Os projetos de Portal suportam o WebSphere Portal v5.0.2.2.
Quando você cria portlets JSR 168 utilizando o assistente de novo portlet, o Rational Developer automaticamente designa um atributo ID. O atributo ID deve ser incluído no elemento <portlet-app/> do arquivo portlet.xml para identificar exclusivamente o portlet para o servidor. (Esse atributo corresponde ao atributo UID utilizado pelos portlets da API do portlet IBM.)
Se você tiver portlets JSR 168 que não possuem um atributo ID no elemento <portlet-app/> no portlet.xml, inclua o atributo ID com seu valor exclusivo logo após a importação do portlet para o espaço de trabalho. Para incluir o atributo ID, abra o descritor de implementação do portlet e edite-o utilizando a visualização Origem. Não altere o valor do ID após a implementação do portlet JSR 168 em um servidor de portal ou após a utilização do projeto de portlet JSR 168 em um projeto de portal.
Há limitações em um portlet JSR 168 sem um atributo ID:
- Se você utilizar um portlet JSR 168 sem um atributo ID em um projeto de portal, esse projeto de portal não poderá ser executado no Ambiente de Teste.
- Se você associar dois ou mais portlets JSR168 sem um atributo ID ao Ambiente de Teste do WebSphere Portal 5.1, o início do Ambiente de Teste falhará.
- Você não deve alterar o nome do projeto após a implementação do portlet JSR 168 em um servidor de portal ou após a utilização do projeto de portlet JSR 168 em um projeto de portal.
Ao executar um portlet que contém uma Lista de Registros Relacionais ou um Registro Relacional (SDO), você pode ver a seguinte mensagem no log de seu servidor:
[04/10/07 17:57:27:172 JST] 4942fbd0 SystemOut O java.lang.LinkageError: A classe org/eclipse/emf/ecore/EClass viola restrições do loader: incompatibilidade de definição entre os loaders pai e filhoVocê pode ignorar esse erro.
Ao criar um portlet de origem cooperativo, é necessário incluir manualmente os atributos actionNameParameter e name no arquivo WSDL. Por exemplo:
<portlet:action type="standard" name="myActionName" actionNameParameter="ACTION_NAME"/>Neste release, a ferramenta do portal não gera o atributo caption no arquivo WSDL. Quando utilizar a ligação com o WebSphere Portal v5.1, é necessário especificar manualmente o atributo caption no arquivo WSDL e o valor de caption no arquivo de recursos manualmente. Por exemplo:
<portlet:param name="orderId" partname="order_id" caption="order.id" />Para obter informações adicionais, consulte o tópico "Desenvolvendo Portlets para Cooperação" no centro de informações do WebSphere Portal.
Ao utilizar a tag person em um portlet básico da API IBM no WebSphere Portal v5.1, é necessário especificá-la utilizando a seguinte sintaxe:
<pa:person value="CN=John Smith,OU=SALES,O=ACME" valueType="LDAPDN" displayName="John Smith" />Ao utilizar a tag person em um portlet Faces da API IBM no WebSphere Portal v5.1, é necessário especificá-la utilizando a seguinte sintaxe:
<pa:person value="CN=John Smith,OU=SALES,O=ACME" />John Smith<pa:person>
A tag person não é suportada para portlets JSR 168.
Limitação do assistente do SAP BAPI e do RFM SDO: Se você já tiver passado pela página de funções principais e pré/pós e tentar retornar a ela depois de selecionar uma função principal diferente, a página Mapeamentos de Pré/Pós não funcionará corretamente.
Solução: Se você precisar definir novos mapeamentos de pré- e pós-função, deverá reiniciar o assistente.
Antes de testar os portlets que contêm o SAP SDO em um servidor de Portal, você deve configurar o adaptador SAP JCo no servidor WebSphere Portal 5.1:
- Faça download do diretório do adaptador JCo SAP a partir do SAP em SAP Service Marketplace.
- Clique em Fazer Download de Software > Fazer Download > Conectores SAP > Conector SAP Java. Com base em seu sistema operacional, selecione o arquivo apropriado para download. Extraia o conteúdo do arquivo ZIP para um diretório local.
- Execute as etapas a seguir de acordo com seu sistema operacional. Nota: <wps_51> refere-se ao diretório de instalação do servidor WebSphere Portal 5.1; por exemplo, C:\WebSphere\PortalServer51TE.
Para Windows:
- Copie sapjco.jar e sapjcorfc.dll para <wps_51>\shared\app.
- Copie librfc32.dll para c:\windows\system32\.
- Você deve reiniciar o servidor WebSphere Portal 5.1.
Para Linux:
- Copie sapjco.jar e libsapjcorfc.so para <wps_51>\shared\app.
- Inclua a pasta que contém o arquivo librfccm.so na variável de ambiente LD_LIBRARY_PATH.
- Você deve reiniciar o servidor WebSphere Portal 5.1.
Os portlets cooperativos não são suportados pelo navegador interno do Rational Developer para RedHat Enterprise Linux 3.0. Se você precisar utilizar portlets cooperativos no RedHat Enterprise Linux 3.0, utilize o Netscape Communicator.
Para utilizar o Netscape Communicator como o navegador padrão, configure o Rational Developer para utilizar um navegador externo. Para fazer isso, selecione Janela > Preferências na barra de menus. Expanda o nó Internet à esquerda e selecione Navegador da Web. Na seção principal, selecione qualquer navegador, exceto Navegador da Web Interno.
Para obter informações adicionais, consulte o tópico "Problemas e Restrições Conhecidos com Portlets Cooperativos" no centro de informações do WebSphere Portal.
Ao criar um projeto de portal utilizando o assistente de Novo Projeto de Portal ou importar um projeto do Portal de amostra a partir da Samples Gallery, mensagens de aviso de link interrompido aparecerão na visualização Problemas.
Nesta versão do Rational Developer, o Portal Designer exibe apenas HTML, cHTML e WML como marcações suportadas. Se você especificou outras marcações suportadas para uma página ou rótulo em um projeto importado, elas serão mantidas no Rational Developer; entretanto, não é possível alterar essas marcações e elas não serão exibidas na visualização Propriedades.
Nesta versão do Rational Developer, você pode definir URLs externos apenas no Portal Designer. Se houver URLs internos no servidor de portal, eles serão mantidos em um projeto importado, mas você não poderá alterá-los. Apenas será possível implementar os URLs Internos de volta para o servidor de portal original.
Neste release do Portal Designer, os temas Admin e AdminLeftNavigation serão exibidos na visualização Esboço. Entretanto, esses temas são apenas para fins de Administração do Portal e não devem ser selecionados como tema padrão para um projeto de portal.
Problema: Ao criar um novo portlet em um projeto de portlet da API IBM existente, as seguintes mensagens de erro serão exibidas se você selecionar as opções Incluir Amostra do Portlet do Emissor de Click-to-Action ou Incluir Amostra do Portlet do Emissor da Mensagem na página Manipulação de Eventos:
- IWAL0008E Referência de servlet incorreta para o portlet. (portlet.xml)
- CHKJ4014W: Entrada Vazia de Nome do Servlet de Tipo. (web.xml)
Solução: É necessário reabrir o projeto do portlet utilizando o seguinte método:
- Clique com o botão direito no projeto do portlet e selecione Fechar Projeto no menu pop-up.
- Clique com o botão direito no projeto do portlet e selecione Abrir Projeto no menu pop-up.
- Clique com o botão direito no projeto do portlet e selecione Executar Validação no menu pop-up.
Problema: O Ambiente de Teste do WebSphere Portal falha ao ser iniciado.
Solução:
- Verifique o sucesso da instalação: Esse problema pode ter ocorrido devido a um defeito durante a instalação. Verifique se há problemas durante a instalação do Ambiente de Teste do WebSphere Portal e corrija, se necessário.
- Elimine nomes de arquivos excessivamente longos: É possível que o servidor não seja iniciado porque o projeto de portlet possui arquivos com nomes de arquivos excessivamente longos. Para resolver esse problema, reduza o nome do projeto, o prefixo do pacote e/ou o prefixo da classe, para que o comprimento do nome do arquivo gerado seja aceitável. Alternativamente, os próprios nomes de arquivos individuais podem ser reduzidos para um comprimento aceitável. Além disso, se o diretório padrão for utilizado como o espaço de trabalho, também seria melhor utilizar um espaço de trabalho diferente com um comprimento de nome de diretório mais curto. Você pode especificar o diretório do espaço de trabalho, ativando o Rational Developer e alterar o nome na caixa de diálogo fornecida. Se a caixa de diálogo para especificar o espaço de trabalho não aparecer, vá para o prompt de comandos e digite -data [workspace_name] depois de digitar o comando de execução do Rational Developer.
Problema: No Descritor de Implementação do Portlet JSR 168, você não pode editar um nome de portlet na área Coletas de Portlets.
Solução: Edite o nome do portlet na página Origem.
Problema: Se você excluir a tag <f:visualização> de um arquivo Faces JSP gerado pelo assistente e inserir componentes Faces no arquivo, uma tag <f:subvisualização> será inserida no lugar de uma tag <f:visualização>. Com esse tipo de arquivo JSP, o portlet Faces não será executado corretamente. As entradas no navegador são perdidas no processamento do lado do servidor.
Problema: Para corrigir esse problema, substitua a tag <f:subvisualização> pela tag <f:visualização> no arquivo JSP.
Se você maximizar um portlet Faces que contenha tags Click-to-Action, o conteúdo do portlet não será mostrado.
Problema: Se o Portal UTE não estiver instalado, você não poderá criar um servidor de Importação, Exportação & Implementação do Portal que aponte para "localhost" ou "127.0.0.1".
Solução: Se você precisar criar esse servidor, utilize o nome completo da máquina em vez de "localhost" (exemplo: myhost.mydomain).
Problema: Se você cancelar a importação de um novo projeto de portal antes da conclusão, o projeto de portal incompleto não será removido e ficará indisponível.
Solução: É necessário importar a configuração e os arquivos do portal novamente utilizando a opção Excluir ao Sobrescrever no assistente para Importar Portal.
Problema: Ao importar um site de portal existente do WebSphere Portal para o Rational Developer, erros de validação relacionados ao WSRP são mostrados na visualização Problemas para o projeto de portal importado.
Solução: Aplique o APAR PQ95638 ao WebSphere Portal antes da importação para o Rational Developer.
Problema: Não é possível abrir os arquivos license.html ou privacy.html em um projeto de portal importado utilizando o Page Designer devido à codificação incorreta.
Solução: Aplique o APAR PQ93681 a seu servidor de Portal, em seguida, reimporte o projeto do servidor de Portal.
"Incluir Tempo de Execução do SDO" referencia grupos de notícias do Rational Software Architect. O site de suporte do Rational Software Architect (www.ibm.com/software/awdtools/developer/application/support) será atualizado para incluir o link nos grupos de notícias.
Retornar para o Arquivo Leia-me Principal