Se você desejar se aprofundar e começar a explorar, esta referência rápida abrangerá os principais conceitos, termos e elementos visuais que você encontrará.
Os artefatos do Jazz são armazenados em um Repositório, que pode ser acessado apenas por Usuários autorizados.
O Repositório contém Áreas de Projeto que contém os artefatos para um projeto. Cada área de projeto tem um Processo associado, que controla como o projeto é executado e customiza o comportamento do Jazz. O processo é definido por uma especificação e uma descrição correspondentes. A especificação do processo define as Iterações do projeto e como ele se comporta durante essas iterações. A descrição do processo corresponde a um Web site que explica o processo.
Há dois processos predefinidos para escolher: Eclipse Way e OpenUP (trabalho em andamento). Porém, você pode também definir seus próprios processos ou modificar um processo existente.
Depois que você está Conectado a uma área de projeto, pode ter acesso aos artefatos do projeto.
As Áreas de Projeto são decompostas em um conjunto de Áreas de Equipe, que descrevem as equipes que trabalham no projeto. Cada área de equipe tem uma lista de membros da equipe e a Função do Processo que elas desempenham na equipe. Um usuário pode ser membro de mais de uma equipe. Cada equipe pode definir Customizações do Processo para padronizar o Jazz para a equipe e suas subequipes.
Para projetos simples, toda a atividade é em uma Linha de Desenvolvimento principal e exclusiva, com um fluxo único. Linhas de desenvolvimento adicionais podem ser criadas para itens como atividades de manutenção. Cada linha de desenvolvimento tem sua própria área de equipe e customização de processo.
O trabalho planejado é descrito por Itens de Trabalho. Os tipos de itens de trabalho utilizados em uma área de projeto são definidos pelo processo. Por exemplo, o processo Eclipse Way define tipos de item de trabalho para Defeitos, Tarefas e Aprimoramentos. Cada tipo de item de trabalho pode ter sua própria transição de estado e campo customizado. Os itens de trabalho são arquivados em Categorias, que permitem organizar os itens de trabalho por áreas funcionais. Cada área de projeto define a lista de categorias disponíveis. Cada área da equipe é Associada à categoria da área funcional pela qual a equipe é responsável.
Você pode localizar itens de trabalho executando Consultas. As consultas podem ser privadas para você ou compartilhadas com a equipe.
O trabalho em uma área de projeto é feito em uma seqüência de Iterações cujas datas de início e de encerramento são definidas no estado do processo. Uma das iterações é definida como a Atual pelo processo. Ao planejar o trabalho, você Destina um item de trabalho para uma iteração específica. É possível planejar todo o trabalho que deve entrar em uma iteração especificando um Plano de Iteração.
Você utiliza um Espaço de Trabalho de Repositório para trabalhar em arquivos de projeto no Controle de Origem. Você Carrega o espaço de trabalho do repositório para copiar os arquivos e as pastas para o espaço de trabalho do Eclipse em seu computador. O Jazz rastreia todas as alterações feitas nos arquivos controlados pela origem com Conjuntos de Alterações. Cada conjunto de alterações detalha em itens as alterações feitas em um ou mais arquivos ou pastas individuais, faz um comentário e faz referência ao item de trabalho relevante que motiva as alterações. Você efetua o registro de entrada dos conjuntos de alterações para fazer upload das cópias dos arquivos modificados do espaço de trabalho do Eclipse para o espaço de trabalho do repositório.
As equipes utilizam um Fluxo para armazenar a cópia principal de arquivos de projeto; cada espaço de trabalho do repositório mantém uma cópia. Um espaço de trabalho do repositório e o fluxo da equipe são conectados por um Fluxo. Você Fornece conjuntos de alterações de seu espaço de trabalho do repositório para o fluxo para incorporar as alterações na cópia principal; esses são conjuntos de alterações de Saída. Os conjuntos de alterações de Entrada são aqueles que foram fornecidos para o fluxo por outros membros da equipe. Você Aceita os conjuntos de alterações de entrada para incorporar suas alterações ao espaço de trabalho do repositório e ao espaço de trabalho do Eclipse.
A base do arquivo controlado pela origem é construído exclusivamente do acréscimo estável dos conjuntos de alteração, cada um sendo construído com base em tudo o que existe antes dele. O Histórico de Alterações é a seqüência de conjuntos de alterações para um espaço de trabalho do repositório ou fluxo.
A base do arquivo controlado pela origem pode ser particionada em um ou mais Componentes separados, cada um com sua própria árvore de pastas e arquivos e seu próprio histórico de alterações. Espaços de trabalho e fluxos de repositório simples consistem em um componente único. Vários componentes são úteis para equipes que constroem software em camadas em que as partes são desenvolvidas de maneira semi-independentes e são implementas separadamente.
Você cria uma Linha de Base de um componente individual em um espaço de trabalho do repositório para capturar um momento determinado interessante ou cria uma Captura Instantânea para criar linhas de base simultâneas em todos os componentes.
Cada equipe pode ter sua própria Construção, descrita em uma Definição de Construção associada à área de equipe. A definição de construção especifica o intervalo de construção, qual script de construção utilizar e qual espaço de trabalho do repositório a ser utilizado para buscar arquivos. Uma construção pode ser executada em diferentes Mecanismos de Construção.
Você pode utilizar Feeds para saber em que seus colegas estão trabalhando ou o que está ocorrendo em outras equipes. Como os artefatos no repositório são modificados, os avisos de eventos são automaticamente enviados aos feeds.
A visualização Artefatos de Equipe gerencia as conexões com um repositório e uma área de projeto. Depois que você está conectado a uma área de projeto, pode ter acesso aos respectivos artefatos. Os artefatos são agrupados em nós diferentes.
A visualização Central da Equipe fornece uma visão geral rápida de informações que são relevantes para seu trabalho, incluindo construções, atividade de item de trabalho ou entregas de conjunto de alterações. A visualização tem um conjunto de seções configurável pelo usuário. Geralmente, há uma visualização ou um editor especializado associado a cada seção que fornece mais detalhes.
A visualização Alterações Pendentes mostra os conjuntos de alterações de entrada e de saída agrupados por componente. Você geralmente fornece e aceita alterações dessa visualização.
A visualização Meu Trabalho mostra o trabalho que está atualmente designado para você. Você geralmente começa a trabalhar em um item de trabalho dessa visualização.
A visualização Itens de Trabalho mostra os itens de trabalho retornados de uma consulta de item de trabalho.
A visualização Construção mostra os resumos de resultados da construção. É possível abrir um editor de resultados da construção para inspecionar os resultados da construção em detalhes.
A visualização Orientador de Equipe é exibida em pop-up quando você executa uma operação que viola uma especificação de processo. Essa visualização informa o que ocorreu de errado e, muitas vezes, fornece uma rápida correção para o problema.
O editor de Área de Projeto fornece acesso à especificação do processo, às linhas de desenvolvimento e às categorias da área de projeto.
O editor de Área de Equipe fornece acesso aos membros de uma equipe e às suas funções. É neste ponto também que uma equipe customiza seu processo.
O editor de Item de Trabalho permite criar ou modificar um item de trabalho, alterar seu estado e incluir comentários, anexos e links em outros artefatos. Quando você salvar o editor, o item de trabalho atualizado será transmitido para o repositório.
O editor de Planejamento permite criar ou modificar um plano de iteração. Um plano de iteração é definido para um destino de iteração específico.
O editor de Resultado da Construção mostra um resumo de uma construção e tem guias que mostram os detalhes reunidos pela saída para as diferentes etapas da construção.
Trabalho Atual mostra o item de trabalho atual na linha de status no lado direito inferior da janela do ambiente de trabalho do Eclipse. As alterações feitas serão coletadas para um conjunto de alterações associado a esse item de trabalho.
O campo de entrada Item de Trabalho permite navegar rapidamente para um item de trabalho inserindo um número de item de trabalho ou uma palavra da descrição ou do resumo. Esse campo aparece na linha de status no lado esquerdo inferior da janela do ambiente de trabalho do Eclipse.