Nos diagramas de seqüência, as ocorrências de execução mostram o período de tempo em que um participante representado por uma linha de vida está ativo. Cada ocorrência de execução representa uma execução em uma interação.
Como a figura a seguir ilustra, uma ocorrência de execução é exibida como um retângulo fino que sobrepõe a linha tracejada de uma linha de vida.
As partes superior e inferior da ocorrência de execução representam o início e o final do comportamento que está envolvido na comunicação da interação.
As ocorrências de execução são criadas automaticamente quando você cria uma mensagem síncrona ou assíncrona; no entanto, é possível criar manualmente uma ocorrência de execução que não esteja anexada a uma mensagem. Por exemplo, é possível incluir uma ocorrência de execução em uma ocorrência de execução existente para criar ocorrências de execução aninhadas em uma seqüência de chamada.
Como a figura a seguir ilustra, uma ocorrência de execução aninhada é exibida como um retângulo com um deslocamento horizontal que cobre parte de uma ocorrência de execução existente em uma linha de vida.