Antes de começar, você deve concluir o Exercício 1.2: Criando seu primeiro probe.
Agora que você criou o probe RandomNumbersProbe e corrigiu todos os erros, poderá executar o programa RandomNumbers e aplicar o probe nele. Note que não é necessário modificar o projeto que contém o programa RandomNumbers.
Primeiro, vamos executar o programa RandomNumbers sem o probe.
O programa seleciona um número aleatório entre um e dez. Se o número aleatório for 10, a simulação é finalizada com um "acerto". Caso contrário, o programa seleciona números aleatórios até que (A) o novo número corresponda ao primeiro número ou (B), o novo número seja 10. No caso (A) a simulação relata um "acerto". No caso (B) a simulação relata um "erro".
Para executar o programa:
A saída na visualização Console será semelhante ao seguinte:
Random number simulation now starting. Next selected random value: 7. The initial random value is not ten. Looking for a match. Target value is 7 Next selected random value: 5. No match, not a ten. Continuing. Target value is 7 Next selected random value: 8. No match, not a ten. Continuing. Target value is 7 Next selected random value: 7. A match occurred before a ten: hit.
Agora, execute o programa novamente, mas desta vez aplique o probe:
A visualização Console exibe a saída comum do programa RandomNumbers, mais a saída gerada pela lógica do probe. Ela será semelhante ao seguinte:
[Enter method RandomNumbers.main] [Enter method RandomNumbers.<init>] [Enter method RandomNumbers.runSimulation] Random number simulation now starting. [Enter method RandomNumbers.getRandomNumber] Next selected random value: 2. The initial random value is not ten. Looking for a match. Target value is 2 [Enter method RandomNumbers.getRandomNumber] Next selected random value: 2. A match occurred before a ten: hit.
Como é possível observar, a saída do fragmento de "entrada" do probe aparece juntamente com a saída do próprio programa. Note que a saída do probe está entre colchetes porque assim foi como gravamos a chamada System.out.println no fragmento.
Antes de poder coletar qualquer tipo de dados de criação de perfis, o Agent Controller deve estar em execução. Se você obtiver uma mensagem informando que o Agent Controller não está disponível, certifique-se de que ele foi instalado, inicie-o manualmente e tente novamente. Para obter instruções, consulte o guia de instalação. É possível acessar o guia de instalação utilizando a barra de lançamento, ou ainda é possível encontrá-lo no CD do produto em disk1/install.html.
Agora você está pronto para começar o Exercício 1.4: Criando probes mais avançados.