Tópicos

IntroduçãoPara o início da página

Essa diretriz focaliza o design de beans de entidade. Orientação adicional sobre os beans de entidade, tal como identificá-los e modelá-los, é fornecida por Diretrizes: Beans de Entidade. Orientação geral sobre EJBs é fornecida por Diretrizes: EJBs (Enterprise JavaBeans).

Atributos Persistentes e Chave PrincipalPara o início da página

Identifique os atributos persistentes e a chave principal do bean de entidade.

BMP (Persistência Gerenciada por Bean) versus CMP (Persistência Gerenciada por Contêiner)Para o início da página

Consulte Conceitos: Visão Geral da Plataforma J2EE para obter uma descrição dessas duas abordagens para persistência.

Em geral, a persistência gerenciada por contêiner requer menos código e mais simples que a persistência gerenciada por bean. Entretanto, se o desempenho for crítico ou se for necessário mais controle sobre a lógica para o mapeamento de banco de dados, poderá ser necessário utilizar a persistência gerenciada por bean.

Se o seu contêiner EJB não tiver o nível de suporte necessário, talvez você deseje considerar a utilização de uma ferramenta de mapeamento relacional a objetos de terceiros, com a persistência gerenciada por bean ou, se a ferramenta estiver integrada ao contêiner, com a persistência gerenciada por contêiner.

Se você decidir utilizar a persistência gerenciada por contêiner e houver um Modelo de Dados, os EJBs de entidade CMP poderão ser mapeados para as tabelas de bancos de dados no Modelo de Dados. Esse mapeamento será refletido, enfim, no descritor de implementação dos módulos EJB. Para obter informações adicionais, consulte Diretrizes: Montagem de Módulos J2EE.

Se você decidir utilizar a persistência gerenciada por bean, encapsule todo o acesso ao banco de dados em uma classe DAO (Data Access Object). Isso é apenas uma classe Java que oculta e encapsula o mecanismo de armazenamento subjacente e isola as mudanças quando e se a interface à origem de dados for alterada. Mesmo se for esperado que a origem de dados seja sempre um RDBMS, poderá haver diferenças sutis na sintaxe SQL e no formato que serão beneficiadas com o isolamento em uma classe DAO. Consulte Padrões Núcleo de J2EE - Padrão do Objeto de Acesso a Dados ([ALU01].



Rational Unified Process   2003.06.15