Executar implementações

Uma implementação é executada por meio da execução de tarefas definidas em segmentos da implementação.

O plano de implementação padrão possui dois segmentos: Tarefas Pré-implementação e Tarefas de Implementação. Segmentos são iniciados manualmente e, como tarefas, podem ser executados em paralelo ou em série. Os horários de início são calculados a partir das durações definidas quando as tarefas foram criadas.

Os segmentos são exibidos na página Implementação Planejada (Início > Implementações Planejadas > selected_deployment). A ordem na qual os segmentos são exibidos não é a ordem na qual eles são executados.

Segmentos podem ser incluídos ou excluídos a qualquer momento e pode ter outros segmentos que são designados como pré-requisitos. Um segmento com pré-requisitos não pode começar até que os segmentos designados concluam com êxito todas as suas tarefas. Segmentos também podem ser restringidos por uma função de usuário; apenas usuários com a função de executor especificada podem iniciar o segmento.

Os usuários que são designados às tarefas podem executá-las, e as tarefas sem um usuário designado podem ser solicitadas por qualquer usuário com a função apropriada.

Após você planejar a implementação, ela será incluída na página Implementações Planejadas. Lá, é possível editar, excluir ou investigar a implementação.

Verificar pré-requisitos de segmento

Certifique-se de que cada segmento designado como um pré-requisito para outros segmentos seja concluído com êxito. Um segmento, incluindo aqueles em execução paralelamente com outros segmentos, não pode começar até que seus segmentos de pré-requisito sejam concluídos com êxito. Todos os segmentos podem ter pré-requisitos, exceto o primeiro.

Segmentos também podem ser restringidos por uma função de usuário; apenas usuários com a função de executor especificada podem iniciar o segmento.

Verificar planejamento geral

Certifique-se de que todas as tarefas tenham a duração esperada; o comprimento do segmento é calculado usando durações de tarefa. A ordem na qual os segmentos são exibidos não é a ordem na qual eles são executados. Se as tarefas estiverem ausentes ou requererem modificação, certifique-se de que qualquer nova duração permaneça dentro do escopo esperado da implementação.

Se aprovações forem necessárias, certifique-se de que os aprovadores esperados estejam disponíveis e prontos para agir.

Segmentos são iniciados manualmente e, como tarefas, podem ser executados em paralelo ou em série.

Designar ou solicitar tarefas

As tarefas podem ser designadas a uma função ou a usuário específico. Tarefas não designadas podem ser solicitadas por qualquer pessoa com a função definida.

Configurar notificações

Notificações por email podem ser enviadas para os usuários sempre que ocorrerem eventos acionadores definidos pelo usuário. As notificações podem ser conectadas ao plano, segmento ou tarefa e configuradas para serem acionadas de várias maneiras. Notificações podem ser enviadas quando uma implementação é concluída ou uma aprovação é requerida, por exemplo. Os destinatários da notificação são definidos com a integração LDAP do sistema de segurança (consulte Segurança do IBM® UrbanCode Deploy).

Ao configurar notificações, você seleciona os eventos acionadores e a função, que é herdada do sistema de segurança. Por exemplo, é comum para um administrador ou proprietário de ambiente ser notificado quando uma tarefa ou segmento é iniciado, finalizado ou experimenta um erro.

Monitorar implementações

O painel fornece feedback em tempo real sobre sua liberação a partir de um portal centralizado. Ele exibe os segmentos da liberação e indica o segmento atualmente em progresso, bem como os segmentos já concluídos. Além de executar uma implementação, é possível incluir segmentos no plano e tarefas nos segmentos.


Feedback