Exercício 1.4: Verificando a Cobertura de Código
Antes de iniciar, você precisa concluir o Exercício 1.3:
Identificando um Gargalo de Desempenho.
Visto que coletou a cobertura de nível de linha e de método, você pode exibir uma cópia do seu código com anotações indicando quais linhas e quais métodos foram exercitados durante a execução.
Para exibir o código com anotações e verificar a cobertura de código:
- No Monitor de Definição de Perfil, clique com o botão direito do mouse no recurso Definição de Perfil e selecione Abrir Com > Detalhes de Cobertura.
A visualização Origem Anotada e a visualização Navegador de Cobertura são abertas.
- Observe que Origem Anotada exibe inicialmente estatísticas de cobertura para todo o pacote. Aqui, 68,75% das linhas no pacote foram exercitadas, ou tiveram êxito, nesta execução. Esse é um nível de cobertura relativamente baixo, considerando que um simples pacote como o nosso geralmente não teria várias ramificações não executadas.
- No Navegador de Cobertura, expanda a entrada Pacote Padrão e depois a entrada de classe Classificação, para exibir o nível de cobertura dos métodos na classe Classificação.
- Clique duas vezes no método rápido. A visualização Origem Anotada é alterada para exibir o código para o método.
- Observe o indicador vertical no lado direito da visualização Origem Anotada. As barras verde e vermelha no indicador mostram a distribuição de códigos testados e não testados. Note que há grandes áreas descobertas na parte posterior do arquivo.
Dica: Você pode alterar a cor das barras verde e vermelha. Para isso, selecione Janelas > Preferências, na caixa de diálogo Preferências expanda a entrada para Definição de Perfil e Log e depois ordene as entradas para Aparência e Origem Anotada. Selecione Estilo Gráfico e altere as cores para Célula Descoberta e Célula Coberta.
- Role para baixo até que a barra de rolagem fique oposta à primeira das barras que indicam o código descoberto. Você verá que este é o código para um método chamado quickFast. Dê uma olhada novamente no Monitor de Cobertura e observe que o indicador
para quickFast confirma que esse método não foi testado.
Você ainda não sabe exatamente o que é o gargalo. No entanto, você sabe que há um método, quickFast, que não foi exercitado. Isso é algo que deve ser investigado. Você está pronto para iniciar o Exercício 1.5: Resolvendo o Gargalo de Desempenho.