Uma associação direta vincula um elemento de domínio e um requisito. Esse link associa o elemento de domínio e o requisito e sincroniza ambos os artefatos para que seja possível gerenciá-los como um item conceitual único.
Por padrão, a integração do Rational RequisitePro associa diretamente os elementos de modelo de caso de uso e os requisitos de caso de uso. Isto cria um relacionamento exclusivo um-para-um entre os artefatos do caso de uso.
Uma associação direta estende os artefatos associados. Por exemplo, um link direto de um requisito de caso de uso para um elemento de domínio de caso de uso define ainda mais o caso de uso, exibindo sua interação com os agentes e outros elementos de modelo. Ela também ajuda a assegurar que o modelo satisfaz todos os casos de uso definidos nos requisitos do projeto. Com casos de uso associados, também é possível navegar por documentos que elaboram os casos de uso com descrições, fluxos de eventos, requisitos especiais e condições.
A figura a seguir fornece um exemplo de uma associação direta no domínio
UML. Note que esse link direto é representado por uma seta de link , que está visível nas visualizações Explorador de
Modelos e Explorador de Requisitos.
Ao vincular elementos de domínio e requisitos em uma associação direta, o nome e o texto do requisito devem ser sincronizados com o nome e o texto da documentação do elemento de domínio. Desta forma, com as propriedades padrão do projeto, quando cria o link, você é solicitado a resolver quaisquer diferenças entre o nome e o texto do requisito e do elemento de domínio, se eles não corresponderem. Esse aviso também é exibido se você alterar o nome ou o texto de um dos artefatos vinculados. A sincronização não é requerida para nomes de requisitos em branco, porque os requisitos criados em documentos do RequisitePro utilizam o campo texto em vez do nome.