Criando um Datapool

Os datapools contêm dados que podem ser utilizados pelos testes durante a execução.

Para criar um datapool, faça o seguinte.
  1. Abra a perspectiva Teste.
  2. No Navegador de Teste, clique com o botão direito do mouse em um projeto selecione Novo > Artefato de Teste: a caixa de diálogo Novo Artefato de Teste é aberta. Você também pode obter essa caixa de diálogo na seleção do menu Arquivo > Novo.
  3. No quadro de listagem Assistentes, expanda Elementos de Teste e clique em Datapool.
  4. Clique em Avançar: a caixa de diálogo Novo Datapool é aberta.
  5. Na lista de projetos existentes (campo do meio), clique naquele em que irá armazenar o datapool: seu nome aparece no campo Digitar ou selecionar a pasta-pai. Você pode armazenar os datapools em qualquer tipo de projeto (Java, Simples, etc.). Os datapools não precisam ser armazenados com os testes que os utilizam.
  6. No campo Nome, digite o nome do arquivo do datapool. Para criar um datapool vazio, vá diretamente para a última etapa. Para fornecer uma descrição para seu datapool ou inicializá-lo com os dados contidos em um arquivo CSV existente, continue com a próxima etapa.
  7. Clique em Avançar. Uma caixa de diálogo é aberta permitindo descrever o datapool.
  8. Clique em Avançar. Uma caixa de diálogo é aberta permitindo que você inicialize o novo datapool com o conteúdo de um arquivo CSV (Comma-Separated-Value) existente.Se não quiser fazer isso, vá para a última etapa.
  9. No campo Arquivo CSV, digite o nome do arquivo CSV ou clique em Procurar para navegar para o arquivo.
  10. Se os dados no arquivo CSV estiverem codificados de forma diferente do que o computador local espera, selecione a codificação no pull-down Importar Codificação.
  11. A primeira linha do arquivo CSV pode conter nomes de colunas. Se contiver, marque a caixa ao lado Primeira linha contém nomes e tipos sugeridos de variáveis. Se essa caixa não estiver marcada, as colunas serão nomeadas como Variable1, Variablen... É possível alterar facilmente os nomes com o editor de datapool.
  12. A primeira coluna do arquivo CSV pode conter um nome de classe de equivalência em vez de dados. Por exemplo, se a primeira coluna contiver o nome row, todos os dados serão criados na classe de equivalência denominada row. Se a primeira coluna contiver um nome de classe de equivalência em vez de dados, marque a caixa ao lado de A primeira coluna contém nomes de classes de equivalência. Se essa caixa não for marcada, cada linha será incluída na classe de equivalência padrão denominada EquivalenceClass1.
  13. Clique em Concluir.
O novo datapool é aberto na guia da primeira classe de equivalência (EquivalenceClass1 por padrão). Para obter instruções sobre como incluir dados ou editar o novo datapool, vá para Editando um Datapool.
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.