No UML, uma classe representa um objeto ou um conjunto de objetos que compartilham uma estrutura e um comportamento comuns. As classes, ou instâncias de classes, são elementos de modelo comuns nos diagramas UML.
Uma classe identifica os atributos, operações, relacionamentos e semântica que as instâncias, ou objetos, da classe possuem. Cada objeto que instancia uma classe possui seus próprios valores de atributos. Em diagramas de classe, atividades, componentes e de seqüência, as classes podem representar os seguintes itens ou conceitos:
O nome de uma classe, o qual pode ser derivado do vocabulário do sistema que está sendo modelado, reflete sua função ou uma de suas funções no sistema. O Editor de Diagrama exibe uma classe como um retângulo com três divisões:
É possível incluir divisões para exibir outros detalhes, como os sinais que as instâncias da classe podem receber.
Um aplicativo de e-commerce para compra on-line de itens inclui uma classe Cart. A classe define um atributo itemList e uma operação addItem que pertencem a todos os objetos do tipo Cart. Ao executar o aplicativo, múltiplas instâncias da classe Cart são criadas, cada uma processando os atributos e operações que a classe define. Os valores dos atributos de cada instância diferem se, por exemplo, o objeto de uma classe chamar a operação addItem para incluir vídeos em seu atributo itemList, enquanto outra instância utiliza a mesma operação para incluir livros.