Status indicam a prontidão de implementação do aplicativo. É possível controlar a prontidão de uma versão de aplicativo para implementação controlando os requisitos para versões de aplicativo
com status.
Quando você configura o ciclo de vida de uma liberação, é possível conectar portas com status às fases do ciclo de vida. Cada fase pode ter uma ou mais portas. Um porta representa um requisito e status indica que o requisito foi atendido. Um requisito pode ser a conclusão de uma atividade de teste ou uma aprovação. Quando o requisito é atendido para o aplicativo, é possível conceder um status a um aplicativo para indicar que o aplicativo atende o requisito. Uma versão de aplicativo pode ter vários status diferentes. É possível determinar se o aplicativo está pronto para implementação inspecionando o status do aplicativo.
Por exemplo, o ciclo de vida de um projeto tem as seguintes fases: fase de teste automatizado e fase de teste de desempenho. Os requisitos de entrada para a fase de teste de desempenho podem ser a conclusão de um teste de verificação de construção, a aprovação de um teste JUnit e o recebimento da aprovação do líder de controle de qualidade. Para representar este cenário, é possível definir uma porta
na fase de teste de desempenho com estes status:
- Aprovação do teste de verificação de construção
- Aprovação do teste JUnit
- Aprovação do líder de controle de qualidade
O aplicativo estará pronto para mudar para a fase de teste de desempenho ao atingir todos os três status ou quando tiver isenções para os status ausentes.
É possível planejar uma liberação para implementação quando todas as versões de aplicativos designadas a essa liberação tiverem cada status exigido pela fase de implementação ou quando o status ausente tiver isenções. Se alguns status estiverem ausentes e não tiverem isenções, a porta falhará e a implementação está bloqueado.
Dicas: - Os status vêm da integração com o IBM® UrbanCode Deploy,
ou é possível criar um status manualmente. Para criar um status, clique em Processo de liberação e, em seguida, acesse a guia Status de qualidade.
Em seguida, clique em Incluir Novo e preencha os detalhes.
- As portas devem ter pelo menos um status. Para incluir uma porta com status
em uma fase, clique em Processo de liberação e, em seguida,
clique em um ciclo de vida. Em seguida, clique em Incluir Porta, selecione um status e clique em Salvar. Repita essas etapas para todos os status a serem incluídos.
- Para conceder um status a uma versão de aplicativo, clique em Aplicativos.
Em seguida, clique em uma versão de aplicativo e inclua o status em uma versão de
aplicativo na coluna Status de qualidade. É possível dar um clique duplo no status para editar os detalhes do status, como comentários e anexos.
Para executar uma implementação com um aplicativo que tem status ausentes, é possível criar uma isenção. Para criar uma isenção, clique em Liberações e implementações e clique em uma liberação. Em seguida, clique em Detalhes para um aplicativo com status de porta com falha. Em seguida, clique em Criar isenção e preencha os detalhes.