Estereótipos

Nos modelos UML, o elemento de modelo estereótipo é um mecanismo de extensibilidade que pode ser utilizado para identificar o objetivo do elemento de modelo ao qual você o aplica. O UML 2.0 fornece um conjunto padrão de estereótipos que podem ser aplicados em elementos de modelo.

É possível utilizar um estereótipo para refinar o significado de um elemento de modelo. Por exemplo, é possível aplicar o estereótipo «library» a um artefato para indicar que ele é um tipo específico de artefato. Você pode aplicar os estereótipos «call», «create», «instantiate», «responsibility» e «send» em relacionamentos de uso para indicar precisamente como um elemento de modelo utiliza o outro. Também é possível utilizar um estereótipo para descrever um elemento de modelo que difere em significado ou uso de outro elemento de modelo.

Os estereótipos podem possuir propriedades, denominadas definições ativadas. Ao aplicar um estereótipo a um elemento de modelo, os valores das propriedades são chamados de valores ativados.

Perfis

Um perfil é um pacote que identifica um subconjunto específico de um metamodelo base e define estereótipos e restrições que podem ser aplicados a ele. Os estereótipos contidos em um perfil podem ser utilizados quando este é aplicado a um modelo. Os perfis base, intermediário e completo do UML 2.0 são automaticamente aplicados a cada modelo. Este produto também fornece o perfil de implementação e o perfil padrão; ambos também são aplicados automaticamente a todos os modelos.

Tarefas relacionadas
Aplicando Restrições a Elementos do Modelo
Referências relacionadas
Estereótipos de Elemento de Modelo
Estereótipos de Relacionamento
Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.