Tópicos

Função J2EE para Mapeamento de Função do RUP To top of page

A especificação da plataforma J2EE define um conjunto de funções. O Plug-In J2EE inclui as responsabilidades apropriadas para as funções RUP existentes para incluir as responsabilidades das funções J2EE.  Suplementar as funções existentes em vez de definir novas funções permite que o plug-in alavanque as informações existentes no RUP, forneça um mapeamento direto entre o J2EE e o RUP, além de suportar uma separação mais clara das questões.

A seguinte tabela resume o mapeamento das funções J2EE para as funções RUP e inclui links para as adições específicas para J2EE relevantes para o processo.

Função J2EE Função RUP
Aplicativo/Sistema Provedor de Componente

Na verdade, o provedor do componente de aplicativo abrange um número de funções, como desenvolvedores EJB e designers de documentos HTML. Essas funções são responsáveis pela produção de componentes do aplicativo J2EE e para empacotamento disso em módulos J2EE apropriados.

O provedor do componente do sistema é uma especialização do provedor de componente de aplicativo e pode ser mapeado para as mesmas funções RUP.

Arquiteto de Software

Designer

Implementador

Integrador

../../workers/wk_tstr.htm -- This hyperlink in not present in this generated websiteTestador

Montador do Aplicativo

O montador do aplicativo cria um aplicativo J2EE a partir dos componentes de aplicativo e o fornece como um arquivo EAR (Enterprise Archive). O montador do aplicativo também descreve as dependências externas que o aplicativo J2EE tem.

Integrador

../../workers/wk_tstr.htm -- This hyperlink in not present in this generated websiteTestador

Implementador

O implementador é responsável pela implementação de um aplicativo J2EE no ambiente operacional. O primeiro estágio de implementação é instalar os vários componentes de aplicativo dentro dos contêineres J2EE apropriados. O segundo estágio de implementação é configurar quaisquer dependências externas que foram declaradas para que sejam resolvidas. Por exemplo, as funções de segurança que foram definidas são mapeadas em grupos de usuários e contas no ambiente operacional. O terceiro estágio de implementação é executar o novo aplicativo para que esteja pronto para receber pedidos.

Administrador do Sistema
Provedor de Produto J2EE

Um provedor de produto do J2EE é o fornecedor de uma implementação da plataforma J2EE, também conhecida como produto J2EE. Os exemplos de provedores de produto J2EE incluem BEA, IBM e Sun Microsystems. Essas organizações normalmente colocam força total ao fornecer uma implementação da plataforma J2EE. Por exemplo, a implementação BEA é construída sobre o altamente bem-sucedido monitor de processamento de transações Tuxedo do BEA. Um provedor de produto J2EE também pode fornecer as ferramentas requeridas para suportar a implementação e gerenciamento do aplicativo.

Nenhum.

Fornecer a implementação da plataforma J2EE não está dentro do escopo do RUP.  A plataforma J2EE é uma das ferramentas utilizadas em um projeto (é considerada uma entrada para o processo).

Administrador do Sistema

O administrador do sistema é responsável pela infra-estrutura do tempo de execução, que inclui quaisquer aplicativos J2EE implementados.

Administrador do Sistema
Provedor de Ferramentas

O provedor de ferramentas fornece ferramentas para suportar o desenvolvimento e o empacotamento dos componentes de aplicativo. Essas ferramentas freqüentemente correspondem aos diferentes tipos de componente de aplicativo produzidos e incluem IDEs como Rational XDE (a partir do Rational Software), Desenvolvedor de Aplicativo do WebSphere Studio (da IBM) e JBuilder (de Borland).

Nenhum.

Fornecer as ferramentas para suportar o desenvolvimento J2EE não está dentro do escopo do RUP.  As possíveis ferramentas que podem ser utilizadas em um projeto são consideradas entradas para o processo.



Elemento J2EE para Mapeamento do Artefato RUP To top of page

A seguinte tabela resume como os principais elementos J2EE são representados utilizando artefatos RUP. Os links para diretrizes mais detalhadas de cada um dos elementos J2EE, onde disponível, também estão listados.

Elemento J2EE Artefato do Modelo de Design RUP  Artefato do Modelo de Implementação RUP Diretrizes de Modelagem
Cliente Aplicativo Subsistema de Design com o estereótipo <<ApplicationClient>> Conjunto de Elementos de Implementação para as classes Java individuais que implementam o Cliente Aplicativo. Diretrizes: Cliente Aplicativo J2EE

Diretrizes: Identificando Clientes Aplicativos J2EE

Diretrizes: Projetando Clientes Aplicativos J2EE

Descritor de Implementação Os Descritores de Implementação não são representados no Modelo de Design.

Elemento de Implementação com o estereótipo <<EJB-JARDescriptor>>, <<JARDescriptor>>, <<WARDescriptor>> ou <<EARDescriptor>>

Diretrizes: Módulo J2EE (Descritores de implementação do Módulo J2EE)

Diretrizes: Aplicativos J2EE (Descritores de implementação do Aplicativo J2EE)

Enterprise JavaBean (EJB) Enterprise JavaBean

 

Conjunto de Elementos de Implementação para os elementos EJB individuais. Diretrizes: EJB (Enterprise JavaBean) Diretrizes: Identificando EJBs (Enterprise JavaBeans)  Diretrizes: Projetando EJBs (Enterprise JavaBeans)

Diretrizes: Interfaces para Aplicativos J2EE

Página HTML Classe de Design com o estereótipo <<ClientPage>> Elemento de Implementação com o estereótipo <<ClientPage>>

As páginas do cliente somente serão modeladas no Modelo de Implementação se a página do cliente estiver representada por um arquivo estático no disco (em oposição a ser gerada dinamicamente por uma JSP).

 
Classe Java Classe de Design Elemento de Implementação

Diretrizes: Classe Java

Diretrizes: Identificando Classes Java

JavaBean Classe de Design Elemento de Implementação Conceitos: JavaBean

Diretrizes: JavaBean

Diretrizes: Identificando JavaBeans

Diretrizes: Projetando JavaBeans

Pacote Java Os Pacotes Java não são representados no Modelo de Design. Pacote no Modelo de Implementação (estereótipo não requerido)

Contém Elementos de Implementação Java; por exemplo, EJBs, servlets

Diretrizes: Estruturando o Modelo de Implementação para Aplicativos J2EE
JSP (Java Server Page) Classe de Design com o estereótipo <<ServerPage>> Elemento de Implementação com o estereótipo <<ServerPage>> Diretrizes: JSP (Java Server Page)

Diretrizes: Identificando JSPs (Java Server Pages)

Diretrizes: Projetando JSPs (Java Server Pages)

Tag de Personalização JSP Classe de Design com o estereótipo <<JSPTag>> Elemento de Implementação com o estereótipo <<JSPTag>> Diretrizes: Tag de Personalização JSP (Java Server Page)
Aplicativo J2EE Os Aplicativo J2EE não são representados no Modelo de Design. Aplicativo J2EE com o estereótipo <<EAR>>

 

 

Diretrizes: Aplicativos J2EE

Diretrizes: Montagem de Aplicativos J2EE

Diretrizes: Implementando Módulos e Aplicativos J2EE

Módulo J2EE (arquivo archive) Os Módulos J2EE não são representados no Modelo de Design. Módulo J2EE com o estereótipo <<EJB-JAR>>, <<JAR>> ou <<WAR>> Diretrizes: Módulo J2EE

Diretrizes: Montagem de Módulos J2EE

Diretrizes: Implementando Módulos e Aplicativos J2EE

Servlet Classe de Design com o estereótipo <<GenericServlet>> ou <<HttpServlet>> Elemento de Implementação com o estereótipo <<GenericServlet>> ou <<HttpServlet>> Diretrizes: Servlet

Diretrizes: Identificando Servlets

Diretrizes: Projetando Servlets

Diretório Virtual Os Diretórios Virtuais não são representados no Modelo de Design. Pacote no Modelo de Implementação com o estereótipo <<VirtualDirectory>>

Contém os componentes da Web do J2EE  (Páginas HTML, JSPs, etc.)

Diretrizes: Estruturando o Modelo de Implementação para Aplicativos J2EE
 

Rational Unified Process   2003.06.15