Planos de implementação

Os planos de implementação definem os segmentos e tarefas relacionadas a segmentos que conduzem as implementações.

Fases em uma liberação são derivadas do ciclo de vida; os segmentos e tarefas em uma fase são derivados do plano de implementação. Ao criar uma implementação, você seleciona um plano de implementação dos planos que estão associados à liberação. O plano que você escolhe determina os segmentos e tarefas que estão inicialmente disponíveis para a implementação. Você pode incluir ou excluir segmentos e tarefas mesmo após o início de uma implementação. As alterações que você faz em um plano durante uma implementação se tornam parte do próprio plano. Também é possível trabalhar em um plano de implementação diretamente fora de qualquer implementação.

Geralmente, você cria planos de implementação a partir de planos existentes, mas pode iniciar com um plano em branco. Ao criar um plano de implementação, independentemente se ele está ou não baseado em um plano existente, você o associa a uma liberação. Cada combinação de plano/liberação é exclusiva. Ao criar uma implementação para uma liberação, os planos de implementação que estão associados à liberação ficam disponíveis. Os planos de implementação que estão associados a outras liberações não estão disponíveis.

As alterações que você faz em um plano durante uma implementação se tornam parte do plano. As mudanças estarão disponíveis na próxima vez que uma implementação utilizar a mesma combinação de plano/liberação. Por exemplo, se você executar uma implementação com a combinação Plan1-ReleaseA, as alterações feitas em Plan1 estarão disponíveis na próxima vez que criar uma implementação com essa combinação de plano/liberação. As alterações que você faz em um plano não afetam outras implementações que estão em andamento quando as alterações ocorrem.

Você pode anexar um plano de uma liberação para outra. Quando você conecta um plano, o renomeia e ele se torna uma combinação de plano/liberação separada, exclusiva. Por exemplo, se você anexar Plan1 a uma liberação diferente, o plano terá todas as alterações feitas no novo Plan1 até o momento que ele foi anexado. Alterações subsequentes que são feitas em Plan1 não afetam o novo plano, nem as alterações que são feitas para o novo plano afetam Plan1.

IBM® UrbanCode Release fornece um plano padrão para modificação e cópia. O plano padrão simples é automaticamente anexado a cada liberação.

Segmentos

Segmentos contêm as tarefas que definem uma liberação. Geralmente, um segmento agrupa tarefas que estão relacionadas de alguma forma significativa aos negócios. Todas as tarefas em um segmento devem ser resolvidas antes que o segmento seja considerado concluído. Um plano de implementação pode ter qualquer número de segmentos. Um segmento pode ter qualquer número de tarefas. O número de segmentos e sua composição dependem de você.

As tarefas de um segmento não podem ser iniciadas até que o segmento seja iniciado. Um segmento pode ser designado a uma função do executor e, neste caso, apenas os usuários com essa função podem iniciá-lo. Depois que uma implementação começa, um segmento pode ser iniciado a qualquer momento, a menos que ele tenha segmentos com pré-requisitos. Se um segmento possuir pré-requisitos, ele não poderá ser iniciado até que todos os pré-requisitos sejam atendidos.

As estimativas de tempo que são utilizadas para determinar o progresso geral da implementação são calculadas para cada segmento. Qualquer número de segmentos pode estar em andamento simultaneamente.

Tarefas

Uma tarefa representa alguma atividade significativa para os negócios que tem pontos de início e fim e uma duração mensurável. A duração é estimada quando uma tarefa é criada e o valor é utilizado para calcular o progresso do segmento. Como com segmentos, uma tarefa pode ser designada a uma função do executor.

Uma tarefa pode ser manual ou automática. Uma tarefa manual pode representar qualquer atividade que esteja relacionada a uma liberação, como tornar um servidor offline. Uma tarefa automática é um processo de aplicativo que é importado do IBM UrbanCode Deploy. Quando uma tarefa automática é iniciada, o feedback é gerado à medida que a tarefa interage com IBM UrbanCode Deploy. Para obter informações sobre integração com IBM UrbanCode Deploy, consulte Configurando provedores de integração.

Ao criar um segmento, você escolhe se as tarefas que ele contém são executadas em sequência ou simultaneamente. Sua opção determina como a duração do segmento é calculada. As tarefas paralelas são consideradas como iniciando quando o segmento inicia e a duração é igual à duração da tarefa mais longa. Tarefas sequenciais também são consideradas como iniciando quando o segmento inicia mas a duração é calculada somando-se os tempos para todas as tarefas. Finalmente, você pode especificar a opção Execução sequencial imposta, o que significa que somente a primeira tarefa inicia quando o segmento inicia e todas as tarefas devem ser executadas em ordem.


Feedback