Finalidade
  • Facilitar o processo de revisão e assegurar que a revisão seja realizada adequadamente.
Função:  Coordenador de Revisão 
Freqüência: Conforme necessário, com base na conclusão dos produtos liberados e os marcos da agenda do projeto.
Etapas
Artefatos de Entrada:    Artefatos Resultantes:    
Mentores de Ferramentas: 

Detalhes de Workflow: 

Planejar Tarefas de Revisão Para o início da página

Finalidade:  Assegurar que as atividades de revisão necessárias serão adequadamente planejadas e organizadas.

A pessoa preenchendo a função Coordenador de Revisão inicia essa atividade quando os planos de trabalho do projeto atual foram consultados e a necessidade de uma revisão foi identificada.

Os artefatos mencionados na seção "Artefatos de Entrada" definem uma estrutura de revisão, fornecendo diretrizes em relação a como o escopo geral da revisão deve ser, quando deve ser realizado e qual o nível de formalidade e assim por diante. Diretrizes mais detalhadas podem ser encontradas no Plano de Medidas, no Plano de Segurança de Qualidade, no Caso de Desenvolvimento e nas Diretrizes Específicas do Projeto.

Há várias abordagens para o planejamento das atividades de revisão: essas abordagens variam com base em fatores como o tamanho e a cultura da equipe, a formalidade necessária do processo dos projetos e o ponto atual no ciclo de vida do projeto. Algumas das técnicas gerais incluem:

  • Inspeção. Uma técnica de avaliação formal em que um ou mais artefatos são examinados detalhadamente. As inspeções são consideradas a técnica de revisão mais produtiva, no entanto, elas requerem treinamento e preparação para que sejam bem realizadas.
  • Travessia. Uma técnica de avaliação em que o autor de um ou mais artefatos, "conduz" um ou mais revisores pelo artefato. Os revisores fazem perguntas e comentários em relação à técnica, estilo, possíveis omissões ou erros, desvios dos padrões estabelecidos e assim por diante.
  • Pré-leitura e Feedback. Um ou mais revisores lêem o artefato independentemente e tomam notas sobre suas observações. Quando os revisores estiverem prontos, eles poderão se reunir e apresentar seus comentários e perguntas. No entanto, a reunião pode ser omitida e os revisores podem apresentar seus comentários e perguntas para o autor em um formulário por escrito.

A eficiência maximizada e as interrupções de equipe minimizadas consideram o planejamento das revisões de um modo em que os revisores necessários podem ser convencidos um número mínimo de vezes, revisando quantos artefatos for possível. Obviamente uma carga de trabalho real precisa ser mantida para cada revisão, então será necessário balancear essas necessidades conflitantes de acordo.

Informar os participantes Para o início da página

Finalidade:  Assegurar que os participantes serão convidados e adequadamente informados sobre a revisão.

É importante fornecer avisos suficientes sobre a revisão aos participantes e avisá-los sobre o que será esperado deles em termos de trabalho preparatório e o seu envolvimento no processo de revisão em si. Deixe claro para cada participante qual investidor ele está sendo pedido para representar e o tipo de crítica de revisão e feedback você está esperando deles.

Consulte cada uma das atividades de revisão específica e as diretrizes de acompanhamento no RUP para determinar os critérios para convidar os participantes, o trabalho preparatório recomendado para um participante e as expectativas que existirão se eles concordarem em participar da revisão. Como em uma orientação geral, você deve considerar os seguintes investidores ao convidar participantes para participarem das reuniões de revisão:

  • Os consumidores diretos subseqüentes do artefato, incluindo a equipe de teste e de documentação.
  • Períodos exercendo a função de produtores do artefato que agirão como especialistas de domínio ou de assunto.
  • O produtor do artefato.
  • O patrocinador ou o portador do orçamento.
  • O consumidor ou os usuários do produto final que serão percebidos a partir deste artefato.

É importante encontrar o equilíbrio certo entre a inclusão dos participantes desejados e a manutenção de uma revisão gerenciável e produtiva. Tenha cuidado para incluir somente os participantes que contribuirão para que os objetivos da revisão sejam atingidos. Em geral, é normalmente mais produtivo realizar várias sessões de revisão centralizadas com um menor número de participantes do que realizar uma revisão envolvendo muitos.

Conduzir Reuniões de Revisão Para o início da página

Finalidade:  Facilitar a revisão de modo a maximizar a produtividade dos revisores e encontrar requisitos de qualidade definidos.

Enquanto cada uma das atividades de revisão específica e diretrizes de acompanhamento no RUP fornece diretrizes específicas e sugestões sobre como conduzir cada revisão, as seguintes diretrizes são normalmente úteis ao conduzir qualquer revisão:

  • Sempre separe um tempo específico para conduzir a revisão, normalmente em um formato de reunião reconhecido e que possa ser repetido, mesmo que a reunião seja casual ou informal.
  • Para aprimorar a produtividade, faça com que os participantes preparem seu próprio feedback detalhado das revisões antes da reunião.
  • Verifique:
    • a qualidade do que está sendo produzido para assegurar-se de que o trabalho atende a um padrão apropriado e aceitável de mão-de-obra.
    • a conclusão do que está sendo produzido para certificar-se de que é suficiente para que o trabalho subseqüente seja utilizado como referência ou seja consumido. Em muitos casos, os pontos de verificação são fornecidos para ajudar nesta tarefa; consulte os pontos de verificação para cada Artefato ou suas atividades associadas.
    Nota: você deve considerar a utilização desses pontos de verificação no seu trabalho diário em cada artefato: isso potencialmente economizará tempo e esforço no retrabalho de recebimento de dados. Observe também que esses pontos de verificação são úteis tanto para reuniões de revisão informais quanto formais.

Gerenciar Tarefas de Acompanhamento Para o início da página

Finalidade:  Assegurar que as ações identificadas para atenção subseqüentes a revisão sejam atribuídas e realizadas conforme decidido.

Depois de cada reunião de revisão, os resultados da reunião devem ser documentados em alguma forma de Registro de Revisão. Além disso, o controle de mudanças deve ser formalmente registrado (e finalmente designado para alguém que tenha o controle para a resolução).

Um dos mais importantes, embora surpreendentemente e freqüentemente negligenciado, aspectos das revisões é o gerenciamento para a resolução das tarefas de acompanhamento ou ações identificadas durante a revisão. Já que normalmente você pode designar muitas das ações identificadas durante o curso da reunião de revisão, esteja preparado para redesignar tarefas conforme necessário para ajudar a balancear a carga de trabalho dos membros da equipe.

Observe que mesmo que você possa revisar tudo que precisa em uma única reunião, você provavelmente não terá aprovação de todas as suas conclusões na primeira vez. Esteja preparado para realizar revisões subseqüentes conforme necessário para ajudar a gerenciar a realização de um grande número de tarefas de acompanhamento.

 



Rational Unified Process   2003.06.15