Embora os Integrated Development Environments (IDEs) tenham feito progressos significativos no aumento da produtividade de desenvolvedores individuais, ainda é necessário que exista uma plataforma em que esses IDEs realmente suportem o desenvolvimento baseado em equipe. E com isso, a realidade é que os membros da equipe de desenvolvimento estão apenas tão ativamente envolvidos no trabalho com suas equipes quanto estão com a gravação de seus códigos, a definição de parâmetros ou o rastreamento de status do item de linha.

O Jazz Platform reconhece que um projeto de desenvolvimento finalmente é bem-sucedido quando os membros da equipe de desenvolvimento podem colaborar com facilidade e compartilhar com rapidez as informações sobre todos os aspectos de seu trabalho por meio do processo de desenvolvimento.

Um principal desafio tem sido que as várias formas de escrituração que são necessárias para tornar uma equipe bem-sucedida, trabalho que é crítico para ajudar a manter os membros da equipe trabalhando juntos com eficácia, é também muito fácil de se esquecer ou de se fazer incorretamente.

O Jazz Platform responde a esses desafios introduzindo e formalizando as noções de Equipes, Colaboração no Contexto e Itens de Trabalho.

Equipes (e Áreas de Equipe e Central de Equipe)

A formalização da Equipe é o principal aspecto do modelo Jazz Collaboration. O Jazz Platform apresenta Áreas de Equipe em que uma equipe e seus membros são identificados, juntamente com suas funções e permissões. As Áreas de Equipe são também utilizadas para gerenciar o projeto e o processo da equipe.

Os artefatos de uma equipe estão localizados na visualização Artefatos de Equipe e, a partir daqui, um usuário pode acessar artefatos para os quais ele tenha permissão.

A Central de Equipe fornece uma visualização única em que um usuário pode rastrear vários eventos e atividades da equipe. Nessa visualização, o usuários pode verificar novidades da equipe, status da construção, status do item de trabalho e outros aspectos do processo de desenvolvimento que são sempre alterados.

Juntas, as Áreas de Equipe, a Visualização Artefato de Equipe e a Central de Equipe, fornecem aos membros da equipe os artefatos e as informações que precisam para ser uma equipe efetiva. E com a noção de Equipe formalizada, podemos agora considerar as formas de colaboração das equipes.

Colaboração no Contexto

Colaboração no Contexto é um tema essencial do Jazz Collaboration Model. Os componentes do Jazz são ativados para permitir que um indivíduo identifique facilmente quem está fazendo determinada atividade, por que, diretamente de seu contexto de tarefa atual. Mecanismos de colaboração, como e-mail de mensagem instantânea, e assinaturas para alterações, são construídos em componentes do Jazz de forma que o usuário não precise sair de seu contexto de desenvolvimento para entrar em um contexto de colaboração separado. O contexto de colaboração é integrado no contexto atual da tarefa de desenvolvimento. Esta abordagem permite que o usuário permaneça totalmente ocupado em suas tarefas principais.

A abordagem do Jazz Platform em relação à colaboração tem como foco o desenvolvimento de mecanismos de compartilhamento de informações que suportam aspectos como:

Cada um desses aspectos de colaboração é essencial para o sucesso de uma equipe de desenvolvimento.

Itens de Trabalho

Outro aspecto crítico do Jazz Collaboration Model é a automação das tarefas de escrituração e as informações associadas. O principal aspecto de Colaboração em Conteúdo, abordado anteriormente, é permitir que os usuários focalizem em suas principais tarefas enquanto integram mecanismos de colaboração no contexto de tarefa existente. O mesmo é verdadeiro das várias tarefas de escrituração necessárias para gerenciar qualquer projeto de desenvolvimento.

Para ajudar a automatizar as muitas tarefas de escrituração que envolvem o processo de desenvolvimento, o Jazz Platform apresenta os Itens de Trabalho. Um Item de Trabalho é uma noção generalizada (e extensível) de uma tarefa de desenvolvimento.

Este é um exemplo de um Item de Trabalho

Os tipos comuns de item de trabalho são defeitos, aprimoramentos e tarefas. Porém, os itens de trabalho também são utilizados:

Os Itens de Trabalho identificam tarefas de desenvolvimento, qual o membro da equipe que está realizando as tarefas, por que eles estão realizando as tarefas, qualquer discussão e anexos, e tudo o que seja relevante para essa tarefa. Os membros da equipe podem revisar os Itens de Trabalho, consultá-los, transferi-los e inscreverem-se neles para que sejam notificados de atualizações. Os Itens de Trabalho funcionam como um elemento crítico do Jazz Collaboration Model.