Artefato:
|
![]() |
O repositório do projeto armazena todas as versões de diretórios e arquivos do projeto. Ele também armazena todos os dados e metadados derivados que estejam associados a esses diretórios e arquivos. |
---|---|
Função: | Gerenciador de Configuração |
Opcionalidade/Ocorrência: | Configurado no início do ciclo de vida do projeto e mantido no decorrer dele. |
Gabaritos e Relatórios: |
|
Exemplos: |
|
Representação em UML: | Opcionalmente, esse artefato pode ser representado como um pacote, estereotipado como <<repositório do projeto>>. |
Informações Adicionais: |
Entrada de Atividades: | Saída das Atividades: |
O repositório do projeto armazena todos os diretórios e arquivos gerenciados pela ferramenta de gerenciamento de configuração (CM) do projeto. Ele é um recurso global que precisará ser acessado pela maioria dos "clientes" da equipe do projeto.
Dependendo do tamanho de um projeto, pode haver vários repositórios, cada um com milhares de diretórios e arquivos. O número de arquivos contido em um determinado repositório dependerá do tamanho da máquina em que o servidor do repositório está sendo executado e do número de usuários que acessará os dados simultaneamente. O servidor do repositório manipula o tráfego de leitura/gravação no repositório do projeto.
O repositório do projeto pode ser um ponto de falha central para todos os ativos. Portanto, ele precisa ser confiável, tolerante a falhas e escalonável para acomodar dados de modo. Além disso, precisa apresentar um alto nível de desempenho para não retardar o desenvolvimento do produto.
As principais considerações de hardware, em ordem de prioridade, sobre o repositório do projeto são as seguintes:
A memória é uma das maneiras menos onerosas de melhorar o desempenho de uma ferramenta CM. Uma regra prática para saber a quantidade de memória principal necessária na máquina do servidor é somar todo o espaço do banco de dados utilizado pelo repositório do projeto e dividi-lo por dois. Por exemplo, 1 MB de memória principal deve ser suficiente para permitir o armazenamento em cache e a gravação de dados em segundo plano para 2 MB de espaço de banco de dados. A suposição é que metade dos dados contidos no repositório do projeto será ativamente acessada a qualquer momento.
Os servidores devem ter pelo menos 256 MB. No cliente, a máquina de cada desenvolvedor deve ter pelo menos 128 MB de memória principal.
O segundo mais provável gargalo de desempenho no ambiente CM é a velocidade em que os dados podem ser gravados no disco. As operações intensivas de leitura/gravação são check-in, check-out e criação de baseline. É recomendável que haja um controlador exclusivo e um canal por disco.
Como a ferramenta CM geralmente é um aplicativo distribuído, confiabilidade e capacidade de rede adequadas são necessárias para um bom desempenho. A recomendação é colocar máquinas que atuem como hosts do repositório do projeto e das visões na mesma sub-rede. Se a rede local (LAN) estiver muito saturada (como indicam os timeouts e os tempos de resposta lentos), a idéia é aumentar a capacidade da rede ou adicionar uma sub-rede para o host da ferramenta CM.
Dependendo do tamanho de um projeto, pode haver vários repositórios, cada um com milhares de diretórios e arquivos. O número de arquivos contido em um determinado repositório dependerá do tamanho da máquina em que o servidor do repositório está sendo executado e do número de usuários que acessará os dados simultaneamente. Um repositório de projeto ativo para desenvolvimento de código de leitura/gravação pode conter menos elementos que um repositório menos volátil que não tenha o mesmo nível de tráfego de usuário. A capacidade prevista para um repositório de projeto para desenvolvimento de software é de aproximadamente 3.000 a 5.000 elementos.
Uma boa regra geral é reservar espaço em disco para o crescimento e ter cerca de 50% de espaço livre, alocando 2 gigabytes de armazenamento para cada repositório do projeto.
O repositório do projeto deve estar em um servidor exclusivo. Isso significa que o servidor do repositório do projeto não deve ser utilizado para:
O repositório do projeto é configurado no início do ciclo de vida do projeto e mantido no decorrer dele.
O Gerenciador de Configuração é o principal guardião do repositório do projeto. Ele tem que garantir que o repositório seja submetido a backup rotineiramente e seja arquivado de acordo com as políticas CM do projeto .
Consulte a seção Informações Adicionais para obter instruções adicionais
Rational Unified Process
|