Relacionamentos de Associação

Em modelos UML, uma associação é um relacionamento entre dois classificadores, como classes ou casos de uso, que descreve as razões para o relacionamento e as regras que o regem.

Uma associação representa um relacionamento estrutural que conecta dois classificadores. Como os atributos, as associações registram as propriedades dos classificadores. Por exemplo, nos relacionamentos entre classes, é possível utilizar associações para mostrar as decisões de design efetuadas sobre as classes que contêm dados no aplicativo e para mostrar quais dessas classes precisam compartilhar dados. Você pode utilizar um recurso de navegabilidade de uma associação para mostrar como um objeto de uma classe pode acessar um objeto de outra classe ou, em uma associação reflexiva, um objeto da mesma classe.

O nome de uma associação descreve a natureza do relacionamento entre dois classificadores e deve ser um verbo ou frase.

No editor de diagrama, uma associação aparece como uma linha sólida entre dois classificadores.

Extremidades da Associação

Uma extremidade da associação especifica a função exercida pelo objeto em uma extremidade de um relacionamento. Cada extremidade de um relacionamento possui propriedades que especificam sua função, multiplicidade, visibilidade, navegabilidade e restrições.

Exemplo

Em um aplicativo de e-commerce, uma classe de cliente possui uma associação única com uma classe de conta. A associação mostra que uma instância de cliente possui uma ou mais instâncias da classe de conta. Se você tiver uma conta, poderá localizar o cliente que possui a conta. Considerando um cliente específico, é possível navegar para cada uma das contas do cliente. A associação entre a classe de cliente e a classe de conta é importante porque mostra a estrutura entre os dois classificadores.

Tarefas relacionadas
Especificando Tipos de Relacionamento de Associação
Incluindo Relacionamentos em Diagramas
Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.