Finalidade

Essa seção fornece links às informações adicionais relacionadas ao mentor de ferramentas.


As etapas no mentor da ferramenta correspondem com as da atividade. Os links para os tópicos na Ajuda on-line do RSA estão marcados com .

Visão Geral

Este mentor de ferramentas assume que um conjunto de modelos estruturados já foi criado, de acordo com as Diretrizes da Estrutura do Modelo para o Rational Software Architect.

As etapas a seguir são executadas neste mentor de ferramentas:

Informações de Ferramenta Adicional

Desenvolver a Visão Geral da Arquitetura  Para o início da página

Para esta etapa, o RSA pode ser utilizado de duas maneiras:

  • como uma ferramenta de desenho para criar diagramas informais que descrevem a visão geral da arquitetura
  • como uma ferramenta de modelagem UML para criar modelos formais de semântica que especificam a maioria dos detalhes de uma solução e partir dos quais partes significativas da implementação podem ser geradas automaticamente, utilizando transformações RSA de modelo-para-modelo e de modelo-para-código.

Para obter informações adicionais, consulte os white papers a seguir para obter orientação sobre estruturação de modelos:

Avaliar os Recursos Disponíveis Para o início da página

O arquiteto deve considerar a reutilização de recursos disponíveis, incluindo modelos RSA existentes. O RSA também oferece suporte extensivo para análise arquitetural automatizada, permitindo o uso para executar a descoberta de arquitetura por meio da visualização de software de alto nível e da detecção de padrões e antipadrões. Para obter informações adicionais, consulte a diretriz Descoberta, Análise e Controle de Arquitetura.

Observe que a Biblioteca Técnica Rational no IBM developerWorks contém recursos que podem ser úteis.

Definir a Organização de Nível Superior de Subsistemas Para o início da página

Suas decisões sobre como a solução será organizada em componentes, serviços e subsistemas são capturadas no modelo de design (por exemplo, um Modelo de Design EIT) e com base nas considerações arquiteturais, como:

  • estratégia de camadas
  • estratégia de componentização (orientada, por sua vez, por questões de coesão funcional e desconexão)
  • divisão de trabalho específica do projeto

Se uma abordagem MDD (Model Driven Development) for utilizada, as transformações de modelo-para-modelo e modelo-para-código introduzirão questões adicionais sobre estruturas de modelo. Por exemplo, você pode querer alinhar os pacotes de seu modelo de design RSA para refletir o conjunto de projetos do RSA em que desenvolverá a implementação. Alternativamente, um "modelo de mapeamento" pode ser utilizado para definir como os artefatos de implementação da solução serão organizados em projetos e pastas e como as construções do modelo de design serão mapeadas para esses objetos e pastas.

O RSA também pode suportar a necessidade de organizar elementos em mais de uma maneira, para acomodar todos os investidores e suas perspectivas específicas. A solução é utilizar pacotes de <<perspectivas>>, que separam a organização dos elementos do modelo de design das visualizações diagramáticas do conteúdo do modelo, permitindo que você crie tantas outras visualizações quantas forem necessárias, que podem refletir abordagens organizacionais ortogonais.

Para obter informações adicionais, consulte os white papers a seguir para obter orientação sobre estruturação de modelos:

Identificar as Abstrações-chave  Para o início da página

Capture as abstrações-chave nos diagramas de classe com descrições breves de cada classe. Para fazer isso:

  1. Abra o Modelo de Design.
  2. Navegue para o pacote que contém abstrações-chave. Uma alternativa é utilizar um pacote de <<perspectivas>> de Abstrações-chave. Consulte Diretrizes da Estrutura do Modelo para o Rational Software Architect.
  3. Inclua um diagrama de classe. Consulte Incluindo Diagramas de Classe aos Elementos do Modelo.
  4. Inclua classes no diagrama, estereotipadas como <<entidades>>. Consulte Criando e Modificando Diagramas de Classe e Aplicando Estereótipos.
  5. Inclua uma descrição em cada classe utilizando a guia Documentação na Visualização de Propriedades. Consulte Documentando Elementos de Modelo.
  6. Opcionalmente, associe um documento à classe: no Explorador de Modelos, clique com o botão direito do mouse no elemento de modelo ao qual você deseja vincular um arquivo e, em seguida, clique em Nova UML > URL. Consulte Vinculando Arquivos Externos a Elementos de Modelo.
  7. Defina quaisquer relacionamentos que existam entre as classes. Consulte Relacionamentos.
    • Inclua relacionamentos de associação.
    • Especifique os tipos de relacionamentos de associação.
    • Inclua relacionamentos de generalização.

Para obter informações adicionais, consulte Modelando a Estrutura Estática com Diagramas de Classe.

Identificar Interações Estereotipadas Para o início da página

Esta etapa será incluída apenas ao executar esta atividade durante a iniciação.

A finalidade desta etapa é identificar as interações, entre as abstrações-chave no sistema, que caracterizam ou representam tipos significativos de atividade no sistema. Essas interações são capturadas como Realizações de Casos de Uso.

Para orientação sobre a criação de Realizações de Casos de Uso no RSA, consulte Mentor de Ferramentas: Executando Análise de Caso de Uso Utilizando o Rational Software Architect.

Desenvolver a Visão Geral da Implementação Para o início da página

  1. Inclua o diagrama de implementação no Modelo de Implementação.
  2. Inclua os nós no diagrama.
  3. Inclua as associações entre os nós.

Identificar Mecanismos de Análise  Para o início da página

Não há orientação RSA específica para esta etapa. Entretanto, há recursos e capacidades do RSA que podem ajudar na identificação ascendente de alguns Mecanismos de Análise por meio do suporte do RSA para Análise Arquitetural (detecção de padrão e antipadrão). O repositório do RAS é um local adequado para coletar todos os potenciais candidatos à reutilização. Consulte Empacotando Padrões para Reutilização e Aplicando Padrões para obter uma visão completa sobre quais são os requisitos para empacotar os recursos reutilizáveis.

Rever os ResultadosIr para o início da página

Os resultados da análise arquitetural são preliminares e relativamente informais; portanto, as revisões também devem ser informais. Pode ser útil publicar quaisquer modelos no formato html. Observe também que é possível copiar diagramas do RSA para o Microsoft Word e outros programas.

Para obter informações adicionais, consulte Publicando Modelos para Revisão Fora da Ferramenta de Modelagem e os tutoriais a seguir:

  • Gerando Relatórios de Modelo Padrão
  • Gerando Relatórios de Modelo Personalizado
  • Publicando Modelos na Web

Informações da Ferramenta AdicionalPara o início da página

Tours:

  • RAS
  • Padrões

Tutoriais:

  • Aplicando o Padrão XYZ
  • Análise: Criar o Modelo de Análise
  • Design: Criar um Modelo de Design da Camada-N
  • Design: Modelo de Design da Camada de Elementos Comuns

Amostras:

  • Modelo para Aplicação de Padrões
  • Padrões

Rational Unified Process   2003.06.15