Em diagramas de seqüência UML (Unified Modeling Language), uma ocorrência de interação é uma interação referenciada em um outro quadro de interação. É possível utilizar as ocorrências de interação para obter o conteúdo comum de uma interação e reutilizá-lo em outro diagrama de seqüência.
Uma interação é um elemento raiz de um diagrama de seqüência. Ela é uma unidade de comportamento que enfoca a troca observável de informações entre elementos, ou propriedades, conectáveis do classificador envolvido. Você pode incluir interações em colaborações para conter os elementos do diagrama que participam de uma das interações da colaboração.
Nos diagramas de seqüência, é possível criar uma nova ocorrência de interação ou selecionar uma interação existente como uma ocorrência de interação. A vantagem de utilizar ocorrências de interação em um diagrama de seqüência é que os diagramas podem ser menores e menos complexos.
Como a figura a seguir ilustra, uma ocorrência de interação é exibida como um quadro que cruza uma ou mais linhas de vida.
A palavra-chave ref no canto da ocorrência de interação indica que a interação é referenciada a partir de uma outra interação.