Neste exercício, você identificará os casos de uso significativos no sistema financeiro on-line PiggyBank. Os casos de uso descrevem as tarefas funcionais executadas pelo aplicativo PiggyBank.
Os casos de uso definem as tarefas funcionais mais básicas executadas pelos usuários do aplicativo. No sistema financeiro on-line PiggyBank, os clientes podem exibir o saldo de suas contas e transferir dinheiro de uma conta para outra. Apenas um caixa de banco pode descontar um cheque; entretanto, o sistema deve verificar se a transação é válida.
Para criar o diagrama de casos de uso, você deve primeiro identificar a área funcional. Como todos os casos de uso estão relacionados a atividades financeiras, a área funcional é denominada Operações de Conta.
Agora você possui uma área funcional. A área funcional representa o bloco de construção mais básico do modelo de casos de uso. Você pode preencher a área funcional com casos de uso.
Depois de identificar a área funcional, você pode importar os casos de uso e começar a construir o modelo de casos de uso.
O gabarito de modelo de casos de uso contém um pacote de visão geral denominado «perspectiva» Visões Gerais que fornece documentação adicional sobre o modelo. Embora esta etapa seja opcional e não cause impacto no modelo, você deve organizar e documentar os atores e casos de uso no sistema financeiro on-line PiggyBank.
Você aumentou a legibilidade desse modelo de casos de uso, documentando os casos de uso significativos do projeto. É possível incluir um título no diagrama, utilizando a ferramenta de texto. Seu projeto deverá agora ser semelhante à figura a seguir:
Como este modelo contém apenas uma área funcional, você pode remover o projeto «ModelLibrary» Blocos de Construção de Casos de Uso de seu projeto. Você não precisa mais desse pacote vazio que causa desordem na hierarquia de modelos. Para excluir o pacote, clique com o botão direito do mouse, em seguida, clique em Excluir.
Agora você está pronto para começar o Exercício 1.4: Identificando Atores.