Substituindo Texto em Modelos

Em modelos UML, você pode substituir todas as ocorrências de uma palavra ou grupo de letras existente por texto diferente.

Por exemplo, se você incluir informações adicionais sobre um elemento do modelo utilizando notas ou documentação, poderá substituir globalmente partes específicas do texto em todos os seus modelos.
Nota: Se você não selecionar a caixa de opções Corresponder apenas palavra inteira abaixo, o recurso Localizar/Substituir não substituirá necessariamente uma palavra completa. Por exemplo, se você procurar "on" e especificar "Rational" como o texto de substituição, o recurso substituirá "portion" por "portiRational."

Você deve ter um modelo aberto na perspectiva Modelagem.

Para substituir texto em um modelo:

  1. Clique em Editar > Localizar/Substituir.
  2. Na janela Localizar, clique em Substituir.
  3. Na janela Substituir, no campo Localizar, digite o texto que você deseja localizar.
  4. No campo Substituir por, digite o texto de substituição.
  5. No campo Localizar em, especifique o modelo ou elemento do modelo no qual a procura será feita.
  6. Opcional: Para especificar as condições de substituição, execute as etapas a seguir:
    • Para substituir apenas palavras completas, selecione a caixa de opções Corresponder apenas palavra inteira.
    • Para procurar apenas um elemento no modelo (ou seja, para excluir relacionamentos ou elementos do diagrama que aprecem no editor de diagrama), selecione a caixa de opções Não Procurar em Diagramas.
    • Para executar uma procura com distinção entre maiúsculas e minúsculas, selecione a caixa de opções Corresponder Maiúsculas e Minúsculas.
    • Para confirmar quais instâncias você deseja substituir, selecione a caixa de opções Confirmar Substituição.
  7. Opcional: Para especificar um local de procura mais detalhada, clique em Avançado e execute as etapas a seguir:
    • Para procurar apenas nomes do elemento do modelo e do elemento do diagrama, sob Campos, selecione a caixa de opções Nome.
    • Para procurar apenas a documentação dos elementos do modelo e dos elementos do diagrama, sob Campos, selecione a caixa de opções Documentação.
    • Para procurar tipos específicos de elementos do modelo, sob Tipos, selecione as caixas de opções para os elementos apropriados do modelo.
    • Para procurar uma expressão OCL (Object Constraint Language) específica, no campo Filtro de OCL Adicional, digite uma cadeia OCL.
  8. Clique em OK.
Conceitos relacionados
Modelos
Condições de Procura
Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.