A meta da fase de elaboração é criar a baseline para a arquitetura do sistema a fim de fornecer uma base estável para o esforço da fase de construção. A arquitetura se desenvolve a partir de um exame dos requisitos mais significativos (aqueles que têm grande impacto na arquitetura do sistema) e de uma avaliação de risco. A estabilidade da arquitetura é avaliada através de um ou mais protótipos de arquitetura.

 

Tópicos

Qualquer função Desenvolvedores ../workflow/environm/wfs_env2.htm -- This hyperlink in not present in this generated website ../workflow/requirem/wfs_refs.htm -- This hyperlink in not present in this generated website Processo de Desenvolvimento - Pronto para Iteração Infra-estrutura de Desenvolvimento Infra-estrutura de Desenvolvimento Analista de Sistemas Arquiteto de Software Testadores ../workflow/manageme/wfs_manit.htm -- This hyperlink in not present in this generated website ../workflow/test/wfs_tstandevl.htm -- This hyperlink in not present in this generated website ../workflow/test/wfs_tstandevl.htm -- This hyperlink in not present in this generated website ../workflow/test/wfs_vrftstapr.htm -- This hyperlink in not present in this generated website ../workflow/test/wfs_vrftstapr.htm -- This hyperlink in not present in this generated website Definir Sugestão de Arquitetura Definir Sugestão de Arquitetura Refinar Arquitetura Refinar Arquitetura ../workflow/manageme/wfs_moncon.htm -- This hyperlink in not present in this generated website ../workflow/manageme/wfs_plan.htm -- This hyperlink in not present in this generated website Gerenciar Controles de Mudanças Gerenciar Controles de Mudanças Requisitos de Software - Detalhados Arquitetura - Detalhada Avaliação de Iteração Avaliação de Iteração - Iteração Atual Plano de Iteração Plano de Iteração Plano de Iteração - Próxima Iteração Plano de Iteração Riscos - Atualizados Build Resumo da Avaliação do Teste Resumo da Avaliação do Teste ../workflow/requirem/wfs_mnch.htm -- This hyperlink in not present in this generated website ../workflow/requirem/wfs_mnch.htm -- This hyperlink in not present in this generated website Desenvolver Componentes Controles de Mudanças Controles de Mudanças Coordenador de Projeto Engenheiro de Processo Coordenador de Projeto Modelo de Design Desenvolver Componentes ../workflow/environm/wfs_env4.htm -- This hyperlink in not present in this generated website ../workflow/environm/wfs_env4.htm -- This hyperlink in not present in this generated website ../artifact/ar_tools.htm -- This hyperlink in not present in this generated website Diagrama descrito no texto de acompanhamento.

Detalhes do workflow normalmente executados em uma iteração em Elaboração para projetos de médio porte.


Objetivos Para o início da página

Os objetivos principais da fase Elaboração incluem:

  • Assegurar que a arquitetura, os requisitos e os planos sejam estáveis o suficiente e que os riscos sejam suficientemente diminuídos a fim de determinar com segurança o custo e a programação para a conclusão do desenvolvimento. Para a maioria dos projetos, ultrapassar essa marca também corresponde à transição de uma operação rápida e de baixo risco para uma operação de alto custo e alto risco com uma inércia organizacional freqüente.
  • Tratar todos os riscos significativos do ponto de vista da arquitetura do projeto.
  • Estabelecer uma arquitetura de baseline derivada do tratamento dos ../glossary.htm#scenario -- This hyperlink in not present in this generated websitecenários significativos do ponto de vista da arquitetura, que normalmente expõem os maiores riscos técnicos do projeto.
  • Produzir um protótipo evolutivo dos componentes de qualidade de produção, assim como um ou mais protótipos de pesquisa, descartáveis, para diminuir riscos específicos como:
    • trocas de design/requisitos
    • reutilização de componentes
    • possibilidade de produção do produto ou demonstrações para investidores, clientes e usuários finais
  • Demonstrar que a arquitetura de baseline suportará os requisitos do sistema a um custo justo e em tempo justo.
  • Estabelecer um ambiente de suporte.
Para atingir esses objetivos básicos, é também importante configurar o ambiente de suporte para o projeto. Isso inclui criar um caso de desenvolvimento, preparar gabaritos, diretrizes, e configurar ferramentas.

Atividades Essenciais Para o início da página

As atividades essenciais da fase Elaboração incluem:

  • Definir, validar e criar a baseline da arquitetura, com rapidez e praticidade.
  • Refinar a Visão, com base nas informações novas obtidas durante a fase, estabelecendo uma compreensão sólida dos casos de uso mais críticos que conduzem as decisões de arquitetura e planejamento.
  • Criar planos de iteração detalhados de baselines para a fase de construção.
  • Refinar o caso de desenvolvimento e posicionar o ambiente de desenvolvimento, incluindo o processo, as ferramentas e o suporte de automação necessário para dar assistência à equipe de construção.
  • Refinar a arquitetura e selecionar componentes. Os componentes potenciais são avaliados e as decisões de fazer/comprar/reutilizar são bem compreendidas para determinar o custo da fase de construção e programar com confiança. Os componentes de arquitetura selecionados são integrados e avaliados em comparação com os cenários básicos. As lições aprendidas dessas atividades podem resultar em um novo design da arquitetura, levando em consideração designs alternativos ou reconsiderando os requisitos.

Marco Para o início da página

O marco Arquitetura do Ciclo de Vida estabelece uma baseline gerenciada para a arquitetura do sistema e permite o escalonamento da equipe do projeto na fase de Construção. Consulte Marco: Arquitetura do Ciclo de Vida para obter detalhes.

Decisões de Ajuste Para o início da página

O exemplo de workflow de iteração mostrado no início desta página representa uma Elaboração iteração típica em projetos de médio porte. O sip_iie.htm -- This hyperlink in not present in this generated websitePlano de Iteração de Amostra: Fase de Elaboração representa uma perspectiva diferente da interrupção das atividades para encarregar-se de umaElaboração iteração. Esse plano de iteração é mais complexo em termos de detalhes do workflow e atividades e, como tal, mais adequado para projetos maiores. Nos projetos pequenos, pode-se decidir utilizar apenas um subconjunto desses detalhes do workflow; nesse caso, as divergências devem ser tratadas e documentadas como parte do processo específico do projeto. Ao planejar uma Elaboração iteração, lembre-se de que o foco do projeto pode desviar-se do início de uma fase para o final, e os workflows de iteração podem diferir um pouco de uma iteração para outra.

Rational Unified Process   2003.06.15