Introdução: Detecção de Gargalo de Desempenho

Os gargalos de desempenho são locais no seu aplicativo que evitam que o aplicativo seja executado tão rápido quanto deveria. A perspectiva Criação de Perfis e Log inclui visualizações para examinar o desempenho e detectar gargalos.

As seguintes visualizações estão disponíveis para a detecção de gargalos de desempenho:

Tópico pai: Introdução à Determinação de Problemas de Tempo de Execução

Coletando Dados para Detecção de Gargalo de Desempenho

Pré-requisitos:

Para coletar dados:
  1. Na guia Criação de Perfis da caixa de diálogo Perfil, selecione o conjunto de criação de perfis Histórico de Execução - Gráfico Completo de Chamada de Desempenho.
  2. Clique em Perfil para iniciar o aplicativo.
  3. Utilize seu aplicativo, praticando a rotina desejada para investigar gargalos de desempenho. Os dados de desempenho são coletados e registrados em um recurso de criação de perfis da Análise do Tempo de Execução que é exibida no Navegador de Criação de Perfis. Você pode agora finalizar seu aplicativo.

Utilizando as Visualizações Gráfico de Chamada de Desempenho e Detalhes do Método para Detectar os Gargalos de Desempenho

As visualizações Gráfico de Chamada de Desempenho e Detalhes do Método exibem todos os dados de desempenho cronometrados para a execução. A visualização Gráfico de Chamada de Desempenho apresenta uma visualização global dos dados para toda a execução, enquanto a visualização Detalhes do Método exibe os dados método a método.

Para detectar gargalos de desempenho:
  1. Exiba a visualização Gráfico de Chamada de Desempenho: Clique com o botão direito do mouse no recurso de criação de perfis Análise do Tempo de Execução para os dados de desempenho que você coletou e a partir do menu pop-up, selecione Abrir Com > Gráfico de Chamada de Desempenho. Observe o seguinte:
    • O gráfico inicialmente exibe, como nós, os 20 métodos que são responsáveis pelo consumo maior de tempo.
    • As linhas entre os nós representam caminhos de chamada. Linhas mais grossas são utilizadas para caminhos de chamada mais caros.
    • É possível focalizar o gráfico de chamada clicando com o botão direito do mouse em um nó e escolhendo um comando a partir do menu pop-up.
  2. Identifique um método que você suspeita estar consumindo mais tempo do que deveria.
  3. Dê um clique duplo no método para abrir a visualização Detalhes do Método.
  4. Utilize as visualizações Gráfico de Chamada de Desempenho e Detalhes do Método juntas para investigar todo o conjunto de dados. As duas visualizações são sincronizadas sempre que você selecionar um novo método.
  5. Para examinar o código fonte de um método, clique com o botão direito do mouse em uma dessas visualizações e selecione Abrir Origem no menu pop-up.

Para obter informações adicionais, leia Detectando Gargalos de Desempenho.

Utilizando as Visualizações Estatísticas do Método, Estatísticas de Classe e Estatísticas de Pacote

Essas visualizações permitem que você examine as estatísticas de desempenho em tabelas que você pode classificar para isolar o método, classes e pacotes com os piores desempenhos. Essas tabelas são limitadas para exibir estatísticas para o tempo gasto em métodos, classes e pacotes individuais; elas não têm informações sobre chamadas ou relacionamentos de chamadas.

Para utilizar essas visualizações:
  1. Para exibir a visualização, selecione Janela > Mostrar Visualização > Outra . . .; expanda a entrada Criação de Perfis e Log na caixa de diálogo Mostrar Visualização e selecione o nome da visualização.
  2. Utilize essas janelas para ajudá-lo a focalizar as visualizações Gráfico de Chamada de Desempenho e Detalhes do Método em potenciais gargalos.

Utilizando as Visualizações Chamada de Método, Fluxo de Execução e Diagrama de Seqüência UML2

Essas visualizações permitem distinguir as diferentes maneiras de chamada do mesmo método. Você pode exibir os dados de chamada de método e os dados do fluxo de execução no formato gráfico ou de tabelas.

Para utilizar essas visualizações:
  1. Para exibir a visualização Chamada de Métodos ou Tabela de Chamadas de Métodos, selecione Janela > Mostrar Visualização > Outra. . .; expanda a entrada Criação de Perfis e Log na caixa de diálogo Mostrar Visualização e selecione Chamada de Métodos (para uma representação gráfica) ou Tabela de Chamadas de Métodos.
  2. Para examinar os dados nos quais as visualizações Chamada de Métodos se baseiam, selecione Janela > Mostrar Visualização > Outra. . . e selecione Fluxo de Execução (para uma representação gráfica) ou Tabela de Fluxos de Execução. Essas visualizações contêm os mesmos dados que as visualizações Chamada de Métodos, mas permitem examinar a ordem de execução.
  3. Para examinar os mesmos dados no formato de diagrama de seqüência UML2, clique com o botão direito do mouse no recurso de criação de perfis de Análise de Tempo de Execução para os dados de desempenho que você coletou e, a partir do menu pop-up, selecione Abrir Com, seguido pela visualização UML2 para o tipo de interações que você deseja analisar.
Termos de Uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2004. Todos os direitos reservados.