Finalidade

Este mentor de ferramentas descreve como configurar um ambiente de gerenciamento de configuração com o UCM (Unified Change Management) do Rational ClearCase.

Essa seção fornece links às informações adicionais relacionadas ao mentor de ferramentas.


Visão Geral

O diagrama a seguir mostra o workflow para gerenciar projetos de UCM. As áreas sombreadas são abordadas neste mentor de ferramentas.

Diagrama do Workflow do UCM

Use este mentor de ferramentas durante a execução do Microsoft Windows.  Descreve os recursos disponíveis no ClearCase completo.

Terminologia

Existem algumas diferenças entre a terminologia do RUP e  a utilizada pelo ClearCase. As definições a seguir de termos específicos da ferramenta devem ajudar a esclarecer as diferenças.

  • Atividade: Uma atividade ClearCase é intensamente mapeada em uma Ordem de Trabalho RUP.   Não confunda isso com o conceito RUP de uma Atividade.
  • Gerenciamento de Configuração: O uso do ClearCase do termo Gerenciamento de Configuração se refere ao Controle de Versão e ao Gerenciamento de Construção. O RUP utiliza definições IEEE e ISO do Gerenciamento de Configuração (CM), que também inclui o Gerenciamento de Mudança como parte do CM. 
  • Gerenciamento de Configuração e de Mudança: O ClearCase e o Rational ClearQuest se referem ao Gerenciamento de Configuração e de Mudança, que é semelhantes à definição RUP do Gerenciamento de Configuração.  O RUP utilize esses termos como sinônimos.
  • Projeto: Um projeto ClearCase é mapeado para o Repositório de Projetos do RUP.

Passos na Ferramenta

Para configurar um projeto UCM:

  1. Crie um repositório para armazenar informações do projeto
  2. Crie componentes que contenham o conjunto de arquivos de trabalho dos desenvolvedores
  3. Crie baselines que identifiquem as versões de arquivos com as quais os desenvolvedores começarão a trabalhar
  4. Crie o projeto UCM
     

1. Crie um repositório para armazenar informações do projeto Para o início da página

Os projetos do ClearCase exigem uma VOB de projeto (PVOB), que é usada para armazenar objetos de UCM e informações relacionadas.

  1. Para iniciar o Assistente de Criação VOB, a partir da barra de tarefas Windows, clique em Iniciar > Programas > Rational Software > Rational ClearCase > Administração > Criar VOB.
  2. Na primeira tela, verifique se a caixa de opção Dados do projeto UCM está selecionada.  
  3. Selecione Ajuda, que fornece orientação para concluir o assistente.   

Consulte o tópico Assistente de Criação VOB na Ajuda on-line ClearCase para obter informações detalhadas.   

2. Crie componentes que contenham o conjunto de arquivos no qual os desenvolvedores trabalharão Para o início da página

Os componentes são utilizados para agrupar um conjunto de elementos relacionados de diretórios e arquivos em um projeto de UCM. Em geral, você desenvolve, integra e libera ao mesmo tempo os elementos que compõem um componente. Um projeto precisa de pelo menos um componente, mas pode conter vários. Os projetos podem compartilhar componentes.

É possível criar um componente com o VOB Creation Wizard:

  1. Clique em Iniciar > Programas > Administração do Rational ClearCase > Criar VOB
  2. Na primeira etapa do assistente, marque Criar VOB como um componente UCM. A nova VOB pode ser utilizada como um componente por projetos UCM.  

Também é possível migrar os dados existentes armazenados nas VOBs para projetos de UCM convertendo as VOBs existentes em componentes:

  1. Vá para o ClearCase Project Explorer. Na barra de tarefas do Windows, clique em Iniciar > Programas > Rational Software > Rational ClearCase > Project Explorer.
  2. Selecione a pasta raiz da PVOB. 
  3. Clique em Ferramentas > Importar VOB. A caixa de diálogo Import VOB é exibida. Na lista de VOBs Disponíveis, selecione a VOB que você deseja que seja transformada em um componente.  
  4. Para mover a VOB para a lista de VOBs para Importação, clique em Incluir.  
  5. Quando terminar, clique em Importar.

Consulte a seção com o título "Criando Componentes" no manual ClearCase com o título Gerenciando Projetos.

3. Criar baselines que identifiquem as versões de arquivos com as quais os desenvolvedores começarão a trabalhar Para o início da página

As baselines identificam uma versão de cada elemento de um componente, representando uma configuração de origem estável para iniciar o trabalho. O seu uso é exigido pelo modelo de UCM para acessar arquivos e diretórios de um componente.

Quando os componentes do ClearCase são criados a partir do rascunho, são criados com uma baseline inicial.

Se estiver convertendo uma VOB do ClearCase base em um componente, você poderá criar baselines a partir de versões identificadas existentes. Verifique se as últimas versões estáveis estão identificadas. Se não estiverem, você precisará criar um tipo de etiqueta e aplicá-lo às versões que pretende incluir no projeto.

Para obter informações detalhadas, consulte o tópico Utilizando o Assistente para Aplicar Etiqueta na Ajuda on-line do ClearCase.

Para criar uma baseline a partir do conjunto de versões especificadas por um tipo de identificação:

  1. No ClearCase Project Explorer, selecione a pasta raiz da PVOB. Clique em Ferramentas > Importar Etiqueta. O Import Label Wizard é exibido.
  2. Na lista Componentes Disponíveis, selecione o componente que contém a etiqueta da qual você deseja criar uma baseline.
  • Para mover o componente para a lista de Componentes Selecionados, clique em Incluir.
  • Clique em Avançar quando encerrado.  
  1. No Passo 2 do Import Label Wizard, selecione o tipo de identificação a ser importado. Digite o nome da baseline a ser criada para as versões especificadas pelo tipo de identificação. Selecione o nível de promoção da baseline. Clique em Concluir.

Esse procedimento cria uma das baselines fundamentais do projeto, que identifica as versões de arquivos com as quais os desenvolvedores começarão a trabalhar.

Consulte os tópicos Criar e Gerenciar Baselines na ajuda on-line do ClearCase.

4. Criar o projeto UCM Para o início da página

Após criar uma VOB do projeto e os componentes a serem utilizados, você está pronto para criar o projeto de UCM. Para isso, forneça um nome para o projeto e identifique os componentes e as baselines correspondentes. O ClearCase fornece um Assistente para Criar Novo Projeto que orienta por meio de etapa desse procedimento.

  1. No ClearCase Project Explorer, selecione a pasta raiz da PVOB. Clique em Criar Novo Projeto a partir do menu de contexto para iniciar o assistente.
  2. Siga os passos apresentados pelo assistente. Ajuda para cada etapa disponível, clicando no botão Ajuda de cada tela.
  3. Na Etapa 3 do assistente, Incluir baselines de componente a serem utilizadas nesse projeto, especifique as baselines que você criou no procedimento 3 anterior.
  4. As duas etapas seguintes do assistente pedem para você especificar informações detalhadas de configuração do projeto, incluindo políticas de desenvolvimento, bem como a ativação ou não do projeto para trabalhar com um banco de dados Rational Change Request. É possível adaptar a configuração para atender às necessidades específicas do seu projeto. Consulte a Ajuda on-line para obter uma descrição de todas as opções disponíveis.

Consulte os seguintes tópicos na Ajuda on-line do ClearCase para obter uma visão geral desse procedimento:

  • Workflow para criar projetos 
  • Novo Assistente de Projeto


Rational Unified Process   2003.06.15