Preferências de Modelagem

É possível modificar a maioria das configurações para o ambiente de modelagem. É possível alterar as configurações padrão para padronizar como os modelos, diagramas e elementos operam e aparecem na Perspectiva de modelagem.

Por exemplo, é possível alterar a cor de preenchimento global para elementos de diagramas, aplicar uma grade e uma régua no editor de diagrama e definir restrições específicas para os recursos de validação do UML 2.0. Quando você modifica uma definição na janela Preferências, as alterações afetam apenas os novos elementos do modelo e do diagrama e não afetam os elementos existentes. As descrições de preferências de modelagem na tabela a seguir descrevem apenas uma parte das preferências disponíveis para uma página específica. Muitas configurações adicionais estão disponíveis em cada página.

Página de Preferências de Modelagem Descrição
Modelagem (página raiz) É possível especificar a aparência global dos elementos de diagrama, bem como definir se aparece um aviso ao excluir elementos de modelo e diagrama. Ao salvar e abrir modelos, você também pode especificar como gerenciar o conteúdo do modelo desconhecido ou o conteúdo do modelo de outras versões da ferramenta de modelagem. A página Modelagem é a página de preferências raiz; todas as demais páginas são subpáginas da raiz.
Aparência É possível especificar preferências de cores de preenchimento e de linha para elementos de diagrama específicos, como por exemplo notas, comentários e restrições. Além disso, é possível especificar o tipo e o tamanho de fonte padrão para elementos de diagrama. A página Aparência também contém subpáginas, nas quais é possível especificar configurações de conector, forma, Classificador UML e de Componente UML.
Diagramas Padrão É possível especificar preferências que controlam qual diagrama é exibido quando você abre um pacote específico. Ao incluir um novo pacote em um modelo, é possível especificar qual tipo de diagrama é criado automaticamente no pacote.
Coleta É possível especificar se deseja que uma janela lhe informe se o processo de coleta foi concluído.
Mapas de Caminhos É possível criar e editar mapas de caminhos para que os arquivos de modelo sejam independentes do local, o que permite mover ou copiar arquivos de modelo entre espaços de trabalho diferentes.
Padrões É possível especificar a aparência de elementos do diagrama relacionados a padrões e substituir definições específicas do menu pop-up Instância do Padrão.
Réguas e Grade É possível especificar como as opções de régua e grade aparecem no editor de diagrama. Você pode definir a quantidade de espaçamento entre linhas de grade e especificar a unidade de medida que a régua do editor de diagrama utiliza.
Diagramas de Seqüência e de Comunicação É possível especificar se as mensagens criam automaticamente mensagens de retorno entre objetos.
Transformações É possível especificar as operações padrão geradas, como por exemplo construtores e destrutores. Também é possível controlar se aparece um aviso ao substituir elementos UML.
Validação É possível especificar como os erros e avisos de validação são exibidos, se existirem. Também é possível aplicar restrições definidas pela especificação UML 2.0 e também restrições de metamodelo UML 2.0 que suportem a usabilidade de funções de modelagem específicas.
Visualizações É possível especificar o estilo do estereótipo da visualização Explorador de Modelos e especificar prompts de aviso para referências intra-modelos e elementos de modelo filtrados. Também é possível especificar se deseja que as propriedades sejam suprimidas na visualização Propriedades.
Tarefas relacionadas
Personalizando o Ambiente de Modelagem por meio de Preferências
Definindo as Preferências de Modelagem Padrão
Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.