A visualização Explorador de Padrões mostra padrões que podem ser aplicados. Ao arrastar um padrão da visualização Explorador de Padrões para o editor de diagrama, você está aplicando o padrão. Depois, você pode ligar os valores de argumentos aos parâmetros associados ao padrão. Entretanto, você não pode definir novos parâmetros de gabarito para o padrão (por exemplo, não é possível criar um novo padrão a partir da instanciação de um padrão existente).
Se você incluir um grupo para um padrão utilizando a visualização Autoria do Padrão e iniciar uma nova sessão com o comando Executar como > Workbench de Tempo de Execução, o novo grupo não aparecerá na sessão. Para solucionar esse problema, você deve remover o espaço de trabalho ou o arquivo metadata\plugins\org.eclipse.core.runtime\settings\com.ibm.xtools.ras.repository.datastore.core.prefs, quando iniciar o produto com a opção -clean.
Uma mensagem de erro "Código de implementação ausente" aparece para um padrão nas seguintes situações:
- A identidade do padrão, incluindo a versão e o ID, que está declarada no código fonte Java não corresponde à identidade definida no arquivo de manifesto do padrão.
- O retorno do método getAvailablePatternDefinitions() no código da biblioteca não inclui uma referência à classe do padrão.
Para solucionar esse problema, modifique o código relevante manualmente ou regenere o código fonte para a biblioteca de padrões e o padrão que baseia-se na definição no arquivo de manifesto.
Se você incluir uma extensão de padrões em um projeto existente, serão relatados erros de compilação que referem-se a importações não resolvidas. Os erros param depois que o arquivo plugin.xml é salvo ou o comando "compute build path" é chamado a partir do menu do plug-in requerido com.ibm.xtools.patterns.framework.
Se você trabalhar em um código do idioma não-inglês e instalar o pacote de idioma opcional do produto, as dicas de ferramenta para a coluna de valor da janela Parâmetros do Padrão não serão traduzidas adequadamente.
Quando você converte um projeto de plug-in em projeto de padrão, o projeto pode não ser exibido na visualização Autoria do Padrão. Para exibir o projeto na visualização Autoria do Padrão, salve o arquivo plugin.xml.
Se você alterar o tipo de um padrão na visualização Autoria do Padrão, as atualizações poderão não ser refletidas no gabarito de definição (arquivo .emx).
Para solucionar esse problema, execute as seguintes etapas:
- Exclua o modelo de referência do padrão do diretório PatternsFile do projeto (por exemplo, pattern1.emx).
- Reinicie o produto e carregue seu projeto.
- Abra a visualização Autoria do Padrão.
- Clique com o botão direito do mouse no padrão; em seguida, clique em Regenerar o Gabarito de Definição.
Se o foco estiver na visualização Autoria do Padrão após uma operação de autoria do padrão, como excluir um parâmetro, a operação Desfazer não estará disponível. Entretanto, se o foco estiver no editor de código fonte após uma operação de autoria do padrão, a operação Desfazer estará disponível, mas os resultados da operação aparecerão apenas no editor de código fonte, não no arquivo de manifesto RAS (Reusable Assets Specifications).
Inconsistências entre o código fonte e o arquivo de manifesto RAS são indicadas na visualização Autoria do Padrão com um X vermelho.
Retornar para o Arquivo Leia-me Principal