Instâncias de Componentes

Na modelagem UML, as instâncias de componentes são elementos de modelo que representam entidades reais em um sistema.

Normalmente, as instâncias de componentes são utilizadas em diagramas de implementação para representar unidades de execução que existem em tempo de execução; entretanto, também é possível utilizá-las em diagramas de componentes.

O nome de uma instância de componente consiste em uma concatenação sublinhada do nome da instância, dois-pontos (:) e o nome do componente; por exemplo, Shopper1:Cart.

Como a figura a seguir ilustra, uma instância de componente é exibida no editor de diagrama como um retângulo que contém o nome e o estereótipo.

Uma ilustração de uma instância de componente conforme descrito no parágrafo anterior.

Exemplo

Você está desenvolvendo um aplicativo de e-commerce que distribui componentes entre o navegador da Web do cliente, um servidor da Web público e um servidor de dados particular. Para especificar em qual dispositivo um componente específico (por exemplo, o componente Cart) é executado, é possível criar um diagrama de implementação com três instâncias de nó: um para o computador que executa o navegador da Web, outro para o servidor da Web e um terceiro para o servidor de dados. Em seguida, é possível criar um relacionamento de implementação entre a instância do componente Cart e a instância do nó do servidor da Web para indicar que a instância do componente é executada no servidor da Web.

Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.