Administrative Console. Novamente, há outras maneiras de executar o Administrative Console, mas essas instruções descrevem como fazer isso do workbench:
    1. Na exibição servidores, clique com o botão direito no servidor iniciado e selecione Executar o Console Administrativo. O WebSphere Administrative Console é aberto em uma janela do navegador.
    2. Digite um ID do usuário e clique em Efetuar Login. A página Bem-vindo do Administrative Console é aberta. O ID do usuário digitado é utilizado apenas para monitorar as alterações específicas do usuário para os dados de configuração do servidor.
  3. Utilize o Administrative Console para instalar o aplicativo corporativo EmployeeDirectory.ear localizado no projeto MyDirectory. O Administrative Console utiliza uma abordagem do assistente para ajudá-lo a instalar aplicativos, em que você clica em Avançar para mover de página em página até que todas as opções sejam definidas. Para instalar o aplicativo corporativo de amostra que contém o serviço da Web para esse tutorial:
    1. No lado esquerda do Adminstrative Console, expanda a opção de menu Aplicativos e clique em Instalar Novo Aplicativo.
    2. Selecione Sistema de Arquivos Local e no campo Especificar Caminho, digite o caminho completo para o arquivo EmployeeDirectory.ear que está no projeto MyDirectory.

      Dica: Para obter o caminho completo, clique com o botão direito no arquivo EmployeeDirectory.ear no Explorador de Pacotes e selecione Propriedades. A página Propriedades lista o local do arquivo, que pode ser copiado e colado no campo Especificar Caminho.

    3. Clique em Avançar, em seguida, clique em Avançar novamente. Você está, agora, na página Etapa 1. Selecionar Opções de Instalação.
    4. Selecione Implementar Serviços da Web.
    5. Clique em Avançar até alcançar a página Etapa 5. Resumo e, em seguida, clique em Concluir.
    6. Clique no link Salvar na Configuração Master ao ser solicitado a aplicar as alterações feitas na configuração local. Reveja as alterações e clique no botão Salvar.
  4. Utilize o Administrative Console para iniciar o aplicativo EmployeeDirectory:
    1. Clique em Aplicativos > Aplicativos Corporativos. O aplicativo EmployeeDirectory está listado como um aplicativo instalado no servidor, mas seu status é Parado.

      Aplicativos Corporativos no Console Administrativo

    2. Selecione a caixa de opções próxima a EmployeeDirectory e clique em Iniciar. Uma mensagem indica que o aplicativo EmployeeDirectory foi iniciado com êxito e o ícone Status é alterado para a seta verde.

    Agora, o aplicativo EmployeeDirectory está em execução no host local na porta 9080 e o serviço da Web pode ser acessado. Após concluir esse tutorial, é possível voltar ao Administrative Console, parar o aplicativo EmployeeDirectory e, em seguida, desinstalá-lo.

    Se você abrir o arquivo EmployeeDirectory.wsdl localizado no projeto MyDirectory (deve ser aberto no WSDL Editor gráfico, por padrão), é possível examinar o serviço da Web implementado. Se o arquivo WSDL não for aberto no WSDL Editor, o recurso Web Service Developer pode não estar ligado no workbench. É possível especificar os recursos de workbench em Preferências (Janela > Preferências > Workbench > Recursos).

    A imagem a seguir do editor WSDL mostra as operações disponíveis no serviço EmployeeDirectory:

    Captura de Tela da Seção Tipos de Porta do Editor WSDL

    É possível utilizar o editor WSDL para examinar cada operação e as mensagens de pedido e mensagens de retorno correspondentes. Isso pode ajudá-lo a compreender o serviço da Web e como é utilizado nos exercícios restantes.

Agora você está pronto para iniciar o .

Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.