Executando implementações

Você conclui uma implementação resolvendo suas tarefas. Resolva tarefas iniciando-as e, em seguida, aplicando diversos status para elas.

Antes de Iniciar

Planejar uma implementação e associar os aplicativos com a liberação a ser utilizada. Certifique-se de que o ambiente de liberação de destino esteja reservado para a data e hora planejadas.

Sobre Esta Tarefa

A visualização Plano de execução e implementação mostra as tarefas da implementação e fornece feedback sobre o progresso da implementação. A partir dessa visualização, é possível executar as implementações modificando e concluindo tarefas. Você também pode criar tarefas, que então se tornarão parte do plano de implementação. Enquanto tarefas continuam sem resolução, a barra de progresso exibe o progresso da implementação. Quando todas as tarefas são resolvidas, a implementação é concluída.

Procedimento

  1. Para abrir a visualização Implementações, clique em Liberações e implementações > Implementações. A visualização Implementações lista as implementações planejadas. Você pode filtrar a lista utilizando os critérios de procura, como o ambiente ou liberação.
  2. Para selecionar uma implementação, clique em Data de execução para a implementação planejada. A visualização Plano de execução e implementação mostra os segmentos e tarefas de implementações e fornece informações de status sobre o progresso da implementação.
    A guia Plani de execução e implementação
    Quando uma implementação inicia, utilize as seguintes informações para acompanhar o progresso da implementação e determinar seu status:
    • A barra de progresso de implementação exibe o progresso geral da implementação. A porcentagem é calculada comparando o período de tarefas resolvidas com a duração total de todas as tarefas. Uma tarefa é considerada resolvida se ela tiver um status de Concluída, Ignorada, Não aplicável ou Com falha. A cor da barra é verde quando todas as tarefas possuem um status de Concluída, Ignorada ou Não aplicável. A cor da barra é laranja se as tarefas possuem um status de Aguardando, Em andamento ou Com falha. Quando o progresso é 100%, a implementação é concluída.
    • O valor inicial da implementação exibe o dia e hora de início esperados. Após a implementação começar, o horário de início real é exibido.
    • O valor final de implementação exibe o horário de término esperado, que é calculado incluindo durações de segmento. Antes do início da implementação, você pode substituir esse valor. Quando todas as tarefas são resolvidas, a implementação é considerada concluída e a data e hora de término reais são exibidas.
    • A área Duração do plano exibe a duração esperada da implementação. O valor é determinado totalizando a duração de todos os segmentos. Após a implementação ser iniciada, o tempo restante é exibido no lugar. A quantidade de tempo que a implementação está na frente ou atrás do planejamento também é exibida.
    • A área Aguardando tarefas lista as tarefas que são elegíveis para iniciar. Tarefas são elegíveis para iniciar quando o seu segmento pai é iniciado.
    • A área Tarefas atrasadas exibe tarefas cujo horário de início esperado já ocorreu. A quantidade de tempo que cada tarefa está atrasada também é exibida.

    A área Contagem de tarefas fornece o número de tarefas nas seguintes categorias:

    • O valor Planejadas ícone Planejadas é o número de tarefas que são incluídas na implementação. Ao iniciar a implementação, aplicativos que não são aplicáveis não estão mais incluídos no total.
    • O valor Aguardando ícone Aguardando é o número de tarefas que são elegíveis para iniciar.
    • O valor Em andamento ícone Em andamento é o número de tarefas iniciadas que ainda devem ser resolvidas.
    • O valor Restante total ícone Restante total é o número de tarefas não resolvidas.
    • O valor Não aplicáveis ícone Não aplicáveis é o número de tarefas automáticas que não são aplicáveis para a implementação atual. Uma tarefa pode ser NA se ela estiver sem versões de aplicativos designadas. Uma tarefa também pode ser NA se ela não for configurada para execução no ambiente atual, ou se ela estiver configurada para ser executada uma vez por ambiente e já foi executada. Tarefas com este status não impedem que a implementação seja concluída com êxito.
    • O valor Ignoradas ícone Ignoradas representa o número de tarefas ignoradas. Tarefas com este status não impedem que a implementação seja concluída com êxito.
    • O valor Concluídas ícone Concluídas representa o número de tarefas que são resolvidas com êxito.
    • O valor Com falha ícone Com falha é o número de tarefas com falha. Tarefas com este status evitam a implementação da conclusão bem-sucedida. Normalmente, as tarefas não são reabertas.
  3. Opcional: Se você não configurou a implementação para selecionar automaticamente as versões de aplicativos e desejar utilizar aplicativos, poderá selecionar versões a qualquer momento antes do início da implementação. Para selecionar versões de aplicativo, conclua as seguintes etapas para cada versão para incluir na implementação:
    1. Clique na guia Conteúdo e notificações .
    2. Para revisar comentários, clique no ícone Editar ícone de edição para o aplicativo. Todos os aplicativos que estão associados à liberação estão disponíveis.
    3. Selecione a versão do aplicativo na lista Versão .
    4. Clique em Salvar.
    Nota: Tarefas automáticas sem versões de aplicativos designadas não podem ser executadas. As versões de aplicativos não podem ser incluídas na implementação após o início da implemntação.
  4. Opcional: Oculte as tarefas que não são aplicáveis clicando em Ocultar tarefas não aplicáveis. Essa ação oculta as tarefas automáticas sem versões designadas. Você pode reexibir tarefas ocultas clicando em Mostrar tarefas não aplicáveis.
  5. Para iniciar a implementação, clique em Iniciar implementação.

    Quando a implementação for iniciada, o progresso da implementação é calculado e as informações de status são exibidas. Você pode parar uma implementação iniciada clicando em Interromper implementação. Interromper uma implementação libera o seu ambiente de liberação reservado. Geralmente, notificações automáticas são configuradas para alertar os usuários quando uma implementação é interrompida. Finalmente, você pode reabrir uma implementação interrompida clicando em Reabrir implementação. O tempo entre quando a implementação foi interrompida e reaberta é refletido no progresso da implementação.

  6. Opcional: Você pode incluir novas tarefas e segmentos e modificar os existentes. Para adicionar ou alterar segmentos e tarefas, execute uma destas atividades: Para modificar uma tarefa resolvida, primeiro abra-a novamente. As alterações e inclusões se tornam parte da implementação atual e do plano de implementação. Implementações que são criadas a partir da combinação atual de liberação/plano contêm as alterações.
  7. As tarefas em um segmento não podem ser iniciadas até que o segmento em si seja iniciado. Para iniciar um segmento, clique em Iniciar para o segmento. Mais de um segmento pode ser iniciado e estar em andamento ao mesmo tempo. Se um segmento possuir pré-requisitos, ele não poderá ser iniciado até que todos os segmentos com pré-requisitos sejam concluídos. Quando um segmento inicia, seu contador de duração é iniciado e sua barra de progresso exibe o progresso de tarefas do segmento. As tarefas automáticas iniciam automaticamente quando o segmento pai é iniciado, mas você pode incluir comentários nelas e substituir seus status. Tarefas manuais são consideradas em espera até que sejam resolvidas individualmente.
  8. Resolva as tarefas em segmentos iniciados executando estas etapas:
    1. Antes de uma tarefa poder ser iniciada, ela deve ser solicitada por um usuário com a função designada a ela. Para solicitar uma tarefa, clique em Solicitar. Geralmente, qualquer usuário com a função que esteja designada à tarefa pode solicitá-la. Mas uma tarefa pode ser restrita a um usuário específico.
    2. Inicie uma tarefa manual em espera clicando em Iniciar .
    3. Opcional: Você pode rever comentários que estão associados à tarefa. Para revisar comentários, clique no ícone Editar ícone de edição para a tarefa. A área Detalhes de execução exibe comentários que são organizados por ambiente de aplicativos. Os comentários são automaticamente gerados para tarefas automáticas, conforme mostrado nesta figura:
      A área Detalhes de execução
    4. Opcional: Você pode incluir comentários para uma tarefa. Para incluir um comentário, clique no ícone Editar ícone de edição para a tarefa e clique em Incluir comentário e, em seguida, digite seu comentário. Quando terminar, clique em Salvar. Você pode incluir comentários antes, durante ou após a execução de uma tarefa
    5. Opcional: Você pode visualizar informações sobre tarefas automáticas no IBM® UrbanCode Deploy. Para visualizar os detalhes de execução, clique em Visualizar execução para um comentário. Esta ação exibe a visualização IBM UrbanCode Deploy Solicitação de processo do aplicativo para o processo de aplicativo. Na visualização Solicitação de processo do aplicativo, você pode visualizar a solicitação de implementação e retornar para o IBM UrbanCode Release.
    6. Resolva uma tarefa iniciada alterando seu status. Para alterar o status de uma tarefa manual, selecione um novo status:
      • Concluir significa que a tarefa está concluída.
      • Ignorar significa que a tarefa não é utilizada na implementação atual e sua duração esperada não é mais incluída no total do segmento. Tarefas ignoradas não impedem que um segmento seja concluído ou uma implementação seja concluída.
      • Com falha significa que a tarefa não foi concluída. Uma tarefa com falha impede que seu segmento pai seja concluído. Se um segmento com uma tarefa com falha for um pré-requisito para outros segmentos, os segmentos dependentes não poderão iniciar até que as tarefas com falha sejam concluídas ou ignoradas. Tarefas com falha também impedem uma implementação de ser concluída com êxito.
    7. Para alterar o status de uma tarefa automática, clique em Substituir status e, em seguida, selecione um status:
      • Concluir significa que a tarefa foi concluída.
      • Ignorar significa que a tarefa não será utilizada.
      • Com falha significa que a tarefa não foi concluída com êxito.
  9. Opcional: Você pode reabrir ou reiniciar tarefas resolvidas a qualquer momento, mesmo depois que a implementação tiver sido concluída.
    • Para reabrir uma tarefa manual resolvida, clique em Reabrir. Tarefas reabertas são resolvidas como qualquer tarefa iniciada.
    • Para reiniciar uma tarefa automática resolvida, clique em Substituir status e, em seguida, selecione Reiniciar.
    Ao reabrir ou reiniciar uma tarefa, o progresso da implementação é alterado para refletir a duração da tarefa. Se você reabrir uma tarefa em uma implementação concluída, a implementação não será mais consideradas concluída.
    Nota: Um segmento iniciado com pré-requisitos não fecha mesmo se uma tarefa em seu segmento com pré-requisito for reaberta e falhar. Quando um segmento é iniciado, ele não é mais afetado pelos segmentos com pré-requisito reabertos.

Resultados

Quando todas as tarefas são resolvidas, a barra de progresso indica 100%, e a implementação será considerada completa. Uma implementação concluída com êxito é aquela na qual todas as tarefas são resolvidas com um dos seguintes status: Concluída, Ignoradaou Não Aplicável. Uma implementação malsucedida é aquela na qual pelo menos uma tarefa possui o status Com falha.

O que Fazer Depois

Uma implementação malsucedida continua a ter o status Em andamento. Geralmente as implementações malsucedidas são reabertas. Você também pode reabrir as implementações concluídas com êxito. Alterações que são feitas durante uma implementação se tornam parte do plano de implementação e são incluídas nas novas implementações que são criadas com a combinação de liberação/plano.

Feedback