Conceito-chave: Atividade

Tópicos: 

Atividade Ir para o início da página

Os papéis possuem atividades que definem o trabalho que executam. Uma atividade é algo que uma função executa que fornece um resultado significativo no contexto do projeto. Consulte Atividade: Capturar um Vocabulário para um exemplo de uma atividade.

Uma função de exemplo na imagem do navegador em árvore

Uma função típica, mostrando suas atividades no navegador da árvore

Uma atividade é uma unidade de trabalho que um indivíduo que desempenha a função descrita pode ser solicitado a executar. A atividade possui uma finalidade clara, geralmente expressa em termos de criação ou atualização de alguns artefatos, como um modelo, uma classe ou um plano. Toda atividade é designada a uma função específica. A granularidade de uma atividade é geralmente de algumas horas a alguns dias e geralmente envolve uma função e afeta um ou apenas um pequeno número de artefatos. Um atividade deve ser utilizável como um elemento de planejamento e progresso; se for muito pequena, ela será negligenciada e, se for muito grande, o progresso terá que ser expresso em termos de partes de uma atividade.

As atividades podem ser repetidas várias vezes no mesmo artefato, especialmente ao ir de uma iteração para outra, refinando e expandindo o sistema, pela mesma função, mas não necessariamente o mesmo indivíduo.

Etapas Ir para o início da página

As atividades são divididas em passos. Os passos podem pertencer a três categorias principais:

  • Etapas de Estudo: em que o indivíduo que desempenha a função entende a natureza da tarefa, reúne e examina os artefatos de entrada e formula o resultado.
  • Etapas de Execução: em que o indivíduo que desempenha a função cria ou atualiza alguns artefatos.
  • Etapas de Revisão: em que o indivíduo que desempenha a função inspeciona os resultados em relação a alguns critérios.

Nem todas as etapas são necessariamente executadas toda vez que uma atividade é chamada, portanto podem ser expressas na forma de fluxos alternativos.

Exemplo de passos:

A Atividade: Localizar Casos de Uso e Atores é dividida nestas etapas:

  1. Localizar atores
  2. Localizar casos de uso
  3. Descrever como interagem atores e casos de uso
  4. Empacotar casos de uso e atores
  5. Apresentar o modelo de casos de uso em diagramas de casos de uso
  6. Desenvolver um relatório sintético do modelo de casos de uso
  7. Avaliar os resultados

A parte de localização [etapas 1 a 3] requer algum estudo; a parte de execução [etapas 4 a 6] envolve a captura do resultado no modelo de casos de uso; a parte de revisão [etapa 7] é onde o indivíduo que desempenha a função avalia o resultado para avaliar a integralidade, robustez, inteligibilidade ou outras qualidades.



Rational Unified Process   2003.06.15