A rastreabilidade mostra o relacionamento entre uma especificação de software, seus elementos do modelo UML e sua execução.
A rastreabilidade permite analisar o impacto das alterações em especificações, elementos do modelo e execuções. É possível esclarecer o objetivo de um elemento de modelo UML visualizando como ele corresponde a uma especificação do sistema. Os relatórios de rastreabilidade podem ser analisados para identificar quando a execução de uma especificação não está consistente com a arquitetura planejada do sistema.
É possível rastrear especificações para verificar se todos os elementos de modelo de nível mais baixo derivam de especificações de nível mais alto e se todas as especificações de nível mais alto correspondem aos elementos de modelo de nível mais baixo. Também é possível utilizar a rastreabilidade como a base para o planejamento de testes.
É possível criar e relatar links de rastreabilidade em um único modelo ou entre modelos que se baseiam no mesmo metamodelo UML 2.0.
No contexto de rastreabilidade, uma especificação é um elemento do modelo que descreve a funcionalidade que será implementada. Uma especificação pode ser um caso de uso UML, um artefato UML que é um destino em um relacionamento de dependência ou um requisito do Requisite Pro que está vinculado a um elemento do modelo UML.
No contexto de rastreabilidade, uma execução é um elemento do modelo que executa uma funcionalidade específica. Uma execução pode ser um elemento Java visualizado ou um artefato UML que é um cliente em um relacionamento de dependência. É possível visualizar elementos do modelo que não possuem um relacionamento com as execuções.