Instalando o IBM Rational Performance Tester

Conteúdo

Sobre o IBM Rational Performance Tester

Depois de Instalar o Rational Performance Tester

Sobre o IBM Rational Performance Tester

O IBM Rational Performance Tester, um produto que testa o desempenho do sistema. O Rational Performance Tester suporta teste em aplicativos da Web e fornece aprimoramentos importantes na facilidade de uso e escalabilidade. Ele é hospedado no Integrated Development Environment do Eclipse, utilizando um mecanismo de execução com base em Java.

Há dois componentes para o produto: Rational Performance Tester, que é instalado no desktop e o Rational Agent Controller, que gera carregamentos utilizando computadores adicionais. Agent Controller executa drivers, que emulam usuários virtuais, nos computadores remotos. Os usuários virtuais são instâncias ou iterações dos testes de carregamento. Quando você instala o Performance Tester em um computador local, também instala o Agent Controller.

Sobre o IBM Rational Software Development Platform

O IBM Rational Software Development Platform é uma plataforma comum que contém o workbench de desenvolvimento e outros componentes de software que são compartilhados por vários produtos.
  • Rational Software Modeler
  • Rational Web Developer
  • Rational Application Developer
  • Rational Software Architect
  • Rational Functional Tester
  • Rational Performance Tester

Se você instalar algum desses produtos, o Rational Software Development Platform será instalado como parte do produto. Se mais de um desses produtos for instalado, o Rational Software Development Platform será instalado apenas uma vez. Todos esses produtos utilizam a mesma cópia do Rational Software Development Platform.

Migração e Coexistência

O gráfico a seguir resume como cada produto interage quando você tenta instalar um outro produto que contém o Rational Software Development Platform.

Já instalado Rational Software Modeler Rational Web Developer Rational Application Developer Rational Software Architect Rational Functional Tester Rational Performance Tester
Rational Software Modeler N/D Compartilhamento de Shell Compartilhamento de Shell Upgrade Compartilhamento de Shell Compartilhamento de Shell
Rational Web Developer Compartilhamento de Shell N/D Upgrade Upgrade Compartilhamento de Shell Compartilhamento de Shell
Rational Application Developer Compartilhamento de Shell Bloqueio N/D Upgrade Compartilhamento de Shell Compartilhamento de Shell
Rational Software Architect Bloqueio Bloqueio Bloqueio N/D Compartilhamento de Shell Compartilhamento de Shell
Rational Functional Tester Compartilhamento de Shell Compartilhamento de Shell Compartilhamento de Shell Compartilhamento de Shell N/D Compartilhamento de Shell
Rational Performance Tester Compartilhamento de Shell Compartilhamento de Shell Compartilhamento de Shell Compartilhamento de Shell Compartilhamento de Shell N/D
  • Bloqueio: Se houver impedimento na instalação de um produto, você deverá desinstalar a versão anterior primeiro. Esse bloqueio ocorre quando você tenta instalar um produto que oferece menos funcionalidade que o produto atualmente instalado. Por exemplo, se o Software Architect estiver instalado e você tentar instalar o Application Developer, haverá um bloqueio.
  • Upgrade: Se você instalar um produto que inclua funcionalidade no produto atual, será feito upgrade para o produto com maior funcionalidade. O primeiro produto será desinstalado, mas o Rational Software Development Platform e o espaço de trabalho que contêm seu trabalho para o primeiro produto permanecerão no mesmo local.
  • Compartilhamento de Shell: Outros produtos compartilham a instalação do Rational Software Development Platform. O segundo produto estende os recursos de um produto existente sem instalar outra cópia do Rational Software Development Platform. Portanto, por exemplo, se você instalar o Performance Tester e, em seguida, instalar o Application Developer, eles utilizarão a mesma cópia do Rational Software Development Platform, que conterá toda a funcionalidade oferecida por ambos, Performance Tester e Application Developer.

Sobre a Desinstalação de Produtos

  • Produtos com Upgrade. Ao fazer upgrade de um produto, o produto existente é removido e substituído. Se um produto com upgrade recente for desinstalado, o produto inteiro será removido do sistema. Por exemplo, se você instalar o Application Developer, fizer upgrade para o Software Architect e desinstalar o Software Architect, todos os plug-ins, incluindo a plataforma de desenvolvimento, serão desinstalados. Para substituir o Application Developer, você deve reinstalar o Application Developer.
  • Produtos com Compartilhamento de Shell. Se dois ou mais produtos estiverem instalados em um cenário de compartilhamento de shell, a plataforma de desenvolvimento permanecerá no lugar até que o último produto seja desinstalado. Por exemplo, se o Application Developer e o Performance Tester estiverem instalados e você desinstalar o Application Developer, o Performance Tester (e a plataforma de desenvolvimento) permanecerá no sistema.

Iniciando Produtos que Compartilham o Rational Software Development Platform

Quando você vai para o menu Iniciar (ou o menu equivalente para Linux), o menu de nível superior será sempre o IBM Rational, independentemente de qual produto estiver instalado.

Uma subpasta para cada produto está disponível no menu de nível superior. Essas subpastas contêm links para informações específicas do produto (como arquivos leia-me) e um ponto de ativação para o Rational Software Development Platform. O ponto de ativação possui o nome do produto.

Também é possível iniciar a plataforma de desenvolvimento comum diretamente do menu IBM Rational utilizando um ponto de ativação com o rótulo Rational Software Development Platform.

Antes de Instalar o Rational Performance Tester

Antes de instalar o Rational Performance Tester, utilize as informações nesta seção para executar tarefas preliminares.

Requisitos do Sistema

As tabelas a seguir listam as plataformas suportadas e os requisitos do sistema para CPU, RAM, espaço em disco, interface de rede e vídeo. Os requisitos do sistema são os mesmos para o Performance Tester e o Agent Controller. Consulte as Notas sobre o Release para obter as atualizações mais recentes.

Tabela 1. Plataformas Suportadas para o Rational Performance Tester
Plataforma Service pack Componentes
Windows 2000 Professional SP3, SP4 Performance Tester e Agent Controller
Windows XP Professional SP1, SP2 Performance Tester e Agent Controller
Red Hat Enterprise Linux Workstation 3 Nenhum Performance Tester e Agent Controller
SUSE Linux Enterprise Server 9 SP1 Performance Tester e Agent Controller
Windows Server 2003 Enterprise Edition, Windows Server 2003 Standard Edition Nenhum Somente Agent Controller
Windows 2000 Server, Windows 2000 Advanced Server SP3, SP4 Somente Agent Controller
Tabela 2. Requisitos do Sistema para o Rational Performance Tester
Componente do Sistema Requisito
CPU Intel Pentium IV 1.5 GHz ou processador compatível
Memória (RAM) 768 MB
O espaço em disco livre 1,5 GB (com pelo menos 500 MB no /tmp para sistemas Linux)
Interface de Rede Ethernet 100 megabits/segundo
Vídeo 1024 x 768; 256 cores
Nota: A instalação do Performance Tester em um sistema com menos de 768 MB de RAM pode resultar em desempenho precário e travamentos no aplicativo.

Obtendo Chaves de Licença

Não é necessária uma chave de licença para instalar o Rational Performance Tester. Entretanto, elas serão necessárias se você planeja emular um carregamento com mais de cinco usuários virtuais simultâneos. Por exemplo, é possível executar o Performance Tester com quatro usuários virtuais e nenhuma chave de licença (versão de teste, por exemplo), mas se a opção for executar dez usuários virtuais, será necessário comprar um pacote de chaves de licença de testador virtual que suporte cinco ou mais usuários virtuais adicionais. As chaves de licença são vendidas em grupos denominados pacotes de chaves de licença de testador virtual. Esses pacotes são fornecidos em grupos de 5, 50, 100, 250, 500, 1000, 2500, 5000, 10.000, 20.000, 50.000 e 100.000 testadores virtuais.

Os pacotes de chaves de licença de testadores virtuais não são divisíveis. O Performance Tester executa o registro de saída de um pacote ao executar um teste com mais de cinco testadores virtuais. Se você tiver um pacote de licença para 50 testadores virtuais e o Performance Tester iniciar um teste com 25 testadores virtuais na máquina A, a máquina B ficará limitada a cinco testadores virtuais até que o teste iniciado na máquina A esteja concluído.

Por outro lado, os pacotes de chaves de licença de testadores virtuais são aditivos. O Performance Tester em uma máquina específica pode executar o registro de saída de várias chaves de licença de um determinado servidor de licença para executar um teste. Por exemplo, a máquina A pode executar o registro de saída de dois pacotes de chaves de licença com 50 testadores virtuais para executar um teste com 100 usuários virtuais.

Quando você compra o Performance Tester por meio do Passport Advantage, a remessa ou o download do software Passport Advantage contém um documento denominado Important Licensing and Installation Information. Esse documento contém as informações a seguir:

  • Lista dos componentes do produto
  • Tipo de chave de licença requerido para cada componente (por exemplo, os componentes de driver requerem licenças flutuantes.)
  • O número da conta do produto
  • Instruções para obter a chave de licença para cada componente

Você pode utilizar esse documento ou o certificado de Prova de Autorização para obter chaves de licença da IBM.

Para obter chaves de licença:

  1. Vá para http://www.ibm.com/rational/support/licensing.
  2. Clique em Rational Licensing and Download Center.
  3. Registre-se no IWM (IBM Web Management) e clique em Request and Manage License Keys.
  4. Siga as instruções, utilizando as informações no documento Important Licensing and Installation Information ou no certificado Proof of Entitlement para obter as chaves de licença. As chaves de licença serão enviadas a você em um arquivo com uma extensão de arquivo .upd.

Requisitos de Licença

Você utiliza chaves de licença para autenticar-se em um Rational License Server. Se você utiliza outros produtos Rational, provavelmente tem acesso a um servidor de licenças. Caso contrário, siga os procedimentos no IBM Rational Software License Management Guide para configurar um servidor de licenças.Você pode fazer download dessa publicação gratuitamente em http://www.ibm.com/shop/publications/order.

No Linux, você pode instalar um Rational License Server diretamente da barra de lançamento. Na barra de lançamento do Linux, clique em Instalar o IBM Rational Common Licensing Server para Linux. Essa opção não está atualmente disponível na barra de lançamento do Windows.

Os servidores e clientes da licença podem ser executados em plataformas diferentes. Por exemplo, se um servidor de licenças já estiver em execução em um computador Linux, não será necessário instalar um servidor de licenças no Windows para atender aos clientes Windows.

Outras Considerações de Pré-instalação

Esta seção descreve etapas adicionais que podem precisar ser executadas antes da instalação do produto.

Fazendo Upgrade de uma Versão Beta

Se uma cópia beta do Rational Performance Tester estiver instalada no sistema, você deverá desinstalar a versão beta completamente antes de instalar esta versão. A nova versão do produto não pode ser instalada sobre a versão beta. Os dados criados no espaço de trabalho com uma versão beta podem não ser utilizáveis em uma versão de release completa do produto.

Para obter informações sobre a desinstalação do produto, consulte os procedimentos apropriados de desinstalação neste documento.

Fazendo Upgrade de uma Versão Experimental

Você pode instalar uma versão atual do Rational Performance Tester diretamente sobre uma versão experimental do produto. Todos os dados no espaço de trabalho são preservados.

Desinstalando Versões Anteriores do Agent Controller

Se você tiver uma versão anterior do Agent Controller ou de qualquer software derivado do Hyades Data Collection Engine, pare-o e desinstale-o antes de instalar o Rational Performance Tester. Consulte Desinstalando o Agent Controller no Windows e Desinstalando o Agent Controller no Linux para obter detalhes.

Instalando a partir de um Local de Rede não Divulgado

Não é possível instalar o Rational Performance Tester a partir de um local de rede não divulgado utilizando nomes de caminhos UNC. Se você planejar instalar o Performance Tester a partir de um local na rede, deverá mapear o local da rede para uma unidade no sistema local.

Instalando e Desinstalando o Rational Performance Tester

Esta seção contém informações sobre como instalar o Rational Performance Tester. O Performance Tester pode ser instalado a partir do CD-ROM ou de imagens eletrônicas transferidas por download. Um assistente de instalação é fornecido, mas você também pode instalar o Performance Tester a partir de um prompt de comandos ou executar uma instalação silenciosa, conforme esboçado posteriormente nesta documentação.O programa de instalação também pode ser executado em um modo de console interativo, que pode ser mais adequado para pessoas com necessidades de acessibilidade. A opção de linha de comandos do Modo de Acessibilidade (-accessibility) torna o assistente de modo do console de tempo de execução mais simples e fácil para programas de leitor de tela.

Para executar no modo de console no Windows, execute este comando no diretório \setup do CD de instalação do Performance Tester:

setup.exe -is:javaconsole -log @NONE -accessibility

Para executar em modo Linux, digite este comando em uma linha:

CD_device/setup/setup.bin -is:javaconsole -log @NONE -accessibility

em que

Instalando o Rational Performance Tester a partir do CD-ROM

Para instalar o Rational Performance Tester no sistema Windows ou Linux:

  1. No Windows, efetue logon como Administrador.No Linux, efetue logon como root.
  2. Insira o CD de instalação do Performance Tester no CD-ROM.No Windows, o aplicativo de barra de lançamento será iniciado se a Execução Automática estiver ativada. No Linux, você deve iniciar o arquivo launchpad.bin no diretório raiz do CD-ROM.
  3. Na barra de lançamento, clique em Instalar o IBM Rational Performance Tester. O assistente de instalação se abre na página de Boas-vindas. Clique em Avançar quando estiver pronto para continuar.
  4. Reveja o acordo de licença. Se concordar com os termos, clique em Eu aceito os termos do acordo e clique em Avançar.
  5. Especifique o diretório no qual deseja instalar os componentes locais. É recomendável que você aceite o local do diretório padrão. Clique em Avançar.
  6. Na página Recursos, selecione os recursos que você deseja instalar.
    • Pacote de Idiomas: Instala o suporte para idiomas diferentes do inglês.
    • Exemplos para o Eclipse Plug-In Development: Instala amostras de implementações de Plug-ins Eclipse.
    O IDE (Development Environment), o Agent Controller e o Common Licensing são selecionados por padrão. Clique em Avançar quando estiver pronto para continuar.
  7. Especifique a instalação típica (padrão) ou a instalação personalizada do Agent Controller. Clique em Avançar.
  8. No Windows, indique se você deseja que o Administrador de Chave de Licença seja iniciado automaticamente no final do processo de instalação. Clique em Avançar.
  9. Na página Resumo, leia as opções selecionadas. Quando estiver pronto para iniciar a instalação, clique em Avançar.
  10. Quando a instalação estiver concluída, clique em Concluir para sair do assistente. A não ser que você tenha selecionado a instalação personalizada do Agent Controller na Etapa 7, você será retornado para a barra de lançamento. Para sair da barra de lançamento, clique em Sair.
  11. Depois de sair da barra de lançamento, inicie o Rational Performance Tester e ajuste o tamanho de heap da Java Virtual Machine.
    1. Clique em Window > Preferences.
    2. Expanda Teste.
    3. Clique em Performance Test Workbench.
    4. Em Tamanho de heap da Java Virtual Machine, digite o tamanho de memória recomendado na tela.
    5. Clique em OK.

Instalando a partir de Imagens Eletrônicas

Antes de instalar o produto, verifique se há espaço suficiente.

  • É necessário ter aproximadamente 1,5 GB de espaço em disco para armazenar o conjunto completo de imagens transferidas por download.
  • No Windows, a variável de ambiente TEMP ou TMP deve apontar para um diretório temporário válido com pelo menos 500 MB livres.
  • No Linux, você precisa de pelo menos 500 MB de espaço livre no /tmp.

Para fazer download e criar a imagem de instalação eletrônica:

  1. Faça download de todas as partes requeridas e das partes opcionais desejadas no mesmo diretório temporário. Se alguma parte opcional for necessária posteriormente, faça download das partes opcionais adicionais e reexecute a ferramenta de extração antes de tentar a instalação.
    Nota: Ao fazer upgrade de um produto Rational Software Development Platform para outro utilizando as imagens eletrônicas, assegure-se de fazer download e extrair para o novo produto o mesmo conjunto de imagens que você fez download e extraiu para o produto original. Os mesmos componentes instalados no produto original serão instalados automaticamente no produto atualizado. Por exemplo, se o Pacote de Idiomas tiver sido instalado originalmente, ao fazer upgrade, será necessário fazer seu download e extraí-lo para a nova imagem de instalação do produto.
  2. Inicie o assistente de extração.
    • No Windows, ative o arquivo extractor.exe localizado no diretório temporário. O assistente que cria a imagem de instalação é iniciado.
    • No Linux, modifique as permissões no arquivo extractor.bin localizado nesse diretório temporário, digitando chmod +x extractor.bin. Em seguida, execute o arquivo digitando ./extractor.bin.
  3. Siga as instruções no assistente para especificar onde deseja criar a imagem e quais recursos deseja incluir.
  4. Depois que a imagem for criada, decida quando instalar o produto.
    • Para instalar o produto imediatamente, clique em Concluir.
    • Para instalar o produto posteriormente, limpe a caixa de opções Iniciar o Assistente de Instalação. Quando você estiver pronto para executar o programa de instalação, ative disk1\launchpad.exe no diretório em que a imagem de instalação foi criada.
  5. Siga as instruções descritas em Instalando o Rational Performance Tester a partir do CD-ROM.

Criando uma Imagem de Instalação da Rede

Você pode colocar uma cópia da imagem de instalação em uma unidade de rede para que os usuários possam fazer a instalação por uma rede.

Para executar o programa de instalação a partir de uma unidade de rede, você deve trabalhar com uma imagem eletrônica transferida por download do Rational Performance Tester ou copiar o conteúdo do CD, conforme descrito a seguir.

São necessários, aproximadamente, 1,5 GB de espaço em disco para armazenar o conteúdo dos CDs do Windows, do Linux e do Agent no disco. Para copiar os arquivos de instalação núcleo do CD:

  1. Para uma instalação do Windows, crie um diretório temporário em uma unidade de rede na qual você deseja armazenar a imagem (por exemplo, network_drive:\install_image).
  2. Insira o CD de instalação do Rational Performance Tester para Windows na unidade de CD.
  3. No diretório temporário, crie um subdiretório denominado disk1. Esse subdiretório deve se chamar disk1 e deve estar em letras minúsculas.
  4. Copie todos os arquivos e diretórios no primeiro CD de instalação para o subdiretório disk1 no diretório temporário.
  5. Repita as etapas 3 e 4 para copiar o conteúdo dos CDs do Linux e do Agent para seus próprios subdiretórios. (No Linux, certifique-se de efetuar login como raiz.)
Nota:
  • Se você mapear para uma unidade de rede sem especificar um nome de dispositivo (por exemplo, \\computername\sharename), poderá receber a seguinte mensagem quando tentar instalar o Performance Tester:
    The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf(104)

    Nesse caso, a unidade precisará ser mapeada especificando um nome de dispositivo (por exemplo, x:\sharename).

  • Se sua máquina entrar no modo em espera durante uma instalação a partir de uma imagem de instalação de rede, a instalação pode falhar.

Chamando uma Instalação Silenciosa

O programa de instalação do Rational Performance Tester poderá ser executado silenciosamente se você não desejar interagir com o assistente de instalação.

Configurando as Imagens Locais

Antes de instalar silenciosamente o Rational Performance Tester, você deverá configurar as imagens locais:

  1. Assegure-se de que o ID do usuário que está sendo utilizado não contenha caracteres de byte duplo.
  2. Crie uma imagem de instalação local ou de rede, conforme descrito em Criando uma Imagem de Instalação da Rede.

Instalando Silenciosamente os Recursos Padrão no Diretório Padrão

Os recursos a seguir são instalados, por padrão, durante a instalação silenciosa do Rational Performance Tester:

  • Integrated Development Environment
  • Controlador do Agente
  • Common Licensing (se ainda não estiver instalado)

No Windows, o diretório padrão é system_drive:\Arquivos de Programas\IBM\Rational\SDP\6.0.

No Linux, o diretório padrão é /opt/IBM/Rational/SDP/6.0.

Para instalar silenciosamente o Rational Performance Tester no diretório padrão apenas com os recursos padrão selecionados:

  1. Copie as imagens, conforme descrito em Criando uma Imagem de Instalação da Rede, se ainda não tiver feito isso.
  2. Na linha de comandos, altere para o diretório \disk1\setup no diretório temporário criado em uma seção anterior (por exemplo, network_drive:\install_image\disk1\setup no Windows ou /tmp/install_image/disk1/setup no Linux) .
  3. Execute o comando apropriado:
    • No Windows: setup.exe -silent
    • No Linux: ./setup.bin -silent
  4. A instalação silenciosa do Performance Tester pode levar algum tempo para ser concluída. Para determinar quando a instalação será concluída, verifique o diretório \logs no diretório de instalação padrão. Quando você vir o arquivo license.log, a instalação silenciosa estará concluída.

Instalando Silenciosamente em um Diretório Diferente

Alterando o parâmetro installLocation, você pode instalar o Rational Performance Tester em um diretório diferente.

No Windows, para especificar "d:\my softdev" como o diretório de instalação, execute o seguinte comando: setup.exe -silent -P installLocation="d:\my softdev"

No Linux, para especificar "/my_softdev" como o diretório de instalação, execute o seguinte comando: ./setup.bin -silent -P installLocation="/my_softdev"

(Nesses exemplos, são instalados apenas os recursos padrão.)

Instalando Silenciosamente Recursos Adicionais

O Rational Performance Tester fornece um arquivo de resposta de amostra que instala silenciosamente todos os recursos padrão. Esse arquivo de resposta chama-se responsefile.txt e está localizado no diretório \disk1\util (/disk/util no Linux). Para alterar o arquivo de resposta para instalar outros recursos, faça primeiro uma cópia de backup do responsefile.txt.

É possível atualizar o arquivo de resposta para instalar um ou mais recursos opcionais do Rational Performance Tester. A tabela a seguir lista os recursos e suas entradas correspondentes no arquivo de resposta.

Tabela 3. Lista de Opções do Arquivo de Resposta
Recurso Entrada do Arquivo de Resposta
Diretório de instalação do produto installLocation
Language Pack feature_lang_pack_rad_win32.active
Exemplos do Eclipse Plug-in Development feature_examples_win32.active

Para instalar silenciosamente qualquer um dos recursos opcionais:

  1. Copie responsefile.txt para um novo arquivo, como myresponsefile.txt.
  2. Edite sua cópia do arquivo de resposta.
  3. Localize a linha que contém o nome do recurso mostrado na tabela anterior. Por exemplo, para instalar os exemplos do Eclipse plug-in development, localize a linha apropriada no arquivo de resposta:

    No Windows: :# -P feature_examples_win32.active=<value>

    No Linux: :# -P feature_examples_linux.active=<value>

  4. Faça as seguintes alterações nessa linha:
    • Remova o # na primeira coluna.
    • Altere  <value> para true.

    No exemplo do Windows, altere essa linha para:

    -P feature_examples_win32.active=true
    No exemplo do Linux, altere essa linha para:
    -P feature_examples_linux.active=true
  5. Salve suas alterações.
  6. No Linux, efetue login como raiz.
  7. Copie as imagens, conforme descrito em Configurando as Imagens Locais, se ainda não tiver feito isso.
  8. Na linha de comandos do Windows, altere para o diretório \disk1\setup no diretório temporário (por exemplo, network_drive:\install_image\disk1\setup) criado em uma seção anterior.

    Na linha de comandos do Linux, altere para o diretório /disk1/setup no diretório temporário (por exemplo, /tmp/install_image/disk1/setup) criado em uma seção anterior.

  9. Quando executar um arquivo de resposta, adicione o parâmetro -options e o nome completo dele como demonstrado a seguir:

    No Windows: setup.exe -silent -options "Your_directory\myresponsefile.txt"

    No Linux: ./setup.bin -silent -options "Your_directory/myresponsefile.txt"

    
    

    Your_directory é o nome completo do diretório que contém seu arquivo de resposta.

    Nota: Para verificar se o arquivo de resposta está sendo utilizado, execute primeiro esse comando (isto é, antes de executar uma instalação silenciosa) se a opção -silent e verifique se suas configurações estão sendo registradas no assistente de instalação. Se não estiverem, há algum problema com as configurações do arquivo de resposta ou da sintaxe de comando.
  10. A instalação silenciosa do Rational Performance Tester pode levar algum tempo para ser concluída. Para determinar quando a instalação será concluída, verifique o subdiretório \logs no diretório de instalação. Quando você vir o arquivo license.log, a instalação silenciosa estará concluída.

A tabela a seguir fornece vários comandos de instalação silenciosa de amostra:

Tabela 4. Amostras de Comandos da Instalação Silenciosa
Comando Descrição
setup.exe -options-template c:\responseFile.txt Cria um gabarito do arquivo de resposta
setup.exe -options-record c:\responseFile.txt Cria um arquivo de resposta, registrando as opções do usuário em uma instalação real
setup.exe -silent -options c:\responseFile.txt Executa uma instalação silenciosa
uninstall.exe -silent -options c:\responseFile.txt Executa uma desinstalação silenciosa

Desinstalando no Windows

Para desinstalar o Rational Performance Tester em um sistema Windows:

  1. Clique em Arquivo > Painel de Controle > Adicionar ou Remover Programas.
  2. Selecione na lista o aplicativo que você deseja instalar e clique em Alterar/Remover.
  3. Siga as instruções no assistente de desinstalação.

Desinstalando no Linux

Para desinstalar o Rational Performance Tester em um sistema Linux:

  1. Efetue login como root.
  2. Altere o diretório para install_dir/rpt_prod/_unist.
  3. Execute uninstall.bin.

Instalando o Agent Controller

Agent Controller é um daemon que permite que os aplicativos clientes ativem e gerenciem aplicativos locais ou remotos. Além disso, ele também fornece informações sobre a execução de aplicativos para outros aplicativos. O Agent Controller é requerido pelo Rational Performance Tester e deverá estar em execução no sistema local em que o Rational Performance Tester estiver instalado.

Embora o Agent Controller seja instalado automaticamente no sistema local durante a instalação do Rational Performance Tester, é possível escolher como instalá-lo. Você pode executar uma instalação padrão ou uma instalação personalizada e, nesse caso, percorrerá o assistente de instalação página por página. Além disso, poderá instalar o Agent Controller em sistemas Windows, Red Hat Linux e SuSE Linux remotos. Utilize as instruções desta seção para executar uma instalação personalizada do Agent Controller durante o processo de instalação do Rational Performance Tester ou para instalar o Agent Controller em sistemas remotos.

Quando o Agent Controller é instalado independentemente (sem o Rational Performance Tester), ele permite que os usuários remotos ativem programas Java na máquina em que está instalado. Portanto, você deve restringir o acesso ao Agent Controller utilizando uma das seguintes opções:

Nota:
  • Quando o Rational Performance Tester é instalado, o Agent Controller é instalado e configurado automaticamente para permitir conexões apenas do host local. Portanto, as duas opções anteriores recomendadas para a segurança independente do Agent Controller não são necessárias em máquinas em que é utilizada a instalação padrão do Rational Performance Tester.
  • A documentação on-line do Agent Controller é instalada após a instalação do software. Nesse momento, a documentação é incluída na ajuda on-line do Rational Performance Tester.
  • Para obter informações adicionais sobre as implicações de segurança de se utilizar o Agent Controller, consulte a documentação do Agent Controller fornecida com o Rational Performance Tester.

Instalando o Agent Controller em um Sistema Windows Local

O Agent Controller é instalado automaticamente após a instalação do Rational Performance Tester.

Para executar uma instalação personalizada do Agent Controller em um sistema Windows local em que o Rational Performance Tester está instalado:

  1. Especifique a instalação personalizada do Agent Controller ao instalar o Rational Performance Tester.
  2. Quando a tela Bem-vindo do Agent Controller for aberta, clique em Avançar.
  3. Ignore os avisos sobre verificação para certificar-se de que o Eclipse platform não esteja em execução. Clique em Avançar para continuar.
  4. Leia e aceite o acordo de licença e clique em Avançar para continuar.
  5. Se você tiver uma instalação existente do Agent Controller, você será informado que ela será removida. Clique em Avançar para continuar.
  6. Especifique o caminho no qual o Agent Controller deve ser instalado e clique em Avançar para continuar.
  7. Selecione os recursos do Agent Controller que você gostaria de instalar e clique em Avançar para continuar. Você deve aceitar o padrão, que seleciona todos os recursos.
    • Mecanismo de Coleta de Dados do Hyades: Estrutura fornecida pelo projeto de código aberto Eclipse para ativar e criar o perfil de aplicativos Java locais ou remotos. Obrigatório.
    • Plugins do IBM Rational: Deve ser selecionado para que seja possível selecionar os recursos restantes nessa lista.
    • Log: Uma estrutura de log baseada em eventos para criar perfis e rastrear aplicativos. Obrigatório.
    • Teste de Componente: Suporte legado para ativação de teste manual. Obrigatório.
    • Análise de Tempo de Execução: Funcionalidade para inserção de probe, cobertura de código e análise de fuga. Obrigatório.
    • Segurança: Cria um canal seguro de comunicação de dados entre o workbench do Eclipse e o Agent Controller. Recomendada.
    • Suporte Remoto para o WebSphere Application Server: Funcionalidade para conectar-se a um WebSphere Application Server remoto, versão 5.0 ou 5.1, para atividades como implementação, administração e análise de desempenho. Não utilizado pelo Rational Performance Tester.
  8. Especifique o caminho do JRE (Java Run-time Environment) que o Agent Controller deverá utilizar e clique em Avançar para continuar. O Rational Performance Tester requer versões 1.4.2 ou posteriores do JRE. Esse requisito é atendido ao instalar a partir da mídia de instalação do Rational Performance Tester e não deve ser alterado. O JRE digitado aqui será utilizado pelo Agent Controller para ativar aplicativos Java.
  9. Se Suporte Remoto para o WebSphere Application Server tiver sido selecionado, especifique os caminhos do IBM WebSphere Application Server versões 5.0 e 5.1 e clique em Avançar para continuar. Como o Rational Performance Tester não utiliza esses recursos, esta página pode ficar em branco.
  10. Especifique quais hosts podem acessar o Agent Controller e, em seguida, clique em Avançarpara continuar. Essa configuração afeta a segurança do sistema. As opções são:
    • Qualquer computador: A configuração menos segura. Qualquer outra máquina com acesso a essa poderá executar um programa arbitrário que seja executado com o privilégio administrador/raiz.
    • Somente este computador (padrão): A configuração mais segura. Essa é a configuração recomendada.
    • Computadores específicos: Não recomendada, mas se você utilizar esse recurso, utilize vírgulas para separar os nomes de host em uma lista.
  11. Se Segurança tiver sido selecionada na etapa 7, escolha uma das seguintes configurações de segurança e, em seguida, clique em Avançar para continuar.
    • Desativar: A comunicação não será criptografada e o controle de acesso será limitado à lista de hosts definidos. (Seleção padrão.)
    • Ativar: A comunicação será criptografada e todas as conexões serão obrigadas a serem autenticadas pelo Secure Sockets Communications. Em Usuários, liste os usuários que podem conectar-se ao Agent Controller. (Utilize vírgulas para separar os nomes de usuários.) Esses usuários precisarão se autenticar para utilizar a ferramenta.
  12. Clique em Avançar na tela de resumo para continuar.
  13. Clique em Concluir depois que a transferência do arquivo for concluída.

Instalando o Agent Controller em um Agente Windows Remoto

É provável que você queira instalar o Agent Controller em computadores remotos por uma destas razões:
  • Você deseja executar testadores virtuais no computador remoto.
  • O computador local não possui recursos suficientes para hospedar todos os testadores virtuais que você deseja utilizar em um teste.
  • Os testes que você deseja executar requerem software específico, que não está instalado no computador local.
Nota: Por motivos de segurança, é altamente recomendável não utilizar um sistema com o Rational Performance Tester instalado como agente remoto.

Antes de instalar o Agent Controller, verifique se o Eclipse Platform não está em execução. Se necessário, saia do Eclipse.

  1. Insira o CD de instalação em uma unidade de CD-ROM em um sistema Windows remoto que não tenha o Rational Performance Tester instalado.
    Nota: O Agent Controller deve ser instalado utilizando o CD de instalação e não a partir de outro sistema em que já esteja instalado.
  2. Efetue login como um Administrador. Como o Agent Controller é executado como um serviço do sistema, é recomendável utilizar um ID de usuário com privilégios de administrador para sua instalação. Caso contrário, a instalação ou o início do serviço Agent Controller poderá falhar.
  3. Se autorun estiver desativado, execute o launchpad.exe na raiz do primeiro CD de instalação.
  4. Na barra de lançamento, selecione Instalar o Rational Performance Tester Agent Controller. Siga as instruções do assistente.
Importante: Na página Java Runtime Environment, o local do arquivo de tempo de execução Java (java.exe) está especificado. Esse campo contém o local padrão do arquivo de tempo de execução Java incluído com o Agent Controller. A menos que você receba instruções do administrador do sistema para especificar um local diferente, não altere esse campo porque isso pode causar funcionamento incorreto do Agent Controller. Não altere os outros valores padrão no assistente a menos que seja instruído pelo administrador do sistema.
Nota: Estas são as opções na página Configurações de Acesso ao Host:
  • Somente este computador: Não selecione. Esse processamento torna o agente remoto inacessível.
  • Qualquer computador (padrão): Qualquer outra máquina pode utilizar esse agente. Ela pode expor a segurança, dependendo de seu ambiente.
  • Computadores específicos: A melhor opção. Ela pode proteger a máquina contra ataques maliciosos, mas aumenta o código extra administrativo em um ambiente variável. (Utilize vírgulas para separar os nomes de hosts.)

Por padrão, o serviço Agent Controller é iniciado ao ser instalado e, em seguida, sempre que o computador é iniciado. Para obter informações adicionais sobre como trabalhar com o Agent Controller, consulte a ajuda on-line.

Instalando o Agent Controller no Linux

Para instalar ou fazer upgrade do Agent Controller:

  1. Efetue login como root.
  2. Navegue até o diretório raiz do CD-ROM e inicie o launchpad.bin.
Importante: O campo Especificar onde o Arquivo de Tempo de Execução Java (java.exe) está Localizado contém o local padrão do arquivo de tempo de execução Java incluído com o Agent Controller. A menos que você receba instruções do administrador do sistema para especificar um local diferente, não altere esse campo porque isso pode causar funcionamento incorreto do Agent Controller. Não altere os outros valores padrão no assistente a menos que seja instruído pelo administrador do sistema.

Consulte a ajuda on-line para obter informações adicionais sobre como trabalhar com o Agent Controller.

Iniciando o Agent Controller no Linux

Em plataformas Linux, o processo do Agent Controller (RAServer) não é iniciado automaticamente. Você mesmo deve iniciá-lo.

Para iniciar o Agent Controller:

  1. Altere o diretório para $RASERVER_HOME/bin.

    em que, por padrão, $RASERVER_HOME é /opt/IBM/Rational/SDP/6.0/IBM_Agent_Controller.

  2. Digite ./RAStart.sh.

Desinstalando o Agent Controller no Windows

Para desinstalar o Agent Controller, siga estas etapas:
  1. Feche o Rational Performance Tester.
  2. Abra o Painel de Controle e escolha Adicionar/Remover Programas.
  3. Selecione Agent Controller e clique em Alterar/Remover para desinstalar.

Se a desinstalação do Agent Controller falhar, é provável que existam processos Java que contêm o Java Profiling Agent ou o J2EE Request Profiler em execução. Esses processos deverão ser finalizados para que a desinstalação do Agent Controller seja bem-sucedida. Para obter informações adicionais sobre o gerenciamento de perfis de um aplicativo, consulte a ajuda on-line.

Desinstalando o Agent Controller no Linux

Para desinstalar o Agent Controller em um sistema Linux:

  1. Feche o Rational Performance Tester.
  2. Efetue login como root.
  3. No diretório raiz, navegue para o arquivo _uninst.bin.
  4. Execute o _uninst.bin.

Utilizando o Recurso de Segurança do Agent Controller

A lista a seguir contém dicas e sugestões para uso do recurso de segurança do Agent Controller em todas as plataformas:

  • A autenticação é fornecida pelo sistema operacional. Somente usuários especificados na hora da instalação terão permissão de autenticação. Se o nome de usuário ANY for fornecido, qualquer par válido de nome de usuário e senha será redirecionado ao sistema operacional para autenticação. Caso contrário, somente pares listados serão redirecionados.
  • Quando a segurança está ativada, os usuários especificados na hora da instalação precisam efetuar autenticação no sistema operacional antes de qualquer informação poder ser trocada com o Agent Controller. O usuário do workbench deve fornecer uma combinação válida de nome de usuário e senha que sejam do sistema operacional.
  • As senhas de nome de domínio não são autenticadas. Você deve fornecer pares de nome do usuário local e senhas. (somente no Windows)
  • Não são fornecidos recursos de gerenciamento de chaves. O Agent Controller utiliza armazenamentos de chaves Java para a segurança.
  • Um armazenamento de chave de amostra e o certificado exportado estão no diretório \plugins\com.ibm.etools.pd.security\security do Agent Controller para Windows e no diretório /plugins/com.ibm.etools.pd.security/security para Linux. Substitua-os por um armazenamento de chave que contenha certificados significativos.

Problemas e Limitações Conhecidos

Esta seção aborda problemas e limitações conhecidos relacionados à instalação e desinstalação do Agent Controller. Exceto onde indicado de outra forma, as seguintes informações se aplicam a todos os sistemas operacionais que são suportados pelo Agent Controller.

O Agent Controller Pode não Iniciar em Plataformas não-Windows

O Agent Controller pode não iniciar em plataformas não-Windows, conforme indicado pela seguinte mensagem:
RAServer failed to start.

Essa falha geralmente é causada quando a porta 10002 do TCP/IP não está livre. Por padrão, o Agent Controller atende nessa porta. Outro processo em execução no sistema poderia estar utilizando essa porta quando o Agent Controller foi iniciado ou, talvez, o Agent Controller tenha sido parado recentemente e, em seguida, reiniciado antes da porta poder ser liberada.

Se o Agent Controller não tiver sido iniciado, você poderá iniciá-lo da seguinte forma:
  • Se a porta 10002 estiver sendo utilizada por outro processo, altere o número da porta editando o arquivo serviceconfig.xml. Isso é descrito na documentação.
    Nota: Se o número da porta de comunicação configurado no arquivo serviceconfig.xml tiver sido alterado, a propriedade INSTANCE_RAC_PORT_NUM_ID definida na configuração do WebSphere Application Server precisará ser alterada para o mesmo número de porta.
  • Se o Agent Controller tiver sido parado recentemente, aguarde alguns minutos e tente iniciá-lo novamente.

Outros Erros durante a Instalação e a Desinstalação

Ocorrem alguns erros durante a instalação ou a desinstalação, porque os arquivos-objeto do Agent Controller são carregados por processos em execução. Para assegurar-se de que os arquivos-objeto possam ser modificados, proceda da seguinte forma:

  1. Encerre o Rational Performance Tester.
  2. Encerre todos os processos java.exe que contenham o Java Profiling Agent ou o J2EE Request Profiler.

Depois de Instalar o Rational Performance Tester

Depois de instalar o produto, utilize as informações nesta seção para executar tarefas opcionais.

Instalando Chaves de Licença

Se você planeja executar mais de cinco usuários virtuais, utilize os procedimentos nesta seção para instalar chaves de licença em sistemas Windows e Linux.

Instalando Chaves de Licença no Windows

Para instalar chaves de licença no Windows, você deve ter acesso a um servidor de licenças e um cliente de licenças. Se não tiver, consulte Requisitos de Licença para obter informações sobre como instalar um servidor.

Depois de instalar o cliente de licenças, que é instalado como parte da instalação do Rational Performance Tester, o Rational License Key Administrator é iniciado. Siga os procedimentos no IBM Rational Software License Management Guide para instalar chaves de licença. Você pode fazer download dessa publicação gratuitamente em http://www.ibm.com/shop/publications/order.

Instalando o Rational License Client Manualmente

Se você estiver executando outros produtos no Windows que utilizam a Licença do Rational, é possível que desinstale erroneamente o Rational License Client. Se isso ocorrer, você será orientado a instalar o cliente manualmente. Para fazer isso, clique em Instalar o Rational License Client na barra de lançamento. Consulte o IBM Rational Software License Management Guide para obter informações sobre como instalar o Rational License Client.

Instalando Chaves de Licença no Linux

Para instalar chaves de licença em um cliente Linux, crie ou defina o arquivo $HOME/.flexlmrc com o nome do computador ou com o endereço IP do servidor de licenças Rational. Por exemplo, inclua as linhas @server-name.com ou @ip-address no arquivo .flexlmrc. O arquivo .flexlmrc deve ser criado no diretório home de cada usuário no sistema de destino o qual espera-se executar mais de cinco testadores virtuais.

Instalando o Rational ClearCase LT

O Rational ClearCase LT é uma ferramenta de gerenciamento de configuração para pequenas equipes de projeto. O ClearCase LT faz parte da família de produtos IBM Rational ClearCase e pode ir de pequenos grupos de trabalho de projetos até o corporativo global e distribuído.

Consulte Colocando os Recursos do Performance Tester sob o Controle de Origem na ajuda on-line para obter informações sobre os tipos de arquivos que compõem os recursos do Rational Performance Tester. Essas informações podem ajudar a utilizar o ClearCase LT ou qualquer outra ferramenta de controle de versão para gerenciar os recursos do Rational Performance Tester.

As instruções de instalação nesta seção têm como objetivo ajudá-lo a instalar o código do cliente e do servidor para o Rational ClearCase LT. Consulte as instruções completas de instalação localizadas no Rational ClearCase LT Installation Guide ao instalar o produto.

Para informar-se sobre as alterações da última versão do Rational ClearCase LT, consulte o Rational ClearCase LT: Notas sobre o Release.

Se você estiver instalando o ClearCase LT em um sistema japonês, consulte a seção "Orientações para Uso do ClearCase em Sistemas em Japonês" no Rational ClearCase LT: Notas sobre o Release.

Fazendo Download do Rational ClearCase LT

O produto Rational Software Development Platform adquirido dá direito a uma licença gratuita do Rational ClearCase LT.

Se você não tiver a mídia do produto ClearCase LT, deverá fazer download e instalar a versão mais recente suportada do ClearCase LT.

Se você já possui a mídia do produto ClearCase LT v2002.05 ou ClearCase LT v2003.06, deverá fazer download e instalar as correções mais recentes do ClearCase LT para oferecer suporte à integração do ClearCase LT com o produto Rational Software Development Platform.

Para obter instruções sobre como obter a versão mais recente suportada do ClearCase LT e as correções mais recentes requeridas que são suportadas com o IBM Rational Software Development Platform, vá para o número de Technote 1188585 do IBM Rational Support: www.ibm.com/support/docview.wss?uid=swg21188585. Ou, vá para http://www.ibm.com e digite 1188585 na caixa Procurar.

Localizando as Notas sobre o Release e Instruções de Instalação

Antes de instalar o Rational ClearCase LT, leia as notas sobre o release e a documentação de instalação do produto. Essa documentação está disponível on-line no IBM Publications Center em http://www.ibm.com/shop/publications/order. Consulte também http://www.ibm.com/software/rational/support/documentation. Para abrir arquivos PDF do Acrobat, é necessário que o o software Adobe Reader esteja instalado, o qual você pode fazer download em http://www.adobe.com/products/acrobat/readstep2.html.

No Windows, faça download do IBM Rational ClearCase LT Release Notes for Windows mais recente, do Rational Software Desktop Products Installation Guide e do Rational Software Server Products Installation Guide for Windows no IBM Publications Center no endereço http://www.ibm.com/shop/publications/order, da seguinte forma:

  1. Selecione seu país/região na página Welcome do Publications Center.
  2. Clique no link Search for Publications. A página Quick Publications Center search é aberta.
  3. Para fazer download do Rational Software Desktop Products Installation Guide for Windows, Versão 2003.06.13:
    1. Digite S126-5304-01 no campo Publication number e pressione Enter.
    2. Na página resultante, escolha o método que preferir para fazer download do documento.
  4. Para fazer download do Rational Software Server Products Installation Guide for Windows, Versão 2003.06.13:
    1. Digite S126-5300-01 no campo Publication number e pressione Enter.
    2. Na página resultante, escolha o método que preferir para fazer download do documento.
  5. Para fazer download do Rational ClearCase LT Release Notes for Windows:
    1. Digite GI11-4669-03 no campo "Publication number" e pressione Enter.
    2. Na página resultante, escolha o método que preferir para fazer download do documento.

No Linux, faça download do Rational ClearCase LT Release Notes mais recente e do Rational ClearCase LT Installation Guide for Linux no IBM Publications Center no endereço http://www.ibm.com/shop/publications/order.

  1. Selecione seu país/região na página Welcome do Publications Center.
  2. Clique no link Search for Publications. A página Quick Publications Center search é aberta.
  3. Para fazer download do ClearCase LT Installation Guide for Version 2003.06.00 e posterior, edição UNIX:
    1. Digite S126-5310-00 no campo Publication number e pressione Enter.
    2. Na página resultante, escolha o método que preferir para fazer download do documento.
  4. Para fazer download do Rational ClearCase LT Release Notes for UNIX:
    1. Digite GI11-6232-00 no campo Publication number e pressione Enter.
    2. Na página resultante, escolha o método que preferir para fazer download do documento.

Instalando o Rational ClearCase LT no Windows

Consulte o ClearCase LT Desktop: Guia de Instalação para obter detalhes sobre como se preparar para instalar o produto.

  1. No diretório raiz da imagem de instalação, execute o setup.exe. O Assistente de Configuração do Rational será aberto. Clique em Avançar para continuar.
  2. Na tela Seleção do Produto, escolha Rational ClearCase LT. Clique em Avançar para continuar.
  3. Escolha um método de implementação:
    • Implementação Corporativa (cria uma área de release de rede e a personaliza utilizando Siteprep).
    • Instalação de Desktop a partir da imagem de CD. (Consulte o Desktop: Guia de Instalação para aprender sobre como selecionar um tipo de implementação.)
  4. Para implementação corporativa:
    • Siga as instruções na caixa de diálogo, para concluir o processo de configuração.
    • Selecione Concluído, quando você tiver concluído todas as etapas de configuração.
  5. Para instalação de desktop a partir da imagem de CD:
    • Selecione a instalação do software cliente e servidor ou apenas do software cliente. Clique em Avançar para continuar.
    • O assistente Configuração é aberto. Clique em Avançar para continuar.
    • A próxima tela exibe a mensagem There are some product-specific warnings for this installation: STOP! Before proceeding with this install, please close all applications and disable anti-virus software. Antes de continuar com a instalação, vá para o endereço da Web fornecido na mensagem de aviso (http://ibm.com/support/docview.wss?rs=203&context=SW000&q1=1135295&uid=swg21135295 ). Leia o documento e execute todas as etapas necessárias para evitar a provável corrupção do sistema. Clique em Avançar para continuar.
  6. Siga as instruções na tela para concluir o processo de configuração. Por padrão, o Rational ClearCase LT é instalado no diretório system:\Arquivos de programas\Rational\. Selecione Concluído, quando você tiver concluído as etapas de configuração.
  7. Selecione Instalar para iniciar a instalação.

Instalando o Rational ClearCase LT no Linux

Por padrão, o Red Hat Enterprise Linux 3.0 e o SLES (SuSE Linux Enterprise Server) Versão 9, definem o código do idioma como Unicode para instalações dos EUA (en_US.UTF-8) e também podem fazer o mesmo para instalações internacionais. O ClearCase LT não suporta códigos de idioma Unicode. Portanto, é necessário definir explicitamente seu código de idioma com uma configuração não Unicode. Você pode alterar o código do idioma da seguinte forma:

  • Para o Red Hat Enterprise Linux 3.0, defina o valor de LANG no arquivo /etc/sysconfig/i18n com um código de idioma não Unicode. Os códigos de idioma a serem utilizados são o locale C ou en_US.iso885915. Depois de definir a variável de ambiente LANG para um valor suportado pelo ClearCase, certifique-se de que a variável SUPPORTED no arquivo i18n também contenha esse valor. Se não tiver, inclua esse valor na variável SUPPORTED.
  • Para o SLES (SuSE Linux Enterprise Server) Versão 9, desative a codificação UTF-8 da seguinte forma:
    1. Ative o Centro de Controle YaST. (Por exemplo, no ícone SuSE no canto inferior da tela, selecione SuSE > Sistema > YaST.)
    2. Em YaST, selecione System.
    3. Selecione Choose Language.
    4. Clique no botão Detalhes.
    5. Limpe o campo Use UTF-8 encoding e, em seguida, clique em OK.
    6. Clique em Aceitar.
    7. Efetue logout e, em seguida, efetue login novamente.

Para instalar o Rational ClearCase LT Versão 2003.06.00 no Linux:

  1. Efetue login como usuário root, digitando: su
  2. No diretório em que foi feito download do Rational ClearCase LT, extraia o conteúdo do arquivo de download do ClearCase LT para uma área de release, da seguinte forma:
    1. Digite mkdir /usr/ccase_lt_rls para criar o diretório da área de release. As instruções a seguir assumem que você utilizou /usr/ccase_lt_rls como o diretório de release. Se tiver especificado um nome diferente, utilize-o no lugar de /usr/ccase_lt_rls.
    2. Digite uncompress <cclt_filename.Z>, em que <cclt_filename.Z> é o nome do arquivo tar de download compactado do ClearCase LT. O arquivo resultante terá a extensão .tar em vez de .tar.Z. Por exemplo, se o arquivo tiver o nome C54UANA.tar.Z, o comando uncompress C54UANA.tar.Z produzirá um arquivo chamado C54UANA.tar.
    3. Expanda o arquivo tar no diretório da área de release digitando o comando tar xvf <cclt_filename> -C /usr/ccase_lt_rls, em que <cclt_filename> é o nome do arquivo tar descompactado do ClearCase LT.
    Nota: Os arquivos extraídos incluem a documentação do produto. Consulte o Notas sobre o Release e o Guia de Instalação antes de continuar com o processo de instalação. Para obter uma explicação da finalidade de uma área de release, consulte o Guia de Instalação.
  3. Prepare sua área de release, executando o site_prep e siga as instruções:

    cd /usr/ccase_lt_rls/rhat_x86/clearcase/install ./site_prep

  4. Digite os valores para os prompts de acordo com os requisitos. Quando solicitado a fornecer o host de licença do ClearCase LT, especifique o nome do host de sua máquina. Consulte o Rational ClearCase LT Installation Guide para obter detalhes adicionais sobre a execução de site_prep.
  5. Instale o ClearCase, executando install_release e siga as instruções:

    ./install_release

    Digite os valores para os prompts de acordo com os requisitos. A seguir, um exemplo de instalação do ClearCase LT Client no SLES (SuSE Linux Enterprise Server) Versão 9:
    1. Escolha Instalação Local.
    2. Aceite o acordo de licença.
    3. Escolha Instalação Padrão.
    4. Escolha 3. Instalação do ClearCase LT Client.
    5. Quando o programa install_release for finalizado, ele exibirá uma mensagem informando que foi concluído sem erros. A mensagem também fornece o local e o nome do arquivo de Log. Consulte o Rational ClearCase LT Installation Guide para obter detalhes adicionais sobre a execução de install_release.
  6. Inclua o arquivo executável do ClearCase no caminho de procura.

    Por exemplo, se você estiver utilizando um shell Bourne, poderá executar o seguinte comando para modificar o caminho:

    PATH=${PATH}:/opt/rational/clearcase/bin export PATH

    Consulte o Guia de Instalação para obter instruções detalhadas e para obter informações adicionais sobre como personalizar o ambiente do host cliente para o ClearCase LT.

  7. Se o Rational Performance Tester ainda não tiver sido instalado, instale-o agora.
  8. Para verificar se o ClearCase foi instalado corretamente, execute o comando a seguir a partir de um ID de usuário não-root. Se o comando obtiver êxito, o host poderá adquirir uma licença do ClearCase LT. Se uma mensagem de erro for retornada, consulte a documentação do ClearCase LT.

    cleartool hostinfo -long

  9. Inicie o Rational Development platform e certifique-se de que possa conectar-se ao ClearCase.
    Nota: Por padrão, a área de release é o local para os arquivos de instalação extraídos, incluindo os arquivos para o programa de desinstalação. Se você excluir esse diretório, não será possível executar o programa de desinstalação.

Configurando a Licença do Rational ClearCase LT

Quando o Rational Performance Tester está instalado no mesmo computador que o Rational ClearCase LT, não é necessário configurar a licença do Rational ClearCase LT. No entanto, se você instalar o Rational ClearCase LT sem o Rational Performance Tester, precisará configurar a licença do ClearCase LT. Para obter detalhes sobre como configurar a licença, consulte o ClearCase LT installation guide.

A licença do Rational ClearCase LT incluída com o Rational Performance Tester não inclui uma licença para a interface Web do Rational ClearCase. Para utilizar a interface Web do Rational ClearCase, você deve comprar licenças adicionais do Rational ClearCase ou do ClearCase LT. Para obter informações adicionais sobre como obter licenças, entre em contato com o IBM Rational Support em 1-800-IBM-SERV (1-800-426-7378).

Utilizando o Rational ClearCase com o Rational Performance Tester

Para obter informações sobre como utilizar o Rational ClearCase, consulte a ajuda on-line do ClearCase.

Corrigindo Tipos Pré-existentes de Elementos de Diagrama

Se arquivos de diagrama tiverem registrado entrada em VOBs (Versioned Object Bases) no ambiente do ClearCase antes de corrigir ou configurar o ambiente conforme descrito anteriormente, execute o seguinte comando para alterar o tipo de arquivo dos elementos no VOB para que possam ser mesclados corretamente:

cleartool find .-name *.emx -exec "cleartool chtype -force xtools2 %CLEARCASE_PN%"

Desinstalando o Rational ClearCase LT

Para desinstalar o Rational ClearCase LT em um sistema Windows:

  1. Feche o Rational Performance Tester.
  2. Abra o Painel de Controle, em seguida, abra a janela Adicionar ou Remover Programas. Selecione Rational ClearCase LT e clique em Alterar/Remover para desinstalar.
  3. Siga as instruções no assistente para desinstalar o produto.

Para desinstalar o Rational ClearCase LT em um sistema Linux:

  1. Efetue login como usuário root, digitando: su
  2. Execute install_release a partir do diretório da área de release. Por exemplo, se a área de release estiver localizada no diretório /usr/ccase_lt_rls directory, digite:

    cd /usr/ccase_lt_rls/rhat_x86/clearcase/install ./install_release

  3. Selecione Desinstalação Local para remover o software do computador local.

Observações

Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2005. Todos os Direitos Reservados.