A transformação UML em EJB transforma uma classe com o estereótipo <<Serviço>> em um bean de sessão gerenciado por contêiner, sem preservação de estado ou com preservação de estado, com um nome de bean que seja igual àquele da classe UML de origem. A transformação sempre gera as classes Java a seguir para beans de sessão:
A transformação gera as classes Java a seguir quando, na guia Sessão, você clica em Somente Interfaces Remotas:
A transformação gera as classes Java a seguir quando, na guia Sessão, você clica em Somente Interfaces Locais:
A transformação gera as classes Java a seguir quando, na guia Sessão, você clica em Interfaces Locais e Remotas:
A transformação gera todas as classes na pasta de pacote que é gerada para o pacote-pai da classe UML de origem. Se você criar um modelo UML sem pacotes, a transformação criará um pacote padrão denominado ejbs.
A transformação gera o arquivo de classe de bean na árvore de origem do projeto EJB de destino.
A transformação gera os quatro arquivos de interface na árvore de origem do projeto cliente do projeto EJB de destino. Se não existir nenhum projeto cliente, a transformação gerará os arquivos de interface no projeto EJB de destino.
A transformação inclui dados que definem o bean de sessão para o descritor de implementação (ejb-jar.xml).
Cada classe UML com um estereótipo <<Serviço>> possui uma propriedade de estereótipo denominada "hasState". Quando o valor de hasState for falso, a transformação gerará essa classe UML como um bean de sessão sem preservação de estado. De modo contrário, quando o valor de hasState for verdadeiro, a transformação gerará a classe UML como um bean de sessão com preservação de estado.
Nota: A propriedade de estereótipo afeta somente aquelas classes UML que a transformação gera como novos beans de sessão.
Por padrão, o valor da propriedade hasState é falso, que é consistente com as configurações padrão no assistente de criação do bean de sessão.
Se a classe UML de origem do bean de sessão tiver um relacionamento de generalização (por exemplo, estende) com outra classe UML com o estereótipo <<Serviço>> e esse estereótipo tiver o mesmo valor da propriedade "hasState", o bean de sessão representado pela classe se tornará a superclasse EJB do bean de sessão a ser gerado.
Se a classe UML de origem do bean de sessão tiver relacionamentos de realização (por exemplo, implementa) com elementos da interface, as interfaces representadas pelas interfaces de origem serão implementadas pelas quatro interfaces (remota, home, local, home local).
A transformação transforma atributos na classe UML de origem em propriedades Java na classe de bean. Para obter informações adicionais sobre como os atributos são transformados, consulte a documentação da transformação UML em Java.
Se o tipo do atributo for de outro bean corporativo, a transformação EJB não gerará um campo e uma associação para o bean de sessão. Em vez disso, a transformação gravará uma mensagem no arquivo de log indicando que o atributo de origem não será transformado.
A transformação transforma operações na classe UML de origem em métodos de negócios no bean de sessão. Inicialmente, a operação é transformada da mesma maneira que uma operação em uma classe UML não marcada. A operação transformada é incluída nas classes listadas na tabela a seguir, com algumas modificações.
Classe |
Modificações de métodos |
Classe de bean |
Sem alteração |
Interface local |
Método de interface |
Interface remota |
Método de interface, lança java.rmi.RemoteException |
Ignorado.
Ignorado.
Termos de
uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004. Todos os Direitos Reservados.