Módulo 2: Criando o Modelo de Análise

Depois de concluir a fase de reunião de requisitos e capturar os detalhes importantes do sistema no modelo de casos de uso, o projeto entra na fase de análise. A meta da fase de análise é criar um modelo de análise que descreva melhor a estrutura do sistema que está sendo modelado.

O modelo de análise é um modelo de objeto de alto nível do sistema que descreve a implementação lógia dos requisitos funcionais. Ou seja, o modelo de análise é construído sobre o modelo de casos de uso, descrevendo a estrutura básica do sistema. Você pode considerar o modelo de análise como uma base do modelo de design, porque ele descreve a estrutura lógica do aplicativo, mas não fornece informações sobre a implementação. O modelo de análise descreve os objetos e processos descritos no modelo de casos de uso, mas não fornece informações técnicas sobre o sistema de hardware ou software que é utilizado na implementação do sistema financeiro on-line PiggyBank.

O modelo de análise do PiggyBank descreve as informações estáticas e dinâmicas capturadas pelo modelo de casos de uso. O modelo de análise consiste em um modelo de domínio que descreve a estrutura estática do sistema PiggyBank e um conjunto de realizações de caso de uso que modelam os detalhes temporais dos casos de uso como diagramas de seqüência. O modelo de domínio utiliza estereótipos para modelar as partes funcionais do sistema, chamadas de classes de controlador, limite e entidade. Essas classes são incluídas em um diagrama que descreve suas estruturas e seus relacionamentos com outros elementos. Os estereótipos descrevem as partes reais do sistema sem especificar suas implementações. O modelo de análise contém diagramas de seqüência que realizam os casos de uso, descrevendo o fluxo de eventos em um caso de uso. As realizações de caso de uso modelam como as partes do sistema interagem com o contexto de um caso de uso específico.

Nota: Antes de construir o modelo de análise do PiggyBank, é necessário importar o modelo de casos de uso do PiggyBank criado no modelo anterior para assegurar que você inicie o modelo de análise com um modelo de casos de uso completo e correto. Se você importar o modelo de casos de uso do PiggyBank, ele sobrescreverá qualquer modelo anterior com o mesmo nome.

Para importar o modelo de casos de uso, clique em Importar o Modelo de Casos de Uso.

Ícone de Importação   Importar o Modelo de Casos de Uso

Este módulo explica como criar o modelo de análise para o sistema financeiro on-line do PiggyBank.

Especificamente, este módulo mostra como executar o seguinte:


Exercícios

Os exercícios neste módulo devem ser concluídos na seguinte ordem:

Tempo Requerido

Este módulo leva aproximadamente 1 hora e 30 minutos para ser concluído.

Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.