Verificando Erros do Padrão

Você pode aplicar um padrão que tenha projetado em uma instância de tempo de execução do workbench do desenvolvedor para testar quanto a erros. Os erros são relatados novamente na visualização Console do workbench do desenvolvedor.

Este tópico descreve algumas etapas básicas a serem seguidas quando você estiver depurando um padrão, utilizando os workbenches do desenvolvedor e do tempo de execução. Assume-se que você tenha uma instância do desenvolvedor e uma do tempo de execução do workbench em execução.
Nota: O código do padrão no workbench do desenvolvedor não pode ser alterado enquanto o workbench do tempo de execução está sendo executado.

Antes de testar um padrão, você pode incluir mensagens de depuração nos pontos ativos para rastrear a seqüência de processo para os métodos de expansão e atualização. As mensagens de rastreio são exibidas na visualização Console do workbench do desenvolvedor. A folha de dicas de padrões, Padrões de Autoria, fornece exemplos detalhados de como incluir mensagens de depuração. As folhas de dicas são abertas a partir do menu Ajuda.

Se você incluiu pontos de interrupção em seu código do padrão; eles serão listados e controlados na visualização Ponto de Interrupção no workbench do desenvolvedor. Você pode retomar o processamento do padrão depois de alcançar um ponto de interrupção, clicando em Executar > Retomar.

Para obter detalhes sobre como aplicar padrões, consulte os tópicos sobre como aplicar padrões. Como cada padrão é exclusivo, não há nenhum método único para testar padrões. As instruções a seguir são opções para modificar o padrão. Os parâmetros com dependências chamam vários métodos para cada comando quando uma alteração ocorre em um parâmetro fornecedor.

Para testar seu padrão, execute uma ou mais das etapas a seguir:
  1. Inclua um argumento em cada parâmetro do gabarito, utilizando o assistente de Aplicar Padrão ou as ações arrastar e soltar. O método de expansão que manipula os valores incluídos são chamados.
  2. Exclua cada argumento, utilizando os itens de menu Desfazer ou Excluir do Modelo. O método de expansão que manipula os valores removidos é chamado.
  3. Substitua um argumento por um outro. Esta ação chama um método para manipular os valores removidos e, em seguida, um método para manipular os valores incluídos.
  4. Reaplique o padrão para reavaliar todos os argumentos ligados à instância do padrão. Reaplicar um padrão atualiza quaisquer argumentos que foram ligados e, depois, modificados fora do padrão.
  5. Desaplique o padrão para chamar uma remoção de todos os argumentos. Essa ação remove o padrão.
  6. Remova a ligação de um argumento único para chamar um método de remoção. O método de expansão para manipular valores removidos é chamado.
Depois de testar satisfatoriamente todos os padrões em uma biblioteca, empacote a biblioteca de padrões como um recurso do padrão RAS. Para fazer isso, exporte-a utilizando a visualização Autoria de Padrões. Como um recurso de padrão RAS, os padrões são facilmente distribuídos para serem utilizados por outros desenvolvedores. Quando importado, o recurso de padrão RAS é instalado como um plug-in de padrão e é listado na visualização Explorador de Padrões e no Repositório de Padrões ou na visualização Explorador de Recursos RAS.
Conceitos relacionados
Padrões de Design do IBM Rational
Código e Arquivos de Suporte de Padrões
Instanciações de Padrões
Informações relacionadas
Exibindo Padrões Disponíveis
Criando Instâncias do Padrão
Especificando Argumentos para Instâncias do Padrão
Exportando Recursos RAS
Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.