É possível utilizar gabaritos para ajustar a formatação do código e, em algum momento, o conteúdo que a transformação produz.
Os gabaritos de código são cadeias que você pode editar nas propriedades do Eclipse. Para acessar as propriedades, conclua as seguintes etapas:
Clique em Janela > Preferências.
Expanda Modelagem, expanda Transformações e clique em Transformação UML para C++.
Clique na guia Gabaritos.
É possível editar o texto dos gabaritos ("Cabeçalho" para arquivos .h de cabeçalho, "Corpo" para os arquivos .cpp de corpo), salve-o e o utilize em diferentes espaços de trabalho do Eclipse.
Um gabarito de código simplificado para o arquivo de cabeçalho da classe poderia parecer com o seguinte exemplo:
classe $(nome) { $(corpo) }; |
Neste exemplo, a transformação substitui as tags de $(nome) e $(corpo) com valores verdadeiros.
O gabarito para o arquivo de corpo da classe poderia parecer com o seguinte exemplo:
$(inclui) $(corpo) |
A transformação tenta gerenciar o espaço em branco no código gerado. Se uma marcação tem somente espaço em branco entre o começo da linha e a tag, a transformação recua o código de substituição com o espaço em branco. A tag $(esquerda) no início da linha desliga o recuo para a linha. É possível utilizar a tag $(del) para indicar linhas "macias", que são linhas que a transformação remove se não tiverem informações.
É possível importar e exportar gabaritos do espaço de trabalho do Eclipse que os armazena, utilizando os botões Importar e Exportar na página Preferências do plug-in. Se você exportar um gabarito, o sistema cria um arquivo XML que representa um conjunto de gabaritos que podem ser importados para outro computador ou espaço de trabalho.
Para reverter para o conjunto padrão de gabaritos para a transformação C++, na página Propriedades do plug-in, clique em Restaurar Padrões.